Ads (728x90)

Cesar Augusto S. Borella. Tecnologia do Blogger.

      Como mudar a personalidade?

       

Como mudar o jeito de ser? Muitas pessoas são insatisfeitas com os seus traços de personalidade por que são muito tímidas ou muito calmas ou ainda muito nervosas. Há quem se preocupa demais, se acham infantis ou possuem qualquer outra característica que lhe incomoda.  Existem poucas coisas na vida que podemos controlar e modificar, e a nossa personalidade é uma delas.


 O que é personalidade?

        Esse é um dos vários conceitos presentes em Psicologia que são fáceis de identificar e difíceis de descrever. Simplificando personalidade é um conjunto de características que exercem uma espécie de força interna capaz de determinar a forma como um sujeito se comporta. Ela é recorrente e consistente de maneira que se você compreende a personalidade de alguém é possível prever como esse sujeito irá reagir diante de determinada situação. Hoje em dia acredita-se que 40% da personalidade são de origem genética enquanto os 60% restante são moldados pelo ambiente em que se vive.  É necessário salientar que mesmo os traços inatos da personalidade podem ser modificados pela experiência do individuo.

É possível mudar a personalidade?

        Muitos teóricos postulam que ela está totalmente formada já na adolescência e que é possível alterar alguns traços, mas a personalidade com um todo permanece a mesma. Porém psicólogos importantes como Erik Erikson afirmam que a personalidade está em constante formação até o fim da vida. Carl Rogers e Alfred Adler acreditavam que existe na natureza humana uma tendência ao aperfeiçoamento, ou seja, tendemos a nos tornar pessoas melhores a cada dia.

Você realmente quer mudar sua personalidade?

        Talvez o que você deseja de verdade seja uma coisa muito mais simples e não necessita de uma mudança muito drástica, como por exemplo, que as outras pessoas te respeitem mais, se for esse o seu caso leia a postagem: Como ser respeitado e Aumente sua autoconfiança.
     É possível que o seu desejo seja que as pessoas gostem de você, será mais útil que leia Como ser sociável e A arte de conversar.

Como mudar o jeito de ser?

Saiba por que você quer mudar
   

Não adianta apenas desejar se tornar uma pessoa diferente, você precisa estar motivado a se transformar. Pense sobre os motivos que te fazem querer mudar e veja se eles são fortes o suficiente para realizar essa metamorfose.  Seu jeito de ser te prejudica? Te impede de realizar coisas que gostaria de fazer? Liste as causa que te fazem ter esse desejo e as relembre sempre que possível.

Quando a personalidade não é o problema
        Você já considerou que o seu desejo de mudar se deve na verdade a uma autocrítica muita negativa? Sim! Talvez você seja alguém agradável e cheio de qualidades, entretanto não consegue enxergar isso por estar exigindo muito de si mesmo. Veja os posts: controlar a autocrítica negativa e Livre-se dos sentimentos de inferioridade.
   Uma baixa autoestima é outro fator que faz as pessoas enxergarem problemas de personalidade onde eles não existem. Assim a postagem melhore sua autoestima vai te dar uma luz.

Pratique auto-observação ou faça análise
          Se você quer se tornar uma pessoa diferente primeiramente é preciso saber quem você é agora. Isso só é possível através de uma autoanálise bastante rigorosa. Observe cada comportamento seu e busque entender por que você age assim.  O que te leva a pensar da forma que pensa? Será que as suas conclusões estão certas? O quanto sua infância e experiências de vida influenciam nas suas atitudes? Seja crítico e realista ao responder essas perguntas, pois temos uma inclinação a nos enxergarmos de uma maneira fantasiosa, realçamos as nossas qualidades e escondemos os nossos defeitos. O artigo Autoconhecimento traz algumas dicas para quem quer se conhecer melhor.


Mude suas atitudes
    Quando você muda a sua forma de pensar os seus comportamentos mudam! Essa é uma verdade incontestável e o inverso também acontece. Quando você passa a agir de uma determinada forma seus pensamentos começam a convergir para com suas atitudes. Quando uma pessoa tímida tenta ser mais extrovertida pode parecer falso e desajeitado por um tempo, porém se ela insistir nisso aos poucos vai pegando o jeito e ela passa a ser espontaneamente extrovertida. 


