O que é autoconfiança?

     É o ato ou sentimento de confiar em si mesmo, a ação de acreditar nas próprias qualidades e capacidade de realizar tarefas. Autoconfiança é o resultado de uma boa autoestima e uma autoimagem positiva. Ela é um sentimento aprendido e desenvolvido ao longo da vida. A autoconfiança é situacional, ou seja, alguém pode ser muito autoconfiante em determinadas ocasiões, mas em outras não. Entretanto a confiança em si mesmo tende a se generalizar para muitas circunstâncias distintas.

Como aumentar a autoconfiança? 

Esteja preparado
    A confiança surge quando você se sente capaz de realizar aquilo que se propõe. Quem possui confiança em si mesmo tem a certeza de fará a coisa certa quando for necessário, que tomará a melhor decisão.
    Mas isso não é mágica! Essa confiança surge a partir do momento que você está realmente preparado. Um estudante acredita que vai tirar uma boa nota por que estudou, assim como o atleta tem a certeza que irá ganhar uma medalha por que treinou duro. Ter confiança sem estar preparado é estupidez.

Não tenha medo das consequências
    A pessoa insegura é sempre temerosa das implicações das suas escolhas e atitudes, e o medo das consequências é um veneno para a autoconfiança. Não fique imaginando problemas que ainda não aconteceram, isso não leva a nada. Outro fator que leva a insegurança é imaginar como certos resultados negativos que são apenas hipotéticos. Não estou dizendo para você se tornar um inconsequente, mas tente lembrar de que não é feito de vidro, e que é capaz de encarar os possíveis problemas que virão, caso alguma coisa saia errada.

Não se incomode com as críticas
    Sempre existem aquelas pessoas que não fazem nada de novo vivem apenas para criticar os que tentam. Não dê para essa gente o valor que elas não possuem. As opiniões delas são tão insignificantes quanto elas mesmas. Você deve estar preparado para as críticas da mesma forma que está disposto a tentar.

Aprenda com os seus erros
    Quando se faz algo novo existe grande chance de errar. Ao invés de ficar se lamentando ou com medo de falhar, aprenda com os seus erros, veja o que não deu certo e faça diferente da próxima vez. O segredo dos vencedores é a persistência.  

Vença o pessimismo e os pensamentos negativos
   Boa parte da insegurança vem por se ter pensamentos catastróficos e pessimistas. Uma pessoa autoconfiante é guiada pelo otimismo e pela ideia de  que tudo vai dar certo no final. É importante ter os pés no chão e saber onde se pisa, porém isso não deve te impedir de alcançar os seus sonhos.


Cerque-se de pessoas que te apóiem
   A confiança que temos em nós mesmo está muito ligada ao tipo de ambiente em vivemos. Se você está em um ambiente onde todas as pessoas te fazem críticas ferozes quando algo sai errado e que não valorizam os seus feitos, a tendência é que você seja hesitante. Quando você vive em um local onde recebe apoio e reconhecimento você se sente mais confiante. Então procure estar em companhia de pessoas que te façam se sentir bem.

Controle a autocrítica
   A falta de autoconfiança pode estar relacionada a uma auto cobrança exagerada. Algumas pessoas acreditam que devem ser perfeitas ou que não podem errar e isso as torna inseguras, afinal todos nós estamos sujeitos a erros.


Melhore sua autoestima
     Como disse no começo autoconfiança é a parte mais aparente de uma boa autoestima, mude a foram como você se enxerga, procure lembrar-se das suas realizações e feitos e valorize-os melhore a sua autoimagem você só tem a ganhar com isso.  


Cesar Augusto S. Borella. Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Copyright © Psicologo.com

É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS DO PSICOLOGO.COM SEM A AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR