Ads (728x90)

.

O que sua desorganização diz ao seu respeito?

     

Pode acreditar! Sua falta de organização diz muita coisa sobre sua personalidade e revela coisas que nem você sabe ao seu respeito. Pelo menos é o que afirma alguns especialistas no tema:


OBSERVAÇÃO: Esse texto foi escrito originalmente para a página Psicologo.com no Facebook, como a maioria das pessoas que leem esse blog não seguem a página (pelo simples fato de eu não promovê-la) e por considerar esse artigo bastante interessante (se não concordarem podem me dizer), estou republicando ele aqui:

1. VOCÊ NÃO ESTÁ ACEITANDO AS MUDANÇAS: já se perguntou por que não doou aquelas roupas que não te servem mais ou seus brinquedos de quando era criança? Esses objetos podem estar simbolizando uma parte do passado que você não quer abandonar. Os brinquedos remetem à infância, um período onde as coisas eram mais simples e não havia tantas obrigações. E aquelas roupas cinco números menor? Será que você não está aceitando seu novo corpo?

2. SENSAÇÃO DE VAZIO E CARÊNCIA AFETIVA: a sensação de vazio e carência afetiva tem se tornado uma epidemia nos tempos modernos, muitas pessoas tentam preencher essas sensações com objetos, por isso vemos tantas pessoas comprando coisas que não precisam e que talvez nunca vão usar. È claro que a mídia tem um papel importante nesse fenômeno, associando a felicidade e o bem estar a coisas materiais através das propagandas que nos bombardeiam todos os dias. Mas existem também pessoas que não conseguem se desfazer de coisas das quais não necessita, simplesmente por que isso lhes causa uma sensação de perda e vazio existencial, muitos dos chamados acumuladores apresentam essa característica.

3. ESTÁ EVITANDO ALGO? Ao organizar a bagunça nos deparamos com diversas coisas que por algum motivo resolvemos deixar de lado, contas que não foram pagas, apostilas dos cursos que não concluímos e diversas coisas que nos trazem não apenas recordações, mas também nos trazem uma realidade que resolvemos fazer de conta que não existe.


4. REFLEXO DE UM INTERIOR CAÓTICO: o ambiente em que vivemos costuma ser sim uma espécie de representação de uma realidade subjetiva: pessoas organizadas e centradas costumam ter a suas coisas razoavelmente ordenadas, ao passo que pessoas cheias de confusões internas mantêm o ambiente onde vivem é tão confusos quanto suas mentes. É claro que por vezes acontece o inverso, algumas pessoas são interiormente desorganizadas e tentam compensar isso com um excesso de organização dos seus objetos.

5. MEDO DO FRACASSO: quantas vezes você ouviu ou disse: “Se eu fosse mais organizado conseguiria concluir as minhas coisas!” Nesse caso a desorganização serve de desculpa para o medo do fracasso, afinal é mais fácil por a culpa na bagunça do que assumir a responsabilidade da própria vida.


Estas foram algumas das possíveis interpretações para a falta de organização, devemos lembrar que cada caso é único e, portanto para cada pessoa existe uma explicação mais detalhada, para saber isso procure o serviço de um psicólogo.

Postar um comentário

Blogger