Ads (728x90)

.

Como se relacionar com um ciumento

Como é difícil se relacionar com uma pessoa ciumenta e desconfiada, por mais que se tente provar o amor e a fidelidade nunca é o bastante.

O que fazer para conviver melhor com marido, esposa ou namorado(a) ciumento(a). É claro que cada caso é único, mas existem algumas atitudes que podem ajudar você a sofrer menos com o ciúme da pessoa amada. Vamos a elas:


Procure compreender o ciumento

O ciúme pode ser um problema para você, mas é um problema muito maior para quem sofre dele. Se essa pessoa pudesse se controlar com certeza não ficaria te importunando.

Esse é um problema real e muitas pessoas padecem dele. Dizer coisas tais como:
      ·       Você está louco(a)
      ·       Como pode pensar uma coisa dessas?
Não ajudam nem você e nem a outra pessoa.
Saiba mais:
·       Ciúme quando ele se torna doentio? 

bola de ferro com grilhão, bola de prisioneiro


Não adianta discutir durante a crise

É fácil entender que não traz resultados conversar com quem está nervoso, do mesmo modo não adianta discutir com quem está no meio de uma crise de ciúme.

Tentar argumentar ou negar qualquer coisa só vai deixar a pessoa mais desconfiada e confusa, ao invés disso tente faze-la se acalmar.

Quando a crise passa o próprio ciumento voltar a raciocinar melhor e compreende que o que ele pensou foi apenas uma bobagem.

Evitar discutir na hora errada também vai lhe poupar do nervoso e dos possíveis vexames. Se você também é do tipo que não consegue se segurar nessas horas leia os artigos: 

Evite os julgamentos 

Todos nós desejos ser compreendidos e aceitos, principalmente nas nossas fragilidades. Como eu já disse quem sofre de ciúme não faz isso por que quer.

Você não fica culpando e nem hostiliza quem tem uma doença, e o ciúme pode ser algo patológico. O ciumento hostilizado costuma ser dominado pela culpa e pelo remorso, esses dois sentimentos diminuem a autoestima, e a baixa autoestima é uma das causas do ciúme. Ou seja, ficar culpando, chamar de louco ou não respeitar os sentimentos do cioso só vai fazer com ele se torne mais ciumento.

Por outro lado, se mostrar compreensível e carinhosa(o) faz com que o seu companheiro(a) se sinta mais confiante em você e nele mesmo(a). Sei que toda essa situação traz inúmeras mágoas, leia  Conseguindo perdoar.
  

Ajude a compreender as causas do ciúme

   Muito provavelmente o ciúme do seu companheiro (a) está relacionado com algum outro medo ou situação do passado. Ajude o a avaliar de onde vem esse ciúme e o que é possível fazer para ser menos ciumento.

Escrevi alguns artigos que podem ajudar essa pessoa faça o ler ou pegue as dicas e o ajude a aplicar:

Tire a culpa do cartório

Muita gente ainda acredita que o ciúme é sinal de amor, por isso mesmo algumas pessoas provocam consciente ou inconscientemente o ciúme do companheiro (a), para se sentir amado por ele (a). Por isso verifique se você não exibe comportamentos que reforce esse sentimento no seu par.

Será que você tem dado a atenção e o carinho que o seu companheiro (a) precisa? Tem dado bola, paquerado ou elogiado muito outras pessoas na frente dele ou dela? Você não tem provocado um pouquinho? Reflita sobre isso.


Ceda um pouco

Para ter um relacionamento saudável é necessário ser flexível. Devem existir muitas coisas que você faz e que incomodam o seu companheiro (a), pense na possibilidade de adiar ou dar um tempo em fazer tais coisas. Pelo menos a te que a confiança e segurança estejam consolidadas no seu relacionamento.

É claro que essas “concessões” precisam ser razoáveis, não dá para trancar a faculdade ou deixar de trabalhar por conta da vontade do outro.


Quando não dá mais

Por vezes o relacionamento com um ciumento pode chegar a uma situação insustentável. Quando o seu parceiro começa a te perseguir, tentar controlar, afastar os seus amigos ou agredir (com palavras ou fisicamente).

