Ads (728x90)

.

Não me faltam mensagens de adolescentes tímidos (e até adultos) que me pedem dicas para conseguir fazer amizades e ou se aproximar de pessoas do sexo oposto.

Confesso que nunca entendi essa dificuldade, pois apesar de ter sido um adolescente bem tímido, sempre tive facilidade em arranjar amigos e fazer com que as pessoas gostassem de mim.  Hoje sei que isso acontecia por que eu agia de forma a atrair a simpatia dos outros.

O intrigante é que esses “conhecimentos” são vendidos em forma de livros e cursos nos dias atuais. Nesse artigo vamos falar sobre o que fazer para fazer amigos de verdade.

Como fazer amigos

Existem inúmeros manuais e blogs falando sobre como fazer amizade, o problema é que seus autores se esquecem que as pessoas realmente tímidas precisam de explicações um pouco mais detalhadas e é isso que vou tentar fazer nos próximos parágrafos.


Escolhendo o seu amigo
Para quem está sozinho escolher alguém para ser amigo parece querer demais, mas essa etapa é a mais importante de todas, dela vai depender se sua amizade vai dar certo ou não.

Leia também:
·       Vença a timidez

Alguém semelhante a você: tenha em mente que é muito mais fácil fazer amizade com pessoas que tenham gostos semelhantes aos seus.
Por exemplo: se você gosta de histórias em quadrinhos vai ser mais simples perceber afinidades com outro leitor de HQ.
Para saber disso vai precisar sair e observar as pessoas ver o que estão lendo, que roupas estão vestindo, etc. Quanto mais entender de gente, menos tímido vai ser.

Outro solitário: dê preferência a quem desenturmado e sozinho, existem muitas outras pessoas que também possuem dificuldade em fazer amizade (caso contrário não escreveria esse artigo). Não vai ser difícil encontrá-los, estarão andando sozinhos ou sentados sem conversar com ninguém.

Alguém que está sensível a você: só se pode fazer amizade com alguém que queira fazer amizade com você, saber disso te poupa da rejeição.
Mas como saber que está mais sensível a você? Vai precisar sorrir e cumprimentar todo mundo, por si só esse exercício já te ajuda vencer a timidez. As pessoas que sorrirem e/ou cumprimentarem de volta são mais sensíveis do que aquelas que te ignoraram, simples assim.

Pode ser um grupo pronto: em alguns casos encontramos um grupo de pessoas que parecemos possuir similaridades, não há problemas nenhum em se aproximar de um grupo, desde que se sinta confiante para fazer isso.



Como se aproximar das pessoas?


Essa etapa costuma ser a mais complicada para os tímidos, mas ela pode ser fácil se você seguir alguns passos simples.

Escolha o momento certo: não é uma boa ideia tentar puxar conversa com alguém que está ocupado com alguma coisa séria, com cara de nervoso (a) ou preocupado com algo.
O ideal é tentar se aproximar quando a pessoa estiver em um momento de descontração, por exemplo, lendo alguma coisa, mexendo no celular ou tablet.

Tenha um assunto: abordar uma pessoa sem ter o que dizer é uma negação total, por essa razão prepare algo para dizer a essa pessoa. Sugiro que seja uma pergunta, preferencialmente sobre algo que esteja relacionado à pessoa.

Mantenha-se calmo: talvez você esteja tão preocupado com a ideia de fazer novos amigos que acabe por ficar muito ansioso e agitado, acalme-se e tente parecer o mais natural possível, se parecer muito nervoso pode deixar a outra pessoa desconfiada.

Não se apresse: demora certo tempo até que uma pessoa que você conhece passe a se considerar seu amigo. As primeiras conversas costumam ser curtas, apenas a troca de algumas palavras, isso por que vocês não se conhecem ainda, mas depois de alguns desses diálogos rápidos você passa a ter um colega ou conhecido que como passar do tempo pode se tornar um amigo.           

Como se aproximar de um grupo

        Particularmente eu acho mais me enturmar tentando me aproximar de um grupo do que de um individuo solitário, mas para quem é tímido isso parece ainda mais difícil (apesar de não ser).

        Assim como acontece com um único sujeito você deve escolher se aproximar de um grupo cujos membros tenham maior afinidade com você, não quero dizer que devam ser idênticos, apenas semelhantes em gostos.

Aproxime-se com calma e cumprimento todos os membros do grupo, deixar alguém de fora pode gerar desconforto no grupo, aconselho a começar com alguma coisa tradicional como um aperto de mão e um “Tudo bem?”.

Se as pessoas te cumprimentarem de volta e não fizerem caretas quando você se aproximar você já foi aceito, basta consolidar a sua permanência nele.

É simples assim mesmo, todo mundo já se sentiu deslocado e precisou fazer amizade em lugar novo então eles te entendem mais do que você imagina.

Evite falar sem que as pessoas te perguntem alguma coisa no começo, experimente apenas escutar. Aprenda as gírias que esse grupo fala, dos assuntos que tratam, das coisas que gostam etc.
O que você não conhecer procure na internet posteriormente para ter sobre o que falar. Continue indo aos encontros do seu novo grupo e seja feliz. 

8 atitudes que ajudam fazer amigos

  1.  Sorria
Se o seu desejo é que as pessoas se aproximem de você, então você deve mostrar que está receptivo (a) e nada faz isso tão bem quanto o sorriso. Ficar de cara fechada ou como dizem “de poucos amigos” afasta qualquer um.

Um indivíduo sorridente parece ser alguém divertido e legal para se conversar. Não importa que o seu sorriso não seja dos mais bonitos, o meu também não é, mas isso não me impede de rir para as pessoas ao meu redor.

  2.  Cumprimente todo mundo
Um bom dia caloroso ou um “e ai?” faz com que os outros notem que você existe e abre espaço para uma conversa amigável. Cumprimentar também faz você parecer receptivo (a) e simpático (a).

Se você não quer parecer bobo (a) cumprimentando gente estranha, experimente fazer isso somente com as pessoas com quais quer ter amizade.

  3.  Evite fazer críticas   
Ninguém gosta de criticado, quem é muito crítico, que fala mal de todo mundo costuma ser considerado antipático e possui poucos amigos, e para ser franco os que possuem não são lá muito sinceros.

Críticas costumam magoar outras pessoas e magoas dificilmente se apagam. Se você tiver uma opinião muito negativa a respeito de algo, faça um favor a si mesmo e guarde-a para você.

  4.  Faça mais elogios
Assim como as pessoas odeiam receber críticas, elas adoram receber elogios. Mas não qualquer tipo de elogio, se eles forem falsos ou não merecidos você vai passar por puxa-saco ou bajulador.

As pessoas gostam de receber mérito por aquilo que elas fazem bem e se esforçam para fazer. Desse modo lembre-se de falar para alguém que ela faz um bom trabalho, de dizer que alguém está bonito (a) quando ela se arrumar etc. as pessoas não só gostam, elas precisam disso.

Quando você dá as pessoas elas querem, no caso reconhecimento, ganha em troca o que você quer: reconhecimento, admiração, amizade, etc.

  5.  Desenvolva sua empatia
Empatia é a capacidade de compreender o outro, de se colocar no lugar de outra pessoa, é isso que todos procuram quando conversam, querem alguém que os entenda.

Quando estiver conversando com alguém busque deixar suas opiniões e valores de lado e tente simplesmente ouvir o que essa pessoa está lhe falando.  Falar “eu te entendo” faz despertar no outro uma expressão de alívio e satisfação, mas não diga isso por dizer, só faça somente se o estiver entendendo.

Se possível descreva como outro está se sentindo:
·       Você ficou triste com isso não é mesmo?
·       Parece que você está um pouco nervoso!  

  6.  Faça o outro se sentir importante

Mohamed Ali é considerado uma das celebridades mais carismáticas de todos os tempos, e sua técnica era simples, ele fazia os outros se sentirem como estrelas, isso é o que relatam as pessoas que conviveram com ele.

As grandes marcas e empresas já estão entendendo esse preceito e por isso slogans com palavras como “exclusividade” e “preferencial” estão no auge. Mostre se interessado no que seu interlocutor está falando e o encoraje a falar mais.

  7.  Aparência não é tudo
Muitas das pessoas que chegam até mim se queixando da falta de amigos ou da dificuldade de se socializar atribuem esse fato a sua aparência física: “eu sou gordo”,“sou feio” sou vesgo”.

Não posso negar que existe preconceito quanto a aparência, no entanto a maioria esmagadora da população não faz amizade baseada nesse critério. Aliás, no imaginário popular pessoas feias tendem a serem simpáticas (por isso bons amigos) enquanto pessoas bonitas tendem a ser arrogantes e convencidas (por isso maus amigos). Lógico que isso é apenas pré-conceito, quero apenas ilustrar que o seu problema com a aparência não afasta amizades. 

