Ads (728x90)

.

Como ter sorte na vida?

        

Existem pessoas que nascem com muita sorte não é mesmo? Tem gente que não precisa se esforçar para nada e ainda assim tudo dá sempre certo para eles. Já se perguntou por que o mesmo não acontece com você? Durante muito tempo na minha vida eu reclamei do fato de possuir pouca de sorte e pelo fato de ter que passar por dificuldades, até que parei para prestar atenção nos sortudos a minha volta e percebi que eles faziam certas coisas que as demais pessoas não faziam e entendi melhor o que era tão desejada boa sorte. Vamos conversar sobre isso?


O que é sorte?
        Costuma-se descrever a sorte como uma espécie de força cósmica indomável que possui o poder de alterar o destino dos nós simples mortais, mas na verdade a sorte é simplesmente a combinação de fatores matemáticos e Psicologia.

Tudo é dominando pelo acaso
       
Na natureza tudo parece estar na mais perfeita harmonia, tal qual engrenagens de um relógio, entretanto talvez essa sintonia seja mais fruto da nossa mente e nossas necessidades do que algo que condiga com a realidade. A natureza e tudo no universo sofre interferência de inúmeros fenômenos, o que torna praticamente impossível prever qualquer evento sem ter uma grande parcela de dúvida.  Devemos lembrar ainda do efeito borboleta que nos diz que um acontecimento insignificante no passado pode resultar em uma grande mudança no futuro. Se quiser entender melhor sobre o que eu estou falando, sugiro que assista ao vídeo Matemática do Caos.


A diferença entre sorte e azar
        Tanto a sorte quanto o azar são manifestações do acaso.  Quando o acaso é favorável damos a ele o nome de sorte e quando ele nos é desfavorável ou nos prejudica o chamamos de azar.

Sorte, azar e probabilidade
        Em média, a depender da situação, você tem a mesma probabilidade de ter sorte quanto de ter azar, ou seja, 50% para cada lado. Para exemplificar é como se estivesse jogando cara ou coroa, sorte é que a moeda cai do lado que você escolheu e azar e que ela caia do lado oposto. Estatisticamente se uma pessoa jogar 100 vezes a mesma moeda, em 50 vezes a moeda cairá com "cara" para cima e 50 vezes com "coroa" para cima, no entanto uma pequena oscilação é perfeitamente aceitável, por exemplo, que a meda cai 55% das vezes com coroa para cima.

Sorte e percepção
        Tudo de ruim acontece comigo, só eu me dou mal, quando olho para lado vejo todo mundo se dando bem... Por que isso acontece? Porque você só olha para lado quando está se dando mal! É como estar em uma fila do caixa no supermercado, se a sua fila está andando rápido você não presta atenção nas outras, mas se ela está parada, você irá olhar para outra, e se caso a outra estiver andando terá a impressão que apenas a  sua não anda.
        A sensação de que estamos com sorte ou que estamos com azar é diretamente relacionada à sua forma de perceber o mundo. Se você tiver tendência a ser pessimista e/ou derrotista enxergará com maior facilidade os acontecimentos ruins logo vai se ver como alguém sem sorte. Já uma pessoa otimista e consegue enxergar algo de bom até mesmo nas piores situações, por conta disso acredita que está sempre com sorte.


Maré de azar de azar e maré de sorte
Em alguns momentos parece que um urubu pousou em seu ombro e tudo passa a dar errado, claro que o contrário também acontece e você sente que todas as portas se abrem diante a sua presença, para estragar a magia vou lhe dizer que isso tem duas explicações:

Novamente a percepção:

fatos agradáveis e desagradáveis acontecem o tempo todo sem que demos a eles o nome de sorte ou azar, porém se algo muito diferente da sua rotina lhe acontece fará com que a sua forma de perceber os eventos do cotidiano se altere. Exemplificando: uma pessoa que acha dinheiro na rua tende a prestar mais atenção nos eventos positivos que virão a seguir do seu dia, por outro lado alguém que bateu o carro passa a prestar mais atenção nos eventos negativos que acontecerão a partir de então.


Reação em cadeia: Um evento costuma ser o resultado de fatores que ocorreram antes deles, se você bate o carro (evento ruim inicial), vai chegar mais tarde ao trabalho, vai estar nervoso e por conta disso tudo pode discutir com um superior. Foi tudo fruto do azar ou consequência de uma série natural de eventos?  

Então o que fazer para ter mais sorte?



Pare de se sabotar

        Aquilo que você considera azar ou má sorte pode estar sendo produzido pelo seu subconsciente, falei sobre isso no artigo intitulado: Por que nada dá certo para mim?    

Não dê mole para o azar e dê oportunidade a sorte
        Existem situações em que a possibilidade de você se dar mal é bem maior do que a possibilidade de você se dar bem, por exemplo: andar de moto sem capacete, ou brincar de roleta russa. Por outro lado existem situações onde a acontece o inverso: estudar, se alimentar corretamente etc. Não precisa ser gênio para saber em que situações você tem grande chance de se dar mal e situações nas quais sair-se bem é uma opção mais provável. A ideia principal aqui é que deve-se fazer boas escolhas, por mais que você se esforce, se tiver correndo na direção errada não vai chegar onde deseja.

Amplie suas chances
        Imagine que um milionário excêntrico resolveu jogar notas de cem reais de um helicóptero sobrevoando o seu bairro, se você pegar as notas com as mãos conseguira aparar uma pequena quantia em notas, porém se você tiver de posse de uma bacia bem funda vai poder pegar e carregar mais dinheiro. Entendeu? Fazendo isso estará ampliando as suas chances de sucesso, do mesmo modo que enviar o seu currículo a várias empresas, prestar mais de um vestibular ou fazer vários concursos público.


Tenha metas e objetivos
        Uma determinada moça que eu conheci atingiu o que é ainda é o sonho de muitas mulheres (não me cabe o julgamento), casar com um noivo rico e bonito... Sorte? Não diria isso se soubesse tempo que ela se dedicou a academias, tratamentos de beleza e frequentar lugares onde homens desse tipo costumam estar. Eu poderia dar como exemplo a jovem que conquistou um excelente emprego em uma empresa renomada, mas ficaria fácil saber que isso foi o fruto de estudo e dedicação. Seja qual for o seu sonho ele exigirá que você se esforce e abra mão de alguma coisa.
Como realizar seus sonhos

         Esteja preparado
Já imaginou se oportunidade da sua vida lhe bater a porta a hora que você menos esperar e você... Simplesmente não está preparado para ela? Como eu disse um acaso positivo pode sim acontecer, porém depende muito que você saiba como identificá-lo e possa aproveitá-lo. Se o seu desejo é conquistar um bom emprego, então faça cursos, treinamentos, trabalhos voluntários, estágios etc. construa um bom currículo, quando a oportunidade aparecer você estará pronto.
Seja mais otimista
(Ou o segredo de O Segredo)
       Pessoas otimistas tendem a ver a realidade de uma forma mais positiva, valorizando as partes boas e minimizando o que é ruim, tomado por essa forma de pensar você irá se arriscar mais, se empenhar mais (os pessimistas costumam ser derrotista e desistir  mais rapidamente), desse modo pessoas otimistas tendem a ser mais bem sucedidas e mesmo quando não são encaram os seus pequenos sucessos como coisa de grande sorte.  
Aprenda a ser otimista            

Postar um comentário

Blogger