É hora de considerar se vale a pena continuar esse romance. Todos os dias nós tomamos conhecimento de pessoas que acabaram sendo mortas ou prejudicadas de qualquer forma por uma pessoa ciumenta. Não espere para fazer parte dessa estatística, saia fora antes!

É verdade que o ciumento precisa de ajuda, mas isso não quer dizer que você tem a obrigação de viver sofrendo por ele (a). Valorize a si mesmo e dê um basta quando não aguentar mais:

Postar um comentário

Blogger
  1. Gostei! Obrigado por postar sobre isto, eu sou um cara muito ciúmento deve ser por que eu amo demais a minha namorada.
    mais não vou exagerar vou mudar um pouco.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Meu marido sente ciúmes de coisas que eu considero absurdas e não sei como lidar com isso. Por exemplo: ciúmes do atendente do SAC de um site de cosméticos, que eu nem conheço, como proceder numa situação dessas? Sendo que o casamento está indo super bem, estamos planejando uma viagem que já perdi a vontade de fazer. Ele fica desconfiando de mim como se eu estivesse planejando um encontro com uma pessoa que eu nem conheço. Eu fico extremamente irritada e indignada e ai rola aquele bate boca. Você pode me ajudar? Se isso continuar acontecendo eu não vou conseguir levar esse casamento adiante, o que é uma pena, pois nos damos muito bem e estamos casados a 4 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua descrição o seu marido não está nada bem, ele está te fazendo sofrer, mas ele também está sofrendo. Busque a ajuda de um (a) psicólogo (a).

      Excluir
  3. Sou casada a 5 anos acabei de ter bebê ele tem 2 meses e descobri que fui traída terminamos e ele foibpra casa da mãe mais eu que o coloquei pra fora ele esta saindo com amigos para balada e eu em ksa chorando muito eu o quero de volta mais quero ele mudado sei que posso perdoá estou me sentindo um lixo me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está passando por um momento delicado da sua vida e necessita de apoio, talvez por essa razão esteja sentindo tanto a falta dele. Não dá para esperar que a outra pessoa mude, é mais fácil que você mudar e a partir daí ele pode mudar a forma como a trata. Não costumo dar opinião pessoal, mas alguém que te deixa só nesse momento delicado vale realmente a pena? Seja como for apenas você sabe o caminho da sua felicidade...

      Excluir
  4. Minha namorada tem um ciumes doentio , eu a amo e nao quero deixala mas ja ultrapassou os limites , ela beiga comigo ate quano saio con meu irmao de 10 anos pra i a qualquer lugar , se vou ao cinema com meu pai é briga , a alguns dias brigamos pq fui na casa do meu avo velo , e ele estava doente , ela fuça meu celular , nao posso estar online no whats e ela ha quer saber pq to online com quem to flando e janacha que estou flertando com outra , fui chamado para fzer uma apresentacao num lugar onde tera 12 mil pessoas e uma grande oportunidade mas ela nao quer pois tera mulheres me vendo , me ajuda eu amo ela e quero ajudala para que nosso amor nao acabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caso é assim tbm....amo ela,mas tudo que falo ela acha q é mentira...quero ajudala e não perde-la

      Excluir
    2. Meu caso é assim tbm....amo ela,mas tudo que falo ela acha q é mentira...quero ajudala e não perde-la

      Excluir
    3. Eu s[o dou um conselho! Uma pessoa doente, por ciumes, ou qualquer tipo de outras coisa (entorpecentes) não existe cura! Existe controle! Então se você a ama, tente conversar com ela, se nao der certo, o jeito é seguir duas opcoes: O primeiro é largar e partir pra outra, ou se nao quiser lagar ela porque a ama, entao é fazer o que ela manda, e agir como ela quer, para nao ter conflitos futuros.

      Excluir
  5. É possível alguém ser fiel depois de ter sido infiel durante oito anos com a esposa a traindo com muitas mulheres ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim as pessoas podem mudar! Seja por maturidade, pela perca de interesse em trair ou por inúmeros outros motivos. Existem muitos relatos de tais transformações.