  8.  Seja gentil
       A gentileza vai além das palavras, ela se mostra em atitudes, por isso ajude quem você ver que está precisando de ajuda. No geral isso não custa nada além do tempo que você ia perder fazendo coisas egoístas e em troca você ganha a amizade e simpatia dos demais, não só de quem recebeu a gentileza, mas também de quem viu sua boa ação. Atitudes assim fazem você se sentir útil, melhoram a sua autoestima e consequentemente diminuem a timidez e a insegurança.

Postar um comentário

Blogger
  1. Um belo texto.Ajudou muito. Ultimamente estou com problemas pra me relacionar com as pessoas, mas depois desse texto tentarei mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que ele tenha te ajudado! Boa sorte na sua tentativa!!

      Excluir
    2. Muito bom este e outros textos que você faz!

      Excluir
    3. Acho que tenho algum problema, ou sou chata, ou antipática, não sei...
      Meus colegas me magoam o tempo todo, sinto que eles são falsos e são de fases, frequentemente estou em pé de guerra com algum...
      Sei lá... me sinto mal, eu tento, mais acho que à algo errado comigo, eu tento...
      Mais nunca tenho êxito... às vezes sinto que eles até me excluem...

      Excluir
    4. Sinto a mesma sensação. E depois que terminei meu relacionamento de 13 anos, me vi só é sem amigos Pq fui afastando por causa do relacionamento. Agora estou só, mas se Deus quiser, por enquanto.

      Excluir
  2. Gostei... sou um tanto quanto tímido acabo me pondo pra baixo as vezes...
    Eu tento ser mais prestativo, mais as vezes acabo parecendo idiota,
    isso as vezes me chateia, e tenho outro problema que influencia, quando fico nervoso ou timido perto das pessoas (principalmente sexo oposto) minhas mãos começam a suar, isso me trás medo de tocá-las... o que me mantem um pouco distante... tentarei melhorar depois disso, mais se acha que falta algo, por favor, me diga para eu melhorar.
    Obrigado Dr!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo isso que você descreve que sente ao conversar com pessoas do sexo oposto são sintomas de ansiedade. Até para escrever você está ansioso. Leia os artigos sobre ansiedade no índice rápido eles vão te ajudar. estou preparando uma série de artigos sobre como conversar e vou abordar o seu problema, espero que você os leia (na terça feira estarão prontos).

      Excluir
  3. Olá esse texto é ótimo, más eu estou com graves problemas, pois eu morava em outra cidade e conhecia todo mundo e eu era feliz más depois que mudei para uma cidade maior eu não consigo fazer mais amizades, os únicos amigos que tenho são os de minha sala na escola e nenhum deles me tratam bem, afinal eu me sinto sozinho, aqui na minha nova cidade eu não saio para conhecer novos amigos na rua como meus amigos de escola, eu não saio para brincadeiras como eles, afinal eu queria ser feliz igual eles, por favor me ajude a como ter um bom relacionamento com meus amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus! Para eu poder te dar uma boa resposta me diga
      Quantos anos você tem? Como esse amigos eles te tratam? o que eles fazem? sabem por que eles fazem isso? Se me responder essas perguntas posso de dar uma resposta melhor.
      Por hora só posso te adiantar que isso vai mudar assim que eles te conhecerem melhor...

      Excluir
  4. Olá, gostei dos seus textos.. Mas acho que no meu caso é difícil, acho que não tem como me ajudar. Tenho 15 anos e sempre fui uma pessoa de ter poucos amigos, sempre fui timida com as pessoas ao meu redor, por mais que eu queira me relacionar com as pessoas, ter mais amigos, não consigo fazer isso, eu sempre espero as pessoas virem falar comigo.. Algumas pessoas na escola falam que sou muito séria, que nunca me veem dar um sorriso, mas seila por mais que eu queira mudar esse meu jeito, não consigo.. Sempre me sinto sozinha, olho as pessoas ao meu redor, vejo como são felizes com seus amigos e eu não.. Outras pessoas até falam que sou metida, por sempre andar bem vestida.. Mas isso não quer dizer nada, porque não sou assim.. Será que tem como me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. algumas pessoas costumam ser mais introvertidas e isso é algo natural. O que te leva ser mais reservada provavelmente são os sentimentos de inadequação (como se você não soubesse ou não fosse capaz de fazer isso). Busque fazer amizade com pessoas mais extrovertidas, aos poucos você vai pegando o jeito. Seria interessante também que você se procura-se um psicólogo (a) para treinar suas habilidades sociais...

      Excluir
  5. bom texto, eu sou muito timida mesmo e tenho 15 anos nao tenho nenhum colega.ja faz uns 5 anos que estou na escola ninguem nunca falou comigo eles acham que sou chata.na sala de aula fico com uma toca e vejo as pessoas rindo e começo a ficar DESESPERADA! penso que as pessoas estao falando mal de min

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você leu os outros artigos sobre timidez, vai ver que essa coisa de achar que os outros estão falando de você é algo comum em tímidos. Tente fazer contato é bem mais fácil do que parece...

      Excluir
    2. Quevisso não si preocupe com oqe os outros fiquem falando isso e sovuma faze oque vc deve i preocupar e com o seu futuro e amigos vão aparecer com o tempo amigos bons não qulquer um si vc quiser um amigo ou colega que seja e so me add no facebook

      Excluir
  6. Você é demais!Amei o texto..Bem explicativo e produtivo! :D

    ResponderExcluir
  7. belo texto Dr.!
    tenho 20 anos
    no meu caso eu sou tímido somente em Família, porque isso acontece ?
    quando estou com amigos ou longe de casa sou uma coisa, quando estou em um domingo com a família toda reunida, pais avós tios primas etc fico muito na minha sem falar com ninguém, porque isso ocorre será ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não se sente a vontade com a sua família, talvez no meio dos seus amigos não se sinta tão julgado e possa ser você mesmo. Isso acontece bastante, mesmo com pessoas casadas. Tente mostrar quem você realmente é para os seus parentes, é provável que eles gostem mais do seu "verdadeiro eu" do que da mascara que usa guando está com eles. Porem mostre aos poucos vai ser mais fácil para você e para eles....

      Excluir
  8. OLA ! Qdo eu trabalhava tinha muitos amigos, mas depois q casei e fui morar em outra cidade nunca mais tive uma vida social . Eu e meu marido viajamos muito a trabalho temos uma casa num condominio fechado e mal conhecemos nossos vizinhos .Eu tento fazer novas amizades mas ñ compreendo o q estou fazendo d errado eu começo uma amizade com alguém deixo meu numero e a pessoal ñ retornar a ligação , ñ sei se é a minha conversar q ñ agrada . Sofro muito com isso queria muito receber umaligacao d alguem m convidando pra jantar etc .. O q eu devo fazer pra ser eu mesma e ao mesmo tempo agradar aos outros ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas normalmente não ligam para amigos que acabaram de conhecer, por mais que eles gostem deles. Experimente se inscrever em um curso ou frequentar uma academia, algo que te ajude a manter um contato mais frequente com as mesmas pessoas. Desse modo vai ter mais tempo para estabelecer vínculos com as pessoas. Tente convidar as pessoas para fazer alguma coisa (depois de ter vínculo) uma festa, passeio, jantar na sua casa etc. Esse é um modo melhor de se aproximar de amigos.

      Excluir
  9. Gostei muito das dicas, me faz ver que fazer amizades é mais fácil do que parece. Porém já percebi também que a beleza é um fator importante na sociabilidade. Gente bonita é mais alegre, descontraída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente confiante é mais alegre e descontraída. Nem sempre pessoas bonitas são "descontraídas" e muita gente "feia", porém bem resolvida se torna mais sociável.

      Excluir
  10. Nossa seu texto me coragem para conhecer gente nova
    Porque eu sou meio timida e nao consigo fazer amigos com facilidade

    ResponderExcluir
  11. Olá, gostei bastante parabéns. No meu caso eu tenho facilidade pra fazer amizades, porém depois de um certo tempo em alguns casos eu sinto que as pessoas se distanciam. Ou então falam comigo somente o necessário e acabo sentindo-me excluído ou então que estou com eles de "favor". Isso acaba me desanimando e faz com qu eu me sinta tolo e chato. Como mudar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse momento estou escrevendo sobre isso. É possível que você fale coisas ou faça algo que distancia as pessoas.
      Evite reclamar ou se lamentar muito.
      Tente ser mais otimista
      Procure ouvir mais e falar menos
      Se você tiver opiniões muito polêmicas, guarde-as para si
      Procure ser mais engraçado
      Como já disse, estou escrevendo sobre isso, sugiro que leia o artigo quando ele sair...

