Ads (728x90)

.

A insegurança e o ciúme

Ciúme e insegurança muitas vezes são utilizados como sinônimos, isso faz muito sentido, pois o ciumento em geral é alguém que não confia em si mesmo. Essa falta de confiança pode estar relacionada aos seus atributos físicos, habilidades românticas ou a ideia de inabilidade e falta de capacidade de lidar com o mundo. A insegurança também pode estar relacionada ao outro. Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre esse assunto: 
Leia também:

 Vença a insegurança e o ciúme
Quando falta confiança no outro
         Não consigo confiar na minha mulher” e “acho que meu marido está me traindo” são com toda certeza os comentários que mais recebo no Psicologo.com. Essa desconfiança no outro é a base de muitos casos de ciúme. Ma o que é possível fazer?

Deixe o passado para traz
        A experiência de ter sofrido uma traição pode ser algo realmente horrível, porém enquanto você não se libertar desse passado vai ser incapaz de ser feliz. Sei que isso não é algo simples, por isso recomendo que você busque o apoio de um (a) psicólogo (a), os artigos O que fazer após uma traição e Liberte-se dos fantasmas do passado, vão te trazer maiores informações.

Não se impressione com a experiência negativa dos outros
         É muito comum que o ciumento tenha visto alguém próximo e querido sofrer por causa de um cônjuge infiel. Não é raro que esse histórico de sofrimento e infidelidade tenha acontecido dentro de casa, com os seus pais. Isso, no entanto não motivo para se tornar paranoico, não seja tão influenciável.

Não dê importância para o que os outros dizem
        Tome cuidado com as pessoas com quem tem tomado conselhos e fazendo confidências. Por vezes pessoas mal intencionadas e invejosas se disfarçam de seu amigo somente para semear a desconfiança e a dúvida dentro do seu relacionamento. Por isso não se deixe influenciar por comentários maldosos, piadinhas e coisas desse tipo.

Quando a falta de confiança é em si mesmo


Torne-se independente
A dependência emocional é outra forte característica dos ciumentos. Não é incomum que o cioso seja extremamente inseguro e necessite da aprovação e apoio incondicional do seu parceiro para enfrentar situações comuns do cotidiano. Uma pessoa emocionalmente dependente é extremamente ciumenta, pois até mesmo a simples ideia de ficar sem o (a) companheiro (a) já lhe causa insegurança e angustia.
Descubra se você sofre desse problema e veja como se livrar dele lendo o artigo O que é Dependência Emocional.
É importante também que você acredite que é capaz de aquentar os problemas do cotidiano sem ter alguém te respaldando sempre, por isso Aumente sua autoconfiança, isso lhe fará muito bem.

Torne-se mais atraente
        Em muitas situações o ciumento acredita que ninguém mais além do atual parceiro será capaz de se interessar por ele. É obvio que isso é apenas um sintoma de baixa autoestima, porém ao invés de aprisionar a “única oportunidade da sua vida” foque em se tornar alguém que possa atrair outras pessoas. 
        Melhore o seu visual, cuide da sua aparência, vá ao dentista, ao dermatologista, cuide do cabelo, compre roupas novas etc.
        Aprenda a ser uma pessoa mais sociável e desenvolva uma personalidade que cative quem estiver ao seu redor. Leia as postagens: Como ser Sociável e Melhore sua autoestima.

Fortaleça a sua relação
        Tenho notado, pelos casos que chegam até a mim, que na maioria das vezes o ciúme é uma mistura de falta de confiança em si mesmo e confiança no outro. A melhor forma de modificar isso é fortalecendo a relação, ao fortalecer a relação você irá compreender que não existem razões para não confiar no seu companheiro (a) e também vai perceber que é amado por alguém fato que influencia de forma positiva a autoconfiança.

Postar um comentário

Blogger
  1. CIUME E POSE!
    E NADA E MEU DE VERDADE!
    TUDO E EMPRESTADO POR UM TEMPO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Tudo que temos na verdade é emprestado, cabe a nós aproveitar o máximo possível.