      Excluir
  6. boa tarde, sou amiga de uma pessoa a 7 anos e agente conversando ela resolveu desabafar ela me disse que e uma pessoa ciumenta e ja fez ate tratamento com psicologa .ela diz que sente ciume das pessoas da familia e que sente ciume das amizades . oque fazer me afasto dela .ou tento ajuda-la.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, o meu marido é muito ciumento, sente ciumes de todos os amigos, ele diz que me ver olhando e flertando com os amigos, não aguento mais e diz que as vezes pode ser que não aconteça mais ele não consegue controlar o que acha que ver, me ajude como posso lidar com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu marido apresenta esse tipo de delírio e admite isso, chegou a hora de procurar ajuda profissional(psicólogo e psiquiatra), pois vocês dois estão sofrendo com esse problema. Acredite com o tratamento adequado ele ficará bem melhor. Converse com ele sobre o assunto e diga que o casamento de vocês será mais feliz após isso.
      http://www.psicologosp.com/2013/06/ciume-doentio.html (copie e cole na sua barra de endereços)

      Excluir
  8. tenho um namorado muito ciumento nao aguento mas ouvir a voz dele me agridi em palavra nao sei como sair desse relacionamento.

    ResponderExcluir
  9. Como ajudar alguém doente de ciúmes?

    ResponderExcluir
  10. Estou entrando num relacionamento com uma pessoa adorável, mas ele é muito ciumento, esta muito recente mas ele tem um ciúmes doentio do meu ex namorado, pessoa que eu não vejo, não falo, não tenho contato, mas por conta do romance que tivemos no passado e por termos nascido na mesma cidade ele conhece a história. Não quero perdê-lo estou sendo super compreensiva e carinhosa, mas tem horas que não sei como proceder.

    ResponderExcluir
  11. Tenho 31 anos e minha namorada 22 anos,ela é muito ciumenta e encucada com tdu e quer me privar de tudu,não gosta q faço nda parece,era uma coisa pra ver meu celular ou facebook,quando não estou com ela..ela fica :" Que se ta fazendo?" "TA falando com alguém?" e certa vez brigamos por facebook e ela abriu meu face e excluiu todas as meninas e fomos abrir o dela tinha uma msg não lida e vi ue ela estava de papo com um cara casado! eai eu endoidei e ela não deixou eu ver a conversa e briguei com ela e larguei e ela quiz e quiz explicar mas não acreditei,poxa..achava que era eu quem estava de conversa com alguém e no fundo foi ela!então já imagino..quem muito cobra,já fez algo ou deve pra achar qvc deve estar fazendo tambem! larguei dela e depois de um mês voltei com ela,pq eu gosto di+ dela,e tudu voltou a acontecer denovo,não peguei nada dela,mas esta aquela rotina de ciumes e brigas dela,as vezes imagino q ela esta conversando com alguém por fora ou ta com medo de eu dar o troco nela,ruin d+ essa rotina,desgasta e me sinto mal..não sei oq fazer!

    ResponderExcluir
  12. Breve desabafo .......... rs rs ... chega a ser comico.... minha esposa e medica, militar, falar tres liguas e por ai vai ..... ou seja pessoa com certeza culta e certa do discernimento de suas atitudes..... porem ela chega ao ápice de atitudes de ligar para meu diretor nacional e confirmar se estou em viagem ou nao e com quem ..... de malandramente observar minhas senhas de email, skype, etc ... entrar na madrugada nestes aplicativos..... e fazer o que acho de direito .... tipo... mandar uma mensagem para uma vice CEO do grupo que sou gerente Brasil.... e questionala o pq me fez a seguinte frase " meu bem me retorne"... detalhe esta chefa esta em Manaus e eu estou lotado em Salvador ..... e para piorar a culpa e minha desta atitude .... me desculpem aqueles que acharem que pode ser drama ............. mas meu DEUS ....... ainda bem que ela nao me chamou de competente ou destaque ........ alguem me diz como devo agir ....

    ResponderExcluir