Mude de companhia
        É natural que busquemos fazer amizades com pessoas que se assemelhem conosco de alguma forma. Assim sendo: tímidos tem amigos tímidos, imaturos tem amigos imaturos, nervosinhos tem amigos nervosinhos e assim por diante.  Esses relacionamentos só reforçam aquilo que você quer mudar, por isso faça amizade com pessoas que tem o jeito e a personalidade que você quer ter.


Não valorize e nem subestime seus defeitos
        Se você valoriza demais as suas limitações jamais irá se livrar deles, pois elas sempre pareceram mais fortes que você. Por outro lado se você as subestima faz com que elas pareçam sem importância ou pouco prejudiciais e não se preocupará em vencê-las. Por isso a auto-observação é tão importante ela te ajuda e se enxergar de forma realista.


Substitua os maus hábitos por bons
        É mais fácil mudar um traço de personalidade censurável substituindo ele por um adequado. O ideal a adotar o inverso do seu defeito: se você é bagunceiro aprenda a ser organizado, se falta ou chega atrasado aos compromissos aprenda a ser pontual e responsável. 
   Lembre-se que tudo tem o seu tempo e uma mudança verdadeira não ocorre do dia pra à noite.  Se sempre agiu de uma forma vai demorar até as pessoas perceberem que você realmente mudou. Por isso não espere que coisas se transformem tão rápido. Não force nada, lembre-se que mudanças bruscas costumam ser transitórias.

Postar um comentário

Blogger
  1. Estou enfrentando um problema com minha personalidade. Eu sempre fui uma pessoa tímida para quem não me conhecia e espontânea no meu meio. Mas de tanto receber críticas eu me esforcei para me abrir e tentar esconder a timidez. Porém, a algum tempo isso tem se tornado um pesadelo por que ficar simpática demais fez com que as pessoas tirassem conclusões erradas sobre mim falando coisas horriveis a meu respeito. Agora eu estou tentando mudar isso e não consigo. Estou sofrendo muito com isso, mas não achei ainda onde tenho q consertar? O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você deve parar de querer ser oque os outros querem que você seja e passar a ser você mesma,pois aqueles que vivem para querer agradar os outros acaba não agradando a ninguém,aprenda a gostar de si mesma listando suas qualidades,se você não consegue ve-las peça a opinião de amigos e parentes.

      Excluir
  2. O que quer dizer com não consigo? Você não sabe o que fazer ou não tem forças para se impor? Na segunda hipótese te leia os artigos:
    http://www.psicologosp.com/2013/04/como-ser-respeitado.html (copie e cole na barra de endereços)
    E
    http://www.psicologosp.com/2012/04/aprendendo-dizer-nao-quantos-problemas.html

    ResponderExcluir
  3. tenho medo da não aprovação dos meus amigos e familiares pelas minhas escolhas, por isso sempre acabo escolhendo o que eles querem e não o que eu realmente quero isso esta me deixando muito mal pois estou frustada com minha vida mas tenho medo de tomar uma decisão e ser julgada ou ate mesmo que as pessoas se afasten-se de mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que você fala acontece com praticamente todo mundo, o que varia é a intensidade. A maioria das pessoas sabe que não dá para agradar sempre. Você precisa melhorar a sua autoestima para não depender tanto da aprovação dos outros. Se sua intenção é ser agradável então é bom frustar os outros de vez em quando as pessoas gostam de quem as frustram, é só olhar ao seu redor e vai perceber que as pessoas mais chatas são as mais bajuladas... leia os artigos que indiquei no comentário acima.

      Excluir
  4. Qeria mudar meu jeito explsivo de ser falo muito sem pensar as vezes maguo os outros as vezes me maguo quando tomo desicoes pecipritadas ou seja naum penso antes de agir,isso tah me prejudicando muito na escola e fico muito teiste por isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no link "nervosinhos" tem um artigo que fala como controlar a raiva...

