Ads (728x90)

.

Como melhorar a concentração

                Uma boa concentração é capaz de melhorar vários aspectos da sua vida, seja financeira, profissional ou pessoal. Concentração amplia sua capacidade de memorização, evita que você sofra acidentes, entre em uma furada e ainda aumenta sua aptidão em diversos setores. Diante dessas vantagens vamos ver o que fazer para melhorar a sua concentração.

Durma bem
         A concentração, assim como as outras funções mentais, é extremamente influenciada por fatores orgânicos como, por exemplo, o sono. O sono ajuda o corpo a produzir substâncias essências para o bom funcionamento do cérebro e a falta e/ou insuficiência de sono são as principais causas de desatenção. Se você possui dificuldades em dormir ou tem dormido mal a Postagem livre-seda insônia pode te ajudar.

Alimente-se bem
        Pode não parecer, mas uma alimentação balanceada ajuda e muito na sua concentração, isso por que algumas comidas contêm substâncias que regulam as atividades cerebrais e fazem nossa mente funcionar de maneira melhor e mais eficiente. Eu falei quais são esses alimentos no artigo Alimentos para Depressão

Resolva os seus conflitos
      É difícil se concentrar enquanto uma nuvem de problemas e preocupações povoa a sua cabeça. Entendo que talvez você queira melhorar a sua concentração justamente para solucionar tais problemas, mas talvez esteja indo pelo caminho errado. Caso não consiga resolver seus conflitos sozinho (a) busque por alguém que possa te ajudar.
·         Como se preocupar menos

Faça exercícios de relaxamento
       
        A ansiedade tem sido um problema para quase tudo na sociedade moderna, porém quando falamos de concentração ela se torna a principal adversária. Na maioria dos casos é a ansiedade que te faz querer largar tudo, que te leva a pensar em outro assunto e por ai vai. Felizmente os exercícios de relaxamento conseguem acalmar a mente por pelo menos algum tempo, Por isso lembre-se de realizar algum exercício de relaxamento antes de fazer qualquer coisa que demande maior concentração.

Realize atividades desafiadoras
        Resolver enigmas e charadas, montar quebra cabeças, fazer palavras cruzadas são coisas que obrigam sua mente a manter o foco dificultam a distração.  Se for possível procure um trabalho/emprego em alguma coisa que te faça se sentir constantemente desafiado, se não for possível busque um hobby que faça isso.

Exercícios de concentração

           Existem alguns exercícios que se dizem capazes de aumentar a capacidade de concentração/atenção de um individuo. Alguns desses exercícios já são utilizados há décadas e permeiam várias culturas e sociedades, muitos possuem eficácia cientificamente comprovada e outros não, entretanto acho que vale a pena conhece-los, porém aqui irei elencar apenas os que eu considero mais eficientes:

O relógio
Material necessário: um relógio de ponteiro (corda ou bateria) que esteja funcionando.

Como fazer: Mantenha os seus olhos fixos no ponteiro de segundos, não pense em nada, apenas observe o ponteiro do relógio, assim que perceber que teve o primeiro pensamento que não seja observar o ponteiro veja quantos segundos se passaram entre começar o exercício e ter o pensamento (não serão mais que pouquíssimos segundos) tente aumentar o tempo que você consegue manter o pensamento fixo no ponteiro a cada nova tentativa.

A moeda:
Material necessário: uma moeda de qualquer valor.

Como fazer: Observe uma face de uma moeda o maior tempo que puder. Em seguida feixe os seus olhos e tente rever mentalmente o mais detalhadamente  possível a imagem que  que você observou, abra olhos e veja que detalhes esqueceu (isso costuma ser decepcionante). O objetivo é conseguir criar uma imagem mental perfeita do objeto, quando conseguir fazer isso faça o mesmo com a outra face da moeda, com o moedas de outros valores etc. Com o passar do tempo você pode passar realizar esse exercício com objetos mais complexo.

OBS: Para funcionar esses exercícios precisam ser repetidos todos os dias  ainda que apenas alguns minutos diários,  por um período superior a um mês. Quanto mais repeti-los maiores serão os resultados. 

Para você não se distrair:

Viva em um ambiente organizado: Uma pessoa com baixa concentração pode se distrair facilmente com qualquer estimulo, então para que você consiga manter a atenção firme diminua a quantidade de estímulos no seu ambiente. Mantenha a sua casa organizada com tudo em seu devido lugar
  
Crie uma rotina: Ter uma hora certa para realizar as sua atividades cotidianas (acordar, almoçar, estudar etc.) vai te ajudar a se encontrar e evitar que você esqueça compromissos e tarefas.

Compartilhe responsabilidades Se você fizer tudo sozinho vai ter uma grande chance de se atrapalhar e esquecer alguma coisa.

Vide a bula: alguns medicamentos como, por exemplo, antidepressivos, remédios para dormir, estimulantes de apetite e antialérgicos diminuem a capacidade de concentração e memorização. Se achar que o seu remédio está influenciando negativamente a sua atenção converse com o seu médico.

Postar um comentário

Blogger
  1. Melhor site que já entrei em toda minha vida. Parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. - Mudar a rotina, isso aumenta a concentração fazendo vc pensar sobre oque está acontecendo e oque mudou. De certa maneira seu pensamento se expande em um espaço muito mais amplo, ficando aberto e ligado ao oque está acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia falar sobre isso, mas como usei no artigo sobre criatividade acabei por deixar de lado, mas vou incluir mais tarde... O brigado por lembrar!

      Excluir