Ads (728x90)

.
Cesar Augusto S. Borella. Tecnologia do Blogger.

11 Dicas para aumentar a autoconfiança

         

Autoconfiança é tudo na vida de uma pessoa, quem confia em si mesmo acaba por atingir todos os seus objetivos cedo ou tarde. Quem é autoconfiante consegue obter sucesso na vida profissional, conquista os melhores cargos, realiza grandes vendas e prospera em seus negócios. E as vantagens não param por ai! Ao contrario do que se pensa as pessoas que conseguem mais sucesso nos estudos e vida acadêmica também são os que confiam em si mesmo e para finalizar pessoas confiantes são mais felizes em suas vidas amorosas. Então não faltam motivos para querer ser autoconfiante não é? Então veja mais algumas dicas para alcançar isso:

O que é autoconfiança?
     É o ato ou sentimento de confiar em si mesmo, a ação de acreditar nas próprias qualidades e capacidade de realizar tarefas. Autoconfiança é o resultado de uma boa autoestima e uma autoimagem positiva. Ela é um sentimento aprendido e desenvolvido ao longo da vida. A autoconfiança é situacional, ou seja, alguém pode ser muito autoconfiante em determinadas ocasiões, mas em outras não. Entretanto a confiança em si mesmo tende a se generalizar para muitas circunstâncias distintas.


1. Esteja preparado
        Simples assim: enquanto você não acreditar que é capaz de fazer algo, ficará inibido pelo medo. Por outro lado não basta se convencer de que consegue e falhar na hora h. O coerente é se preparar para o que se pretende fazer aprendendo a teoria e fazendo pequenas tentativas antes de partir para o grande desafio. Autoconfiança sem preparo é burrice.

2. Pratique excelência
        Expulse a preguiça da sua vida, tudo o que tiver de fazer faça da melhor maneira possível, se esforce para ser melhor e ir mais longe. Não estou te aconselhando a se tornar competitivo com outras pessoas, a ideia é superar a si mesmo. Realizando um bom trabalho você será reconhecido pelas outras pessoas, conhecerá a sua própria capacidade  e com isso conquista-se a autoconfiança.

Leia também: 
·         Dicas para superar a timidez
·         Como ser respeitado

3. Aceite as consequências
        Toda vez que se tenta fazer alguma coisa nova ou diferente você faz uma aposta: pode-se ter sucesso ou então fracassar; pode cair nas graças das outras pessoas ou se tornar motivo de piada. A questão é que só consegue ter sucesso quem aceita as consequências de falhar.

       

Não é tão ruim assim! O medo faz a consequência parecer bem pior do que ela realmente é, além disso, você não é feito de vidro é capaz de suportar qualquer coisa que vier. Entenda que é necessário dissolver a sua autoimagem de coitadinho que precisa ser defendido e que não aguenta brigar.

4. Não se deixe levar pelo pessimismo
          Pensar que o pior vai acontecer não ajuda em nada e só corrobora para que você tenha mais medo. Quer ter autoconfiança? Então precisa aprender a vencer os pensamentos negativos e se deixar guiar pelo otimismo. Lembre-se que o seu pessimismo pode ser apenas uma forma que você encontrou para não precisar tentar.

5. Esteja perto de pessoas que lhe apoiem
        Meus amigos não são bons? Não é exatamente isso, mas a tendência natural buscar estar ao lado de pessoas que se assemelhem a nós, ou seja, seus amigos provavelmente não são exemplos de autoconfiança e ousadia e desejam que você continue sendo iguais a eles.  
          
6. Não se incomode com as críticas
        Por mais que você se esforce e por melhor que faça, sempre irá escutar críticas, no geral a crítica é apenas a vingança dos que fracassaram ou sequer tentaram fazer algo diferente. Os críticos seguem os que fazem sucesso assim como o trovão vem após o relâmpago, desse modo se não estiver ouvindo críticas é por que você não é lá grande coisa.

7. Aprenda com seus erros
        Todo mundo erra cedo ou tarde, todos falham uma hora ou outra, isso é algo inevitável. O que não se pode fazer é desistir por causa disso ou se conformar com seus fracassos, é necessário se compreender onde se errou e tentar fazer de um modo diferente na próxima vez, só assim se adquire excelência e se constrói a autoconfiança.

8. Não exija tanto de você
       

Ser conformista e derrotista não colabora para que você desenvolva sua autoconfiança, por outro lado exigir muito de si mesmo só te faz se sentir incapaz ou insuficiente para alcançar os seus objetivos. Dificilmente algo é realizado perfeitamente e sem falhas, na verdade a única coisa que conta é se deu certo no final.    Todo mundo que realmente bom no que faz começou medíocre e com tempo e esforço se tornou melhor, então não espere ser perfeito, apenas continue se esforçando mais e mais.