      Excluir
    2. e eu não me entendo hoje mesmo eu fui ver o preço de um óculos em uma loja quando eu cheguei lá meu coração começou a acelerar e eu começei a tremer parecia até que eu ia roubar a loja mas deu tudo cérto só que fico triste por ser assim.

      Excluir
    3. então Doutor porque quando eu estou em casa eu estou tranquilo e quando eu saio para rua fico nervoso tipo me da tremedeira meu coração acelera se vou em alguma loja e tambem quando estou em uma roda de amigos porque ?? porfavor têm como mudar isso?, olha só hoje eu fui em uma loja para ver quanto que custava um óculos ai quando eu cheguei lá meu coração acelerou e eu comecei a tremer mas parece que ninguem percebe fico tipo travado será que têm como mudar? porfavor nun aguento mais só vivo sózinho =(

      Excluir
    4. Lembre quais os pensamentos passaram pela sua cabeça. De onde veio a ansiedade? Do fato de ter que conversar com uma vendedora ou a escolha de óculos que lhe caia bem?

      Excluir
    5. O que você descreve é uma crise de ansiedade
      http://www.psicologosp.com/2013/05/o-que-e-ansiedade-causas-e-tratamento_16.html (copie e cole no seu navegador)
      Tais crises podem ser motivadas por vários fatores e para ter certeza do que lhe trás tais sintomas é necessário que você seja avaliado por um psicólogo ou psiquiatra.
      É possível que estar em contato com outras pessoas ou fora de sua casa seja o motivo das crises, nesse caso o ideal é procurar ajuda profissional imediatamente.

      Excluir
  5. Olá Cesar em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo site e pela competência. Sobre o assunto em questão sua matéria aborda muito bem o tema e sofro com isto desde de comecei atuar como profissional, tenho uma vida social razoável amigos pelo qual divido experiência uma mulher que me ama e um filho que está para nascer em outubro.
    Não tenho medo e nem vergonha de me expressar em publico já dei 5 palestras motivacionais nas 3 empresas em que trabalhei.

    Mas pelo fato de ser extrovertido e carismático tenho problemas em manter uma linha de raciocínio séria sem desviar o foco e direto sou alvos de piadas pelos meus colegas, gostaria de me tornar uma pessoa mais concentrada e séria centrada nos meus objetivos e para isto sei que deverei me privar de algumas coisas e sacrificar outras mas serão necessárias, sei que seguindo os seus conselhos no artigo acima conseguirei atingir este objetivo, obrigado pelos seus conhecimentos e pela sua ajuda.

    Att,
    Edgar Ramalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz de poder ter te ajudado pelo menos um pouco. A mudança é sempre positiva, mas espero que você não sacrifique o seu bom humor e nem sua simpatia...

      Excluir
  6. Olá, Cesar. Eu gostaria de saber qual a sua perspectiva em relação a minha situação.
    Fazem uns dois anos que eu percebi um transtorno de personalidade que vareia dependendo do ambiente onde eu esteja. Meu comportamento é normal quando estou em minha casa, mas na hora de sair eu sinto uma imensa queda da autoestima, o que me prende por minutos ou até horas em frente ao espelho. Quando consigo enfim me convencer de que estou bem e saio, meu corpo reage diferente assim como a minha mente também. Meio vazio, sinto minha coordenação motora diferente, a ansiedade toma conta dos meus passos... Me flagro corrigindo a postura todas as vezes em que olho para a minha sombra. O meu diálogo muda, fico nervoso, esquecendo palavras e até gaguejando.
    Eu me conheço bem, sei que isso não faz parte de mim! Apesar de tímido, sempre soube me expressar bem, independente da situação. Mas de alguma forma isso mudou. Pude ter a certeza disso há 10 meses, período pós falecimento do meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde você tirou que possui um transtorno de personalidade? Em primeiro momento o que parece é que você sofre baixa autoestima, pouca autoconfiança e uma autocrítica extremamente negativa. É possível modificar isso se conhecendo melhor e compreendendo mais a forma como o mudo te percebe e lida com você. Leia os artigos sobre "Autoestima" (link no índice rápido) eles vão te ajudar, entretanto entenda que para mudar de vez a sua situação o ideal é fazer analise...

