Ads (728x90)

.

Eu deixo tudo para depois e acabo largando pela metade


A procrastinação, ou o ato de deixar as coisas para depois ou a mania de adiar tudo o que é importante, se manifesta em duas etapas: primeiramente, adiamos as coisas até o limite. De repente, chegamos a um ponto em que já não é mais possível fazer nada.

A procrastinação pode ocorrer em qualquer área da vida: mas se revela especialmente na vida acadêmica e profissional. Deixar para finalizar aquele projeto nos 45 do segundo tempo é comum para os que sofrem dessa condição.

E se você também tem a mania de deixar tudo pela metade, chegou ao lugar certo. Neste artigo, confira 10 dicas e técnicas que irão lhe ajudar a vencer a procrastinação. 


1. Transforme uma grande meta em várias pequenas metas
É um erro pensar que as pessoas que procrastinam são desorganizadas. Pelo contrário. Muitas delas são como grandes mestres do planejamento. Não à toa, elas criam longas listas de atividades que devem ser desempenhadas no decorrer de um dia, semana ou mês.

O que falta, muitas vezes, é a consciência de que planejar não é um sinônimo de fazer. E as coisas se tornam ainda piores quando o objetivo é complexo – sendo ele adiado por longuíssimos períodos de tempo.
Ao ‘desmembrar’ a atividade, transformando-a em várias pequenas atividades, o procrastinador a realizará aos poucos – mas, pelo menos, a completará.

Vamos considerar um exemplo: você sonha em escrever um livro. Ao invés de adicionar a meta ‘escrever um livro’, porque não a dividir em ‘escrever três páginas/5 mil caracteres ou 2 mil palavras do livro por dia’?

Antes de correr uma maratona de 10 km você precisa treinar, fazendo 1, 2, 5, 7 e 10 km. Com o livro – e qualquer outra atividade – é a mesma coisa.


Leia também:
            ·       Não consigo ser feliz...

2. Comece com pequenos truques
Atitudes pequenas são as responsáveis por lhe motivar. São elas, inclusive, que lhe ajudarão a criar coragem - mesmo para fazer aquelas coisas que você não tem vontade alguma de começar.

Se você precisa realizar um projeto no trabalho começando do zero, por exemplo, o primeiro passo pode ser buscar inspirações para ele. Elas lhe trarão novas ideias e, consequentemente, tornarão o trabalho de idealizar o projeto muito mais interessante.

3. Evite começar o dia com o hábito de procrastinação
Vamos imaginar que você planejou acordar cedo, fazer uma corridinha, tomar um café da manhã caprichado e só depois começar a trabalhar. Perfeito. Aí, ao invés disso, você liga o modo soneca e se esquece completamente da decisão que tomou no dia anterior.

Pronto. Esse pode ser o grande motivo para o resto do dia desandar. O alarme tocou? Você ainda está com sono e sabe que não tem nenhuma obrigação com horário? Esqueça isso. Levante e, se precisar, tome uma ducha gelada para despertar de vez.

4. Não seja tão exigente consigo mesmo
Um dos grandes responsáveis pela procrastinação é a autoexigência. Se você está constantemente em busca da perfeição, realizar as tarefas no tempo correto realmente será difícil – afinal, você sempre encontrará algum defeito que irá lhe atrasar. 

O medo de críticas, de fracasso e até mesmo do sucesso também são empecilhos da concentração e do foco para a realização de tarefas. Sendo assim, mesmo que você não esteja 100% seguro com a realização daquela atividade ou projeto, não tenha medo.

Pratique a compaixão consigo mesmo e tenha a consciência de que se não der certo da primeira vez (pelo menos não como o planejado), você terá outras oportunidades para tentar.

5. Acabe de vez com as distrações do seu cotidiano
Se você reconhece que as redes sociais são inimigas do seu tempo, elimine-as – por bem ou por mal. Desligue a internet do celular, remova os aplicativos por alguns dias e tenha disciplina para acessá-las unicamente após a finalização das tarefas.

E o mesmo vale para outros vilões. Se você adora ouvir música enquanto trabalha, mas percebe que perde um tempão as cantando ao invés de render, é melhor deixá-la de lado, não é mesmo?

6. Não acumule tarefas
Quando a rotina está cheia, se dedicar a apenas uma tarefa por vez é algo realmente complicado. Porém, fundamental: principalmente para aqueles que gostam de procrastinar. Ao realizar uma atividade por vez, você ganha tempo e, especialmente, motivação para realizar as próximas. Que tal se dedicar?

7. Saiba encontrar, na sua rotina, ‘gatilhos’ que acabam com a disciplina
Vamos supor que você trabalha em casa. São 20h e você ainda tem algumas atividades para cumprir. Porém, você bateu o olho em uma receita na internet e a fome bateu com tudo.

Você pode deixar as tarefas para depois e realizar a janta – mas tem que ter plena consciência de que isso irá funcionar. Se para você o ato de cozinhar e comer significa que está próximo de descansar, o seu organismo interpretará dessa forma e voltar a trabalhar depois disso será extremamente complicado: ou até mesmo impossível.

Saber reconhecer os gatilhos que irão acabar com a disciplina e o foco são fundamentais para evitar a procrastinação.

8. Mantenha o foco
Poucas coisas podem ser tão óbvias quanto essa afirmação, não é mesmo? Porém, mais sincera do que ela não existe.

Se você sabe que precisa terminar determinada tarefa até às 19h, evite qualquer coisa que irá lhe distrair até esse horário (se precisar, dê mais uma olhadinha na 5ª dica). E quando você se pegar distraído, olhe para a atividade que deve ser desempenhada e fale, em alto tom, ‘se concentre’. De acordo com a própria psicologia, tal atitude é realmente capaz de despertar o inconsciente do cérebro, o que retoma, em questão de milissegundos, a concentração.


9. Se concentre nas recompensas
Se você conseguir terminar o trabalho mais cedo, chegará em casa antes para descansar. Se você trabalha em casa, melhor ainda: poderá assistir aos capítulos da série que estão atrasados ou aquele filme que todo mundo está falando sobre.

10. Não crie listas enormes de tarefas
Já que ao invés de ajudarem, elas podem acabar atrapalhando ainda mais o seu rendimento. Se preferir realizá-las, coloque, no máximo, três itens de grande importância – que inclusive, devem ser os primeiros a serem realizados. Enquanto não forem finalizados, não adicione mais nenhuma tarefa à lista.

Postar um comentário

Blogger