Por que nada dá certo para mim? 

Desde que me formei tenho escutado essa frase todos os dias, em geral tento ser educado ao responder e na faculdade somos orientados trazer isso aos poucos para os pacientes. Mas nesse artigo vou ser direto: A CULPA É TODA SUA!!!! Quer entender o motivo e o que fazer para mudar a sua realidade? Continue lendo...


O que é autossabotagem? Sabotagem é o nome dado a toda ação que visa prejudicar o trabalho ou esforço de outra pessoa, autossabotagem ou auto-sabotagem é quando você passa a fazer isso a si próprio.

Como alguém poderia querer prejudicar a si mesmo?  Quem pratica autossabotagem não faz isso deliberadamente, ele apenas tem comportamentos nocivos a sua própria vida e relacionamentos, por vezes esse individuo sequer tem noção que age desse jeito.

Como acontece a autossabotagem?

A autossabotagem acontece em geral em pequenos gestos ou comportamentos que fazemos de maneira inconsciente e não pensada como, por exemplo, acordar atrasado justamente no dia de uma apresentação importante no trabalho, esquecer que o (a) namorado (a) não suporta determinado comportamento justamente quando a relação dos dois está ficando mais séria. Porém alguns comportamentos autossabotadores são bem mais conscientes.

O ciclo da autossabotagem

 Esse fenômeno se refere a pessoas que possuem a tendência de apresentar comportamentos sabotadores sempre que se encontram em uma situação chave, no geral são exatamente o objetivo de vida delas ou algo que desejam muito:
           ·         Próximas a ganhar uma promoção no trabalho
           ·         A ter um relacionamento mais sério
           ·         Durante uma dieta
           ·         Nos seus estudos  
          Nessas situações essas pessoas apresentam certos comportamentos inconscientes que pode acarretar na eliminação da possibilidade dela atingir a meta que tanto almejava.
Exemplo de autossabotagem em ciclo:
 Uma mulher cujos três ex-maridos eram alcoólatras pode dizer que não tem sorte no amor, mas a verdade é que ela se relaciona com o mesmo tipo de homem que em geral ela conhece em bares...

     O sujeito cujo currículo profissional é ótimo, mas nunca consegue parar em um bom emprego, parece falta de sorte, porém toda vez que ele se vê envolto de responsabilidade ele começa a fugir e se esgueirar...

Comportamentos que nos sabotam:
         Escapismo ninguém quer ter problema e isso é algo totalmente natural, porém precisamos ter maturidade para admitir que temos problemas e juntar forças para resolve-lo e por vezes pedir ajuda a outra pessoa.
O escapista, porém nunca admite ter problemas, ele não acredita que seu filho está usando drogas, que a sua empresa está falindo ou que o seu casamento está acabando. Vive tentando “tampar o sol com uma peneira” e o resultado é que as coisas vão degringolando sem que ele tome alguma atitude.

    Medo Talvez esse seja o maior sabotador conhecido, é justamente o medo que te impede de fazer alguma coisa nova que poderia  mudar sua vida para melhor ele te faz preferir permanecer estagnado a ter que enfrentar um novo desafio.
O medo te faz fraquejar e recusar coisas que poderiam ser boas para você como promoções, convites para um novo emprego, pedidos de namoro e coisas do tipo.

       Auto ilusão

o individuou enxerga a sua realidade e/ou a si próprio como sendo perfeitos quando a verdade está bem longe disso um exemplo é a esposa que acredita que o seu marido é um homem maravilhoso guando este é alguém infiel, insensível e pouco afetuoso. 
O problema da auto ilusão é justamente te fazer viver em uma falsa felicidade quando poderia estar sendo feliz de verdade.  

     Falta de força de vontade a maioria dos nossos sonhos demanda que façamos certos sacrifícios e que abramos mão de alguns prazeres em nome do bem maior. Quando falta força de vontade você desiste da sua dieta no meio, gata o dinheiro que estava ajuntando para comprar a sua casa ou carro etc. 
  

Por que você se sabota?

Baixa autoestima: pessoas que não gostam de si mesmas costumam acreditar que não merecem ter uma existência feliz e prospera e quando se vêem em uma situação em que sua vida esteja realmente bem elas passam a se sentir como se vivessem uma farsa, que não pertencem aquele lugar ou que em algum momento tudo isso lhe será tirado. Exemplo famoso disso é o jogador de futebol que abandonou a vida de luxo na Europa para voltar a morar na favela em que nasceu.

Programação na infância: as palavras que nos são ditas durante a infância acabam por ressoar por toda nossa vida, principalmente aquilo é falado por nossos pais, afinal quando somos crianças não sabemos quem somos (nosso nome, dia que nascemos etc.) são os nossos pais que nos dizem quem somos nós e se o que eles dizem são coisas ruins:
      ·         Você nunca vai ser nada na vida
      ·         Você faz tudo errado
      ·         Você só atrapalha

Na vida adulta você pode ainda acreditar nisso e agir de acordo com essa programação e fazendo tudo errado, atrapalhando e se esforçando para não ser ninguém na vida.

Ganho secundário:

os nossos fracassos também nos dão alguma forma de beneficio, o perdedor recebe consolo de todo mundo, quem está doente e liberado de várias obrigações e os excluído auferem diversos direitos, isso é o que chamamos de ganho secundário. Algumas pessoas preferem obter o ganho secundário a ter o premio principal. Um exemplo atual é a (o) jovem que ao sabotar o seu relacionamento fixo se “consola” na balada onde tem a liberdade de ficar com várias pessoas...       


Como parar de se sabotar?

Saiba quem é você e o que você faz Primeiro passo para parar de se sabotar é se conhecer de verdade, reconhecer que se sabota.
       ·         Autoconhecimento como conhecer si mesmo 

Procure entender por que faz isso O segundo passo é buscar compreender os motivos pelo qual você vem se sabotando: baixa autoestima? Medo, ganho secundário ou teria outra causa?
·         Mudar a personalidade é possível?

Pare de agir no automático Pense e repense as suas ações, mude as suas atitudes e tente se comportar de maneira diferente do que você está habituado.
Mude sua forma de pensar desconstrua velhas formas de pensamento, principalmente aqueles que são limitadoras e cheias de conclusões errôneas que só te levam a ruína.
·         O que são pensamentos automáticos