Já perdoei traição outras vezes, mas isso sempre se repete

Quem ama de verdade aprende a perdoar e aceitar as falhas e os defeitos do outro, mas quando estamos falando de traição será que essa regra se aplica?  O tema é bem complicado e traz várias dúvidas, por isso mesmo receba dezenas de perguntas por dia relacionado a esse assunto. Não estou aqui para lhe dizer o que fazer, entretanto gostaria de esclarecer alguns pontos e desse modo facilitar a sua decisão.

A sua situação
O seu/sua namorado(a) ou companheiro (a) possui um histórico de traições. Talvez algumas tenham sido confirmadas enquanto para outras faltaram provas. Agora você descobriu uma recaída dele ou dela. A pergunta é: devo perdoá-lo (a) novamente ou devo dar um basta nessa situação?

Você tem certeza dessa traição?
Após uma traição aquele que foi traído perde a confiança no traidor e por vezes passa a enxergar infidelidade nos locais a onde ela não existe, sendo assim, antes de concluir que está ocorrendo um novo adultério certifique-se de isso é verdade.
    Como descobrir uma traição?

Ciúme patológico: existem pessoas que sofrem com traições que só ocorreram em suas mentes e os seus parceiros por conta do medo ou em nome da paz, por vezes mentem que praticaram traição apenas para satisfazer a vontade do ciumento. Entenda mais lendo Ciúme patológico.

OBS: É comum que o adultero tente fazer o traído (a) acreditar que tudo não passa de imaginação ou fantasia da cabeça dele. Sendo assim, apesar de difícil, o ideal é que exista alguém com quem você possa considerar as suas incertezas e desconfianças.

Por que ele/ela me traiu?
Tão doloroso quanto descobrir uma infidelidade é não conseguir entender por que ela aconteceu.
As traições acontecem principalmente por problemas do traidor (necessidades, caprichos, índole, etc.). Se quiser entender melhor leia o artigo Por que as Pessoas Traem.  
Porém tenho tido contato com casos em que aquele que trai deseja terminar a relação, mas não tem corajem de dar o basta e procura fazer com que o outro termine (comum em homens). Eu também tenho visto casos em que aquele que traí está insatisfeito com a relação, porém é incapaz de ficar sozinho(a)  pessoas assim traem por estar procurando um novo parceiro (a) sem ter terminado com o atual (parece absurdo mas acontece muito).

O que fazer?
Por mais que uma segunda traição pareça...
A verdade é que para a pessoa que trai ser perdoada várias vezes é a certeza de que sempre poderá voltar, ou seja, está em uma posição confortável. Quem se encontra em uma posição assim raramente muda.Nesse caso quem deve mudar é você:

        Considere se vale à pena:  estar ao lado da pessoa que você ama traz prazer e alegria certo? Porém sofrer traição lhe trás dor e sofrimento além de ter que viver em eterna incerteza de estar sendo traído novamente. A sua alegria de estar ao lado dessa pessoa compensa o sofrimento?

Tente uma estratégia diferente:
 Qual tem sido a sua reação diante das traições? É sempre as mesmas ou elas mudam? Tente agir de outro modo para ver se as ações do seu/sua companheiro (a) mudarão.  No artigo Fui traída (o) o que faço agora? Eu dou algumas sugestões do que você pode fazer  
Mude seu jeito de ser: Talvez seja hora de ar uma repaginada no seu visual e modificada no seu comportamento. Talvez você seja um bom marido ou esposa, bom pai ou mãe, mas não é quem seu companheiro (a) deseja. Nesse caso uma mudança no seu jeito de ser pode fazer com que o interesse e romantismo voltem.
Vença a dependência emocional: já parou para se perguntar por que você se sujeita a permanecer refém dos caprichos dessa pessoa? Será amor de verdade? Lembre-se que o amor verdadeiro não te faz sofrer, pelo contrário te faz se sentir muito bem. Por outro lado, a necessidade de estar ao lado de uma pessoa pode ser na verdade uma doença. Entendo sobre o que eu estou dizendo lendo: Dependência Emocional.

Coloque um fim nisso: A forma certa de que você não vai mais passar pela experiência de ser traído (a) e perdoar de novo é dando fim a esse ciclo vicioso e terminando de vez essa relação. Claro que isso tem consequência, mas os textos abaixo podem te ajudar:


