Diferença de Idade Atrapalha no Relacionamento?

“O amor não tem idade” é o que muitas pessoas costumam dizer e isso é uma grande verdade, afinal, não é porque alguém é novinho ou mais maduro que vai deixar de sentir certos sentimentos.

Estar ao lado de alguém especial, que provoca bons sentimentos e sensações é algo que deve ser vivido em todas as idades. Mas quando há diferença de idade entre um casal o relacionamento é melhor, tem mais conflitos ou é a mesma coisa? Será que vale a pena investir numa relação que a diferença é muito grande na idade?

Quando se fala de amor não existe regra. Se pararmos para observar não é incomum encontrar casais cuja diferença de idade é grande, na verdade, o problema maior está no tabu que muitas pessoas impuseram principalmente quando essa diferença passa os dez anos. À sociedade em si está muito mais propensa a aceitar o fato que a idade não é um motivo para impedir o amor, mas é necessário compreender o que essa diferença pode significar numa vida a dois.

Amadurecimento é a palavra de ordem num relacionamento que tenha essa característica. Quando o casal é maduro, independentemente da idade que eles possuam, a convivência entre eles tende a ser bem mais harmônica e as possíveis dificuldades quanto a diferença passam a não ser valorizadas pelo casal.

Leita também:


Dificuldades que surgem com a diferença de idade

    Quando um casal possui diferença de idade muito grande algumas dificuldades podem surgir, pois cada um encontra-se numa época completamente oposta a vida do outro. Isso torna natural a diferença quanto a forma de pensar e até de agir quando se encontra ante certas situações. Mas esse não é o principal problema, afinal, é preciso que ambos estejam preparados para conviver e saber lidar com os comentários e as desconfianças que surgem sobretudo dos que estão mais próximos e que se preocupam com eles.

No começo, é necessário que o casal seja bastante diplomático para que não magoe algumas pessoas que estão próximas, pois certamente elas irão chateá-los com certas insinuações e comentários. Claro que essa interferência vai acabar interferindo e na grande maioria das vezes torna prejudicial ao casal, mas é preciso levar em consideração que as pessoas que se preocupam com eles nem sempre sabem o que realmente é melhor para aquela relação e felicidade dos dois.

mulher jovem com homem idoso


Preconceito

Existem certas pessoas que não entendem que um casal com certa diferença de idade possa realmente se amar e acabam fazendo comentários preconceituosos. Apesar se estarem se tornando cada vez menos frequentes eles ainda existem e em alguns casos os próprios familiares são responsáveis por fazê-lo.

Controlar a opinião das outras pessoas é impossível e é por esse motivo que o casal precisa ter muita paciência, pois o tempo é que vai dar o seu jeitinho de mostrar para todos que o que existe entre eles é amor e que o que realmente importa é esse sentimento. Quando o relacionamento é cercado de valores como a sinceridade, amizade, desejo e amor a relação do casal acaba se fortalecendo independentemente do preconceito.

Se esses valores existirem a diferença de idade acaba não atrapalhando em nada o relacionamento e o casal acaba lidando com ela de uma forma mais simples e natural. Essa questão somente vai pesar quando a relação não possui equilíbrio.

Tanto isso é verdade que é possível encontrar muitos casais com diferença de idade que mantém um relacionamento feliz e com muita cumplicidade. Em contrapartida, não é nada difícil encontrar casais que a idade sejam muitas próximas que não se sintam mais motivados, excitados e atraídos e, por causa disso, os relacionamentos extraconjugais acabam se fazendo presentes.
  
Mesmo que essa diferença traga algum desconforto relacionado ao apetite sexual disforme em um dos parceiros a medicina atual apresenta várias alternativas que amenizam a deficiência que o parceiro mais velho porventura venha a apresentar. Mas é um fato que o amor rejuvenesce a alma e é capaz de transformar as pessoas.


Transformar em algo positivo

A diferença de idade pode ser transformada em algo positivo. Isso é possível, pois essas pessoas nasceram e viveram ciclos de tempo diferentes, mas isso pode e deve ser somado para que novas experiências de vida sejam adquiridas.

Por exemplo, as mulheres possuem certa atração por características que somente os homens de mais idade possuem. No entanto, os homens mais velhos procuram atributos estéticos que estão mais presentes em mulheres mais novas que eles.

Um casal assim pode trocar experiências de vida e de relacionamento inigualáveis, a mulher se sentirá mais segura por estar ao lado de alguém que é mais maduro e o homem se sentirá mais jovial. Talvez seja por esse motivo que é mais fácil encontrar um casal formado por um homem mais velho e uma mulher mais nova.