      Excluir
  12. Sou tímido
    não tenho amigos
    fico com raiva à toa

    guardo rancor das pessoas, e ignora-as o quanto posso.
    gosto de ficar sozinho
    tenho dificuldades para me enturmar
    QUAL DEVE SER MINHA NOVA ATITUDE PARA MUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa aprender a lidar melhor com as suas emoções e controlar o seu temperamento.
      As pessoas geralmente nos frustam e nos deixam magoados, mas isso acontece por que cada um tem o seu próprio interesse e defende o ponto vista, entenda isso. Você também precisa compreender que existem formas de evitar atritos e fazer com que os outros te apoiem e ajudem sem precisar "bater de frente"
      Procure por raiva e perdoar no buscador (lupa) no topo do site.

      Excluir
    2. sou muito tímida e tenho muita dificuldade de fazer amigos ou me relacionar com as pessoas converso muito pouco e me sinto sozinha e me deu ideias muito boas

      Excluir
  13. Olá, tenho 29 anos. Acabei de me mudar para uma cidade nova, faz dois meses. não conheço pessoas e tenho dificuldade de me relacionar com os outros. Não sou nada tímida, mas estou num momento em que tenho toal desinteresse em sair da minha casa, saio só quando é estritamente necessário. Além de me atrapalhar a vida social, isso está me fazendo mal, mas simplesmente não tenho vontade. Necessito ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente você está uma pouco melancólica, não diria depressiva, mas sim melancólica. É provável que a própria mudança de ambiente seja a responsável por isso.

      O problema de você não sair de casa e não procurar novas amizades é isso pode se tornar um ciclo vicioso: você está triste por estar isolada, fica mais triste e se isola mais.

      Experimente seguir as dicas dessa postagem:
      http://www.psicologosp.com/2011/12/aprenda-afastar-depressao-essas-sao.html (copie e cole na barra de endereços)

      Se obrigue a sair e conhecer locais interessantes na sua nova cidade, tente interagir com seus vizinhos. Para você isso se tornou caso de saúde...

      Excluir
  14. Eu tenho 17 anos n sou uma pessoa tímida pelo fato de ter uma irmã gêmea nunca tive MTS amigos, na minha sala de aula sou vista como a chata antipática mas n sou assim apenas n gosto que as pessoas me façam de boba pedindo a resposta de um exercício. Quando tento ser legal parece que as pessoas principalmente os da escola me faz de boba eu saio bastante mas fico com meus pais gostaria de saber como chegar nas pessoas pq elas ficam em grupos fechados é complicado chegar até elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualquer amizade existem os momentos em que a outra pessoa irá precisar da nossa ajuda, e em outros momentos somos nós que precisaremos de ajuda. Assim que funciona uma mão lava a outra, você só é feita de boba se as pessoas pedirem a sua ajuda e nunca retribuírem quando você precisar.
      O fato de você ser gêmea pode estar lhe confundindo (me corrija se eu estiver enganado) entre os gêmeos sempre há um dominante que acaba tomando toda a atenção dos pais e controlando o outro gêmeo, sua irmã pode ser a dominante e lhe passar a sensação de estar sendo sempre passada para trás, porém isso não precisa ser igual em qualquer outra relação.
      Se for esse o seu caso, o ideal é que você mude a forma como se relaciona com a sua irmã, se não for me passe mais informações.

      Excluir
  15. oii Cesar me ajude a me aproxima das pessoas sempre quando to junto de um grupo de pessoa não consigo entende oque eles falão asveses eles vem ate fala comigo mais sendo que não consigo desemvolver a conversa como faze pra mante uma conversa e como se fosse que a conversa deles não tiversse nenhuma importancia se pode me ajudar eu agrade-sso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe alguém com quem você goste de falar? Um parente, amigo? Ou você simplesmente tem a mesma reação com qualquer pessoa?
      Se a resposta for sim para a última pergunta busque um especialista (psicólogo ou psiquiatra).
      Talvez seja o caso de você procurar a companhia de pessoas que tenham os mesmo interesses que você. As pessoas atuais não são nada interessantes mesmo (basta olhar o facebook e comprovar), porém alguém deve lhe chamar a atenção.

      Excluir
  16. muito boa sua explicação lí todos os artigos e os comentários das pessoas e suas respostas,e pude entender o porque tento ser mais sociável com as pessoas e fazer amizade mais não consigo,e lendo isso cheguei a conclusão que tenho que aprender ser menos critico"julgando apenas o lado negativo das pessoas" e arrumando motivos para me afastar delas quando não quero.
    gosto de ficar sozinho em casa tenho 20 anos e moro só,e gosto de me sentir livre em casa,porem,acho que acabei bagunçando as coisas um pouco,as vezes faço piadinhas meio do tipo do Felix o que as pessoas acham engraçado porem as vezes acabo exagerando e pegando pesado de mais com as palavras.
    Sou do tipo que analisa de mais,estou sempre atento ao comportamento das pessoas observo ate a forma em que a pessoa se senta,anda,o tom da voz das pessoas,as roupas,o tipo de linguagem que usa para se comunicar com as pessoas.Tenho o dom de observar,mas eu não estava sabendo bem o que fazer com isso.
    Gosto de me manter atualizado em questões de politicas,leis,tecnologia,saúde,e sempre tenho facilidade de entrar em uma conversa de outras pessoas para me aproximar de uma forma que agrade,porem,quando acabava tendo aproximação eu ficava mais solto e despojado logo fazia se distanciar de mim.
    Agora aprendi a me comportar melhor em meio as pessoas e vejo que acabo conquistando tudo que quero apenas com o bom dialogo e o bom senso com as pessoas.
    "esta leitura fez surgir em mim um Kleber que gostaria de ser e que as pessoas gostaria de conhecer" assim diz meus amigos rsrs

    ResponderExcluir
  17. OI Cesar, meu nome eh Kássia e eu tenho 22 anos.
    não sou muito timida, mas não sou de ficar puxando assunto. Me sinto mto mal pq eu quase nao tenho amigos e os que tenho, não sao mto proximos a mim.
    Namoro uma pessoa que é mais timida que eu, mas quando ela conversa com alguem a pessoa automaticamente se "apaixona" por ela.
    esses dias fomos a praia e chegaram duas pessoas conhecidas da minha amiga...eu e meu namorado nao falamos com elas no primeiro dia...mas no segundo dia eu tive q sair e quando voltei ele ja estava conversando com as duas numa boa sobre varios assuntos...
    eu me senti mto mal e tentei fazer amizade tbm, fui puxei assunto e tentei ser mto simpatica. Mas acabei ficando brava pq ele estava recebendo mais atenção das duas do que eu.
    qnd voltamos pra casa, ele adicionou as duas no face e eu tbm fiz pra ver se elas iria falar so comele ou cmg tbm...ai uma delas veio falar cmg, conversamos bastate mas depois o assunto acabou do nada. mais tarde eu vi que ela tbm tinha falado com ele e disse que adorou conehcer ele e que espera q a amizade dura pra sempre...
    fiquei sem entender nada e mais chatiada ainda pq eu tinha sido mais simpatica q ele q nem respondeu a pessoa e ele mesmo assim recebeu mais atenção q eu.
    e o problema nao eh o caso delas serem mulheres e ele ser homem pq isso acontece com homens tbm. tudo mundo adora ele, mas cmg parece que so conversam pq estou perto.
    o que eu posso fazer? estou me sentindo mto mto mal com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante você falar isso! Em geral as pessoas dizem que as mulheres fazem amizade com mais facilidade e sabem mais o que falar. O primeiro ponto é parar de ser tanto próprio perceptiva e passar olhar mais para seu interlocutor. quando você para de prestar atenção a si mesmo e passa a prestar atenção ou outro passa a compreender a realidade, da outra pessoa. só assim se começa a poder agradar ao próximo.

      Excluir
  18. olá, tenho 14 anos, sempre fui timida, eu sou um pouco ''gorda'' e smp rolava aquelas piadas sem graça né, dai isso facilitou muito pra que eu ficasse mais timida, eu nunca fui de ter muitos amigos, tem pessoas que chegam em mim querendo fazer amizade, e eu so respondo ''sim'' 'aham' 'legal' , sabe fria, e elas acabam se afastando, eu tento nao ser assim, mais na hora da conversa, bate aquela timidez, tipo como se travasse e eu nao conseguisse falar, eu queria mudar isso, queria ter turma de amigos e tal. e eu tb queria umas dicas, eu vou mudar de escola, e eu to mto nervosa, de nao me aceitarem, sei lá sabe aquele sentimento de algo novo, q da um frio na barriga? entao.. da ate vontade de desistir de estudar, medo das pessoas nao me aceitarem, de rirem de mim, e tals

    ResponderExcluir
  19. Um belo texto que vai me ajudar bastante com essas dicas! Tenho 21 anos e tenho muita dificuldade em me abrir para novas amizades, sou muito fechado e apesar de tentar mudar isso acabo nao conseguindo por tentativas frustadas, busco a melhorar a cada dia, ja tive um grande evolucao, mas ainda sofro com isso!

