Ads (728x90)

.
Cesar Augusto S. Borella. Tecnologia do Blogger.

A insegurança e o ciúme

Ciúme e insegurança muitas vezes são utilizados como sinônimos, isso faz muito sentido, pois o ciumento em geral é alguém que não confia em si mesmo. Essa falta de confiança pode estar relacionada aos seus atributos físicos, habilidades românticas ou a ideia de inabilidade e falta de capacidade de lidar com o mundo. A insegurança também pode estar relacionada ao outro. Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre esse assunto: 
Leia também:

 Vença a insegurança e o ciúme
Quando falta confiança no outro
         Não consigo confiar na minha mulher” e “acho que meu marido está me traindo” são com toda certeza os comentários que mais recebo no Psicologo.com. Essa desconfiança no outro é a base de muitos casos de ciúme. Ma o que é possível fazer?

Deixe o passado para traz
        A experiência de ter sofrido uma traição pode ser algo realmente horrível, porém enquanto você não se libertar desse passado vai ser incapaz de ser feliz. Sei que isso não é algo simples, por isso recomendo que você busque o apoio de um (a) psicólogo (a), os artigos O que fazer após uma traição e Liberte-se dos fantasmas do passado, vão te trazer maiores informações.

Não se impressione com a experiência negativa dos outros
         É muito comum que o ciumento tenha visto alguém próximo e querido sofrer por causa de um cônjuge infiel. Não é raro que esse histórico de sofrimento e infidelidade tenha acontecido dentro de casa, com os seus pais. Isso, no entanto não motivo para se tornar paranoico, não seja tão influenciável.

Não dê importância para o que os outros dizem
        Tome cuidado com as pessoas com quem tem tomado conselhos e fazendo confidências. Por vezes pessoas mal intencionadas e invejosas se disfarçam de seu amigo somente para semear a desconfiança e a dúvida dentro do seu relacionamento. Por isso não se deixe influenciar por comentários maldosos, piadinhas e coisas desse tipo.

Quando a falta de confiança é em si mesmo


Torne-se independente
A dependência emocional é outra forte característica dos ciumentos. Não é incomum que o cioso seja extremamente inseguro e necessite da aprovação e apoio incondicional do seu parceiro para enfrentar situações comuns do cotidiano. Uma pessoa emocionalmente dependente é extremamente ciumenta, pois até mesmo a simples ideia de ficar sem o (a) companheiro (a) já lhe causa insegurança e angustia.
Descubra se você sofre desse problema e veja como se livrar dele lendo o artigo O que é Dependência Emocional.
É importante também que você acredite que é capaz de aquentar os problemas do cotidiano sem ter alguém te respaldando sempre, por isso Aumente sua autoconfiança, isso lhe fará muito bem.

Torne-se mais atraente
        Em muitas situações o ciumento acredita que ninguém mais além do atual parceiro será capaz de se interessar por ele. É obvio que isso é apenas um sintoma de baixa autoestima, porém ao invés de aprisionar a “única oportunidade da sua vida” foque em se tornar alguém que possa atrair outras pessoas. 
        Melhore o seu visual, cuide da sua aparência, vá ao dentista, ao dermatologista, cuide do cabelo, compre roupas novas etc.
        Aprenda a ser uma pessoa mais sociável e desenvolva uma personalidade que cative quem estiver ao seu redor. Leia as postagens: Como ser Sociável e Melhore sua autoestima.

Fortaleça a sua relação
        Tenho notado, pelos casos que chegam até a mim, que na maioria das vezes o ciúme é uma mistura de falta de confiança em si mesmo e confiança no outro. A melhor forma de modificar isso é fortalecendo a relação, ao fortalecer a relação você irá compreender que não existem razões para não confiar no seu companheiro (a) e também vai perceber que é amado por alguém fato que influencia de forma positiva a autoconfiança.

Postar um comentário

Blogger
  1. CIUME E POSE!
    E NADA E MEU DE VERDADE!
    TUDO E EMPRESTADO POR UM TEMPO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Tudo que temos na verdade é emprestado, cabe a nós aproveitar o máximo possível.

      Excluir