Ads (728x90)

.

Como lidar com fracassos

        Depois de toda a sua dedicação, as coisas saíram exatamente o oposto do que havia sido planejado e então seus esforços foram por água a baixo. Você fracassou, “quebrou a cara”, e tudo o que lhe restou é a sensação de incompetência, falta de sorte e de que nada da certo para você. Sim, fracassar é algo doloroso, não é por acaso que ser chamado de fracassado soa tão ofensivo, entretanto o fracasso não é o fim do mundo, aliás, ele é bem menos ruim do que você pensa. Nesse artigo vamos falar sobre como lidar com o fracasso.
       
Todo mundo erra, todo mundo falha
        O fracasso é algo com que nos encontramos várias vezes durante a nossa vida, ele comumente aparece quando tentamos realizar uma coisa nova ou de maneira diferente do que estamos acostumados a fazer. Caso leia a biografia de qualquer pessoa ilustre (personagens históricos, empresários e até mesmo artistas famosos) verá que existência deles é marcada por insucesso e revés, mas isso por que eles tiveram a coragem de tentar algo novo e no momento que conseguiram, se tornaram lendas. Perceba então que fracasso não é marca de derrota e sim selo de alguém que busca empreender em novos horizontes.


Lembre-se de que é um vencedor
        Como já falei anteriormente passar por uma experiência de fracasso pode fazer com que você seja dominado por sentimentos de tristeza e derrotismo. Um antídoto para isso é recordar das suas antigas vitórias e situações onde você venceu ou conquistou algo que queria:
·       Passou de ano
·       Conseguiu um emprego
·       Conquistou uma promoção
·       Ficou com alguém que você gostava



Fracasso não é o fim
Não é por que você falhou que deve ser levado a acreditar que tudo acabou, que não há mais chances ou que deva desistir. Basta lembrar quantas vezes você tentou algo que não deu certo a primeira vez, mas então você persistiu até obter sucesso, aconteceu quando estava aprendendo a andar de bicicleta, escrever e dirigir. Se os seus exemplos pessoais não parecem muito animadores veja esses:

·     Stephen king. Teve o seu manuscrito rejeitado por trinta editoras.
·       Henry Ford. Faliu cinco vezes, virou motivo de chacota e lhe disseram que o homem nunca substituiria o cavalo por máquinas. 
·       Oprah Winfrey. Vítima de violência doméstica, foi dito que ela não tinha perfil para televisão e hoje ela possui o seu próprio canal.
·     Elvis Presley. Disseram que nunca faria sucesso e que o melhor que podia fazer era continuar dirigindo caminhões.

Esses são apenas alguns exemplos e a história é repleta de outros exemplos de pessoas que souberam passar por cima de suas derrotas e tentar novamente. 

Aprenda com seus fracassos
Não há razão para desistir após ter falhado, porém isso não quer dizer que você possa fazer tudo sempre do mesmo jeito, afinal, isso acarretaria no mesmo resultado que teve antes, ou seja, fracassar.
Verifique o que fez e pense no que pode ter dado errado então tente novamente de um jeito diferente. Thomas Edson sabia na teoria que a lâmpada elétrica era possível, porém fracassou mais de 100 vezes até descobrir um jeito eficaz de produzi-la e a cada falha ele dizia que “Descobriu um novo jeito de NÃO inventar a lâmpada elétrica”.

Diminua os danos

        Acredito que essa dica vale tanto para amenizar uma falha que já aconteceu quanto para atenuar futuros fracassos. Uma vez que tenha falhado o melhor a fazer é tentar diminuir os seus prejuízos:
·       Vender os maquinários e moveis do seu negócio que não deu certo
·       Estudar mais para recuperar a nota na próxima prova
·       Melhorar o currículo e procurar um novo emprego após ser demitido

Lembre-se também de não arriscar muito antes de começar algo novo, isso não é ser covarde e sim ser cauteloso.

Procure auxílio adequado

     Não queira fazer tudo sozinho, pois as vezes isso não é possível ou não é a melhor solução. Não hesite em fazer um curso ou procurar a ajuda de alguém mais experiente no assunto, um conselheiro, coaching, médico ou psicólogo. Um profissional da área pode te ajudar a poupar tempo, trabalho e dinheiro.     


Você realmente falhou?

Uma autocrítica exagerada, o perfeccionismo ou a baixa autoestima podem fazer com que você perceba uma vitória como uma derrota.
·     Seja realista, uma conquista pequena é bem melhor do que conquista nenhuma.
·        Não exija tanto de si próprio, talvez o que você tenha conquistado é o máximo que poderia conseguir nesse momento.
·   Sua vitória é maior ou igual a que muitos dos seus amigos e semelhantes conseguiram na sua idade ou condição.
         Talvez você seja um vencedor e simplesmente não tenha notado, seja como for deixe seu recado.  

Postar um comentário

Blogger