Ads (728x90)

.

Você nunca vai vencer a timidez! Saiba  o motivo:

       

Faz certo tempo que eu pesquiso, respondo perguntas e escrevo sobre timidez, ansiedade social e fobia social. Na verdade tempo suficiente para compreender o motivo pelo qual tantas pessoas passam suas vidas inteiras sendo aprisionadas pela timidez. Sim! Estou falando de você que já leu diversos livros sobre o assunto, assiste vídeos sobre timidez e lê frequentemente os meus artigos e blogs.

O que causa a mudança dentro de você?
        Há muito tempo os psicólogos sabem que uma pessoa somente muda o seu comportamento ou se cura de um transtorno mental se ela/ele assim o desejar. Aliás tal fato é motivo de chacota e descrença nas psicoterapias, porém é a mais pura verdade.  Alguém que não quer deixar de ser ansioso, não vai vencer a ansiedade mesmo com os melhores tratamentos, ele pode estar sedado, mas ainda assim continuará se preocupando com trivialidades.

Motivação é a chave da transformação
       
Por que não consigo vencer a timidez?

Eu sempre repito, por que é um fato: motivação é o combustível para a mudança de atitudes. Deixar de ser tímido é algo que irá exigir de você grande esforço e muitos sacrifícios e só resiste a isso quem tem motivos realmente fortes e sinceros. Caso a sua motivação seja frouxa você irá fraquejar e desistir voltando a se esconder na timidez.


Seus motivos não são fortes o suficiente
        Você acha que já encontrou motivos para vencer a timidez, mas infelizmente está errado! Como eu sei disso? Porque você está lendo esse texto! Se sua motivação fosse realmente boa você já teria superado esse problema de uma vez por todas.  Mas nos próximos parágrafos irei mostrar as razões pelas quais você deve sacrificar tudo para vencer a timidez.
Leia também:
·         Dicas para Vencer a timidez
·         Paquera para tímidos

Por que você deve vencer a timidez
       No artigo anterior eu afirmei que o real motivo pelo qual você não consegue vencer a timidez é a falta de motivação. Sim eu sei que você deseja muito, mas como eu já afirmei anteriormente às vezes desejar não é o suficiente.  Neste artigo eu irei mostrar algumas razões pelas quais você realmente deve fazer todo o esforço necessário para superar a timidez.

O que motiva a transformação?
     

Decompondo a palavra motivação obtemos motivo+ação, ou seja, é aquilo que move para agir. Somo principalmente motivados pelo desejo e pelo medo. O primeiro é que te trouxe até esse blog e a ler esse artigo, mas como afirmei anteriormente ele não é o suficiente. Qual é a razão de estar repetindo isso? Pense o tanto de coisas que você deseja ter ou fazer... quantas tem sido adiadas há anos para ser adquiridas ou realizadas? A verdade é que medo é um motivador muito melhor, pois ele cria dentro do individuou um senso de urgência ou emergência.

Quero te deixar apavorado! Sim essa é a minha intenção! Não sei se vou conseguir, mas vou fazer o possível que isso aconteça.  Caso você não queira isso, pule esse artigo e leia os próximos, porém tenha certeza de que tudo o que vou falar é verdade...

Lembre-se do que a timidez com seu passado:
        A timidez lhe proporcionou um histórico de solidão e sofrimento não é mesmo? Lembra-se das pessoas com as quais quis conversar porém foi impedido por ela? E aquele por quem você sempre nutriu admiração, diria até uma paixão, porem o medo de ser rejeitado te impediu de dizer o que sentia por ela. Não se esqueça das oportunidades que teve para mostrar o seu conhecimento, ter boas notas ou impressionar seu chefe e, no entanto foi calado pela timidez.

Como a timidez afeta o seu presente?
        Você tem visto a pessoa que gostava nos braços de outro (a)? Vê gente menos preparada que você se dando bem enquanto você fica para trás? Sua frio, tem taquicardia e tontura toda a vez que te pedem para falar na frente de mais que uma pessoa. Acaba perdendo dinheiro por que não tem coragem de reclamar de um produto com defeito ou do troco veio errado. Muita gente abusa da sua boa vontade te pedindo favores abusivos ou te destinando os piores trabalhos só por você não conseguir se impor.

Como a timidez pode destruir o seu futuro
        Imagine todas as outras pessoas se casando e você ficado para trás, até chegar à idade em que nenhum (a) pretendente se interessar por você. Por conta disso, e de seu isolamento a sua terceira idade será extremamente solitária. Se isso já não fosse o bastante temos que considerar ainda a sua vida financeira, não e engane, mesmo que você seja inteligente, o sucesso profissional depende da sua capacidade de se relacionar com outras pessoas, sem isso estará condenado a ter os piores serviços e os menores salários. Resumindo: você vai chegar ao fim da vida pobre e solitário (a) se não vencer a timidez!

O que você deve fazer para vencer a timidez?

        Você já vasculhou a internet atrás de solução para o seu problema, mas ainda sofre com a timidez? Dicas são para casos mais leves, se elas não estão surtindo efeito é necessário ir além. Matricule-se em um curso sobre timidez, faça aulas de teatro e/ou de oratória. Comece a fazer terapia para ressignificar os seus bloqueios e desfazer pensamentos automáticos. Mova-se! Não deixe a timidez te impedir de viver.

Postar um comentário

Blogger
  1. seria possível saber o grau de timidez? assim poderia saber se o caso é serio assim ou poderia ser mais simples de resolver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem testes psicológicos que mensuram suas habilidades sociais e a Ansiedade social, para ter acesso a isso é necessário procurar um psicólogo (a) especializado. Crie um teste simplificado sobre timidez:
      http://www.psicologosp.com/2012/01/questionario-de-timidez.html (copie o link e cole na sua barro de endereços) Espere que te ajude.

      Excluir
  2. Conseguiu me deixar apavorada! Meu caso é pior que timidez... tenho fobia social :( Isso está me autodestruindo, sinto que "congelei" no tempo, não quero viver assim pra sempre... Tenho medo de tudo, de enfrentar a vida, meus medos agora estão afetando minha saúde :(

    ResponderExcluir