    ResponderExcluir
  20. Olá, o seu texto é ótimo e vc é muito prestativo ao fazer questão de responder cada um dos comentários, está de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! infelizmente eu não consigo responder a todo mundo, por exemplo no momento estou com mais de 100 comentários aguardando moderação e a maioria deles vai ficar sem resposta por falta de tempo. O que eu faço é responder as perguntas mais pertinentes ou escolho uma comum para responder a todos.

      Excluir
  21. Cesar eu tenho muito medo de me aproxima de um grupo de pessoas eu me sinto como inxirida sabe ao entra em um grupo sem ser comvidada ... se eu não for ate as pessoas elas tambem não vem ate a me porque isso sempre so eu que tenho que fala alguma coisa tipo puxa assunto asveses ate me vejo como uma puxa saco oque vc me diz sobre isso ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelina! Se o grupo que você está entrando for parte de algo que você participa (pessoal do trabalho, sua sala de aula, etc.) não tem problema as outras pessoas já passaram pela mesma situação de se enturmar e no geral sempre tem alguém que dá um apoio, então não encane com a ideia de ser enxerida.
      Você não tem obrigação de falar dentro de um grupo, simplesmente escute o que os outros estão dizendo assim você vai saber do que esse grupo gosta, sobre o que gostam de falar e quais são suas opiniões. Quando se sentir interessada no assunto ou quando tiver algo interessante então você se pronuncia, não fale só por falar ou por se sentir ansiosa para agradar.
      PS: eu recebo dezenas de perguntas por dia, então eu não respondo a todas pois eu não tenho tempo hábil para isso.

      Excluir
  22. Cesar ninguem me plocura tenho um amigo que
    sempre vem aki em casa mais sempre pergunta por minha irmã
    e não por mim porque será que ele so vem aki em casa so
    se for por ela ...
    eu não entendo o porque ele não vem por mim oque vc me diz sobre isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo a sua últimas perguntas:
      Existe uma ideia que não se deve misturar amizade com namoro, se esse rapaz já é seu amigo é possível que ele esteja interessado romanticamente por sua irmã ou seja ele gosta de você como amiga com s sua irmã o lance é diferente. Se você tem um interesse romântico nele demonstre que está interessada e talvez ele passe a te ver com outros olhos.
      Não respondi as suas perguntas anteriores por que elas continhas termos que o Google não gosta e eu posso perder visitas e/ou anunciantes se elas aparecerem mas vamos a elas:
      Seu amigo que te fala sobre assuntos mais quentes, pode estar interessado apenas em ter um momento mais intimo com você. Se você quer ou não é um escolha sua, mas não confunda isso com amor.
      Quanto a psicóloga, se envolver com um (a) paciente não é ético mas acontece muito, basta não atender mais o paciente e ele (a) se torna uma pessoa como qualquer outra.No entanto você também pode estar confundindo preocupação e profissionalismo com amor.
      Angelina você precisa aprender a gostar mais de si mesma e se valorizar, quando fizer isso vai perceber que muitas pessoas gostam de verdade de você. Busque fazer algo em que você se sinta boa isso é ótimo para autoestima, nas suas sessões de terapia volte-se mais para si mesma ao invés de tentar ser aceita e amada pela sua psicóloga. Lembre-se se algo mais profundo tiver que acontecer, vai acabar acontecendo.

      Excluir
    2. mais então, se ele fala sobre esses assuntos quente ai
      e porque ele so esta Querendo me uzar mais ele não é namorado de minha irmã não so que minha irmã da café a ele e comida ele é interesseiro...
      antes ele ficava mais comigo agente ia pra igreja junto so que depois que me
      afastei ele fico mais com a minha irmã ... e tem dias quando esta eu e ele no sofá minha irmâ fica chamando ele ai ele acaba dizendo pra me
      posso ir ai eu digo pode sim mais fico fumaçando por dentro
      sim minha psicicologa vc achar cesar que se eu me declara pra ela ela me aceitaria ...

      Excluir
  23. Olá, bom dia! Muito interessante sua matéria, e o que mais gostei é que você responde a todos os comentários postados e com o máximo de atenção.
    Tentei postar aqui alguns dias atrás, mas, parece que fiz algo errado, pois não vejo o meu comentário. Fá-lo-ei novamente.
    Bem, eu também como é de se esperar de alguém que esteja lendo essa matéria, tenho muitos problemas com a minha vida social. Meu caso é parecido com o do Moisés Costa (postado acima), só que eu já tenho um pouco de dificuldade para me aproximar das pessoas, mas, quando isso acontece procuro ao máximo agir justamente dessa forma como vi aqui e em alguns outros textos que já li sobre o assunto: Procuro ouvir mais do que falar e falar só o necessário, procuro ser bem prestativo sempre estou ajudando as pessoas e no fim me sinto só, quando preciso parece não ter ninguém disponível... Tanto no trabalho, na rua e até em casa. Não estou bem no meu casamento por que sinto que minha esposa, depois de toda atenção e disponibilidade que tenho a ela, sempre dá prioridades a seus familiares e colegas de trabalho; já com meus amigos, sinto que vão se distanciando assim como no caso do Moisés também sinto-me um tolo descartável, veja um exemplo de coisas que me deixam constrangido e triste: Uma amiga e colega de trabalho está com o esposo e um amigo de outra cidade, então eu chego e os cumprimento (...saldo um a um com um sorriso estampado no rosto, mas é aquela coisa sem graça...) após alguns minutos chega outro colega de trabalho (que nem é atencioso nem procura ser prestativo com as pessoas), mas, essa colega em comum se levanta e o apresenta para seu amigo (olha fulano deixa eu te apresentar MEU AMIGO que também trabalha aqui na empresa e tal...); o cara cumprimenta e sai e eu ali próximo me sinto um lixo, me sinto aquele cara que tenta forçar a amizade, então volto pra minha sala com a companhia do meu sentimento de solidão...

    (... Fala sério!!!,,, estou quase chorando.... hehehe "- mas eu sou macho em!!! -" BRINCADEIRINHA) rsrsrs

    Um abraço!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José! Infelizmente, ao contrário do que você pensa eu não responda a todos os comentários, até expus isso em uma mensagem logo acima do protocolo de comentários. Respondo alguns que acredito que ajudarão mais pessoas e para outros que se repetem muito crio um artigo sobre o tema.
      O seu caso até merece um artigo, mas antes disso vou te responder:
      Quando chegamos a vida adulta, principalmente para os homens a vida social fica cada vez mais restrita a família é por isso que você tem a sensação de que as pessoas se afastam quando se aproxima, alias por mais que você não veja problemas poderia causar certo ciúme no marido de sua amiga e por isso ela também se afastou.
      Sim! As pessoas são egoístas e se você não impor a suas necessidades elas não irão atende-lo, por isso as vezes você precisa dizer as pessoas que gostaria de falar.
      Você precisa ter uma conversa séria com a sua esposa e dizer que se sente deixado de lado, ela vai ficar brava, mas vai mudar de comportamento pois vai ficar com certo receio de ser deixada (não deixe ele pensar que não seria capaz disso).
      Experimente fazer novas amizades como homens da sua idade, caras do tipo que gostam de sair para pescar e fazer coisas assim, só não te aconselho trazê-los para sua casa, separe amizades de rua e sua família.
      Acredito que você esteja precisando de um acompanhamento psicológico, procure um profissional em sua região.

      Excluir
  24. ola gostei bastante de seus conceitos mas infelismente sou um caso bem dificil sou tao timido que quando estou no meio social começa dar uma pressao no coraçao de incertezacduvidas.

    ResponderExcluir
  25. olá tenho 18 anos e em todo minha vida nunca consegui fazer amigos sempre foram amigos que nunca foram bons assim se dizer tive problemas em relação com minhas famílias pois com 2 anos fui adotado e nesse período sempre quis conhecer meus pais biológicos e dentro desse período sempre fui fechado para todos e quando conheci meus pais não consegui ter 1 relação com eles e ainda me sinto mal e todo esses anos não consigo falar com 1 garota mesmo querendo muito chego perto e não sei o que falar pois não sei o que falar sempre me sinto 1 idiota e fico nervoso ainda não consigo expressar tudo mais queria mudar mais nao sei como pois fico muito nervoso

    ResponderExcluir
  26. LURARA

    olá tenho 48 anos e sempre tive dificuldades de fazer amizades. Sou mais reservada e não fico falando muitas besteirinhas. Observo as outras pessoas, colegas de trabalho, e eles falam coisas desnecessárias, demais. Gosto de me vestir bem, ter conversas interessantes, mas alguma coisa dá errado. Gostaria de ser mais amada, mas não me sinto assim. Até os meus filhos acham q não gostam de mim. Mas não é falta de auto estima, eu me gosto, me acho inteligente e bem apresentável(não bonita). Só gostaria de ser vista como amiga pelos outros. Vou tentar seguir as suas dicas q já li.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As besteiras que falamos e as coisas desnecessárias são o que tornam a vida mais leve e alegre e por isso as pessoas dão tanta importância para essas coisas. Imagino que os seus pais eram pessoas mais tradicionais e que não eram de muito"grude", isso explicaria o seu jeito de ser, mas como humanos muito do que fazemos não é por que queremos e sim para manter a nossa convivência com outras pessoas.
      Deixe o amor que sente por seus filhos e amigos sair em forma de gestos e palavras, fale sobre assuntos bobos, não por que você gosta, mas para ver as outras pessoas sorrirem e então vai conseguir o que quer.