Postar um comentário

Blogger
  1. Muito bom. Está me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  2. Ola estou precisando de ajuda, ou uma opiniao. Sou casada a 5 anos e meu marido sempre mim traiu algumas vezes ja tive provas e outas so me falarao e nao tive com comprovar. A ultima eu tive provas sim mais perdoei pq amo ele e por causa do nosso filho de 3 anos q e louco por ele. Enfim mas as brigas nao param pq tudo desconfio dele, tento ate fingir que nao estou mais nem ai, mas acabo nao conseguindo. Por fim estamos prestes a se separar mais nao sei se e realmente isso q quero procuro sempre achar uma forma de melhorar mais nao ta dano certo pq quando eu mudo ele se aproveita e faz o errado novamente e cm isso to sofrendo muito. Oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rochele não sei como está sua situação mas pelo que vejo ela não vai mudar, você parece ter dado várias chances mas ele continua o mesmo.
      Não fique com alguém só por causa do filho, se for para ficar é por que quer ficar. Você ama esse homem ou está acomodada? Aguenta os vários chifres até o fim da vida? Passará a sua juventude assim? É esse o exemplo que você quer que seu filho siga?
      Quer pegar uma doença desse homem e precisar se tratar?
      Reflita e pense, pense e aja.

      Excluir
  3. Trai, fui traído e descobrir que ainda estou sendo, tenho filhos os amo e tá difícil superar estou muito decepcionado; conheço minha esposa desde os 14 anos hoje com 39, nunca imaginei isso, é uma dor indescritível.

    ResponderExcluir
  4. to precisando muito de um Conselho,meu marido me traiu a um ano atrás, eu perdooei só q ele ainda tem contato com ela pelo whats ele me bloqueou pra não ver ele com o cel pra mim não ficar perguntando nem ver ele as conversas so q achei o celular e ele ainda mente pra mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você o perdoou de verdade deviria dar mais confiança a ele. Mas se não confia e ele lhe dá motivos para duvidar cabe pensar... Vale a pena viver assim? Estar sempre com dúvidas e em eterno sofrimento me parece uma existência muito difícil.
      A questão que fica é: se tiver a certeza de ainda há traição que você vai fazer? Pedir divórcio, pagar com a mesma moeda ou deixaria para lá?
      Se estiver disposta a tomar uma decisão mais radical é possível dar um ultimato e exigir que não existam mais mistérios entre vocês. Porém se não estiver disposta a fazer algo mais sério dificilmente ele irá ceder. Nesse caso talvez seja melhor volar a confiar e viver em paz.

      Excluir
  5. Meu marido me traiu a 3 anos atras e ontem ele me contou q me traiu de novo q ta arrependido q foi por fraquesa q eu n tava tao presente na vida dele por isso aconteceu q ele quer tentar d novo mas eu nao sei oq fazer.? Mas acho q so me contou pq o exmarido da mulher q ele ficou viu ele sainda da casa dela e disse q ia dar um jeito de me falar

    ResponderExcluir
  6. Eu estou junta a 4 anos no meio do ano passado descobri que meu marido andava a falar com outras mulheres as mesmas conversas que tinha tido comigo e dessa Vez perdeu lhe convier nele como ele me pediu e eu pensava que estava a ir tudo muito bem acontece que ontem foi ao telemóvel dele pois tinha a luz acesa e caiume tudo , pois deparei me com uma msg de outra mulher claro que eu tinha que ver as outras msg então li e voltei a ler liguei lhe e ela atende o telemóvel ( oi amor ) foi o fim não tive reacção apenas pedi ajuda a minha sogra pois não consegui falar nada e a minha sogra telefonou e falou coma mulher ao que disse que já andava com ele à 3 anos e que não sabia que ele era casado , depois confronteio ele e a resposta foi que as msg não eram dele depois disse que foi só msg que não me trai carnalmente pediu-me desculpa que eu iria ficar com o telemóvel dele e etc .... Sei que pus tudo o que era dele em sacos disse para sair de casa que não o queria ver ele mais , mas ele ainda cá está diz que não me vai deixar ...para lhe perdoar . Não sei nem o que fazer Nem o que dizer só peco ajuda

