O que fazer quando seus sonhos não se realizam

Todos nós somos guiados por nossos objetivos, planos e metas, a maioria delas requer esforço e dedicação, em muitos casos necessitamos de anos ou até uma vida inteira de preparo para realizar um sonho.  Porém o que acontece quando todo esse sacrifício não dá em nada? Entrar, se desesperar ou entristecer não vai ajudar, mas talvez esse artigo possa te auxiliar. Então considere algumas que eu gostaria de te falar:

Você precisava disso?
        Cuidado com que você deseja! É uma frase que vez ou outra escutamos, no fundo ela nos lembra que junto com que você quer vem muitas coisas que você não quer.
Antes de se martirizar por não ter atingido um objetivo pense um pouco... Você realmente precisava disso? Será que você já não é feliz e completo(a) com a vida que tem hoje? A realização do seu sonho contribuiria com a sua felicidade ou seria apenas a porta de entrada para diversos problemas que você jamais pensou que teria?

O sonho era realmente seu?
        Por vezes corremos atrás de coisas que acreditamos serem nossos sonhos, mas na verdade não são. Podem ser o que a sociedade espera de nós, a cobrança dos nossos pais ou a nossa necessidade de pertencer a um grupo.

        Conheci mulheres que se viam na obrigação de se casar, por entenderem que se assim não o fizesse seriam consideradas estranhas ou incompletas pelos outros. Também não faltam histórias de pessoas que se viram abrigadas a seguir alguma profissão por que isso era o sonho de um dos seus pais.

        Reflita, você seria feliz seguindo o desejo de outros? Talvez por isso não tenha conseguido, inconscientemente se sabotou.

Leia Também:
·       Como Vencer a Depressão



Você não está sabotando o seu sonho?
        Autossabotagem é um comportamento inconsciente que consiste em tomar pequenas atitudes que lhe impedem de conseguir o que almeja. Isso tanto pode acontecer por internamente duvidar ter direito a ser feliz quanto por não ser verdadeiramente a sua vontade atingir o seu “sonho”.

Se inúmeros obstáculos, imprevistos e dificuldades vem te separando dos seus desejos, pare e pense... quantos desses empecilhos são criados ou aumentados por você?
       
Tem certeza de que este era o seu sonho?

        Percebo que em muitos as pessoas confundem seus desejos com os meios que pretendem utilizar para atingi-los.

Certa vez uma pessoa me disse sonhava em ser advogado, quando perguntei a razão e resposta que recebi foi: “quero que o meu pai tenha orgulho de mim”.

Compreendeu? O verdadeiro desejo era receber a aprovação do pai e não exercer advocacia. E provavelmente conseguiria a mesma coisa de outra forma ou com outra profissão.

        Vejo pessoas que dizem sonhar com um cargo público sendo que sua verdadeira vontade é ter estabilidade financeira (dá para conseguir isso de muitas outras formas).

Verifique se este não é o seu caso, se não está confundindo o meio que escolheu utilizar com a finalidade que deseja. O pior nesta situação é que podem existir maneiras mais fáceis e eficientes do que as que você tem perseguido por anos.  

Você vez tudo o que podia para conseguir?

Essa pode parecer uma pergunta boba, por que você traçou um plano detalhado de tudo o que precisava para atingir seu objetivo, Certo? Bem, talvez seja justamente esse o problema... Talvez o seu planejamento lhe impediu de perceber que existiam outros caminhos para chegar na sua meta, outras formas e outras direções que te levem exatamente ao que você quer. Então abra bem os olhos e não fique limitado(a).

Procure um plano B

Imaginar que as coisas saíram sempre do jeito que você quer é uma doce, porém perigosa ilusão. Claro que nossos desejos nos impulsionam a chegar mais longe, contudo é preciso lembrar que não temos controle sobre tudo, imprevistos sempre acontecem e devemos estar preparados para eles.

Ter um plano B não significa desistir do que você quer, mas que você possui outra possibilidade seja para aguardar o momento certo do seu sonho se realizar ou para o caso dele nunca acontecer.

Sempre existe algo que gostamos de fazer, mas deixamos de lado por termos que nos dedicar a algo que acreditamos ser mais importante, pois isso, pode ser o seu plano B! Muitas pessoas transformam seus hobbies e passatempos na principal tarefa de suas vidas e enriqueceram com isso.

Aquela pessoa atraente com a qual preferiu não se envolver, ou qualquer outro interesse que ficou para escanteio por conta do seu sonho principal pode ser aproveitado agora.


Ficar o Mais Próximo Possível
Existem pessoas que ficam muito satisfeita de estarem próximas ao seu sonho, mesmo que não do jeito que elas queriam, tive amigas que desejavam se tornar professoras e na impossibilidade disso se contentaram se tornando inspetora de alunos, tenho amigas que são felizes na enfermagem, porém a meta inicial era a medicina.


Você não precisa abandonar totalmente o seu sonho
Talvez seja possível viver o que você sonhou de uma outra forma. Uma amiga de profissão, me disse que sonhava em ser mãe, contudo os fatos da vida a impediram de realizar isso, mas agora ela vê na psicoterapia infantil uma forma de exercer os cuidados maternos que sempre quis doar a alguém.


Os sonhos nunca acabam!
 A capacidade humana de desejar e sonhar com coisas melhores é infinita, basta atingirmos um objetivo que logo em seguida esquecemos dele e partimos em busca de alguma coisa ainda mais difícil e complicada.

Não é por que não atingiu um dos seus sonhos que você deva parar de sonhar. As possibilidades são infinitas e existem tantos caminhos para atingir a felicidade... Não deixe que uma única coisa lhe limite e te torne infeliz.  

Postar um comentário

Blogger