      Excluir
  7. Dr.Cesar Borella, É possível uma pessoa não ter Personalidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mesmo pessoas com deficiências mentais severas demonstram traços de personalidade, a partir do momento que você é capaz de se comunicar e compreender as outras pessoas você tem personalidade. De modo geral se referem a alguém como "sem personalidade" quando essa pessoas muda de opinião constantemente fazendo sempre a vontade do outro, porém isso também representa traços de personalidade, de uma personalidade dependente, porém personalidade.

      Excluir
  8. Olá! Já li o post sobre o ciume patologico, e venho fazendo um tratamento quanto a isso, mas não tenho obtido sucesso.
    Esse tópico me chamou a atenção, pois acredito que ´´mudando a personalidade´´ vá me trazer algum beneficio.
    Estou literalmente acabando com meu relacionamento cada dia mais, tenho plena consciencia disso, mas nao estou conseguindo me focar na mudança, pois tem coisas que ainda nao consigo aceitar do meu parceiro.
    Só quando brigamos (feio), que entendo o quão irracional eu sou, e começo a enxergar melhor. Mas isso só depois de brigas enormes! Fico decidida a mudar, mas passando um tempo é automatico, volto tudo denovo...

    Nao sei mais o que faço, acha que nesse caso a mudança de personalidade é indicada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando falo sobre mudança de personalidade me refiro a mudar aquilo que te força a agir da maneira como age. Desse modo quando você aprende a lidar de outra forma com o ciúme está sim transformando a sua personalidade. O ciúme acaba sendo o resultado de vários fatores internos (baixa autoestima, insegurança, medo, raiva, etc.), nesse caso é sim necesário uma transformação mais profunda....

      Excluir
  9. tenho dificuldades pra me relacionar fico ansiosa e acabo nem conseguindo falar com as pessoas como venço a timidez. Esta me prejudicando para arrumar emprego e fazer amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na barra lateral do blog, no gadget índice Rápido existe um link "timidez" leia esses artigos começando por "superar a timidez"

      Excluir
  10. eu era uma pessoa daquelas que todo mundo queria perto... e hj sou uma pessoa que todos falam mau todos me criticos falam que sou isso isso e aquilo e eu ja não sei oq fazer... ja tem quase um ano que eu venho tentando mundar mais nunca consigo pq nunca sei a coisa serta a fazer.... me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  11. Aparentemente você passou a sua vida toda tentando agradar aos outros, durante um tempo foi aos seus familiares e pessoas próximas, você sempre tentou ser "boazinha". Depois disso passou a tentar agradar aos seus amigos, fazendo aquilo que eles achavam legal, e durante esse período fez coisas das quais se arrependeu.
    No entanto você não mudou, contínua tentando agradar aos, outros e isso é uma tarefa ingrata, por que as pessoas nunca estão satisfeitas com o que fazemos. Mudar isso não é algo fácil por isso procure o auxílio de alguém. Obrigado pelo seu relato

    ResponderExcluir
  12. Ola Cesar em primeiro lugar obrigada pelo seu site! Eu gostaria de saber o q posso fazer para melhorar minha situaçao,eu moro na italia e ontem fui no psiquiatra e falei para ele como me sentia praticamente eu nao consigo me habituar aq e de consequencia me sinto muito depressa sem vontade de fazer coisas normais como ate cuidar da casa,nao me sinto em condiçoes de tomar nenhuma decisao e pra completar perdi a confiança ate no meu marido .....A psiq.me disse q tenho q tomar remedios para transtornos do humor eu tenho medo q o diagnostico nao seja exato ate mesmo pq hoje eu li seu site respondi alguns perguntas e me sinto bem melhor !!! Eu acho q o problema aumentou muito com a solidao e eu tenho a tendencia de evitar as pessoas pq tenho medo de ferir alguem pq ultimamente sou muito negativa e me lamento sempre, sinto muita raiva Cesar ,do fato q me acomodei muito aq nao fiz nada q eu me sinta realizada e como se eu tivesse deixado de ser quem eu era antes . Sou de acordo com vc qnd q devemos mudar na nossa personalidade o q nao serve mais eu mudei tudo ate meu espirito otimista para q as pessoas nao pensassem q eu fosse muito sonhadora ,mais agora eu quero saber quem eu sou ?Nao consigo mais sorrir e ser prestativa como eu era antes e nao me preucupar com o julgamento dos outros.O q VC acha è muito importante pra mim pq lendo seu ponto de vista consegui ver q vc e verdadeiro e demonstra suas fraquezas a diferença dos outros medicos que pensam de ter tudo sobre controle e nao demonstram tb de ser humanos mais robos.!!! Desculpas os erros do meu portugues bem dizido q nimguem corregi!!!! faltam os acentos espero vc entenda minha tasteira nao tem.

