Ads (728x90)

.

Por que ser otimista?

Existe diversos motivos pelo qual vale muito a pena deixar o pessimismo de lado e pensar mais positivo veja alguns:

Saúde: otimistas aprendem a lidar melhor com situações difíceis e por isso estão menos sujeitos ao stress. Como sabemos o stress é baixa a imunidade deixando o corpo vulnerável a diversos tipos de doença. Quem cultiva pensamentos positivos também está menos sujeito a doenças de pele tal como lúpus e psoríase isso já foi cientificamente provado.

Trabalho e negócios: otimistas estão sempre mais motivados e por isso tendem a render e produzir mais no trabalho. Dessa forma eles acabam por se destacarem para os seus patrões e clientes ficando mais no topo da lista na hora de uma promoção e na preferência da clientela. Importantes empresários ressaltam o pensamento positivo como fundamental para o para o sucesso nos negócios.

Relacionamentos: é verdade que ganhamos atenção quando somos pessimistas e reclamões, porém essa atenção é passageira. Ninguém aguenta ficar do lado de alguém negativista durante muito tempo (a não ser outro negativista). Visto isso é fácil concluir que os pensamentos negativos acabam com romances e amizades.

Felicidade: tendo uma visão otimista da vida é muito mais provável que você corra atrás dos seus sonhos e até se permita realiza-los.

Leia também:
·       Vença a Depressão
·       Controle a Sua Ansiedade
·       Melhore a Sua Autoestima


Por que você é pessimista?   

A nossa forma de ser e de pensar são moldadas por fatores orgânicas e ambientais. Hoje em dia se considera que os fatores genéticos (isso é herdado biologicamente dos pais) são responsáveis por 25% do nosso temperamento. Os outros 75% seriam então causados por fatores ambientais (família, amigos experiências de vida, etc.). 
Dessa forma a maior parte do que você é ou pensa (e pensa que é) foi aprendida. Entre as coisas que você aprendeu está o pessimismo. Sim, você não nasceu pessimista, mas foi ensinado a cultivar o pensamento negativo logo na sua infância.

Isso não quer dizer que alguém quis deliberadamente te ensinar a ser pessimista, pelo contrário, de modo geral o pessimismo nos é ensinado com a maior das boas intenções.

Os adultos a nossa volta aprenderam a acreditar que o mundo é um lugar cruel e hostil e que tudo nessa vida é difícil, dessa forma se você esperar sempre pelo pior nunca ficará decepcionado. Por isso você cresceu ouvindo coisas como:

§  A vida é difícil
§  Dinheiro não cresce em árvores
§  Isso é coisa para ricos
§  Você sonha demais
§  Sucesso e dinheiro são para poucos

Dessa forma você foi internalizando a ideia de que a chance de fracasso é muito maior do que a probabilidade de sucesso. Mas isso não é nem de longe a verdade.


É possível Deixar de Ser Pessimista?

Felizmente sim!  Da mesma forma como você foi ensinado a ser pessimista, outras pessoas foram educadas com base no otimismo. Assim sendo se o pensamento negativo foi algo aprendido o pensamento positivo também pode ser aprendido.
Porém não posso ser irresponsável e lhe dizer que isso é uma coisa fácil. Desconstruir velhos hábitos e formas de pensar pode ser algo muito trabalhoso, mas é possível! E os resultados compensam as dificuldades. Aqui vão alguns passos e dicas para chegar nesse objetivo:


Como Aprender A Ser Otimista


 Introspecção 
A introspecção é o processo de olhar para dentro de si mesmo, é o ato de tentar se conhecer e compreender os seus medos, desejos, magoas, em fim tudo que faz de você quem você é.
A auto-observação constante faz com que se compreenda onde se está errando e o que pode ser mudado.  Esse processo seria uma espécie de autoanálise constante cujo objetivo é a autotransformação.


Mantenha-se motivado 
Decompondo a palavra motivação temos as palavras

Motivo+ação

Ou seja, motivação seria o que move o sujeito para algum lugar, para agir de uma determinada forma.  Manter-se motivado é ter em mente objetivos claros para a vida.

Ao contrário das demais pessoas os otimistas costumam ter uma visão concisa do que querem para o seu futuro. Dessa forma o passo mais importante para mudar a forma de pensar é estabelecer metas claras para o seu futuro. 

Tenha coragem 

Pensamentos negativos são reflexos do medo:
§  Medo de não ter sucesso
§  Medo de errar
§  Medo da opinião dos outros.
§  Etc

É natural possuir esses temores, porém é irracional ficar aprisionado por eles. A única forma segura de vencer o medo é encarando ele de frente. Fracassar e ser vítima da opinião dos outros pode até ser ruim, mas não é o fim do mundo. 
      

Mude a forma de encarar os problemas 
Todo mundo tem problemas, isso é algo muito óbvio, entretanto, algumas pessoas enxergam os empecilhos da vida apenas como coisas passageiras e outros já acreditam que eles são barreiras intransponíveis.

A questão é não manter a sua atenção na dificuldade, mas buscar soluções. As pessoas que obtém sucesso na vida não são aquelas que tiveram menos dificuldades, mas aquelas que aprenderam a vencê-las ou conviver com as situações difíceis. Quando começar a pensar assim vai perceber que os problemas nada mais são que desafios cuja finalidade é te tornar mais forte. 
    

Esteja aberto a outras possibilidades
A maioria dos problemas se estendem por não se conseguirmos encarar as coisas por outro ângulo.  Você já deve conhecer a máxima:

 “Se fizer as coisas do mesmo jeito, vai obter os mesmo resultados”.

Se os resultados são negativos faz-se necessário tentar fazer algo diferente. O maior problema é que nem sempre nos ocorre outras formas de solução. Assim sendo é de estremas importância manter a mente aberta para opinião de outras pessoas, principalmente quando você se enxerga em um beco sem saída. 


Ponha a mão na massa
As coisas desse mundo têm o seu preço e não é por que você pensa positivo que tudo vai cair de graça no seu colo. Sempre é necessário esforço para se conseguir o que se deseja. Mas o esforço não é algo ruim, já imaginou se tudo fosse fácil? A vida iria ser extremamente sem graça, como um filme previsível ou jogar contra um adversário fraco.


 Não dê atenção aos pensamentos ruins    
Quando as ideias pessimistas ou negativas surgirem não as cultive e nem dê atenção para elas. Pensamentos são como linha em um carretel, quanto mais você puxar sentimentos do novelo negativo mais deles você vai ter na sua frente. 


Curta a vida! 
O otimismo está diretamente ligado ao prazer de viver. Quando se está feliz se fica mais propenso a ver o lado bom das coisas. Por isso divirta-se mais! Não viva apenas para cumprir obrigações e tenha em mente que o lazer é uma necessidade tão real quanto comer e dormir. 

Leia também:

Aprenda a desenvolver o pensamento positivo!


O que é pensamento positivo?
Essa é uma parte muito importante neste artigo. O que estou propondo como pensamento positivo NÃO é aquela coisa de mentalizar o seu desejo que o universo (ou sabe se lá o que) vai materializar, este tipo de “pensamento positivo” costuma levar ao comodismo e ao fatalismo.

O que estou propondo como pensamento positivo é o ato de interpretar de maneira mais otimista possível as diversas situações do cotidiano, mesmo as trágicas. Esse tipo de pensamento positivo te ajuda a enfrentar as dificuldades da vida e abraçar as oportunidades que ela lhe dá e ajuda a enxergar as possibilidades que passam despercebidas aos olhos dos outros. O tipo de pensamento positivo que gostaria de propor é o que postula que a vida é o resultado do que você faz dela. 


Mude sua forma de falar
As palavras seguem mão dupla, elas influenciam a pessoa que as ouve, mas influenciam muito mais quem as fala. Quando você diz coisas do “tipo eu não consigo”, “nada dá certo para mim”, está exprimindo o que pensa, mas também está reforçando este modo de pensar. Evite dizer frases negativas e principalmente que diminuam e menospreze a você mesmo. Passe trocar as suas falas negativa e pessimista por outras mais otimistas.

    Evite se referir negativamente aos grupos ao qual pertence: como por exemplo, sua família, cidade, raça, nação.

Observe-se: passe a monitorar se você possui este hábito tão comum nos brasileiros que é evidenciar os próprios defeitos e menosprezar a qualidades e se perceber que possui acabe com ele o mais rápido possível.


