Ads (728x90)

.

O que é Stress?

       

Stress é uma reação psicofiológica que surge em resposta a um estado de tensão agudo ou crônico. Em outras palavras o estresse é uma forma do organismo reagir a uma situação de ansiedade prolongada ou intensa.  Quando uma pessoa passa muito tempo em uma situação desgastante (um emprego difícil, por exemplo) ou por um evento emocionalmente­­­­­ traumático (assaltos, sequestros são exemplos comuns) o seu corpo passa a liberar os chamados hormônios estressores que desencadeiam reações orgânicas, psicológicas e comportamentais típicas do stress. O stress é uma reação natural do organismo e estando em níveis controlados se torna benéfico à saúde, pois ajuda a melhorar o sistema imunológico.
 
Quando o stress se torna doença?
        O Estresse se torna patológico quando passa a interferir na ordem do organismo. O nosso corpo funciona de forma ordenada e dentro de um equilíbrio que chamamos de homeostase. O stress patológico força alguns órgão a trabalhar mais e outros menos para lidar com os problemas que ele traz, desse modo há uma desarmonização das funções orgânicas. Um dos efeitos mais visíveis do desequilíbrio provocado pelo stress é no sistema imunológico, no artigo Doenças emocionais eu falo sobre isso.


Sintomas de Stress
01
Tensão muscular (dor nas costas, ombros enrijecidos, etc.) 
02
Esquecimento de coisas cotidianas (n° telefone, nome de pessoas etc.)
03
Irritabilidade excessiva
04
Hiperacidez estomacal (azia e queimação)
05
Pensar e falar muito sobre o mesmo problema
06
Sensação de ser incapaz de lidar com que está acontecendo
07
Dormir demais ou ter insônia
08
Ansiedade
09
Sentir Cansaço logo ao levantar
10
Vontade de sumir e largar tudo
11
Acreditar que nada mais vale a pena
12
Trabalhar sem vontade e com pouco esforço
13
Falta de concentração
14
Falta de fome
15
Sensação de estar doente
16
Doenças psicossomáticas e/ou emocionais

Leia também:
·         Dicas para combater o stress
·         Viva bem com seu estresse

·         Como dormir bem?

O que causa o stress?

        Chamamos de estressores tudo o que causa ou acarreta o estresse, podemos dividir os estressores em dois tipos os externos e os internos.

o que é stress?
Estressores externos
Os estressores esternos são bem fáceis de identificar e quem sofre de stress em geral sabe muito bem aponta-los:

Relacionados à perda: Morte de pessoa querida ou importante, perda de emprego, queda de status social, problemas financeiros, perda de bens, etc.

Relacionados à violência: ter sido ou estar sendo vítima de violência física ou psicológica, ter sofrido assalto, abuso ou assedio sexual, ver outras pessoas serem mal tratadas ou humilhadas (principalmente conhecidos ou familiares)

Relacionados à insegurança: viver sobre a Ameaça de violência; incerteza de garantia de moradia e outras necessidades básicas; incertezas sob permanecer em um emprego ou de se ter dinheiro; etc.

Relacionados à impotência: impossibilidade de melhorar a condição de vida; obrigação de fazer algo que não tem vontade de fazer; etc.

Estressores internos:
        Os estressores internos estão ligados à personalidade do sujeito e a forma com ele interpreta e encara o mundo. O estresse surge em combinação de fatores externos e internos, por essa razão é que vemos diversas pessoas passando pelas mesmas dificuldades e algumas desenvolvem stress e outras não. Vejamos alguns exemplos...

Ligadas a relações interpessoais:

dificuldade de dizer não; medo excessivo da opinião alheia; problemas para demonstrar a sua opinião ou ponto de vista; dificuldade em resolver conflitos ou atritos com outras pessoas. Etc.

Ligadas a autoconceito: baixa autoestima, insegurança com relação a si mesmo e suas capacidades, visão negativa de si próprio.

Ligadas à percepção do mundo: dúvida e insegurança em relação ao mundo, ao futuro e a outros setores da vida; pessimismo relacionado às dificuldades e problemas do cotidiano; etc.

Tipos de estresse

        Existem diversas classificações de stress, porém nem todas são amplamente aceitas, por essa razão fiz uma lista com as classes mais mencionadas na atualidade.

Eutresse: tipo de estresse que provoca euforia sensação de bem estar, alegria e conforto. O sujeito que experimenta esse tipo tem aumento de seu nível de autoestima e segurança. Isso acontece pelo do individuou aprender a elaborar a experiência negativa e tenta transformar a tensão em energia criativa.

Distresse: tipo de stress que provoca desconforto, dores físicas e tensão emocional. Seus sintomas causam mais estresse (o sujeito sente dor por estar estressado e por sentir dor fica mais estressado) o que pode culminar em um ciclo vicioso ou efeito cascata.

Estresse Agudo: entra nessa categoria o stress cujos sintomas surgem em um período de até um mês após um evento traumático e que duram de dois dias a quatro semanas.

Estresse pós-traumático: é considerado portador desse transtorno o individuou que passou por uma situação de profundo desgaste emocional que seria considerado traumático para praticamente qualquer pessoa (guerras, estupro, desastres naturais, acidentes sérios, etc.).

Estresse crônico: existe por um período prolongado (acima de dois meses).

A psicoterapia é indicada para o tratamento de estresse?

       

Sim. Nos casos de estresse Pós-traumático as psicoterapias se mostram a forma de tratamento mais eficiente. E como você deve ter percebido boa parte das causas do estresse são de origem psicológica e emocional. Durante a terapia o paciente aprende formas mais assertivas de lidar com as tensões do cotidiano e em muitos casos ele consegue elaborar estratégias para mudar de vida e modificar o seu ambiente e a si mesmo.