      Excluir
  27. Oi, boa tarde! Tenho 19 anos, e esse texto realmente é bem legal. Desde pequeno as pessoas falam que eu sou bastante tímido. Os amigos que eu tenho são apenas da escola, estou atualmente na faculdade mas estou tendo um pouco de dificuldade com as coisas... eu fazi parte de um grupinho semestre passado mas esse ano eu me distanciei (comecei a trabalhar, fico bastante cansado), talvez seja por isso ou provavelmente pois eu estou tentando evitar o contato com eles, sento afastado, já me chamaram para sentar junto mas sempre invento a desculpe de que o lugar que eu estou é melhor para visualizar a lousa. Realmente, tenho bastante dificuldade social, eu quero conversar com as pessoas mas geralmente não sei o que dizer, é uma situação um pouco difícil, assim como a amiga de cima eu não falo muita besteira e prefiro ter uma conversa séria... a partir de hoje irei mudar, irei conversar sem medo de falar besteira e também irei ser mais sociavel para aumentar minha intimidade com as pessoas! Obrigado!!

    ResponderExcluir
  28. Nossa doutor Cesar, você me ajudo bastante a ter uma vida social melhor. Obrigado d:

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho problemas para,dividir alguma coisa com outra pessoa pricipalmente se for do sexo oposto

    ResponderExcluir
  30. Você acredita que a sua presença simplesmente incomoda as pessoas? Qual razão elas teriam para isso?

    ResponderExcluir
  31. Tenho problemas em fazer as pessoas se aproximarem de mim, nao quero puxar assunto sempre com elas, queria que elas teria mais afinidade comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A medida que você fizer amizades mais fortes isso irá acontecer naturalmente. Se esforce em ser agradável e fazer coisas interessantes e isso vai acontecer...

      Excluir
  32. Oi tenho 16 anos e um problema que não consigo conversar com o sexo oposto, tenho muita vergonha e sempre quando tento conversar fica aquele silencio chato junto ao meu nervosismo, o que eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já escrevi um artigo intitulado como conversar com mulheres, em todo caso comece conversando com garotas que não te intimidam tanto, tipo as suas primas, amigas da sua irmã ou irmãs dos seus amigos. Não tem nada de muito diferente em conversar com uma menina ou um amigo seu, a única coisa é com elas você precisa ser gentil. Existe um curso para ajudar homens com o seu problema, chama-se curso homem confiante é online e custa pouco dá uma olhada no link:
      http://hotmart.net.br/show.html?a=E2026908C&ap=2e77 (copie e cole na barra de endereços).

      Excluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  34. Cesar, tento sempre desenvolver interesse verdadeiro e empatia pelo que as pessoas falam e as situações que elas compartilham, porém algumas vezes, quando procuro dividir a dor da pessoa, seja por um assunto banal ou algo mais sério, acontece dela me achar negativo, depressivo ou pessimista. Reconheço que tenho uma natureza melancólica mesmo, tendendo ao negativismo e à depressão, o que me prejudica, e estou querendo mudar. Mas na verdade, na minha cabeça estou apenas tentando compreender a situação chata pela qual a pessoa está passando e me colocando no lugar dela. Sinto que se eu disser "isso não é nada", "não ligue pra isso" ou coisa do tipo, vou estar menosprezando o que a pessoa está passando, que muitas vezes é mesmo sério ou triste. Tento criar empatia e acabo causando uma grande irritação e desenvolvendo justamente antipatia de alguém por quem me importo, e me sinto muito mal e frustrado por tentar ser o mais legal possível e ser mal interpretado, afastando as pessoas. Qual a melhor forma de agir nessas situações para realmente ajudar uma pessoa que confia em mim para contar alguma coisa chata que aconteceu com ela? Poderia dar exemplos, mas não quero expor situações aqui. Obrigado!

    ResponderExcluir
  35. Oi tenho 19 anos e tenho uma extrema dificuldade em interagir com as pessoas, parece q a cada dia que passa a minha situação piora, tenho uma certa dificuldade em se expressar, tenho medo de chegar nas pessoas e ficar meio embaraçoso meio confuso(oq já ocorreu), não consigo olhar no olho das pessoas, as vezes penso q sou autista só de ouvir esse nome me cago de medo, me mudei da cidade onde nasci, eu tinha alguns amigos por lá poucos mas tinha era umas grandes amizades, hj tudo mudou quero tentar evoluir, quero sair dessa dificuldade em me relacionar com as pessoas. pf me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael! Você sente a necessidade de interagir com as pessoas então você não e é autista. Acho que o seu problema está mais relacionado a esse artigo:
      http://www.psicologosp.com/2012/02/fobiasocialtimidez.html (copie e cole na barra de endereços), não se preocupe isso tem solução...

      Excluir
  36. Certo João ,acho que entendi o seu problema... Por mais que a empatia seja a tentativa de compreender os sentimentos dos outros, nosso compreensão é sempre marcada por nossos próprios sentimentos por essa razão é que uma pessoa rica não entende os sentimentos típicos de um miserável... A melancolia e o pessimismo enfraquecem os sentimentos fazendo com que tudo tem um ar sem importância e apático. Por essa razão é que ao seus olhos o sofrimento da outra pessoa parece tão "estranho". Outro ponto é a necessidade de experiência para compreender o outro, por exemplo, sua empatia seria bem melhor com um individuo deprimido, por outro lado é difícil fazer o mesmo com situações em que você não experimentou nada ao menos semelhante. O outro ponto que você expõe não se refere a empatia, mas o que dizer nessas horas, na maioria dos casos uma mão no ombro e um "nossa que difícil hein?" é tudo o que precisa ser dito...

    ResponderExcluir
  37. Olá Cesar, boa tarde. Tudo bom?
    Seu blog é muito bom, você influencia positivamente a vida de várias pessoas, de vários lugares que fui atrás de ajuda, aqui foi onde mais obtive respostas que procurava.
    Já faz algum tempo que leio seus artigos, e me desenvolvi muito com eles. Procurando mais informações, me deparei com o livro "Como fazer amigo e influenciar pessoas". Notei que seu artigo segue a mesma linha de raciocínio, então acredito que você o leu. Certo? Achei o livro muito bom, mas gostaria de algo mais especificado para COVERSAS, em como falar com as pessoas. O principal eu já tenho, a vontade de mudar. Mas sair da linha 'colega' e passar para 'amigo' é bem complicado. Então, você poderia me indicar outros livros com esta temática? Relações interpessoais, porém algo que me ajude nas conversas. As dicas acima, pelo menos na minha pouca experiência tentando implementá-las, é que funcionam para conversas individuais. Com grupos não deu certo. Ainda fico calado na maior parte da conversa, só observando e escutando, com sorrisos meio sem jeitos.. Sempre tenho a impressão que os outros me achem estranho. Se você souber indicações de livros que ache que possa me ajudar, ficarei muito grato.
    Obrigado desde já.
    P.S.: em um outro comentário, você me indicou o livro "O poder dos quietos". Achei muito bom!

    ResponderExcluir
  38. Olá ricardo! Obrigado pelos elogios! Sim eu li o como fazer amigos e influenciar pessoas é literatura básica para esse tema, não é mesmo? Existem muitos livros que tratam do assunto, porém em geral eles são repetitivos e acrescentam pouca coisa. Dos que eu acho mais relevantes são: "como enfrentar a timidez da coleção sucesso pessoal" "A timidez pode ser vencida de Yoritomo Tashi" este é bem ligado a filosofia oriental, mas traz boas lições. Por último " Pessoas tímidas podem curar-se de Barbara Powell" Ele ensina um único exercício para timidez, porém está muito bem detalhado...
    Quanto a pergunta da segunda parte do seu comentário, não vou publicar... para evitar te expor... Talvez o medo de não ser aceito ou ser descriminado sejam a raiz da sua insegurança. Comece a se conhecer de verdade e se amar mais e perceberá que conquistar amigos é algo muito fácil...