    ResponderExcluir
  7. Oi bom dia , eu descobrir que fui ttaida a segunda vez ... nao sei oque fazer ja vai fazer 3 anos que estou com ele agente mora junto , ele tá construindo a casa em cima da casa da minha vo ja ta colocando cerâmica.... mais eu na sei oque fazer ... a gente trvr uma conversa e ele disse que tava em duvida entre eu e essa pessoa ... mais oque ele que e te uma familia comigo e continuar com os planos da gente .. mais nao sabe o porque e nem sabe oque fazer com isso ... ai eh disse a ele se voce que isso tudo comigo ... então se resolva porque eu nao mereco isso ... ai ele disse a mim que queria fazer uma ligacao ou uma conversa pra resolver isso com ela !! .. ai eu sair de casa fui da uma volta pra ele se resolver com ela e tal ... mais quando eu cheguei que eu perguntei a ele .. ele disse que nao resolvel e tal ... ai eu disse então nao da mais nao porque eu te dei essas chance pra se resolver e ainda sair de casa pra tu se resolver com essa mulher e tu nao ten nenhuma resposta pra mim ... ai quando foi hoje de manhã eu disse a ele.. eu vou voltar pra casa da minha vo e melhor eu seguir sozinha porque nao da pra viver assim ... ai ele disse eu to contigo eu nunca vou te deixa e nem te trocar... nao era pra isso ta acontecendo oque eu quero e viver contigo tu nao merece ta passando por isso ... ja ta resolvido... ai eh disse rrsolvido como ? Se ontem sair de casa pra tu rrsolver com ela e tu disse que nao resolvel ai ele disse eu ja resolvi .. vou deixa no vaco como se nao tivesse acontecido isso vai se esquecido ... dai ele ja tava atrasado pra ir trabalhar ... ai eu so vou entende que ta tudo resolvido quando voce troca tudo no seu zap ... tipo a foto do perfil coloca minha e dele como era antes e tal ... ai ele disse ta bom e foi trabalhar....
    Me ajudem tenho 19 anos ele 27 e eu nao sei oque fazer ele e policial e eu nao queria toma decisões que possa me arrepende tipo joga tudo fora um vida e planos fora por calsa de uma mulher que ele se em ludio..

    ResponderExcluir
  8. Olá moro junto com a minha mulher a 14 anos e a 18 anos que conheço, fomos morar juntos por conta de uma gravidez inesperada e ao longo desses anos tivemos vários problemas comi todo casa e família tem, fui infiel algumas vezes e a mesma descobriu. Só que da última vez que aprontei minha mulher me deu o troco, fiquei mal e senti uma dor muito grande, desde então decidi mudar minha atitudes em relação a isso, porém ela não, de 2012 que descobri a primeira traição, ela ja me traiu mais duas vezes, foi muito difícil, conversamos mas ela sempre usa a desculpa que não confia em mim e usa o passado como desculpa para errar. Sou um bom marido, pelo menos eu acho! Ela faz faculdade, não trabalha, faz academia em fim, não cobro nada... mas tenho medo de continuar nessa vida.. muito sofrimento.
    Agora descobri que me traiu com um cara que já havia me traído.
    Eu gosto muito dela e amo minha filhas de 14 e 13 anos, tenho medo de sair de casa e deixa a família que construí.. em fim.. não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou casada a 8 anos e diversas vezes peguei traições consumada do meu companheiro,aí dos últimos quatro anos pra ele tinha parado pois,eu já tinha falado que se eu pegasse não voltaria mais,tivemos dois filhos lindo.porem agora descobri conversa dele com outra mulher,mais não passou disso,porém a insegurança tomou conta de mim novamente,não estou justificando mais o fato de o ter coragem de ir além e consumar o ato,já não é um sinal de mudança?eu tô tão em dúvida mais meus filhos são muito apegado a ele e toda vez que viajamos q o pai não tá junto eles ficam doente de saudades.so que deixe claro a primeira coisa errada que eu pega agora eu largo,só voltei dessa vez pois minha família pediram pra mim da o último voto de confiança pelas crianças.espero que ele aproveite mais ainda tô em dudúvi se não fiz errado.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou casada há um ano, mas não no papel,moro junto. Temos um relacionamento há 6 anos. Todos sempre diziam que ele não prestava! Mas eu sempre acreditei na versão dele. Neste tempo todo nos separamos diversas vezes por causa de mulher. Ele sempre está aprontando, sempre peguei mensagens no cel dele. Nunca vi nenhuma que comprovasse que ele já chegou a se encontrar com alguma mulher. Mas as conversas sempre foram bem picantes. Eu tenho 23 anos e ele 31, ele é moreno alto, malha muito e chama bem a atenção... O ultimo caso, eu descobri a senha do facebook dele, e TODOS OS DIAS, quando ele me deixava no trabalho, ele mandava mensagem para alguma mulher "oi linda", "é solteira?"... agi friamente e fiquei uma semana tendo acesso a tudo, até que na ultima sexta da outra semana, uma mulher CASADA, que eu conheço e inclusive já estudei com ela, inicia uma conversa com ele, e aparentemente eles pareciam ser muito intimos, e no final da conversa ela manda uma foto da parte intima dela, e ele responde de um jeito que eu tenho NOJO de mencionar aqui... Eu o amo muito! Mas desde então não consigo mais confiar, eu contei tudo pra ele, que tinha descoberto a senha e tal, e ele nega até a morte que foi ele quem conversou com ela. colocou a culpa em um amigo!!!!!! Eu continuo com a senha, mas ele não faz mais nada, porque sabe que eu tenho acesso... Ele tem senha no celular dele, e eu não consigo saber o que ele faz pelo whats! Não estou feliz, alias é um relaciomento também agressivo... Mas eu o amo! Não sei o que fazer!

    ResponderExcluir