Ads (728x90)

.

       

O amor é algo que deve trazer alegria, deve nos fazer felizes e satisfeitos com a nossa vida. Porém muitas relações são marcadas por sofrimento, desentendimentos, traições e brigas.  Nestes casos por um fim no relacionamento é com toda a certeza a melhor solução. O que ocorre é que mesmo sabendo que uma relação foi desastrosa existe a dificuldade em aceitar o fim dela. Afinal se dedicou boa parte de seu tempo e de sua energia para que ela desse certo.  Nesse artigo eu, Cesar Borella, irei tentar facilitar o processo de esquecer o relacionamento que acabou dicas fáceis de seguir:

11 dicas para esquecer um ex

01.  Fique um tempo longe
        É difícil esquecer alguém que você vê o tempo todo, por isso é fundamental evitar encontros com o (a) ex. Deixe de frequentar os locais que ele/ ela costuma ir, é claro que em alguns casos isso é difícil como, por exemplo, se seu/sua ex é do trabalho, faculdade ou escola. Entretanto quando for possível evite em vê-lo (a) por pelo menos três meses, esse é o tempo para se superar a ausência de alguém que se vê no dia a dia.

Leia também:


02. Livre-se das lembranças
        Ficar o tempo todo se deparando com presentes, fotos e coisas que lembram o (a) ex não contribui em nada com a tentativa de superar o fim do relacionamento. Por isso junte as coisas que lhe fazem recordar a relação e encaixote tudo, se possível faça doações e jogue no lixo o que não tiver serventia. 

03.  Aprenda a viver sem ela (e)
       
Faz-se necessário aprender a viver sem a presença dessa pessoa. Comece a tomar você mesma (o) as decisões que tomavam em conjunto, acostume-se a realizar sozinhas (o) as atividades que antes fazia em companhia do outro. Fazendo isso conseguirá aceitar melhor a separação e vai superar a insegurança de estar só.  

04. Evite as recaídas
        Não se deve reabrir feridas que estão cicatrizando, do mesmo modo não há necessidade de ficar novamente com quem se está tentando esquecer. Caso você esteja se sentindo carente ou solitária (o), procure a companhia de um (a) amigo (a), ou então invista em outra relação.

05. Fortaleça a sua autoestima
        Após o fim de um relacionamento ela costuma ficar baixa, seja por que nos sentimos culpados pela relação não ter dado certo ou por sentir que fomos abandonados. Ao invés de ficar na fossa, cuide mais de si mesma (o) se vista bem e dê um trato na aparência, esse também é um sinal de que está deixando o passado para trás. Na postagem Como melhorar a autoestima está algumas dicas para melhorar o seu amor próprio. 

06. Livre-se da culpa
        Comumente os sentimentos de culpa aprecem após uma separação. A culpa se manifesta através de frases como:
·         Se eu tivesse sido mais atenciosa (o)
·         Por que eu fui tão teimoso (a)
·         Por que eu não fui mais romântico (a)
·         Se eu cuidasse mais da aparência

        Esqueça os “Se” os “porquês”, o sentimento de culpa só fará você permanecer presa (o) a uma relação que acabou. Ainda que tenha realmente errado ou falhado perdoe-se e toque a vida para frente.

07. Lide com a raiva
       

Outro sentimento que surge após o fim de um relacionamento é a raiva. Raiva do (a) ex por ele (a) ter te magoado, raiva de um terceiro por ter influenciado no término ou ainda raiva de si mesmo (a). O ideal é que eu você Aprenda a lidar com a raiva e a extravase em atividades que sejam mais benéficas para você como, por exemplo, aeróbica ou artes marciais. Pode ser o caso de perdoar o (a) ex, isso vai ser bom para você, pois a mágoa é um sentimento que nos deixa sempre preso ao passado.

08. Perdoe o que ela ou ele fez de errado
        Após o termino muitas mágoas e ressentimentos vem a tona,  algumas acontecem justamente no  ato da separação.Entretanto quando não se perdoa uma pessoa é como se ela estivesse sempre ao nosso lado, ou seja, é impossível esquecê-la.

09. Ocupe o seu tempo
        Não dá para negar que um relacionamento ocupa muito do nosso tempo, e quando ele acaba ficamos com muitas horas sobrando.  Se esse espaço não for preenchido com alguma coisa, essa ociosidade pode se converter em tristeza. Por isso aproveite e comece a realizar coisas que antes não tinha disponibilidade para fazer, sai mais e divirta-se! Se a melancolia já tomou conta de você seria interessante ler o post saia da tristeza.

10. Procure os amigos
        Desabafar é fundamental para colocar os pensamentos em ordem e assimilar o fim do relacionamento, por isso é sempre bom contar com os amigos. Tire um dia para visitá-los ou ir a algum lugar junto da galera para poderem conversar.

       

Sei que em alguns casos fica difícil contar com os amigos, pois principalmente depois de um divórcio eles parecem te evitar (como se tivesse contraído a uma doença contagiosa), mas se eles forem amigos de verdade irão se aproximar de novo após algum tempo. Nesse caso você pode procurar ao apoio da sua família.

Faça novos amigos: Senti a necessidade de colocar esse parágrafo por que em alguns casos todos os amigos que se tem são amigos do casal, o que às vezes te força a um encontro com o (a) ex, quando não são eles, os amigos, que ficam fazendo torcida para os dois voltarem. Existem ainda os casos em que não se tem amigos, e isso torna o fim do relacionamento ainda mais doloroso se essa é a sua situação talvez seja interessante fazer novos amigos ou a sua família.

 11. Busque um novo amor
     Dizem que para esquecer um amor antigo só um novo amor resolve. Sou contra esse tipo de pensamento, pois acredito que se deve aprender a ser feliz sozinho, quando se está feliz sozinho (a) consegue-se ser feliz ao lado de qualquer pessoa. Entretanto eu entendo que nem todo mundo tem essa capacidade, nesse caso um novo relacionamento pode ser a solução. Se você está há muito tempo longe do “mercado” pode encontrar dificuldades em voltar a paquerar nesse caso um site de namoro pode ser uma forma segura de conhecer alguém.