    ResponderExcluir
  39. Conversar com uma pessoa apenas é mt mais fácil para mim. Agora em grupo, é mt dificil, minha timidez é mt maior. Sempre fico calado, sem saber o que falar. As tecnicas seriam as mesmas? As perguntas seriam para quem no caso? Sempre fico sem saber o que falar e com um sorriso sem graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É natural que você demore mais tempo para falar em um grupo, não tenha pressa tente conhecer mais sobre o grupo. No caso só faça uma pergunta se ela for realmente uma dúvida, melhor ainda se perguntar alguma coisa que também seja a dúvida de outras pessoas dentro do grupo:
      Um membro do grupo diz: olha só que coisa legal que eu comprei...
      Você diria: Legal mesmo... onde foi que você comprou?
      Entendeu? outras pessoas também gostariam de fazer a mesma pergunta
      Você fica sem saber o que falar por que não está entrosado na conversa, não fique preocupado em falar, isso não é uma obrigação. Ao invés disso tente entender do que os outros estão falando suas perguntas, comentários e observações irão sair naturalmente quando fizer isso.
      OBS: antes de tentar falar no grupo, tente entender o que interessa aos membros desse grupo...

      Excluir
  40. Estou muito triste e não sei mais o que fazer. Sou a típica nerd da sala, me consideram genial, sempre tiro as melhores notas. Tenho 17 anos e sou muito tímida para conversar com as pessoas, fazer novos amigos ou simplesmente dizer um "oi". Me intriga o fato de eu ser tão tímida quando o assunto é falar com as pessoas e ao mesmo tempo não ter vergonha, por exemplo, de responder algo na escola, falar sobre a matéria e até mesmo ensinar aos outros alunos, ou que aconteceria o contrário para eles. Apesar das boas notas na escola não sou o tipo de pessoa que me julgo melhor que os outros, parece que todos meio que gostam de mim porque costumo ajudar em tudo que posso, mas nunca passam de colegas mesmo, nunca consigo fazer sequer um amigo.

    Já li milhares de posts sobre o assunto e nada consegue me fazer melhorar. Muitas vezes chego a ficar com raiva de mim por não conseguir falar com uma pessoa sem me enrolar com as palavras e perder o assunto.
    Acho que o problema é comigo por dois motivos:
    Não consigo ter uma conversa sem enrolar com as palavras e acabo falando coisas sem sentido. Isso deve afastar as pessoas e claramente elas percebem que sou tímida.
    Não consigo me identificar com as pessoas da minha idade, parece que não temos nada em comum, talvez por isso a falta de assunto.
    Sinceramente, estou com medo de essa tristeza evoluir futuramente para um caso de depressão, porque a dor que sinto parece não ter fim.

    ResponderExcluir
  41. Não tenho amigos nem namorado me sinto só,estou tentando arrumar um trabalho ja fiz mais de 40 entrevista e não passei em nenhuma, fiz vários cursos de como me comportar em uma entrevista de emprego mas nada deu certo, as pessoas me dizem que sou anti social ou me acham metida, tenho muita vergonha de falar com as pessoas ,principalmente quem eu não conheço e fico muito nervosa ao falar em publico chego a passar mal , resolvi procurar ajuda de especialista ainda não fui na consulta tenho medo de falar com pessoas que não conheço principalmente a respeito da minha vida o que faço?

    ResponderExcluir
  42. O mais importante você já fez que é começar um tratamento com um especialista, agora siga as instruções que ele passar e não falte as consultas. Pela maneira que você fala acredito que ainda é uma adolescente ou está no começo da vida adulta (perto dos 20 anos), essa é uma idade complicada e pois a insegurança é grande e parece que todos exigem de nós coisas que não conseguimos fazer, felizmente essa fase passa. Você disse que as pessoas te julgam "metida", só usa essa palavra para que temos vontade de conversar, mas essa pessoa não nos dá atenção, ou seja você interessante, e isso abra portas como namorados e empregos...

    ResponderExcluir
  43. Esse artigo é Muito Esclarecedor! Gostei muito!
    Meu nome é Sabrina, Tenho 17 anos e desde pequena tenho dificuldade em fazer amigos, na verdade eu nunca tive um amigo de verdade, conheci varias pessoas, mas todos são colegas e conhecidos, Eu sou um pouco fechada, não falo muito sobre mim para as pessoas, o máximo que faço é as cumprimentar e perguntas sobre assuntos referentes ao lugar como na escola, no curso e na igreja, Sou uma pessoa seria e disciplinada, eu acho que as pessoas tem receio de falar comigo, e eu tenho receio de falar com elas, Sou daquelas que senta sozinha, e fica sozinha o tempo todo, os colegas me cumprimentam, mas não me querem junto deles, na escola quando há trabalhos em grupo nunca sou escolhida, Só me escolhem por interesse, Pois sou uma das melhores da classe, Mas não aguento mais esse sentimento de vazio e solidão, Eu estou disposta á mudar, Mais preciso de um conselho, As pessoas ao meu redor são totalmente diferentes de mim e eu não sei lidar com isso, Sou só a garota "Inteligente", eu quero ir além. Qual seria o primeiro passo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que leia os artigos sobre o tema timidez e fobia social:
      http://www.psicologosp.com/search/?q=timidez
      Na página mapa do site:
      http://www.psicologosp.com/p/mapa-do-site.html você encontra mais posts.

      Excluir
  44. Achei interessante a parte em que vc citou a falta de amigos, atribuídos a feiura, por preconceito das outras pessoas, eu particularmente sou uma pessoa muito bonita, bom, eu me acho bonita e as pessoas me dizem isso. Porem eu nao consigo sair disso, realmente sou muito elogiada por outros, mas minha auto estima continua baixa. Eu sinto inveja de pessoas felizes, pois eu nao me sinto assim. Nao tenho uma amiga sequer para desabafar, até porque eu nao me sinto a vontade com as garotas, as acho falsas e acho que por isso so faço amizade com os meninos. Mas eles acabam se interessando por mim, por isso fico sozinha mesmo. Nao sei mais o que fazer para mudar isso. Eu recentemente terminei um namoro em que a pessoa era exatamente o oposto de mim, fazia amigos onde passava e amigos sinceros, acho que pessoas felizes atraem outras pessoas felizes. Depois disso entrei em depressão pois quando estava com ele, eu me sentia muito mais sociável. Já até pesquisei sobre como me matar mas não tive coragem. Nao aguento mais eu mesma, me sinto insuportável. Nao sei como mudar isso. E desculpa pelo texto tão negativo. Mas essa sou eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo relato ele ajuda a outras entender que a autoestima vai além da aparência física. Seja como for a baixa autoestima não se limita a beleza mas está relacionada autoconfiança:
      http://www.psicologosp.com/2012/04/dicas-para-aumentar-autoestima.html (copie e cole na sua barra de endereços)
      E
      http://www.psicologosp.com/2013/04/aumentar-auto-confianca.html

      Excluir
  45. Otimo texto! Mas ainda assim queria uma ajuda sua!
    Tenho amigos com quem eu saio, converso. Masas vezes preciso desabafar, falar sobre minha vida, visitar só pra jogar conversa fora... E nao consigo com nenhum deles!! E isso acaba atrapalhando minha relação com minha namorada, pois com ela eu faço tudo isso, mas sinto muito ciumes dela, e li em um outro artigo seu que o fato de eu me sentir sozinho pode criar esse ciumes! O que devo fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegue desabafar com os seus amigos por eles não parecerem dignos de confiança, por achar que eles não são capazes de entender os seus problemas ou é você que tem medo de se abrir com eles? Antes de julgar faça um teste fale para eles algum assunto que seja mais sério, porém, de importância secundária e veja se eles podem te auxiliar. Não fale com todos de uma vez só espere estar sozinho com aquele que tiver mais confiança.
      Caso não consiga um psicólogo é o profissional habilitado para isso.

      Excluir
  46. Ola , tenho 16 anos , nao sei o que acontece cmg , as pessoas se afastam de mim em todos os lugares . Ja mudei de escola varias vezes por nn conseguir fazer amigos , soh me procuram quando precidam tipo de algo emprrstado. Na balada semore vou sozinha , nn tenho ngm ora contar as coisas . Queria ter ao menos 1 amiga pra converssar cmg . Nao sei o que acontece sempre ando arrumada , nao tem por que nn se aproximar de mim. Nem msm namoradovou ficante eu arrumo , sempre se distanciam da minha pessoa. Me sinto muito solitaria , e issi ja tem anos , nn aguento mais, vou acabar parando de estudar por que nao tenho amigos 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem interesse em fazer amizades é que deve se aproximar, os outros já têm amigos e alguém para conversar e só irão se aproximar quando precisarem de algo, Isso é normal (pelo menos na sua idade). Siga as instruções do texto e tente fazer amizade com pessoas que sejam mais sensíveis a você. Não esqueça de que você precisa estudar mesmo sem ter amigos, através dos estudos é que você irá conquistar um futuro melhor.