    ResponderExcluir
  13. Todos nós fazemos certas concessões ou acordos para sermos aceitos pelos outros. Dentro de um limite isso é normal e saudável, porém se isso sacrifica a nossa felicidade então o acordo deixa de ser vantajoso. Sempre há tempo para ir atrás do seu eu perdido, não desperdice isso ...
    Só para esclarecer, quando a sua psiquiatra diz que está sofrendo de transtorno de humor, ela está descrevendo o que você está sentindo: desânimo, tristeza etc. Ela se refere ao sintomas e não as causas, tomando a medicação você vai se sentir mais animada, porém isso não significa que os seus problemas deixaram de existir.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada ,espero q todo bem q vc da torne para vc!Agora ficou bem claro!

    ResponderExcluir
  15. Olá. Sou uma pessoa que não lida bem com conflitos. Até mesmo quando não estou diretamente envolvido, quando o conflito é entre dois membros próximos da família, por exemplo. Ficou muito mal e muito nervosa, sentindo uma pressão no peito e um sentimento de angústia. Eu acho que acabo atribuindo muita culpa e responsabilidade pra mim, mesmo não tendo culpa nenhuma e não ser responsabilidade minha. Acho também que procuro muito agradar os outros, especialmente para evitar conflitos, e por mais que eu consiga racionalizar isso tudo, não consigo parar de me sentir nervosa e angustiada... Não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse seu complexo de culpa é provavelmente fruto das suas experiências de infância, para controlar isso é necessário de onde surgiu. Leio o artigo:
      http://www.psicologosp.com/2013/12/o-que-sao-pensamentos-automaticos.html
      (copie e cole na sua barra de endereços) e entenda um pouco mais sobre o que está acontecendo com você...

      Excluir
  16. oi , meu nome e isadora tenho 11 anos ! e preciso mudar minha personalidade meu modo de agir meu modo de ser com as pessoas , e minha mae fala comigo todo dia , comigo e diz minha filha vc e uma menina jovem bonita tem saude vc e legal, vc nao e ruim e pq seu geito de falar e de se expresar as vezes vc fala coisa que vc nao percebe que as pessoas acham errado , ai eu fico me sentido uma pessoa orivel, teve um dia que minha mae brigo comigo e eu sentir aquilo no meu coraçao ai eu fico com vontade de morrer pranao deixar minha mae triste por uma filha como eu entende, ai eu choro muito eeu passo horas no banhairo trancada chorando me arependendo d pessoa que eu sou , assim como eu fasso pra mudar minha personalidade ser uma pessoa otima pra minha mae ??? minha familia e todas as outras pessoas , por favor me responde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tipo de coisa você fala que tanto ofende as pessoas? De qualquer jeito não é o caso de mudar a personalidade, mas ficar atenta ao que você está dizendo para não ofender aos outros isso é uma questão de aprendizado social.
      Com a sua idade ninguém se importa muito em ser agradável com os outros, principalmente com os mais velhos. Eu mesmo me lembro de situações em eu me mostrava grosseiro e egoísta com os demais na sua idade, foi com o tempo que fui mudando.
      Não deixe as palavras da sua mãe tão duras assim, tenho certeza que ela prefere que você seja feliz a ser do jeito que ela quer.

      Excluir