Ads (728x90)

.
Cesar Augusto S. Borella. Tecnologia do Blogger.

14 Dicas para perder a vergonha e o medo de falar em público

       

Quem tem medo ou vergonha de falar na frente de outras pessoas faz de tudo para fugir dessas situações, porém existem momentos em que não dá para correr, como por exemplo, nas apresentações de trabalhos, seminários e TCC, tão comuns em escolas e na faculdade. Mesmo quem já está no mercado de trabalho sempre corre o risco de ter que mostrar os seus projetos para outras pessoas, por essa razão nenhum de nós está livre de falar em público. Sendo assim aqui vão quatorze dicas para você perder timidez ou medo de falar em público.

01: Deixe o passado para trás
        Para inúmeras pessoas a razão de sua vergonha ou medo de falar em público se deve á alguma experiência ruim que tiveram no passado. Muitas foram vítimas de chacotas durante uma apresentação ou quando tentaram falar algo na frente de  outras pessoas. Existem ainda aqueles que criaram um bloqueio de falar em público por terem visto um terceiro (em geral um amigo) ser humilhado ao falar em público. Com base nisso é compreensível o seu temor, porém não se pode passar o resto da vida com medo de algo que aconteceu no passado.

02: Acostume-se o local de apresentação
      
Quanto mais você conhecer o local no qual irá se apresentar menos intimidado irá se sentir. Mesmo que a apresentação seja na sua sala de aula ou em um auditório que você foi várias vezes, as coisas são diferentes quando se está na frente e não no fundo da sala. Por isso comece chegar um pouco mais cedo e fique um tempo exatamente no local aonde irá se apresentar, ainda que só seja possível fazer isso uma única vez  no dia  em que você irá se apresentar.


03: Não se preocupe com a sua aparência    
       Muitas pessoas se sentem intimidadas ao falar em público simplesmente por se acharem feias ou acreditarem que os outros irão ficar reparando em alguma característica física delas. O intrigante é que na maioria das vezes esse medo injustificável:

·                          Sou gordinho (a)
·                          Estou velho (a)
·                          Tenho orelhas de abano
·                          Sou baixinho (a)

Perder o medo de falar em publico         Você pode achar esses motivos bobos (e são mesmo), mas saiba que o seu também é, não importa como é a sua aparência e sim a qualidade de conteúdo que está passando. Se não fosse assim um aluno ganharia nota alta e aplausos dos demais só por ser bonito, mas isso não acontece. Entretanto muitos palestrantes são considerados feios e mesmo assim são pagos (muito bem pagos, aliás) para falar em público.

04: Trabalhe sua autoestima
Enquanto você não gostar de si mesmo (a) sempre se verá como alguém que os outros estão querendo criticar e humilhar. A verdade é que essa é sua opinião sobre si mesmo (a) e não é por isso que o resto do mundo concorda. É bem possível que apesar de você não se gostar, existirem muitas pessoas que te acham alguém inteligente e digno de ser ouvido.  Aprenda a se amar e afaste o fantasma de que seus semelhantes pensam mal de você.

05: Você não está sozinho
       

Quem tem medo de falar em público em geral acredita que somente ele (a) sofre desse mal e por isso mesmo morre de vergonha desse problema (ou seja, tem vergonha de ter vergonha). Porém você não precisa sofrer por isso, o medo de falar em público é um dos mais comuns. Vale lembrar que as pessoas preferem morrer a ter que falar diante de muitas pessoas e isso não força de expressão, uma pesquisa mostrou que as maiorias de nós, humanos, têm mais medo de falar em público do que de morrer.
        Por essa razão saiba que as pessoas irão se solidarizar com você se elas perceberem que está com medo ou vergonha de falar e não te criticar por isso.

06: Vença a ansiedade
        Toda a vez que você fica diante do público, começa a gaguejar, a suar frio, o coração acelera e você esquece o que ia dizer? Por mais que você ache tudo isso incrível são simplesmente sintomas de uma crise ansiedade, a mesma coisa acontece com noivos no dia do casamento, com formandos antes de pegar o canudo e diversos outros casos. Algumas medidas que você pode tomar são:
·        Parar de tomar café, chá preto e Coca-Cola na semana da sua apresentação.
·        Procurar dormir mais e melhor durante essa semana
·        Tomar chás com características calmantes durante pelo menos uma semana
·        Realizar exercícios de relaxamento 20 minutos antes da apresentação

 07: Não fique imaginando coisas
        A causa para o seu medo ou vergonha de falar em público está na sua cabeça. Isso mesmo! São as suas fantasias sobre o que pode dar errado que te deixam ansioso e cheio de receio em falar na frente das outras pessoas. Então pare de ficar tentando adivinhar o futuro ou saber o que os outros estão pensando, você não tem esse poder. Você não tem como saber se as pessoas vão gostam ou não da sua apresentação antes que ela aconteça! Não tem como saber se vai ir bem ou mal. Invés de ficar preocupado com isso concentre-se em fazer o melhor que está ao seu alcance.

Leia também:

08: Evite ficar pensando em coisas ruins

     

Sabe o que irá acontecer caso você esqueça tudo o ia falar, começar a gaguejar, ficar vermelho, dizer algo errado ou coisa do tipo? N.A.D.A! O medo ou aversão de falar em público é algo tão comum e natural que as pessoas entendem muito bem se alguém fica nervoso e trava na frente de todo mundo. Você não irá perder nota, não vai virar motivo de piada ou algo assim, em geral o público se solidariza com a pessoa que fica nervosa na frente dos outros, por que isso é natural. Agora falar bem diante de uma plateia é considerado um dom. Ou seja, vai ser como um goleiro defendendo um pênalti, se perder, é natural se defender é um herói.