Exercícios de relaxamento e distração psicológica

Exercícios de distração e relaxamento psicológico

Os exercícios de distração e relaxamento são utilizados e ensinados por psicólogos no tratamento e alívio dos sintomas de diversos transtornos psiquiátricos tais como: Depressão, Síndrome do Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Estresse, Fobia, entre outros.

Esses exercícios devem ser praticados no meio da crise, por exemplo, durante o ataque de pânico ou quando se estiver lembrando (revivendo) um trauma.

    O princípio básico dessa técnica é controlar os pensamentos sintomáticos que são a causa do aparecimento dos transtornos. Por serem eficientes e fáceis de aplicar eles são comumente ensinados em livros de autoajuda e por espiritualistas, então não estranhe se já tiver ouvido falar em alguns deles:

homem meditando

Exercícios de distração ou jogos mentais

Contagem regressiva 
     Consiste em contar de maneira regressiva (de traz para frente) mentalmente os números a partir de 100 ex: 99, 98, 97... até chegar ao numero um. Uma variação é saltar os números de dez em dez (100, 90, 80...) ou cinco e cinco. Para tornar o exercício mais eficaz pode acrescentar autossugestões nos últimos números: 

7. Estou retomando o controle
6. Estou bem mais calmo agora.
5. A ansiedade e nervosismo estão desaparecendo
4. Sinto todos os meus músculos relaxados
3. A tranquilidade e a paz estão invadindo a minha mente
2. Sinto o meu coração batendo suave e calmamente
1. Nesse momento estou me sentindo calmo e relaxado
 
Descrição
        Basicamente descrever algo ou algum ambiente com riqueza de detalhes, lembrando-se de cores, formas, material de que é feito, textura etc. como disse pode se resumir a um objeto, assim que ele for totalmente descrito passa-se para outro até que a crise tenha passado.

Soletrar
Falar mentalmente as letras do nome de alguma pessoa, (geralmente membros da família) de trás para frente, por exemplo, meu nome Cesar Borella: a,l,l,e,r,o,b – r,a,s,e,c.

        Você mesmo pode criar seus jogos mentais, mas lembre-se de que eles não podem ser muito fáceis, pois a intenção é que eles sejam capazes de ocupar toda a sua atenção. 


Meu local seguro
      É uma técnica bastante conhecida. Pense em um lugar que para você é relaxante e confortável, pode ser um lugar real no qual você já esteve ou então um lugar criando pela sua imaginação. Crie na sua mente todos os detalhes que você considera relaxante e confortável. O seu local pode ser: Uma cabana, praia, caverna, castelo ou qualquer outro que quiser. A única regra é que ele seja rico em detalhes:

o   O vento
o   A cor do sol e do céu
o   A textura do tapete, esteira ou sofá que você se encontra
o   Cheiros
o   Sons

Esse é um lugar só seu, e só entra quem você deixar. Toda vez que se sentir ansioso (a), com medo ou com qualquer sensação ruim volte para o seu local seguro. 

Técnica de respiração profunda
quadrinho de homem respirando profundamente 
Coloque as mãos sobre o abdômen
Expire todo o ar dos seus pulmões, comprima o abdômen para que o ar vá para a parte superior dos pulmões.

Inspire profundamente dirigindo o ar até a parte inferior do abdômen, sua barriga deve estufar como se estivesse se enchendo de ar. Repita essa operação lentamente umas dez vezes





Contração e relaxamento
Contraia completamente e com toda a força os músculos do rosto, como se fosse virar o Hulk (sou um nerd, não consigo pensar em uma explicação melhor...), segure essa tensão por alguns estantes e depois relaxe completamente os músculos do rosto. Repita esse procedimento com outras partes do corpo: pescoço, ombros...

Alongamento e relaxamento
Os exercícios de alongamento e relaxamento corporal indicados nas empresas também são ótimos para aliviar sintomas relacionados ao stressansiedade e depressão: