Como voltar a gostar do seu emprego?

Ir trabalhar não confere mais o mesmo prazer que antes? Aquela empolgação ao conseguir um emprego e ter sua própria renda já passou e a desmotivação tomou conta do seu ser? Todos os dias ter de ver e falar com os colegas de trabalho já não é mais tão empolgante? Descobrir a forma de voltar a gostar do seu emprego se faz necessário.

Todos esses sentimentos fazem parte do dia a dia de inúmeras pessoas que possuem um emprego. Muitas vezes a vaga que conseguiu não é a que desejava ou o salário que recebe não é tão atraente como antes. Mas em tempos de crise e com a dificuldade de encontrar uma nova oportunidade fica difícil pedir demissão e alçar novos voos.

É por essa razão que é cada vez maior a quantidade de pessoas que estão trabalhando desmotivadas e desejam uma oportunidade para mudar de setor. Mas será que isso realmente funcionaria? Que tal aprender algumas formas de como voltar a gostar do seu emprego? Talvez isso lhe ajude a ter mais alegria e vontade de trabalhar.

Leia também:
·       Como sair da depressão
·       Vença a ansiedade
·       Livre-se da Insônia
  

O que fazer para voltar a gostar do seu emprego?

Qualquer pessoa pode se queixar de algo que não gosta no trabalho. Às vezes a própria rotina se torna pesada e cansativa e acaba sendo uma verdadeira desmotivação. Mas é possível adquirir aquela vontade e alegria de trabalhar novamente seguindo algumas dicas muito simples.

 Saia do comodismo

Quando uma pessoa consegue um emprego novo se sente empolgada, pois irá realizar atividades que ainda não tinha feito. Algumas vezes já fazia certo tempo que tinha realizado certas atividades e por isso a empolgação se torna ainda maior. Mas com o passar do tempo é natural que tudo isso passe já que sempre realiza as mesmas funções de sempre.

Que tal mudar um pouco e chamar um pouco mais de responsabilidade para si? Realizar tarefas novas que ainda não tinha realizado ou até atividades que sejam mais difíceis ajudam a mudar o astral. Mostrar ao chefe que você tem capacidade de realizar tarefas mais complicadas ou até mesmo assumir outro cargo com mais responsabilidade.

A aquisição de novas competências pode trazer mais felicidade e entusiasmo. Por isso que essa é uma dica fundamental para quem deseja voltar a gostar do seu emprego.

 Busque qualificação

Adquirir mais conhecimentos é uma forma de aumentar o prazer em trabalhar. Fazer workshop ou simplesmente participar de uma conferência ou palestra é uma ótima forma de se qualificar. Além do mais, se o intuito é um dia mudar de emprego e alcançar um cargo mais alto, essa é uma ótima forma de alcançar esse desejo.

Com a mente ocupada em algo bom e positivo o negativismo não tem espaço. Se concentrar no que não está dando certo no emprego acaba se tornando impossível já que você está ocupando sua mente com algo bom.

 Mudar de equipe pode ser uma boa ideia

Quando estamos trabalhando ao lado de pessoas que gostamos e sentimos apreço o ambiente de trabalho fica muito melhor. Só de imaginar chegar no emprego e ter a companhia agradável da equipe já é motivo para sorrir. No entanto, quando se tem companheiros de trabalho que o convívio não é dos melhores esse cenário muda.

O primeiro sinal que algo está errado é a desmotivação. É natural que esse sentimento surja quando se tem uma equipe desunida e que não é comprometida com os bons resultados. Pensar em chegar no trabalho e encontrar aquelas pessoas ríspidas acaba desmotivando qualquer um.

Além do mais, o rendimento se torna menor e acaba prejudicando a todos. É por essa razão que a melhor saída é pedir ao chefe para que ele mude sua equipe. Isso pode lhe ajudar a voltar a gostar do seu emprego e ter uma convivência mais tranquila e satisfatória com todos.

Não seja negativo

Quando não estamos satisfeitos com algo é natural que o que há de negativo chame nossa atenção. Seus comentários quanto ao seu emprego estão mais voltados para os pontos negativos? Você se junta a outros colegas para falar justamente desses pontos?

Isso apenas irá aumentar seu sentimento de insatisfação já que somente o que há de negativo está tendo o seu foco. É por esse motivo que esse quadro precisa ser revertido e há uma forma bem simples de fazer isso.

Para voltar a gostar do seu emprego procure estar rodeado de colegas que são neutros. Pessoas que possuem uma visão mais neutra a respeito da empresa e do trabalho irão te ajudar a esquecer os pontos negativos que enxerga. Busque se concentrar apenas nos momentos bons que já viveu naquele ambiente e esqueça o negativismo.


Aproveite muito bem o tempo que possui livre

Você é daqueles profissionais que mesmo estando de folga não consegue se desligar do trabalho? Tome cuidado, pois além de ser sinônimo de responsabilidade esse pode ser um sinal de insatisfação.

É fundamental saber se desligar das responsabilidades no trabalho quando se está em casa. Isso pode aumentar os níveis de estresse e consequentemente a sensação de estar trabalhando demais e recebendo de menos.

Ter momentos de lazer ajuda a diminuir o estresse e aumentam o sentimento de bem estar. Praticar algum esporte, ler um livro ou simplesmente passear é uma ótima forma de conseguir voltar a gostar do seu emprego.

Assuma novas responsabilidades

É natural que quando o sentimento de insatisfação está a flor da pele a primeira coisa que venha a mente é mudar de emprego. Quando se tenta de tudo para mudar esse quadro e nada adianta essa pode ser sim a melhor saída.

Mas antes de chegar a esse extremo que tal mudar sua função dentro da própria empresa? Você pode mudar a área de atuação a fim de encontrar um segmento que realmente se identifique e queira trabalhar. Essa mudança pode ser exatamente o que estava precisando para voltar a gostar do seu emprego.