Ads (728x90)

.

Como desenvolver a força de vontade?
           

Vícios, mania, depressão, pânico, etc. para que esses e outros problemas sejam resolvidos é necessário que exista uma grande dose de força de vontade. O problema que essa é uma virtude que poucos desenvolvem, por essa razão vamos lhe dizer o que fazer para ter mais força de vontade.

1.   Livre-se da dúvida e da indecisão
           Se você não sabe o que quer ou para onde deve ir é impossível que a sua vontade se desenvolva. Uma pessoa decidida e determinada é alguém com uma ótima força de vontade. Por essa razão reflita sobre suas dúvidas e sobre tudo o que tem te mantido estagnado no mesmo lugar. Não se pode caminhar paralelamente por dois caminhos, você precisa optar por um e descartar o outro, caso contrário poderá permanecer parado. Descubra o que você realmente quer e corra atrás disso.
·         Como solucionar problemas
·         Dicas para se preocupar menos

2.   Vença o medo
             É liquido e certo que inúmeras vezes usamos a indecisão como uma desculpa para não ter que tomar uma atitude, nessas situações o que realmente está nos bloqueando é o medo. Medo do que?   
   1.   De se machucar
   2.   Machucar outras pessoas
   3.   De falhar
   4.   Decepcionar aos outros
            Isso só para citar alguns exemplos, porém somente você é capaz de determinar qual é a verdadeira causa dos seus medos.
            Há algum tempo atrás eu publiquei um artigo chamado Técnica para vencer o medo, apesar de ele estar mais voltado as fobias, acredito que pode ser usado para outros tipos de medo.

3.   Trabalhe a sua autoconfiança
           Acreditar mais em si mesmo e não temer as conseqüências das suas ações cria em sua mente o terreno fértil que faz surgir à força de vontade.      Não vou me aprofundar nisso, pois no trato esse assunto de forma mais profunda no artigo Como aumentar a autoconfiança.

4.   Esteja motivado
           Motivação é a energia que propulsiona praticamente todos os comportamentos humanos e não é diferente com a força de vontade, se aquilo que você deseja realmente vale o esforço então o seu anseio se torna mais forte. Crie uma lista com todos os motivos que você tem para manter a sua força de vontade e leia ela pelo menos uma vez por dia.

5.   Facilite a boa escolha
              A nossa força de vontade costuma falhar por que é muito mais fácil ceder ao erro do que resistira ele. Uma solução para isso é tentar dificultar acesso a tudo o que for necessário para praticar o vício e facilitar as coisas que levam a virtude. Por exemplo, se deseja emagrecer evite ter doces e outras guloseimas em casa, pois se elas já estão próximas é mais difícil resistir a pressão, por outro lado alimentos saudáveis devem estar facilmente acessíveis e em abundância.

6.   Uma coisa de cada vez
          Se você tentar evitar diversas tentações ou modificar vários hábitos de uma vez só existe mais possibilidades de você não conseguir resistir afinal serão vários inimigos contra apenas um lutador. Vença cada coisa de uma vez e a cada vitória sua força de força de vontade será mais resistente.

7.   Tenha orgulho de si mesmo
           Há alguns anos atrás Kurt Gray, pesquisador de Harvard conclui que quem ajuda ao próximo possui maior força de vontade. Não é difícil compreender o motivo, pessoas altruístas possuem uma melhor autoestima e autossatisfação e quando você está bem com si mesmo não precisa buscar satisfação no mundo externo.

8.   Durma bem
            Um acusado de cometer a um crime por vezes é submetido a longas horas de interrogatório o objetivo é que a falta de sono mine  a sua força de vontade e ele (a) não consiga mais esconder a verdade. Dormir bem e com qualidade aumenta e muito a sua força de vontade então durma o melhor que puder.

9.   Como bem
           Se você estiver bem alimentado terá maior resistência ás tentações, esse fato já foi apontado por estudos científicos. Não estou dizendo para você comer muito, mas que tenha um intervalo menor entre as refeições, passe a fracionar sua alimentação em 5 refeições diárias (como sugerem os nutricionistas).
10. Treine a sua força de vontade
        Você pode tornar a sua força de vontade mais poderosa através de pequenos exercícios que você pode praticar diariamente:

Mudança de hábitos: pequenas mudanças de costume ajudam a fortalecer a sua vontade, por exemplo, passar a pentear o cabelo com a mão esquerda (se você é destro e o inverso se for canhoto) ou escovar os dentes com a mão oposta a mão que se costuma usar. Dormir de lado diferente da cama, etc.

Vencendo pequenas tentações: levantar da cama no primeiro toque do despertador, deixar passar aquela ultima batata frita do pacote ajudam treinar a sua resistência as tentações            

Postar um comentário

Blogger
  1. Boa tarde. Li alguns tópicos deste blog e os considerei muito esclarecedores. Parabéns pelo trabalho, vou revê-los sempre que precisar.

    ResponderExcluir