Ads (728x90)

.

Como terminar um relacionamento?

Nunca é fácil terminar um relacionamento, principalmente se ele já existe há algum tempo, seja pela dúvida em acabar ou continuar tentando ou ainda por não se saber de que forma terminar sem magoar a outra pessoa e a si mesmo. Nesse artigo vou tentar te ajudar:



Fique cara a cara
Terminar um relacionamento por telefone, pela internet ou via carta/bilhete é muita covardia com a pessoa que você já beijou e jurou amor, por mais que pareça difícil, terminar é algo que exige presença física. Não adianta fugir, mais cedo ou mais tarde vocês irão se ver de novo.


Deixe a pessoa pré avisada
         Diga que você tem um assunto importante para conversar com a pessoa e que ele não pode ser adiado. Marque um encontro no local estabelecido, encontro quer dizer que a pessoa vai te ver lá! Ela não pode te buscar em casa e nem você pode buscá-la na casa dela. Invente uma desculpa para isso. Agir assim já dará a ela ideia do tema da conversa, o que facilita a sua vida.


Escolha o lugar adequado
Existem pessoas que preferem terminar o relacionamento em um local público e outros que preferem um ambiente privado. Os especialistas no tema dizem que o lugar não faz muito diferença, mas eu particularmente discordo, o ideal é escolher um local onde você sinta seguro (a) e a vontade para dizer o que pensa sem ser incomodado (a). Um local público acaba por inibir que o outro tome atitudes exageradas como querer te agredir, fazer chantagem emocional ou algo do tipo, mas ele não deve ser muito movimentado para que vocês possam ter o mínimo de privacidade como, por exemplo, um barzinho, praça pública, restaurante praça de alimentação shopping, etc.

          Explique os seus motivos
Não resuma a sua conversa a simplesmente “Não dá mais, quero terminar” a outra pessoa tem o direito de saber por que está querendo finalizar o relacionamento de vocês. No entanto:
Evite clichês – falar coisas como “o problema não é você sou eu” além de ser vago soa muito falso e não ajuda outra pessoa a entender o ocorrido.
Seja sincero (a) – Diga a verdadeira causa pela qual deseja terminar...
      ·         Tenho planos para minha vida e sinto que suas ideias são muito diferentes das minhas...
      ·         Já não sinto por você o que eu sentia antes
  Explicar os seus motivos não é apenas bom para outra pessoa, mas também te ajuda a não se arrepender do que está fazendo e não se sentir culpado (a) por isso.

Tenha firmeza
         Enquanto você estiver expondo os seus motivos para terminar a outra pessoa pode começar a dizer que vai mudar (é clichê, mas muitos dizem), alegar que apesar se tudo te ama muito ou usar qualquer outro artifício para te fazer mudar de ideia. Por essa razão é necessário que você tenha certeza da sua decisão e seja capaz de resistir a pressão.

Seja coerente
         Se estiver querendo terminar uma relação não convém ficar de abraços, beijos e outros tipos de carícia durante a conversa, isso só vai deixar outra pessoa e a você mesmo confuso (a) quanto a decisão de romper. Mantenha a distância tanto fisicamente quanto em suas palavras, evite miguxismo (falar com voz melosa) e dar esperanças falsas.

Não seja você a dar vexame
         Talvez você até tenha motivos, no entanto além de pegar mal ,fazer coisas como gritar, ofender, tentar agredir fisicamente ou algo que o valha pode ainda te render um processo ou uma queixa na policia independente de você ser homem ou mulher.

Quero terminar, mas não consigo


Tenha clareza dos seus sentimentos

Qual a razão para você desejar terminar o seu relacionamento? A motivação precisa ser realmente forte e sincera, caso contrário ela não tem força o suficiente para manter a sua decisão:


Razão não sincera – acontece quando você não tem coragem de admitir o verdadeiro motivo pelo qual você quer terminar...
      ·        O que você diz: Meu namorado não tem nada a ver comigo
      ·        A verdade: Estou interessada em outro cara

Razão fraca – acontece quando você está insatisfeito (a) com a relação, no entanto, não existe um motivo bom o bastante para terminar o namoro ou você não tem certeza do que está te incomodando.

O que fazer? Acredito que a resposta aqui é obvia, descubra o verdadeiro motivo pelo qual você quer terminar e avalie se ele te deixa satisfeito ou não. Entenda que o motivo precisa ser bom somente para VOCÊ, ainda que o resto do mundo não compartilhe de sua opinião, afinal ninguém vai viver a sua vida.

Tenho medo de terminar e depois não conseguir outra pessoa
Esse é um medo muito comum em quem não teve outros relacionamentos ou que possui baixa autoestima. A verdade é que o mundo está cheio de homens e mulheres a procura de um amor, e sempre é possível encontrar alguém que goste de você mesmo que você não se goste. Nesse caso melhore a sua autoestima.
      ·        Dicas de paquera para tímidos
      ·        Como encontrar um amor

Ele (a) só me faz sofrer, mas ainda eu o (a) amo!
Para ser capaz de amar outra pessoa é preciso ser capaz de amar a si mesmo, por essa razão o amor verdadeiro não traz sofrimento. O que traz sofrimento é a paixão. Se você vive ao lado de alguém que lhe faz se sentir mal, mas ainda assim não consegue terminar esse relacionamento pode estar sofrendo de Dependência Emocional.

E se eu terminar e ficar pensando nele (a) depois?
        Essa pergunta (tão comum) demonstra que você não tem certeza se quer terminar ou não, provavelmente deve estar preso (a) em algum dos tópicos anteriores. Mesmo assim algumas dicas que podem te ajudar a esquecer de um relacionamento que acabou:
       ·        Como superar o fim de um relacionamento

Não gosto dele (a), mas tenho dó de terminar
Pena não sustenta um relacionamento, além disso, é extremamente egocêntrico, tanto você quanto o seu/sua parceiro (a) poderia estar em outro relacionamento onde existisse afeto de verdade 

Postar um comentário

Blogger
  1. Ótimas dicas!!! Ainda mais para quem tem de passar por uma situação tão complexa como essa, que parece ser simples, mas na prática não é, pois envolve um monte de questões por trás dela!!! Mas as orientações que foram dispostas aqui no site, são bem objetivas e corretas, pois aquilo que não queremos para nós, também não devemos querer para os outros, portanto, se não queremos sofrer e sermos felizes, não devemos fazer o outro sofrer e devemos dar a oportunidade, para que o outro também seja feliz!!! : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de você ter entendido o espirito da postagem, minimizar o sofrimento é sempre o nosso objetivo!

      Excluir