Ads (728x90)

.

Por Que As Pessoas Traem?

Poucas coisas são capazes de causar tanto sofrimento quanto descobrir que a pessoa para quem você dedicou todo o seu amor está lhe traindo. Tal descoberta pode levar qualquer pessoa, seja mulher ou homem a duvidar si mesmo.

No entanto a infidelidade pode ter causas e motivos que vão muito além de você e do que faz, vamos falar um pouco mais sobre esse tema tentando manter a linguagem simples e acessível que esse blog geralmente busca utilizar.
·       Como reconquistar o ex?
  

Somos biologicamente infiéis?

No livro “O mito da monogamia” os autores David P. Barash (zoólogo e psicólogo) e Judith E. Lipton (psiquiatra) mostram evidências de que a monogamia não é algo natural (pelo menos no que tange a Biologia), mas foi construída devido aos benefícios que ela traz (tanto para humanos quanto para animais).

Os pesquisadores mostram ainda que a infidelidade é comum em animais que apresentam comportamento monogâmico (machos e fêmeas), se quiser saber mais, veja um resumo do livro. Cabe lembrar que nossa mente não está separada de nosso corpo, e que estamos constantemente lutando contra nossos instintos naturais e por vezes perdemos.


Causas da infidelidade


Infiéis são menos inteligentes...
Algumas pesquisas correlacionam o Quociente de Inteligência (QI) e nível escolar com a fidelidade, tais estudos apontam que quanto mais inteligente (ou instruído) um indivíduo é menos propenso a traição ele está.

 Provavelmente este dado esteja relacionado à capacidade de o sujeito mensurar benefícios em longo prazo. Em curto prazo a traição pode lhe trazer prazer, mas em longo prazo ela traz grandes prejuízos.


Quanto mais fácil é trair... Mais se trai...
Isso é extremamente óbvio, mas vale lembrar que pessoas que detém certo poder financeiro ou são considerados fisicamente atraentes, tendem a trair mais. Isso não acontece por que questão de índole, mas simplesmente por que eles são tentados por mais vezes, uma hora a resistência pode falhar...


Rotina e pouca atração
Rotina e intimidade são coisas comuns e desejáveis em uma reação duradoura (não é ótima ficar sentadinhos no sofá assistindo TV aos finais de semana?), no entanto te ver o tempo todo de pijama ou com um visual desleixado acaba por minar a atração que o(a) seu parceiro(a) sente por você, deixando-o mais suscetível a se interessar por outra pessoa.


O fator sexo... Ou a falta dele
É inegável que o sexo é fator de extrema importância para início e a manutenção de qualquer relacionamento. Caso não concorde, já apresenta um sinal de que alguma coisa está errada com você.
  
Desinteresse sexual (em qualquer gênero) é fator de risco para infidelidade além de ser um indicador de outros problemas de saúde, se isso está acontecendo com você procure um médico e se for por consequência de fatores emocionais e/ou psicológicos procure um (a) psicólogo (a).


A culpa é do outro? 
Mesmo pessoas que se consideram fieis afirmaram que seriam capazes de trair caso descobrissem a infidelidade por parte do companheiro(a).

Alguns dos infiéis dizem que a falta de atenção e insatisfação sexual e com o casamento foi o que lhes impulsionaram aos braços de um(a) amante.


Vontade e oportunidade
Estudos apontam que tanto homens quanto mulheres possuem maior tendência a serem infiéis se tiverem a oportunidade de ficar com alguém que achem atraente e sentirem que não correm risco de serem pegos.
·       Salve o seu casamento!

Por que os homens traem?


Brigas e infelicidade na relação
Homens possuem mais dificuldade em pôr fim a um relacionamento infeliz do que as mulheres, em geral eles preferem continuar cultivando uma relação que está no fim ou ainda começar a dar motivos para a mulher pedir para terminar a tomarem a iniciativa de terminar o relacionamento.


Necessidade de provar a masculinidade
A sociedade na qual vivemos estabelece um padrão do que é ser homem que quase ninguém atinge (Sim! Fazem o mesmo com as mulheres), por essa razão a maior parte dos “caras” se sente inferiorizado ou menos homens que os demais (se eles soubessem que os outros sentem a mesma coisa...).

Nos lares atuais onde muitas mulheres são os chefes da casa ou possuem um salário maior que os seus maridos isso é ainda mais forte, nesses casos a infidelidade aparece como uma forma do sujeito provar a si mesmo e ao mundo que ele é “homem” de verdade.


Crise dos sete anos
A chamada crise dos sete anos também possui uma explicação biológica e dentro da Psicologia evolutiva, teoricamente a união monogâmica teria com principal função criar os filhos, após os sete anos de idade as crianças estariam mais independentes e não seria mais necessária a presença dos dois pais para os cuidados dos filhos.

Nessa fase o homem (macho) deveria sair da casa e seguir a sua vida. Por essa razão (pelo menos em tese) é que tantos casamentos se desfazem e tantas traições acontecem nesse período do relacionamento.

Por que as mulheres traem?



Amando outra pessoa
      As pesquisas mostram que a maioria das mulheres que traem, fazem isso por estarem apaixonadas por outra pessoa. Sim para boa parte das mulheres só existe intimidade se existir paixão.

Isso não é novidade, o intrigante é que muitas das infiéis dizem que mesmo estando apaixonadas por outras pessoas, elas não deixaram de amar os seus maridos.


Necessidade de ser amada
Não é segredo que toda mulher necessita ser amada, que precisa de alguém que lhe olhe com desejo. E com o passar do tempo o companheiro perde esse calor. Quando se deparam com outro que lhe destina novamente um olhar desejante e atitudes românticas nem todas as mulheres resistem. Então muitas caem em tentação por estarem carentes.

Existem, porém aquelas que são viciadas na sensação de ser objeto de desejo de alguém e assim que sentem que um amante já não a deseja tanto, partem para outro.


A busca pelo homem ideal     
Antigamente as meninas sonhavam com o dia em que um príncipe encantado montado no seu alazão viria buscá-las para morar em um lindo castelo.

O sonho pode ter mudado com o tempo, mas a idealização do parceiro não.  Faz parte do imaginário feminino estar ao lado do homem perfeito (isso pode herança evolutiva).  As mulheres de hoje ainda desejam serem felizes ao lado de um varão bonito, gentil, romântico e rico (achou que isso ia passar batido?), e se tal oportunidade surge é pode ser difícil resistir.


Uma última palavra
A traição é uma questão moral e como tal varia muito de pessoa para pessoa, enquanto algumas podem considerar a hipótese de ser infiel algo normal outras podem a considerar inaceitável.

É sabido que ninguém está totalmente livre de sofrer com isso, entretanto como foi visto um casamento feliz e seguro diminui muito as chances de haver infidelidade.

Postar um comentário

Blogger
  1. A bem da verdade, a própria sociologia afirma que a família é a base da sociedade! E mais: "A mão que embala o berço é a mesma que rege o mundo!". É, portanto, de uma família (relacionamento) desajustado que sai pessoas desajustadasa, e é de uma família( relacionamento) ajustado(Fiel), que saem pessoas ajustadas em todas as áreas...
    Penso eu que, apesar do homem ser um "humano", age, porém, como um animal irracional!
    Sobre a infidelidade, é como um cego auiando outro cego... Ambos cairão no abismo!

    Edgar Izídio.

    ResponderExcluir