Ads (728x90)

.

Estar bem consigo mesmo, com as pessoas e o mundo ao seu redor. É isso que a maioria das pessoas busca como objetivo de vida, cada uma com seus meios para alcançá-lo. Mas, por mais que se esforcem muitas destas pessoas sentem-se fracassadas por estarem tão longe. Ou será que não estão?

Ficar bem com seu interior e com seu exterior não é algo que necessita de coisas para se materializar. É algo que está em cada um. É um estado de espírito. O engano está nas expectativas que passamos a vida criando sobre tudo: o amor, o sucesso, a felicidade.

Colocamos regras e condições para aceitarmos ou não cada uma dessas coisas, fazendo com que elas fiquem cada vez mais distantes.

E então não entendemos por que não dá certo se estamos procurando selecionar tão bem, escolher o melhor. E é isso que passamos a maior parte do tempo repetindo e repetindo, até que torne a ser nossa verdade. “Por que não dá certo?” Ora, porque você está focado nisso.


E onde entra a autoafirmação positiva nessa história?
A autoafirmação positiva faz parte do estado de espírito de quem é capaz de manter-se bem com seu interior e seu exterior. É a prática de pensamentos e atitudes que levam seus desejos mais ardentes a se realizar.

Lembre-se: não é uma técnica que você exercita hoje e as coisas vão começar a dar certo amanhã.

Se autoafirmar é acreditar em si por saber que é capaz, pois faz o melhor que pode para que seu desejo se torne realidade. Então, a lógica para as coisas começarem a dar certo na sua vida é a contrária: você define o que deseja alcançar, define o que fará de melhor para que isso aconteça, sem medir esforços, e então você saberá que está cada vez mais próximo de realizar.



A autoafirmação está, especificamente, em você não reclamar ou acusar outras pessoas quando tropeçar pelo caminho; está em você saber que a vida te ensina algo todos os dias e você deve ser grato por isso, mesmo que às vezes machuque, pois no fundo você sabe que é vivendo que se aprende de verdade; está em não voltar atrás na metade do caminho porque está difícil.

Leia também:

Seja humilde para aprender com quem ou com alguma situação que tem algo a ensinar;

Esteja aberto para reconhecer esta pessoa ou situação quando ela chegar;

Mude sua forma de falar
Substitua ou elimine determinadas frases negativas do seu vocabulário, que muitas vezes você nem percebe que diz, mas fazem você afirmar coisas que atrapalham e bloqueiam o seu crescimento e das pessoas a sua volta, tais como:

Substitua:
o   Não aguento mais > não vou desistir
o   Não consigo > vou tentar de novo
o   Você não consegue > posso te ajudar a conseguir
o   Ninguém me avisou > eu posso correr atrás
o   É difícil > é desafiador
o   É impossível > nada é impossível

Elimine:
o   Eu já sabia que ia dar errado;
o   Eu avisei;
o   Não quero saber;
o   Não fui eu;

Isso envolve as outras pessoas porque a autoafirmação positiva não impacta somente em você e nos seus desejos, mas reflete em todos a sua volta. É o que vai mostrar a eles quem você é, influenciando na decisão de cada pessoa em contribuir com a sua causa ou não, da forma que for: retribuindo as palavras positivas, as atitudes, fazendo algo ainda maior por você ou por outras pessoas, estando por perto quando você precisar.


A ciência comprova
Para entender melhor o poder de incluir autoafirmações positivas em nossa vida, é preciso entender a que nível as palavras e atitudes positivas influenciam em quem somos e como fazemos as coisas acontecerem.

Tudo aquilo que aprendemos e praticamos, repetidamente, passa a se tornar algo natural e parte de quem somos. São informações que fazem parte da programação do nosso cérebro e estão registradas em nossa memória de longo prazo, literalmente. O que é registrado e repetido para o nosso cérebro através das experiências da vida vai definindo suas formas físicas e formando nosso caráter e personalidade. Ou seja, não são apenas pensamentos dentro do nosso cérebro, e sim, eles fazem parte do nosso cérebro.

Leia também:

Mas, e quem teve apenas influências negativas e desenvolveu hábitos negativos desde a infância, nunca irá conquistar o que deseja?

Irá sim, pois o mesmo hábito que o tornou negativo pode ser revertido com a prática do seu oposto. Por isso, a importância da repetição diária do que você deseja que dê certo. Repetir em palavras e em atitudes, até que aquilo se torne tão natural a ponto de você só perceber quando já tiver conquistado.

Outro motivo para incluirmos todos a nossa volta nestes novos hábitos é que você acabará não praticando a autoafirmação positiva apenas, mas sim, a afirmação positiva de modo geral, como desejar que outras pessoas conquistem o que precisam ou desejam, e para ter uma vida melhor, tendo um bom relacionamento com as pessoas – pois você se torna uma pessoa mais agradável –, não sendo cruel consigo mesmo, compreendendo seus limites e instigando suas qualidades.


Um bom jeito de começar a praticar
Falar assim é fácil, mas mudar seus hábitos da noite para o dia não é tão simples. Por isso, se você acredita que é capaz de mudar sua postura perante a vida positivamente e descobrir-se capaz de realizar o que quiser, comece praticando com o que lhe parecer mais fácil, como elogiar pessoas, por exemplo.

Elogiar pessoas (de forma sincera) causa um efeito instantâneo e maravilhoso em quem diz e em quem recebe o elogio. Traz uma sensação agradável no corpo e na mente, e um sentimento de ternura e bem-estar.

É um sentimento que vale a pena repetir e preservar, pois todos gostam de ser elogiados, admirados e reconhecidos pelo que fazemos, não é mesmo? Quando for falar mal de alguém, lembre-se do oposto e fale bem.

Dessa vez pode não ser tão sincero, não sejamos hipócritas, mas se você o fizer disposto a mudar seu pensamento efetivamente, seu cérebro entenderá o recado. 

Postar um comentário

Blogger