      Excluir
  2. Namoro há 9 meses. Duas semanas antes de conhece -lo raspei meu cabelo para doação no outubro rosa. Sempre fico mal querendo meu cabelo grande e sempre acho q ele deveria estar com uma mulher de cabelos longos. Outro problema q temos é a questão social, ele tem uma situação financeira bem melhor q a minha e mora num local melhor, isso me deixa mal pois passei por problemas financeiros e ainda estou me recuperando. Mas me deixa mal saber que se vamos sair com amigos dele, eles estarão sempre mais bem vestidos que eu. E de uns tempos pra cá tenho achado q ele vai ficar dando em cima das minhas amigas. Não tenho materialidade para afirmar traições, mas vejo q minha auto estima está baixa, que não tenho motivação para me arrumar. Gostei muitos dos artigos. Obrigada por este espaço de desabafo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problemas financeiros são resolvidos e cabelos voltam a crescer. Para um homem a situação financeiros de uma mulher não são relevantes, aliás a maioria prefere estar com uma mulher que ganhe menos e tenha menos bens (é machista, porém infelizmente ainda verdade). A beleza pode atrair no primeiro instante, no entanto não isso que segura uma relação, se quer ter um namorado fiel aprenda a ser sua melhor amiga afinal um homem pode até trair uma namorada, mas nunca traí um amigo. Não deixe que ideias fugazes minem a sua autoestima.

      Excluir
  3. Realmente temos que deixar passa o que passou se quisermos ser feliz e o ciume e a falta de segurança atrapalha qualquer relacionamento. Para vencer a insegurança não é tão fácil mais é possível. link http://bit.ly/como-vencer-insegurança

    ResponderExcluir
  4. Tenho 24 anos e estou namorando a 8meses , so que tenho muuuito ciumes dele
    desconfio o tempo inteiro , compreendo que preciso de ajuda psicologica , pois ele falou q nao vai me suportar assim, e toda vez q ele fala sinto medo , choro , n qero perde lo
    me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que precisa de ajuda psicológica, então procure por ela! Aqui existem muitos artigos sobre esse tema, basta entrar em arquivo e na aba Ciúme ou digitar ciúme no buscador do blog.

      Excluir
  5. Tenho 26 anos, sofri crises de pânico logo ao termino de um relacionamento, estou em tratamento medicamentoso e faço terapia. Confesso que há momentos que ainda sinto muito ciumes chega ser obsessivo, mais tendo controlar é uma luta diária,eu diria que é um exercício, percebi na terapia que tenho a necessidade de controlar tudo e todos, esse fato é o que mais agrava a situação. Porém tenho sentido melhora, mas como eu disse é um exercício então tem que ser praticado varias e varias vezes. Quero parabenizar pelo artigo... Sempre quando sinto os sintomas do ciume ou insegurança me recorro a ele, e releio e lembro de uma frase da minha avó não é a cerca que segura o boi no pasto e sim o capim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A síndrome do pânico acaba a autoestima e autoconfiança das pessoas deixando as vezes emocionalmente dependente de alguém, não é a toa que é tão ciumento. Mas isso também é um sinal de que o seu problema ainda não está totalmente controlado.

      Excluir
  6. Estou na msm situação da amanda eu namoro a 1 ano e 4 meses e sinto ciúme mais insegurança em relação a minha parceira desconfio dela e certa vezes ela mim da motivo mais eu tenho medo de terminar com ela e não consiguir mim relacionar novamente e de entrar em depressão queria um conselho ou ajuda de alguem

    ResponderExcluir
  7. Olá...namoro há 3 anos, nosso relacionamento sempre fora meio turbulento entre idas em vindas . Num asses episódios ,descobri que ele me traía com a "amiga" dele ,uma guria que eu nunca engoli. Descobri através de conversas nas redes sociais. Fiquei muito mal, a gente havia acabado de reatar , pensei em terminar de uma vez por todas, mais amo muito ele,então decidi perdoar e Tocar em frente.
    Porém não consigo mais confiar nele , embora eu tenha certeza de quero não fará mais isso, um "demoniozinho" fica buzinando dentro de mim que ele pode sim me engana de novo, só o fato dele estar online no wathsapp e não estar falando comigo já me desperta uma ira sem controle.
    Ele não me dá motivo pra isso , eu sei que o problema sou eu. Preciso de ajuda profissional, ou vou botar tudo a perder :(
    O que eu faço???

    ResponderExcluir
  8. Eu estou em uma relação com a minha parceira já a um ano. E estamos agora distantes um do outro então nisso eu Axo que está a haver muita insegurança relação a nós eu não lhe sinto muito presente ou não lhe sinto firme nesta relação k faço

    ResponderExcluir