      Excluir
  47. Olá, tenho 17 anos, já terminei a escola, não trabalho e nem faço faculdade. Não tenho muitos amigos, as pessoas que eu mais considerava me abandonaram. Não mantenho muito contato com minhas amigas da época da escola porque elas trabalham/namoram/fazem faculdade. Queria sair por ai e fazer amizades, nem pela internet eu consigo mais :/
    As vezes acho que as pessoas se afastam de mim porque me acham estranha (quando na verdade só sou extremamente tímida)

    ResponderExcluir
  48. Olá, tenho 17 anos, já terminei a escola, não trabalho e nem faço faculdade. Não tenho muitos amigos, as pessoas que eu mais considerava me abandonaram. Não mantenho muito contato com minhas amigas da época da escola porque elas trabalham/namoram/fazem faculdade. Queria sair por ai e fazer amizades, nem pela internet eu consigo mais :/
    As vezes acho que as pessoas se afastam de mim porque me acham estranha (quando na verdade só sou extremamente tímida)

    ResponderExcluir
  49. Nao sou timida tenho algumas amizades mais as vezes acho q nao consigo fazer mais amigos nem sei como tenho moral com meu marido na verdade nem tenho ele so me critica e fala que nunca vou mudar...

    ResponderExcluir
  50. Nao sou timida tenho algumas amizades nem sei como casei nao tenho moral com ninguem e acho que nao consigo mais fazer amigos meu marido so me critica e fala que nunca vou conseguir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou assim tbm , meu marido diz que eu nunca vou conseguir fazer amizades pq sou muito fechada não consigo nem comprimentar as pessoas q conheço é muito estranho pq eu quero comprimentar mais não consigo tenho medo sei la , mais tenho alguns amigos na minha cidade e eles me adoram dizem q sou mt alegre q adoram quando estou perta em momentos tristes pq consigo deixar todo mundo feliz

      Excluir
  51. Ola, tenho 19 anos, sou muito tímido, e n sei como ser simpático com as pessoas, sou muito fechado, me sinto p baixo, quero fazer amigos, e não consigo, parece q as pessoas se afastam d mim, me sinto sozinho, pois trabalho o dia inteiro, e quando chego em casa d noite, n tenho ninguém p conversar. PF. Me de uma dica, d como ser simpático, e fazer amigos.

    ResponderExcluir
  52. OBG pelo blog sabe eu tenho uma irma gemea e ela tem mais amigos eu tenho amigas mais ou menos so fico com elas no recreio com minha irma e tinha uma que disse " pra que eu vou querer ela tem outra " ou " copia " ela falou que era brincadeira eu nao demonstrei mais doeu ouvir uma coisa dessas sempre foi assim por um tempo ainda e eu tento dizer mais fica tudo preso na garganta e nao consigo eu tenho um sonho e quero realiza-lo todos queremos realizar um sonho mais quando tem pessoas que dizem que voce nao consegue bate um desanimo e esse sonho se distancia mais com os amigos e mais facil pra algumas pessoas eu fico todo o dia sem falar nada depois elas dizem que eu fico quieta o dia inteiro o que eu vou dizer qualquer coisa elas dizem que eu so falo bosta um dia uma me disse " sai ninguem te que aqui " e ela era uma pessoa que eu considerava especial mais nao e nunhuma e especial eu engulo tanta coisa ja faz anos e sempre a minha irma e preferida eu posso conhecer alguem e depois conheçe minha irma me deixa de lado eu simplesmente nao aguento mais que conselho voces poderiam me dar ??

    ResponderExcluir
  53. Nossa vou tentar fazer isso sempre fui tímida nunca fiz amigos tenho uns 5 amigos na minha cidade , agora q estou na faculdade já faz 2 anos e não tenho nenhum amigo , sou uma pessoa legal mais quando estou tipo na sala de aula não consigo nem olhar pro lado de tanta vergonha nem se quer um sorriso me sai , e estou sofrendo cm isso quando tem trabalho em grupo ngm me chama pra fazer e eu não tenho coragem de pedir pra deixarem eu entrar , chego em casa e começo a chorar cm essas situações . Vou tentar seguir essas dicas e se der certo vou comentar aqui de novo 😊

    ResponderExcluir
  54. Ola... Sou muito timida e tenho medo de me aproximar das pessoas... Parece que elas sao algo ruim para mim... Mas eu preciso delas... Meu namorado briga muito comigo por causa disso... Pois quando ele quer sair com alguem eu nao deixo... Por eu nao confiar nele... Ele tem muitos amigos... E eu só tenho minha mae... No colegio sou sozinha... Nao consigo chegar perto de ninguem... Quando tenho um trabalho em grupo nao quero que os outros façam... Sei que sou egoista... Mas sei lá... Eu nao era assim... Depois que meu pai se matou eu virei outra pessoa.... Quero ajuda para mudar... Quero ter amigos para poder contar sempre... Quero que todos gostem de mim.... Tenho apenas 15 anos... E sou uma troxa... Tenho que ser diferente... Me ajude????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não disse quanto tempo faz que seu pais faleceu, mas isso pode ter sim muita influência no seu problema. Artigos escritos e orientações feitas pela internet são para casos mais simples e fáceis. Acredito que você precise fazer terapia com um profissional que possa te atender presencialmente. Se não puder pagar procure pelo SUS ou pela clinica escola de uma faculdade de psicologia.

      Excluir
  55. Eu odeio isso, me sinto muito só, ninguém gosta de mim ou pelo menos se interessa um poco para falar comigo, as vezes eu me pergunto, por que tudo tem que ser eu? É sempre eu que tenho que mudar, é sempre eu que tenho que puxar conversa, tudo que acontece é sempre minha culpa quando alguém não gosta de mim ou não tenta fazer amizade, isso da uma raiva tão grande as vezes que da vontade de sair socando a cara de todo mundo.
    Eu só to cansando de me sentir só, excluído, desvalorizado o tempo inteiro. :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allan, sempre é assim que está incomodado é deve fazer as coisas de modo diferente, que deve tentar mudar. Como você disse: VOCÊ está se sentido só, se sentido excluído e desvalorizado, não são as outras pessoas que está te excluindo. Mude de verdade e as coisas irão mudar...

      Excluir
  56. Oi César eu presiso que vocer me ajuda não tenho nenhum amigo não consigo me se turma com ninguém oque que eu devo fazer por favor me responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ítalo, se você possui tanta dificuldade em se aproximar das pessoas, talvez esteja sofrendo de ansiedade social:
      http://www.psicologosp.com/2012/02/fobiasocialtimidez.html

      http://www.psicologosp.com/2015/06/ansiedade-social.html
      Copie os links e cole no seu navegador. Se for o caso você deve buscar ajuda profissional.

      Excluir
    2. Bom o texto é muito bom , tenho 17 anos sou casada e moro cm meu marido e a família dele, é uma família bem grande , sempre foi muito difícil de me enturmar cm as pessoas ak eu sou mais quieta na minha não sou de falar muito tenho meus momentos de falar, todos ak reclamavam cm meu marido que eu não conversava e ficava só quieta no meu canto,isso me magoava muito mas dai fiquei gravida e todos focaram um pouco mais próxima de mim eu estava mais falante e animada com todos mas o tempo foi passando e fui ficando do jeito que eu estava antes mais na minha e agora todos estão reclamando de novo de mim, que não converso com ninguém e fico só no meu canto , bom eu não sei mais oque fazer não consigo criar uma intimidade cm ninguém quando meu marido esta em casa eu converso brinco e tudo mas quando ele sai eu simplesmente me fecho fico definitivamente na minha . Será que eu deveria procurar um psicólogo?

      Excluir
  57. se minha aparencia desse amigos eu faria amizade somente andando na rua '-'

    ResponderExcluir
  58. Bom, o texto é bom, mas parece que isso não ajuda muito no meu caso, eu sou muito discreto com a minha família, e acho que pelo modo que eles me criaram foi o que ajudou a ter essa personalidade introvertida, com os meus poucos amigos já sou um pouco aberto, mas com eles é horrivel, não suporto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Por melhor que seja um artigo ou livro, eles nunca irão substituir a ajuda adequada vinda de um profissional treinado.

      Excluir
  59. Belo texto...Mas não sei se mesmo assim vou conseguir fazer amigos...Sabe ,não sei o que é que tem comigo ,sou muito timida ,mas chego a puxar conversa e tal ,só que pareço uma idiota...Sempre fui muito quieta ,até com a minha familia e só tenho 1 amiga ,mas gostaria de me socializar ,ser divertida ,ter uma resposta pra tudo.,fazer muitas amizades, Ter atitude e ser alguém realmente interessante,mas sou muito insegura de mais ,me acho feia perante as outras garotas e até as vezes me sinto meio inferior a elas...

    Sou praticamente ''invisivel''...eu passo e ninguém fala comigo ,o pessoal da minha sala costuma ser alegres e divertidos ,mas eu pareço uma sem graça ,seria e que não consegue ''entrar na brincadeira''...Parece que só piora ,nunca nem tive um namorado e o pior não tenho amigo nenhum ,já tentei falar com eles ,mas não dá certo...Sou muito travada,fallo pouco...E sinto que eu poderia mostrar mais do que isso...Sinto ,que é como se eu fosse 2 pessoas em uma só ,a exterior que todos conhecem..A sem graça e a inferior ,que é muito mais legal e tem atitude..Como se 2 partes de mim (Sei,que é confuso)...Sinto que eu só mostro uma ''sombra'' de quem realmente sou ...

