Ads (728x90)

.

Como ser feliz?

A felicidade é sem dúvidas o bem supremo, é aquilo que todos nós buscamos em nossa estada na terra. Mas por que será que tantas pessoas passam os seus dias a se queixar que nunca a conheceram?

O que é felicidade?

Podemos definir felicidade como o estado de satisfação e bem estar mental e emocional. Você percebeu que eu ignorei os fatores físicos, fiz isso por que é comum que ver pessoas que apesar de estarem doentes ou com outro problema visível ainda alegam serem felizes, ao passo que há pessoas saudáveis que afirmam que são infelizes. Diferentemente da alegria a felicidade é durável e não apenas momentânea, claro que a felicidade pode ser temporariamente interrompida, mas em geral quando uma pessoa é feliz ela se encontra nesse estado a maior parte de sua vida.

O que fazer para ser feliz?


Felicidade não é sinônimo de vida fácil
Existem pessoas que acreditam que só é feliz quem pode ficar 24 horas por dia na beira de uma piscina sem fazer nada. Se isso fosse verdade quase ninguém nesse mundo seria afortunado, aliás, mesmo quem pode viver desse jeito quase sempre arruma algum desafio para si próprio, pois uma vida sem dificuldades é apenas uma existência vazia e monótona. São justamente os problemas que tornam a nossa história tão bela, afinal quando você vence um empecilho, tudo na sua existência parece ser melhor. Em resumo, só sabemos o que é doce por conhecermos o que é amargo.

Não existem condições para ser feliz
        Infelizmente muitos criam condições para suas felicidades, dizendo que só poderão ser felizes se tal coisa acontecer:
·         Só serei feliz quando eu me casar
·         Quando me formar
·         Mudar de emprego
·         Pagar todas as minhas dívidas
Agindo desse modo obriga a sua mente a empurrar a qualquer expectativa de felicidade para um futuro distante, que talvez nem chegue.
Há vários anos muitas equipes de cientistas pesquisam sobre a felicidade e a coisa mais interessante que eles descobriram é que a felicidade não depende de nenhum fator externo, ou seja, ser feliz só depende de você.

Não seja vítima
Ser vítima é acreditar que só não se tem aquilo que se deseja e merece por conta de algum fator externo, em geral por culpa de outra pessoa:
·                        Meu chefe não paga o que eu mereço
·                        Meu marido (mulher) me trata mal
·                        Ninguém me dá uma chance
Perceba que quando age dessa forma está tirando todo o poder de suas mãos e o dá para a outra pessoa. Isso te deixa impotente, te torna uma vítima, o que não é verdade, você é o autor da sua vida e possui o poder de mudá-la se assim quiser.

Mude de caminho
        

A felicidade não é um lugar que se encontra apenas quando lá se chega, na verdade ela é o caminho que se trilha, pode ser o caminho dos estudos e vida acadêmica, o caminho da família e filhos, do trabalho e carreira e infinitos outros sem contar as trilhas entre eles.
Por vezes acontece de algo te impedir de seguir o caminho que escolheu, mas ao invés de se entregar a infelicidade, tente encontrar a sua felicidade em outro lugar, por outro caminho, com outra pessoa... Em fim existem várias formas de ser feliz, por isso não fique preso(a) a única idéia seja receptivo(a) sempre existem outra possibilidades.

Deixe o passado para trás
        Um das coisas que mais dificultam a felicidade é ficar preso ao passado. Remoer dia após dias coisas que já aconteceram e não podem ser mudadas só te trazem amarguras e te impedem de buscar um novo caminho para a sua alegria.

Não veja apenas as coisas ruins
      O causa mais provável para você não ser feliz é que dá muita ênfase aos acontecimentos ruins da sua vida e ignora ou minimiza o que acontece de bom. Com esse tipo de pensamento a felicidade se torna impossível. Felizmente isso tem solução leia os artigos:

Mude velhas atitudes
Existem certos comportamentos que simplesmente sabotam qualquer tipo de felicidade como exemplo:
     ·         Relacionar-se sempre com o mesmo tipo de pessoa (o tipo que te faz sofrer).
      ·         Querer resolver tudo sozinho e depois não dar conta do problema e ficar sem tempo.
       ·         Gastar mais do que ganha e viver endividado (a)

Vou dar esses três exemplos apenas para ilustrar do que eu estou falando, porém faça uma auto-analise e veja quais comportamentos seus estão dificultando a sua vida, esse processo será mais eficiente se contar com a ajuda de um psicólogo.

Cuide da sua autoestima
Estou sempre falando dela, mas sem dúvida esse é um fator fundamental para a felicidade, enquanto você não se amar nada no mundo vai ser realmente bom.

Cuide das suas relações

Ninguém é feliz sozinho, mas pode ser infeliz se estiver mal acompanhado, por isso dedique tempo e paciência aos seus relacionamentos, não apenas os amorosos, mas  também com seus pais, filhos, professores, chefes, companheiros de trabalho etc.  

Postar um comentário

Blogger