9. Valorize seus pontos fortes
        Conheça e reconheça as suas qualidades e talentos e não deixe ninguém minimiza-las ou as desmerecer, principalmente você mesmo! É claro que existem pessoas que te superam nas suas qualidades, mas isso não as tornam menos importantes e nem menos interessantes, são as suas qualidades que te ajudaram a chegar em suas metas.

10. Não supervalorize a opinião alheia
        As outras pessoas possuem ideias diferentes das suas e podem não gostar daquilo que você gosta ou faz... mas quem disse que a opinião delas é mais importante que a sua? Não seja “Maria vai com as outras” acredite naquilo que os fatos mostram. Não se deixe levar pelo que diz a maioria, entenda que sucesso tem quem aprendeu a quebrar regras e nadar contra a maré. 

11. Trabalhe a sua autoestima
        Autoestima e autoconfiança estão muito ligadas, pois aquilo que você gosta em si mesmo te traz confiança. Compreendendo isso é possível notar que se não nada em você que lhe agrade é difícil confiar em si mesmo comece a trabalhar a sua autoestima.

Postar um comentário

Blogger
  1. Muito Bom!
    Vivo lutando para ser mais confiante, pois minha falta de confiança no que faço ou no que digo faz com que as pessoas não tenha confiança em mim também. Sofro com isso, pois para a pessoas entender que estou falando algo sério, as vezes tenho que ser um pouco grossa, não gosto de ser grossa, mais não me levar à sério me deixa angustiada, acho que isso é devido também, não só pela confiança que não passo, mais também por eu ser sempre bem humorada, não que eu seja uma "palhaça", mais tento não deixar as pessoas tensa do meu lado. As vezes olho para as pessoas e imagino que elas estão me olhando e pensando: nossa quem é essa menina sem graça, tem cara de nada! Han! Isso é muito chato e ai me sinto como um avestruz.
    As vezes parece que não absorvo o que leio sobre como ter confiança, mais estou tentando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você demorou a vida toda para se tornar quem você é, por isso pode demorar um pouco para conseguir mudar, porém a persistência e o desejo de mudança sempre vence no final. No entanto nesse primeiro momento percebo que o seu problema é muito mais baixa autoestima do que falta de confiança em si mesma...

      Excluir
  2. Muito legal o artigo!!

    tenho 27 anos e sempre fui muito protegido pelos pais e irmão mais velho, com isso sempre tive alguém que resolvia meus prolemas, isso agora me incomoda muito, pois me atrapalha em minha vida. tenho muito medo de tentar arriscar, isso é em qualquer coisa que eu faça, tanto na vida profissional quanto na pessoal. gostaria muito de ter mais confiança em mim, mas quando penso que pode dar errado já desisto de fazer.Nunca me sinto muito legal no traalho, fico angustiado e com vontade de desistir, pois não é uma coisa que me faz confortavel. gostaria de estudar para concurso, mas só de imaginar que preciso estudar, ja imagino logo que não vou conseguir pois são muitas materias e muitos concorrentes, com isso eu nem consigo começar. preciso de uma opinião do mau que sofro, pois sei que preciso de ajuda mas não sei qual caminho seguir.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser uma boa opção para você procurar ajuda profissional. Esse pessimismo e desânimo podem ser traços de depressão.

      O que te tira a motivação também pode ser o fato da sua vida estar comoda. Sim, você não deve ter grandes dificuldades. Então por que se atreveria a caçar problemas?
      Formule alguns planos para o seu futuro, pergunte-se onde gostaria de estar daqui a cinco anos. depois de ter essa visão clara em sua mente estabeleça formas de chegar a isso.
      http://www.psicologosp.com/2013/04/como-realizar-sonhos.html (copie e cole na barra de endereços)

      Excluir
  3. Muito bom mesmo!!!
    sou iniciante no futebol e estou com um problema: eu sei que jogo bem e tenho os meus dotes, mas quando entro em campo(ate nos treinos) fico nervoso e parece que não jogo nada, mas acho que esse nervosismo advém do fato que desde infância meus amigos sempre me criticaram mesmo que para me melhorar e isso sempre me fez sentir inseguro. Mas quando jogo (nas peladinhas) com pessoas que nunca vi, que não conheço, eles me enchem de elogios e ficam maravilhados mas agora no processo de seleção de novos jogadores do time eu bloqueio total!!!! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou começando e ler estes artigos hoje e sinceramente esta me ajudando muito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou muito autoconfiante, as vezes tenho baixa autoestima,mas já reparei q quando estou perto de certas pessoas, minha autoconfiança diminui consideravelmente, eu fico tímida, não consigo expressar muito bem,me sinto uma perfeita idiota,despisto,mas eu sei que estou igual uma besta,já com outras pessoas me sinto completamente segura de mim mesma, não é estranho? Não sei ao certo porque me sinto assim, será que algo na pessoa me faz sentir inferior? ela tenha em excesso autoconfiança ou características que não tenho? nem sempre são pessoas soberbas que me faz sentir assim, mas todas são pessoas extremamentes seguras de si mesmo e com bastante opnião própria!

    ResponderExcluir