Perca o medo de dirigir

Tirar a carteira de habilitação é um sonho que muita gente possui. No entanto, existe uma quantidade considerável de motoristas habilitados que possuem medo de dirigir. A consequência disso é que eles fazem de tudo para não pegar no volante. Mas quando o fazem a ansiedade e o medo são tão grandes que acabam atrapalhando.

Ter um veículo em casa, possuir a habilitação e precisar pegar um ônibus, taxi ou carona para ir onde deseja causa uma sensação horrível. Afinal, de que adianta ter conseguido conquistar algo tão difícil e não poder usufruí-lo por causa do medo? É por esse motivo que é fundamental enfrentar esse medo para perdê-lo.

Algumas vezes esse medo é decorrência de um trauma do passado como um acidente que a pessoa sofreu, por exemplo. Mas em alguns casos se trata apenas de ansiedade e isso atrapalha por demais a vida de qualquer pessoa. Com algumas dicas bem simples é possível enfrentar e até perder esse medo de dirigir.
Leia também:

Dicas para perder o medo de dirigir

Vida de motorista experiente ou recente não é fácil. São os sinais de trânsito para prestar atenção, pedestres e os demais veículos que estão circulando. Aquela história de dirigir por você e pelos outros nunca foi tão verdadeira quanto nos tempos atuais.

É cada vez maior a quantidade de acidentes de trânsito que ocorrem nas estradas e nas cidades. Inúmeras pessoas perdem a vida, ficam hospitalizadas por muito tempo ou conseguem se recuperar. Mas o trauma psicológico que uma experiência deste tipo causa pode-se dizer que é o mais desastroso.

Talvez esse cenário seja uma explicação plausível para que uma pessoa habilitada tenha medo de dirigir. Mas esse receio precisa ser enfrentado para que possa usufruir das vantagens de ser habilitado e ter um veículo a sua disposição. Para isso existem algumas dicas que podem ser fundamentais para enfrentar esse medo.

pessoa com medo de dirigir

Arranje uma companhia na hora de dirigir

O principal receio de quem tira a carteira é a hora de dirigir sozinho. Enquanto estava na autoescola tinha o instrutor do lado o tempo todo chamando a atenção e ensinando alguns macetes. Mas após tirar a habilitação aquela pessoa que passava segurança não estará mais ali do lado.

Ter uma companhia quando for dirigir é fundamental principalmente para quem tirou a carteira a pouco tempo. Se o acompanhante for uma pessoa habilitada e experiente melhor ainda, pois o tempo que passarem juntos pode servir para tirar alguma dúvida, por exemplo.

Atenção com o horário

Em qualquer cidade do mundo existe um horário que a quantidade de veículos que está circulando é maior. Evitar esses momentos é fundamental para o motorista que tem receio de dirigir.

O medo está relacionado a falta de segurança ao volante. Quando um motorista que tem esse medo decide dirigir no horário de pico a chance desse sentimento aumentar se torna muito maior. O fluxo de veículos é muito maior, alguns motoristas são impacientes e xingam por qualquer errinho.

Esses fatores é que tornam as coisas muito mais difíceis podendo até mesmo se tornarem traumáticas. É pensando nisso que é preciso escolher um horário que não tenha tantos veículos circulando. Aquela história de quanto mais praticar melhor é uma verdade inabalável.

Mantenha a atenção no trânsito

É natural que se queira ouvir uma música ou as notícias que estão sendo propagadas pelo rádio. Mas em nenhuma hipótese o foco deve ser o que está sendo ouvido nesse aparelho. O ato de dirigir requer toda a atenção do motorista principalmente quando ele não é experiente e tem medo.

Motoristas experientes conseguem ter um bom reflexo quando estão ouvindo música e dirigindo. Mas quem tem medo não consegue manter seu foco apenas no que está fazendo e um som externo pode tirar ainda mais sua atenção. É por isso que o recomendável ao menos no início é que o rádio ou qualquer outro aparelho esteja desligado.

Contrate um seguro para o veículo

Um dos maiores receios de quem tem medo de dirigir é acabar sofrendo um acidente e não ter condições de arcar com as despesas posteriormente. Mas se o veículo tiver um seguro não é mais preciso se preocupar com essa questão e dá para relaxar um pouco ao volante.

Assim, se acontecer algum imprevisto que tenha cobertura basta acionar a seguradora para que ela pague a indenização. Caso não tenha veículo próprio uma opção é alugar um que já tenha o seguro contratado.

Escolha o trajeto antes de sair com o veículo

Outra dica fundamental para quem deseja perder o medo de dirigir é escolher o trajeto que irá percorrer antecipadamente. Esse é um ato simples, mas que trás mais segurança. Colocar a rota escolhida num aparelho GPS ou smartphone ajuda a não fugir do plano inicial.

No entanto, tente evitar ficar parando a todo instante para ver a rota escolhida, isso pode lhe atrapalhar. Antes de sair dê uma boa estudada na rota para ao menos saber onde mais ou menos irá passar.

Vá com calma

Quem nunca ouviu o ditado popular que diz que a pressa é inimiga da perfeição? No caso de motoristas habilitados que possuem medo de dirigir isso também é válido. Sair atrasado para algum compromisso ou dirigir com a velocidade alta não passará mais segurança e ainda por cima aumenta os riscos de sofrer um acidente.

Cometer algum erro bobo na direção é normal e até mesmo quem possui anos de carteira acaba cometendo algum. Por isso, nada de se irritar ao perceber que cometeu um erro ao volante. Manter a calma e sair sem pressa são essenciais para formar um motorista ágil.

Faça um curso de direção

Para poder tirar a carteira de habilitação foi preciso fazer um curso de direção. Mas existem cursos específicos voltados para quem tem medo de dirigir. Relembrar alguns conceitos ou simplesmente ficar sabendo das novas regras de trânsito que foram adotadas ajuda nesse processo.

Resumindo

Tirar a habilitação não é fácil, mas pior ainda é conseguir ser aprovado e não conseguir sair dirigindo um veículo. O medo de dirigir acomete inúmeras pessoas, mas algumas dicas podem ser fundamentais para superar esse sentimento. Manter a calma e escolher bem o horário que irá dirigir são algumas dicas para enfrentar esse medo.


Diga-nos o que achou deste conteúdo e aproveite para compartilhar nossa página em suas redes sociais.