    Cansei de ser quieta ,de ser timida ,de não saber brincar ,de ser ''invisivel'' ,de levar piadas ,de ficar triste por me achar mais feia do que todas as garotas...Sei que pode parecer uma mera crise de adolecente ,talvez seja...Mas só sei que vivo nesse drama a minha vida toda...Sou insegura de mais pra viver e eu quero mais de mim mesma!...Mas não sei o que fazer ,tudo parece dá errado...

    Se vc pudesse me dizer algo ,eu ficaria muito grata...Obrigada!

    ResponderExcluir
  60. Dr.Cesar pelo fato de mim ter sido criada brincando,fazendo os trabalhos ou qualquer coisa sozinha; nunca tive de fato amigos e se eu tinha só eram ''colegas''. Acho que minha mãe privou-me um pouco da realidade; eu a entendo do porque. Só que hj eu sofro bastante por não ter um alguem sem ser da família para compatilhar algo ou conversar. Olho para as adolescentes da minha idade e percebo que mesmo com suas inseguranças ou imaturidade elas arruman de fato ''amigos''. Fico tão triste comigo que chego a pensar que eu sou uns dos seres mais desprezantes ou carregado de maldades da face da terra. Sou assumidamente tímida e algo engrançado..rsrs... é que quando eu vejo que a(s) pessoa(s) tão gostando de mim fico arrumando desculpas pra mim mesma de que algum momento vou acabar desapontando alguem... Se fosse vc Dr. o que faria no meu caso? Espero que mim dê uma resposta clara, pois só assim estaria de coração mudando a minha vida.

    ResponderExcluir
  61. Dr.Cezar sempre brinquei, fiz trabalhos da escola, ou qualquer outra coisa sozinha. Acho que minha mãe privou-me um pouco da realidade, mas eu a entendo o por que. Só que hj eu sofro bastante com a falta de amigos para conversar..... Olho para as adolescentes da minha idade e percebo que mesmo com toda insegurança e imaturidade elas conseguem! elas fazem amizades!. Fico muito triste em não poder fazer o mesmo, pois te confesso de fato e assumidamente que eu sou tímida. Há dias em que chego a odiar-me e penso que sou uma aberração ou um mal que não deveria estar incluido neste mundo. Não sei qual é o meu problema...e tento entender, mas quanto mais eu tento, mais acabo mim machucando. Dr.Cezar o que vc faria no meu lugar? Por favor responda.Pois só assim estaria ajudando a uma garota tão solitária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é, também me sinto assim. Ainda passo por isso, porém aos poucos vou tentando superar certas coisas. Como isso que você falou da escola, se ano que vem você ainda estiver estudando, é bem provável que apareça alguém novo na sala, chame essa pessoa para fazer trabalho com você, durante a realização do trabalho vocês acabam se conhecendo e se tornando colegas/amigos. Fiz isso algumas vezes e deu certo, tanto na escola como faculdade. Hoje em dia na faculdade sempre tenho com quem fazer o trabalho, porém ainda estou nessa de não ter amigos para conversar.

      Excluir
  62. Muito bom o texto! Me ajudou um pouco! Bom,sou o Lucas tenho 19 anos,e sou até uma pessoa social e amigável,mas não consigo desenvolver um assunto interessante e acabo que converso pouco,ajudo as pessoas e sou amigo delas,mas às vezes faço brincadeiras e comentários estupidos,faço isso sem perceber e chateio as pessoas. Eu sou daqueles que liga demais para sinceridade,eu sou sincero e amigo e quero que sejam assim comigo,e muitas vezes no trabalho quando pego alguém falando de mim acabo indo lá e tirando satisfação. E ligo bastante para fofocas e o que falam sobre mim,e sempre quero saber o que falam de mim. E muitas vezes,sou considerado chato por brincar demais e me envolver muito rápido com as pessoas talvez,e se elas não mostrarem pra mim que estão abertas a falar comigo e serem receptivas comigo,eu não consigo chegar na pessoa,se ela não sorri pra mim nem puxa assunto comigo,e faz isso com outra pessoa,me deixa magoado e eu acabo ficando na minha. Qual o meu problema ? Espero que possa me dar uma dica,obrigado!

    ResponderExcluir
  63. Olá.Meu nome é Jamilly e tenho 13 anos.Eu até tenho tenho alguns amigos,mas só converso com eles de vez em quando;eu sou um pouca fria e não costumo sorrir muito quando estou falando com estranhos. Na escola eu estou sempre um pouco isolada porque todo mundo na minha turma já se conhece.Eu posso ser bem divertida quando quero mas fico muito timida quando estou falando com pessoas que eu não conheço,principalmente os meninos.Acontece que na minha cabeça eles são todos iguais,sempre falam das mesmas coisas e das mesmas pessoas.Acontece que a coisa que mais me deixa triste é quando eu finalmente consigo puxar assunto com alguém essa pessoa começa a conversar com outra e todo o grupinho dela vai chegando, aí eu me sinto completamente ignorada.Acho que um dos meus problemas é ter auto-estima baixa.Eu sempre outras pessoas virem falar comigo primeiro.Então,o que há de errado comigo?Espera que possa me dar uma ajudinha,muito obrigado.

    ResponderExcluir
  64. Obrigada Dr: Cesar pelos textos. Eu sempre tenho dificuldades em fazer amigos. Sou um pouco timida fico com receio em conversar com as pessoais porque ñ sei o que falar com elas, outros dizem que sou sem graça, sou excluida em muitas conversas. Como posso reverter Essa situação. Por favor ajuda-me.

    ResponderExcluir
  65. Não sei nem explicar minha situação. Eu sempre me decepciono com as pessoas. É unânime, me parece que todos se afastam de mim.Eu não sei o que fazer com a minha vida. Desde criança fui educada com a mentalidade de que você não precisa de ninguém além de si mesmo e, de vez em quando, da sua família. Então para mim as amizades eram por pura e simples necessidade. Só agora sinto falta de relacionamentos mais duradouros. Minha infelicidade reside no fato de eu nunca ter tido nenhum amigo de verdade. Eu queria ser normal, ter um namorado, amigos, sair... Mas essa vida parece tão sem sentido. Sempre fui tão solitária. É como se os outros não pudessem se encaixar na minha vida.

    ResponderExcluir
  66. Tenho 27 anos e me analisando melhor pude perceber que sempre fui muito calada, mesmo estando com amigas parece que nunca tenho assunto, sou mais de ouvir q falar. As vezes até falo algo significante mas na maior parte das vezes só escuto não dou opinião sobre as coisas, estou sempre a concordar com tudo quase. Por isso não namoro. Pois não sei como fazer isso. Isso é algum tipo de bloqueio?

    ResponderExcluir
  67. eu sou muito timida, quase não falo, quando estou m grupo, praticamente não falo, so fico rindo e ouvindo as brincadeiras.alem disso me acho muito sem grassa. queria ser diferente

    ResponderExcluir
  68. cara me de umadica tenho 16 anos e so fiz na minha vida inteira um amigo e que por que ele mora perto de minhas primas na escola nas aulas vagas eu vou dormi por que todod mundo me zoa ja peguei depresao com isso eu fui falar com a diretora ela me reclamou em vez deles o que eu faço

    ResponderExcluir
  69. Dr. César. Tenho 24 anos e não tenho amigos, sou tímido e parece que só me apego a uma pessoa se for por amor talvez porque eu não saiba qual é o sentimento de amizade pois sempre fui tímido fechado não sei o que conversar com as pessoas nem puxar assunto, mas no meu trabalho no mesmo setor tem um cara que é super brincalhão, legal e conversa comigo e tal... Mas como eu sou tímido não sei como fazer para que essa amizade ultrapasse as barreiras do trabalho pois não quero que ele seja só um colega de trabalho quero um amigo pra sair e conversar, tenho medo de convidar ele pra sair e ele pensar besteira sou muito inseguro, me ajuda por favor não aguento mais viver sem amigos só dentro de casa.

    ResponderExcluir
  70. olá doutor,tenho 17 anos e sinceramente não tenho amigos,os poucos que tive foram embora,to muito deprimido por isso,só queria ter amigos pra sair,conversar, trocar mensagens,sabe,mais ta difícil,tanto no colégio como nas ruas as pessoas nem olham pra mim,e quando olham me olham com aquela cara como se eu fosse um lixo,minha vida só se resume em estudar,nafa mais parece,to me sentindo muito desanimado mesmo,e quando resolvo tentar conhecer gente nova pela internet ninguém me responde minhas mensagens,acabo ficando mais frustrado ainda,eu só queria ter amigos de verdade....mais parece que tá impossível

    ResponderExcluir