Converse com pessoas mais otimistas
De modo geral fazemos amizade com pessoas com as quais nos identificamos. Por esse motivo pessoas negativas tendem a ter muitos amigos pessimistas. E das reuniões feitos por esses grupos dificilmente surgem ideias de motivação e esperança.

O mais intrigante é que pessoas negativas que vivem se queixando dos problemas da vida costumam ganhar mais atenção das pessoas, elas são sempre “as coitadinhas” e com esse rótulo, elas preferem continuar ganhando atenção a mudar de vida. Se o seu desejo é mudar a sua forma de pensar cerque se de pessoas que pensam e agem de maneira mais positiva.


Acumule pensamentos positivos
Ao invés de assistir noticiários sangrentos e pessimistas que passam aos finais de tarde, procure assistir coisas que te façam rir e tragam pensamentos positivos. Assista comédias (mesmo as românticas), filme que falem sobre histórias de superação e otimismo, leia livros de autoajuda (com moderação) escute música dançante, veja programas bobos na TV. Espante os pensamentos negativos e deixe espaço para alegria na sua vida.

     Saia do foco dos problemas! Quando notar que está pensando muito em coisas ruins: Pare! Relaxe um pouco


Aceite os presentes da vida
Alguém te elogiou? Foi paquerado(a) por alguém interessante? Acredite que você merece essas coisas da mesma forma que qualquer outra pessoa e “tome posse da sua vitória” ao invés de inventar desculpas do tipo “meu chefe está querendo alguma coisa” ou “aquela gata (o) estava sorrindo para um cara atrás de mim”.


Abandone os sentimentos negativistas
Quando começar a sentir que está sendo inundado por sentimento de tristeza, auto piedade ou pessimismo, que pensamento deu início a essa sensação e decida abandoná-lo.

Diga a si mesmo que não quer mais pensar de forma negativa e que quer mudar. 

Postar um comentário

Blogger
  1. 1ro agradecer o psicologo Sesar Borella. Seus pensamentos estao a surtir bons efeitos em mim, vou viver de seus conselhos. Deus lhe abensoe. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de poder ajudar! Mas não siga apenas minhas orientações, lembre-se de aprender todos os dias com que acontece na sua vida...

      Excluir
  2. Maravilhoso trabalho Sr. Cesar, no fundo no fundo a gente sabe de tudo isso, mas muitas vezes não coloca em prática, me identifiquei mt com os comportamentos do seu texto e VOU CONSEGUIR modifica-los diariamente!!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, estou me identificando com todos os artigos, sou muito problemático. Minha mãe é muito pessimista e creio que peguei isso dela de tanto ela falar q a vida é cruel ... mas eu sei que ela n falou isso de proposito, ela me ama e smp tenta fazer o melhor p mim !
    Se tudo der certo vou por tudo em prática e conseguir vencer esse abismo que citei em outro artigo.
    Muito obrigado ! Bom trabalho !

    ResponderExcluir
  4. Germana A. Gonçalves3 de dezembro de 2014 18:02

    Gostaria de ler mais sobre pensamentos positivos, pois sou uma pessoa muito negativa, acho que nada da certo para mim, enfim preciso de ajuda. Ajude-me por favor.

    ResponderExcluir
  5. Eu tabem sou uma pessoa negativa e muito pessimista, agente q tem esses problema agente precisa de ajuda, porque agente vai acaba se afundando nesses pensamentos ruins e isso q torna nossas vidas numa desgraca

    ResponderExcluir
  6. Li seus textos e fui abrindo outro... Outro e me fez bem! Parabéns! Já até postei um texto simples no Twitter que replicou no face com um smile.

    ResponderExcluir
  7. Li alguns artigos os quais me fizeram muito bem. Adorei! Já postei um texto simples no Twitter que replicou no face. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Pra mim ta difícil controlar meus pensamentos ruins, estou tendo tikes nervosos direto, não consigo parar de piscar, nossa eles me dominam, preciso de ajuda. Nada que penso me faz diminuir meus medos, sou muito ansiosa, desde menina, pode me dar uma luz? Obrigada

    ResponderExcluir