Ads (728x90)

.

Para que entender as emoções? 
Elas são responsáveis por boa parte das nossas decisões, muitos dos nossos comportamentos são determinados por elas. Se não bastasse isso, pesquisas recentes têm comprovado que as emoções possuem grande influência sob o sistema imunológico e consequentemente no surgimento e cura de diversas doenças. Por esses motivos vale a pena entender melhor o que são emoções.

O que são emoções?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, emoções não são coisas subjetivas que acontecem apenas dentro da mente humana.Trata-se de experiências que envolvem reações orgânicas, bioquímicas e comportamentais. As emoções modificam a frequência cardíaca, a respiração, coloração da pele, tonicidade muscular, além de provocar diversas outras alterações no organismo.
As emoções são comportamentos observáveis, ou seja, um observante externo pode compreender que tipo de emoção um sujeito está sentindo, desse modo, as emoções podem ser objetos de estudo científico.

Como acontecem as emoções?

Para te ajudar a compreender melhor esse fenômeno vou dar como exemplo uma situação em que a emoção “medo” aparece.  Imagine a seguinte situação... Uma mulher se depara com um cão feroz, os seguintes fenômenos acontecem:

Vamos explicar a imagem:
1.   Um estímulo externo é percebido pelo sujeito  
2.   Com base em suas experiências pessoais e culturais a moça identifica o estímulo como sendo algo perigoso, a amígdala Cerebral é ativada
3.   Uma mensagem de alerta é enviada para o hipotálamo, este envia uma mensagem ao sistema endócrino para liberar hormônios de estresse (adrenalina e cortisol)
4.   O raciocínio fica mais rápido, o batimento cardíaco aumenta e eleva o fluxo sanguíneo nos membros (braços e pernas). O corpo libera mais glicose, o que significa mais energia para uma reação, a pupila se dilata, o que melhora momentaneamente a visão
5.   O individuo está pronto para lutar ou fugir.

Para que servem as emoções?

 Além de deixar o organismo preparado para uma resposta adequada ao estímulo que se apresenta as emoções facilitam na identificação e ainda promovem uma reação rápida a situação. Do mesmo modo que o medo as outras emoções e sentimentos intensos liberam certos hormônios para que o organismo reaja à situação na qual se encontra da maneira mais adequada.

Qual a diferença entre sentimentos e emoções?

O colorido representa o sistema límbico 
As emoções são reações puramente instintivas, já os sentimentos são as emoções processadas pela razão humana. Colocando em termos biológicos, enquanto as emoções acontecem principalmente no sistema límbico, os sentimentos perpassam pelo lóbulo frontal do cérebro.  Desse modo os sentimentos tendem a estar ligados a uma emoção.
Alguns teóricos sugerem que a emoção é a parte observável enquanto o sentimento é a parte subjetiva do mesmo fenômeno.

Animais sentem emoções?

A Psicologia é a ciências que estudo o comportamento humano e animal, muito embora a Etologia esteja mais bem capacitada para este último, ainda assim essa pergunta está dentro do tema do Psicologo.com. Charles Darwin postulou que muitas das nossas emoções e sentimentos são resquícios herdados de ancestrais comuns entre os homens e os atuais animais, afirmando que as emoções possuem um papel muito importante para a sobrevivência.
Desse modo é inegável que os animais possuem sim emoções, não apenas as primárias: medo, raiva, alegria e tristeza como as secundárias como o ciúme por exemplo.