Eu sinto inveja! Quando o invejoso(a) é você...
Olhar algo que pertence a outra pessoa e deseja-lo para si, não deveria ser um grande problema, entretanto em nossa sociedade a inveja é um dos sentimentos mais mal vistos e criticados. Não gostamos de sermos vítima de inveja, porém ser invejoso é ainda pior. Mas o que fazer quando essa emoção toma conto do nosso ser?  Espero que essas orientações possam te ajudar.

Aceite o que está sentindo
Uma emoção reprimida tende a se tornar mais forte. É como uma paixão, que ao ser escondida aos poucos se torna uma obsessão.

Admitindo para si mesmo que está com inveja não apenas se libertará da pressão de reprimir o que está sentindo, como também terá a oportunidade de compreender melhor os seus sentimentos e dessa forma elaborar e fazer com que eles desapareçam.

Leia também:

Compreenda a inveja
        O que está despertando a sua inveja?
      
      ·       A aparência de outra pessoa?
      ·       As coisas que ela pode comprar?
      ·       O relacionamento que ela tem?

Compreender isso pode ajudar a entender o que está acontecendo, talvez exista algum setor da sua vida que esteja realmente lhe incomodando, algo com o que esteja muito insatisfeito(a) e isso está  lhe tornando invejoso.
Livre-se dos Sentimentos de Inferioridade 
Como Aumentar a Autoestima

Pare de se comparar
        Quando nos comparamos a terceiros invariavelmente iremos nos sentir superiores ou inferiores a eles, se o sentimento de inferioridade aparece, geralmente junto com ele surge a inveja e a tristeza.

Lembre-se que também que você é dono de atributos e posses que as outras pessoas não possuem, desse modo não motivos para se sentir inferiorizado. 

Cabe sempre lembrar que comparar-se a outras pessoas, seja pelo o que elas são ou pelo que elas têm, não te trará nenhum benefício.
Como Controlar o Ciúme

Seja justo com você
        Ninguém é perfeito, todos nós temos as nossas limitações. Sempre existirá algo em que você não é tão boa/bom, contudo prestar atenção apenas em nossas falhas é algo muito injusto! Lembre-se que de que você possui inúmeras qualidades, fique mais atento a elas e terá menos espaço para inveja.

Melhore sua autoestima
        Como já falamos anteriormente, sentir-se inferior a outras pessoas pode despertar o sentimento de inveja. Por sua vez a baixa autoestima é um fator quase que essencial para o aparecimento do sentimento de auto depreciação e consequentemente da inveja.

Possivelmente melhorar a autoestima é uma das melhores formas de vencer esse sentimento tão negativo.

Perdoe a si mesmo
        Sentir-se um pouco de inveja é natural e todo mundo sente de uma forma ou de outra em algum momento de sua vida, o fato de você estrar se sentindo culpado é o que vem prolongando o seu sofrimento.

Entenda que os seus sentimentos não possuem poder de influência sobre a vida de terceiros, dessa maneira você não está fazendo mal a ninguém e do mesmo modo não há razão de se martirizar por uma emoção que todo mundo sente.  

O sucesso dos outros não atrapalha o seu
        Talvez o que mais incomoda quem sente inveja é a ideia de que se todos os outros estão conseguindo, talvez não sobre nada para você! Mas é claro que esse pensamento é falacioso o mundo está cheio de possibilidades e da mesma forma que outros conseguiram sua hora também vai chegar.  

Transforme a inveja em admiração
        O fator mais negativo da inveja é o desejo latente de que o outro perca aquilo que invejamos. Sabemos o quanto isso é ruim porem fica difícil de controlar essa vontade, uma forma de contornar essa condição é reconhecer que admira a quem inveja. Isso mesmo transformar em uma coisa positiva esse sentimento ruim é o melhor modo de contorna-lo, e no fundo isso é verdade pois não somo capazes de invejar que desprezamos, desse modo ainda que você não goste de quem está invejando ainda existe admiração por ela/ele.   

Sucesso é o que você quiser   
O seu progresso deve ser medido através de suas superações pessoais, se hoje você está melhor do que estava ontem então ficou um passo mais próximo dos seus sonhos.

Lembre-se também que você possui o seu próprio tempo, se o que deseja ainda não chegou, não quer dizer que nunca chegaram apenas precisa esperar um pouco mais.

Outro ponto importante nesse tópico é que em diversos momento de nossas vidas nos vemos  

Use a inveja ao seu favor
        A inveja não precisa ser necessariamente algo ruim, algo que te faça mal, ela pode te ajudar se aprender a lidar com ela:

Objetivos para sua vida: Ela te ajuda a reconhecer os seus desejos e vontades e a partir daí é possível correr atrás deles.

Sair da estagnação: existem momentos da vida em que não evoluímos somos vencidos pelo comodismo e a inveja pode servir de impulso para uma mudança.

Uma última palavra
        Esse artigo não substitui psicoterapia ou a orientação de um profissional devidamente treinado. Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe um comentário.  

Postar um comentário

Blogger