O que é timidez?

     Existem muitas definições sobre o que é timidez, porém prefiro defini-la como o padrão de comportamento de evitar situações de interação social, isso é motivado por sentimentos de inibição e insegurança frente a outras pessoas. Isso mesmo, quem é tímido tem como principal preocupação aquilo que os outros poderão pensar a respeito daquilo que ele diz, faz ou sente. Desse modo a timidez está ligada ao medo de ser avaliado negativamente ou rejeitado por outras pessoas.
    A timidez por vezes é traduzida como sinônimo de inibição, e de fato é um pouco difícil destingi-las. A inibição é um sentimento também relacionado ao medo de ser avaliado pelo outro. Entretanto a inibição ocorre em situações específicas, como por exemplo, ao ter que falar em público ou ao pedir informação a um estranho, já a timidez é um traço de personalidade.

Sinais ou sintomas de timidez:

Ø  Excesso de auto-avaliação negativa
Ø  Baixa autoestima
Ø  Sentimentos de inadequação ou incapacidade
Ø  Dificuldade em manter o contato visual (olho no olho)
Ø  Transpiração
Ø  Taquicardia (coração acelerado)
Ø  Ruboramento (ficar vermelho)
Ø  Dificuldades de falar (gagueira ou branco)
Ø  Aperto no peito

Faça o teste: Você é tímido?

Causas da timidez  

   A timidez é em geral o resultado de uma autocrítica negativa muito exagerada, o tímido costuma acreditar, que ele é desastrado, que faz tudo errado, e que os outros não irão gostar dele ou irão criticá-lo.  Esses pensamentos podem ser frutos de experiências ruins do passado, pais muito exigentes ou pelo fato do individuo não ter adquirido aptidões sociais necessárias.

    Algumas crianças são naturalmente mais reservadas e introspectivas o que leva alguns especialistas a acreditarem que elas sejam tímidas. Baseado nisso consideram que a timidez tem causas genéticas, aqui é preciso considerar que algumas pessoas podem ser reservadas, porém nem por isso serem tímidas, preferir ficar sozinho é diferente de ter medo da avaliação dos outros. Pais tímidos podem passar aos filhos a ideia de que o mundo é inseguro, e os genitores não possuem boas habilidades sociais fica difícil para os filhos as desenvolverem.

Timidez e fobia social

    Por mais que a timidez prejudique as relações e diminua a qualidade de vida de quem a possui, ela por si só não pode ser considerada uma patologia ou transtorno psicológico. No entanto existe uma patologia cujas características muito se assemelham à timidez, eu me refiro a Fobia Social, a principal diferença entre as duas é que a Fobia social é mais intensa e incapacitante. Leia O que é Fobia social e entenda mais sobre essa doença.

Timidez e depressão

    Outra patologia que é constantemente confundida com timidez é a depressão, isso por que quem está em depressão apresenta também apresenta baixa autoestima, sentimentos de incapacidade e auto-depreciação. Pessoas depressivas também costumam falar pouco e baixo, apresentam também o comportamento de isolamento. Saiba mais sobre Depressão e Como sair da depressão.

Quem é mais propenso à timidez? 

    Quando falamos em faixa etária é fácil perceber que os jovens são os mais acometidos por esse problema, principalmente os encontram na adolescência. Em relação a gênero os homens são os que mais se queixam, curiosamente as pesquisas apontam que as mulheres são as maiores vítimas de timidez. Essa discrepância pode se dever ao fato de vivermos em uma sociedade em que é exigido que o homem tenha maior desenvoltura e iniciativa. 

Existe tratamento para timidez?

   A psicoterapia é o tratamento mais indicado e menos agressivo para timidez, entre as técnicas usadas pelos psicólogos na clinica desse problema estão:
v  Treino das competências e habilidades sociais
v  Gestão e controle da ansiedade
v  Treino de relaxamento
v  Modificação ou ressignificação cognitiva
v  Exposição às situações temidas (dessensibilização sistemática)
v  Psicodrama

É possível vencer a timidez?

    Para a maioria dos tímidos o problema passa com o tempo, muitas das pessoas que foram crianças e adolescentes tímidos (como eu) se  tornam adultos extrovertidos. Porém em alguns casos é necessária a intervenção de um profissional. No artigo Como vencer a timidez  estão alguns passos para quem quer se livrar da inibição e acanhamento.