Ads (728x90)

.

Parece que há dias que conspiram para que tudo aconteça ao inverso do que você imaginou. Você não consegue se organizar, fazer nada do que planejou, brigou com alguém que gosta, o trânsito não colabora… Tudo isso te deixa irritado (a) e estressado (a). Quando essa situação se torna frequente, você começa a ter fama de irritadinho, as pessoas começam a cuidar mais com o que dirão a você por medo de tirá-lo do sério.

Parece um caminho sem volta. A mistura da sua personalidade, as situações do dia a dia e os fatores que dão errado vão te tornando uma pessoa cada vez mais de mal com a vida, mais irritada. Não precisamos nem dizer o quanto isso te faz mal, física e emocionalmente.

O corpo começa a responder a essas constantes situações de stress. A dor de cabeça que não passa, a gastrite que nunca tinha incomodado… Enfim, o corpo dá sinais de que algo não vai bem.

De fato, existem situações que nos tiram do sério, principalmente quando saem do nosso controle. Mas isso não quer dizer que você levará todas elas a ferro e fogo, se saindo do sério constantemente. A vida é um eterno jogo de cintura, você precisa enxergar isso.

Para começo de conversa quando você sai do sério em uma situação em que está correto, acaba perdendo totalmente a razão. Agora se você mantém a calma, por mais custoso que seja, fica mais fácil demonstrar os motivos pelos quais está certo.

Leia também:
·       Supere a Ansiedade
·       Vença a depressão
·       Melhore a sua autoestima
  


A partir do momento que isso se torna um hábito você não mais se irrita facilmente com as situações da vida e tudo melhora. Não se iluda achando que será fácil passar por esse processo. É necessário admitir que você está muito estressado (a) e se irritando com facilidade, brigando com as pessoas próximas e levando tudo a ferro e fogo. Afinal o primeiro passo para a cura de algo não é a aceitação de que há algo para se curar? Aqui não é diferente.

Aos poucos busque inserir em sua vida mais tranquilidade ao resolver as situações, tenha mais jogo de cintura e paciência com as pessoas, mesmo que seja custoso no início. Você verá que as pessoas conversarão contigo com mais naturalidade e se aproximarão se você.

Já pensou quantas pessoas já se afastaram de você por conta do mal humor ou por grosseiras? Talvez você não se lembre ou nem se deu conta, mas tente pensar nisso. Amigos ou familiares que eram presentes e, repentinamente, deixaram de ser. Será que você não fez algo para que isso acontecesse?

Mesmo sem notar afastamos as pessoas do nosso convívio e dificilmente elas retornarão se não mudarmos o modo de ver a vida e de tratar as pessoas. Pense o quando de malefícios o jeitão estressado e irritado já trouxe para você até hoje.

Seja no trabalho, na vida pessoal com amigos e família, quantas brigas poderiam ser evitadas se você tivesse um pouco mais de calma ao lidar com as situações? Agora vamos ver algumas dicas e técnicas para te ajudar a manter a calma em situações difíceis:

Perdão
Por vezes a raiva inconsciente se dá por conta de não perdoar o que as outras pessoas fizeram para você. A mágoa remoída só te causa mal e mais stress. Veja, ao perdoar, você não está fazendo nada pela pessoa que te magoou, ao contrário, só está fazendo bem para si mesmo. Não ache que estará se iludindo e achando que a pessoa te fará bem.


Contar até 10, 100, 1000
Em uma situação difícil, conte até 10. É uma dica muito velha e parece até meio boba, mas essa contagem te ajuda a acalmar, pensar um pouco sobre o que falaria e deixar de falar. É uma forma de evitar que se arrependa do que irá dizer.



Respiração
Respire e inspire profundamente diversas vezes. Isso fará com que você se acalme, seus batimentos voltem ao normal e que você pense com mais clareza.

Distrações
Procure uma distração, algo que goste de fazer para não passar o dia pensando bobagens ou em alguma situação difícil que passou. Leia algo, assista algo, passeie, respire ar puro. Não se deixe levar pelas situações complicadas e ficar remoendo elas, uma a uma.

Escrever
Exato, escreva o que está te tirando do sério. Isso auxilia a compreender o que de fato está acontecendo e a colocar o pensamento em ordem.  Falar sobre ou escrever sobre o fato vai te ajudar a ficar mais tranquilo e apto a resolver os problemas.

Não negar
Não finja que nada está acontecendo ou que você não está irritado. Se você está consciente da sua raiva, poderá lidar com a situação mais facilmente do que negar o seu sentimento.

Se exercitar
Gaste a energia acumulada com algo bom, que irá te distrair e melhor o seu astral. A prática de exercícios libera endorfina que te deixará mais feliz e menos irritado.

Não aumentar o problema
Certo, você está vivendo uma situação que te irrita, mas será que ela é tão séria e difícil resolver? Busque não fazer tempestade em copo d’água, tampouco dramatizar a situação. Você não conseguirá nada com isso a não ser sofrer ainda mais, e sozinho.

Veja que são dicas simples e que você pode pôr em prática hoje, agora mesmo. Com isso você se sentirá melhor e pronto para resolver os seus problemas. Dificilmente existe uma situação tão irremediável nesses casos, basta calma e discernimento para que tudo fique bem com você e com quem está a sua volta.

Ficar reclamando, se colocando para baixo e criando briga com as pessoas, definitivamente, não é um bom caminho e você sabe disso. Aliás, basta apenas que você leve um “chaqualhão” da vida para começar a mudar a maneira de ver a vida.

Conte com as pessoas a sua volta para melhorar o seu modo de ver a vida, peça que elas te ajudem a policiar as suas atitudes e avisar quando você estiver saindo do propósito de melhorar. Em pouco tempo você verá como tudo está melhorando e o quando você está evoluindo como ser humano. 

Postar um comentário

Blogger