Ads (728x90)

.

Use a ansiedade ao seu favor 
    

Ela funciona como uma espécie de alarme natural que te avisa quando algo perigoso se aproxima. Esse “perigo” não precisa ser necessariamente uma coisa que te ameace fisicamente, mas que possa te deixar em situações desconfortáveis (passar vergonha, por exemplo) ou que lhe tire algo como dinheiro, ou o amor de outra pessoa.
     Apesar de atualmente ele ser enxergada como sendo ruim, foi justamente a ansiedade que manteve os nossos ancestrais vivos.  Sim os descendentes dos primeiros humanos que não se sentiam ansiosos diante dos perigos estavam mais propícios a se envolver em situações arriscadas e consequentemente morrer sem passar suas características genéticas, provavelmente por isso que a ansiedade é uma emoção comum a todos os humanos atuais.


Como a ansiedade pode te ajudar?    
     Como já disse a ansiedade é um alerta de perigo iminente, mas isso não quer dizer que você tenha que fugir ou se esconder toda a vez que senti-la, principalmente por que nem sempre é possível fazer isso. Assim como qualquer alarme a ansiedade serve para te deixar preparado para o que estar por vir.

Está ansioso? Prepare-se para o futuro
    
É perfeitamente natural sentir-se ansioso quando se está diante de uma coisa nova ou importante para você: no dia do casamento, em um concurso, antes de uma apresentação pública e por ai vai.
     Quando alguém se encontra em situações assim, o que não faltam são pensamentos sobre o que pode dar errado, mas ao invés de se desesperar com esses pensamentos use-os ao seu favor: revise todos os itens da sua festa, estude as matérias que você sabe menos, verifique se os materiais da sua apresentação estão em ordem etc.

A ansiedade te dá uma força extra
  

A ansiedade libera no seu organismo hormônios de estresse (adrenalina e cortisol), essas substâncias deixam seu raciocínio mais rápido, aumentam o rítimo cardíaco e fluxo de sangue nos braços e pernas. O cortisol aumenta a oferta de glicose no corpo, o que te dá mais energia. Você pode usar isso ao seu favor estudando com mais afinco, correndo atrás do que precisa etc. Palestrantes profissionais costumam se utilizar disso para falar mais alto e eloquentemente e ter gestos mais convincentes.

Ansiedade melhora a sua atenção
    O estado de relaxamento pode te levar a displicência, alguém que está muito calmo e confortável tende a não dar muita atenção a detalhes que podem fazer diferença no final. Já uma pessoa moderadamente tensa costuma a ficar mais alerta e trabalhar com mais intensidade. Digo moderadamente por que se essa tensão for excessiva vai prejudicar a atenção e prejudicar o desempenho na tarefa.

Não deixe a ansiedade te parar
   Apesar de tudo que falamos sobre os benefícios da ansiedade, não podemos nos esquecer que isso é verdade apenas quando ela está sobre controle.  Quando ela se torna demasiada pode gerar problemas como pânico, fobias e TAG. Por isso não esqueça de mantê-la em níveis aceitáveis. Falo sobre como fazer isso no artigo Como controlar a ansiedade.
    Outro fator de grande influencia sobre a ansiedade é o pessimismo, se você é otimista vai enxergar os problemas, porém acredita na sua capacidade de resolvê-los. Assim é de grande importância que você aprenda a desenvolver o otimismo para que a ansiedade não te impeça de viver.


Postar um comentário

Blogger