Ads (728x90)

.

Independentemente de onde você veio, de quem são seus pais, a qual classe social você pertence, qual a sua religião, quais seus sonhos, metas e objetivos de vida, você tem algo em comum com todos os seres humanos que habitam a terra: o fato de querer ser feliz, querer ser uma pessoa plena.

Mas o que é a felicidade? Este tema é assunto de discussões de diversos ramos das ciências humanas desde que o homem é homem. Sócrates, filósofo da Grécia Antiga, conceitua a felicidade não somente a partir de sua relação com a satisfação de necessidades e desejos corpo, mas sim através da sua relação com a alma. Felicidade assim é a plenitude da alma através de uma conduta que lhe faça jus.

Já Daniel Gilbert, psicólogo contemporâneo, conceitua a felicidade como uma sensação de bem-estar, sempre passageira. Acredita que a felicidade não é um sentimento permanente, mas sim um estado passageiro, atingido em momentos de prazer extremo. A dinâmica entre felicidade e tristeza é extremamente importante para nós, pois ela permite o pensamento, a reflexão e o amadurecimento.
Leia Também:
·       Vença a Depressão
·       Livre-se da Ansiedade
·       Aumente a sua Autoestima

Não importa o que se considera felicidade, é certo que ela somente é capaz de ser instalada em nosso "eu" quando sentimos que estamos bem, tanto com nós mesmos quanto com as outras coisas e pessoas do mundo, e aqui entra o grande desafio: como podemos nos tornar pessoas melhores, livres de defeitos e qualidades que julgamos indesejáveis ou que nos façam mal? É isso que você descobrirá na sequência.




Tornar-se uma pessoa melhor tem relação direta com a modificação de crenças, valores e verdades tidas como absolutas, apesar de não serem tão saudáveis. Tornar-se uma pessoa melhor tem a ver com programar o cérebro para praticar e acreditar em coisas boas. Tornar-se uma pessoa melhor tem relação direta com quem somos e aonde queremos chegar. Estas três afirmações têm relação direta com tudo o que será dito abaixo, é somente tendo elas em mente que é possível transformar-se e evoluir, seja no campo pessoal, profissional ou efetivo.

Antes de tudo é necessário entender que não existe fórmulas prontas, e por isso o autoconhecimento é fundamental para tornar-se melhor, como ficará claro abaixo.
  Leia também:


Pratique a positividade
Tem dias e momentos em que tentar ser positivo é uma tarefa praticamente impossível, seja devido a acontecimentos desagradáveis no trânsito, no trabalho, na família ou qualquer outra área da vida. Nestes dias, tentar manter-se positivo é tão importante quanto à própria positividade.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Missouri em parceria com a Faculdade Knox, ambas norte-americanas, pessoas que ouvem músicas animadas de forma ativa (curtindo a música) são plenamente capazes de melhorar as sensações de bem-estar, contribuindo para a teoria da importância da positividade.


Medite
A meditação é uma prática milenar que ganha cada vez mais adeptos nos países ocidentais, e isto não é à toa. Há muito tempo sabe-se que a prática, quando feita regularmente, é capaz de promover relaxamento físico e sensação de paz. Mas recentemente foi descoberto que a meditação é capaz de alterar a estrutura de nosso cérebro.

Segundo pesquisa realizada pela equipe de psiquiatria do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, a meditação provoca mudanças na estrutura do cérebro. Através de ressonância magnética foi constatada que em pessoas que praticam a meditação regularmente, há um aumento na massa cinzenta do hipocampo, área do cérebro ligada à memória, aprendizagem, compaixão e autoconsciência.


Otimize seu tempo
Uma das reclamações mais comuns de hoje em dia é sobre a falta de tempo. Vivemos reclamando que falta tempo para fazer aquilo que desejamos, mas quando temos tempo livre, a regra é ficar deitado no sofá ou fazendo algo que não irá nos acrescentar nada. Por isso, a ocupação do tempo livre, por menor que ele seja, com algo prazeroso e útil pode nos ajudar a torna-nos pessoas melhores.

Envolver-se em uma atividade sem perceber o tempo passar é chamado por especialista de fluxo. O fluxo ocorre quando estamos 100% envolvido em uma atividade que seja prazerosa, que tenha sido originada a partir de uma escolha e não de uma obrigação, e que seja difícil o suficiente para requerer atenção, competência e habilidade, mas não a ponto de você não consegui fazê-la. Alguns exemplos destas atividades incluem aprender tocar um instrumento musical ou um novo esporte, fazer uma graduação ou uma pós-graduação em uma área de seu interesse, mesmo que não tenha relação direta com seu trabalho e começar um serviço de voluntariado.

Depois do fluxo, no qual você se encontrará 100% comprometido, vem à sensação de alegria e dever cumprido, e esta sensação é fundamental para tornar-se uma pessoa melhor e mais feliz.


Crie empatia
No mundo contemporâneo, a empatia, um dos sentimentos mais importantes em diversos aspectos da vida humana, vem se tornando cada vez mais escassa, e não precisamos ir muito longe para concluir isso. Terrorismo, guerras, fome extrema em diversos continentes, milhares de refugiados e posições políticas extremas: todos têm em sua origem a falta de empatia.

Empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Por isso, ao se deparar com ações, atitudes e posições que não te agrade, ao invés de julgar tente se colocar no lugar da pessoa e descobrir a origem dessas ações. A empatia é capaz de não só de tornarmos pessoas melhores, mas também de tornar o mundo melhor, mais leve e mais saudável.


Exercite-se
Uma vida fisicamente ativa também é capaz de nos tornar pessoas melhores. Os benefícios para a saúde são conhecidos há muito tempo, mas recentemente foi descoberto benefícios mentais que a atividade física traz. Pessoas fisicamente ativas apresentam maior satisfação em relação aos sedentários, graças às substâncias que libera. Há evidências que o exercício tem efeito tão ou mais eficaz que medicamentos antidepressivos, já que liberam substâncias chamadas de endocanabinóides, capazes de reduzir o estresse, a ansiedade e a dor.

Portanto, não existe fórmula pronta para tornar-se uma pessoa melhor. Pequenas atitudes no dia a dia bem como mudanças de hábitos e crenças, são fundamentais no processo. Mas como já dito, só é possível modificá-las a partir do momento que as se conhecem. Assim, como já dito, o autoconhecimento é fundamental para tornar-se melhor, mais feliz e pleno. 

Postar um comentário

Blogger