Como saber se alguém está mentindo para você?

     

Quantas vezes você já foi enganado por pessoas que você depositou toda a sua confiança? Imagina quantas frustrações e prejuízos poderiam ser evitados se você pudesse saber quando alguém está mentindo para você? Infelizmente isso não é tão simples e não existe um método 100% seguro para detectar uma mentira, porém estas dicas podem te ajudar na hora de tomar uma decisão:
 

Preparando o terreno
     É muito mais difícil pegar uma mentira quando o enganador está preparado, por isso o ideal é pega-lo de surpresa.
    Uma postura autoritária e agressiva pode intimidar muito o interlocutor fazendo com que o inocente parece ser culpado. Entretanto quem tem algo para esconder quando se depara com essa postura já se enche de defesas. Tente parecer calma (o) e amistosa (o) quando quiser tirar a verdade de alguém.
     É muito mais fácil alguém falar a verdade quando esse alguém acredita que não vai haver represálias, por isso mantenha ao máximo um clima de tranquilidade e permissividade.
     Se possível aborde o mentiroso em um momento de descontração quando vocês dois estiverem em uma conversa amistosa.
Insinue ao invés de acusar: se fizer perguntas diretas e fechadas (do tipo que se responde sim ou não). Dê preferência por perguntas em que o sujeito precisa falar mais, isso vai te dar mais material para analisar.

Linguagem corporal de quem está mentindo

    É possível notar na forma como a pessoa se comporta se ela está mentindo ou não, isso é o que chamamos de interpretar a linguagem corporal, abaixo vou listar alguns sinais corporais emitidos quando se não se está falando a verdade:


Corpo no geral: pode parecer contraído e reprimido, braços e perna reforçam essa aspecto.
Olhar: o mentiroso evita olhar diretamente nos olhos da outra pessoa como se o fizesse fosse imediatamente desmascarado, nos caso de contato visual os olhos de quem está mentindo tendem a se mover, geralmente ficando em uma posição acima a direita do globo ocular.
Cabeça e pescoço: tende a ficar viradas de modo que o rosto não fique na direção do interlocutor. Os movimentos podem parecer mecânicos e incomuns.
Mãos e braços: podem fazer gestos que tendem a tampar o rosto, como já dito podem demonstrar movimentos que transmitam retraimento ou tentativa de proteger o corpo (braços cruzados).
Pés e pernas: pés apontam em direção à saída como se estivessem pronto para fugir do ambiente.
Boca: morder ou lamber os lábios os lábios.

Comportamentos de quem está mentindo

   

Além dos sinais corporais involuntários há também os comportamentos próprios de pessoas que estão mentindo, esses são sinais mais claros e fáceis de perceber.

Demorar muito para responder: mostra que se está intentando a resposta.
Repetir as suas palavras: serve para ganhar mais tempo para pensar, exemplo “onde você foi ontem à noite” “onde eu fui ontem a noite?”. Dar respostas ecos: “você usou o carro?” “Não! Eu não usei o carro”.
Tiques diferentes: apresentar tiques que eles não possuem normalmente: coçar o nariz, piscar muito os olhos, esfregar as mãos, indicam nervosismo e incomodo com o tema a qual se está falando.
Esforço para mudar de assunto: “por que você está me perguntando isso”, “Lá vem você de novo com essa história” etc. Demonstração de alívio quando consegue mudar de assunto.
Respostas emocionais inadequadas: Sorrir quando a situação não cabe. Dando uma noticia que deveria ser triste ou neutra, ficar sério ou torcer a boca dizendo que gosta de alguma coisa.
Dar respostas emocionais parciais: sorrir, mas permanecer com o olhar sério etc.
Parecer pouco convicto: responder de modo que não pareça muito convencido com que está falando, ter gestos e movimentos lentos e poucos vigorosos. Principalmente se está sendo acusado de alguma coisa.
Responder agressivamente: quando uma pessoa é acusada injustamente ele pode sim reagir de maneira agressiva (principalmente se o acusador for agressivo), porém ela tende a limitar a agressividade a rudeza da voz e responder racionalmente as acusações. O mentiroso tende a agredir o acusador e não responder as perguntas racionalmente.
Contradições: essa chega a ser quase a prova da mentira, o mentiroso diz uma coisa e depois fala outra totalmente diferente e contraditória.

    Ainda que você saiba o individuo está mentindo o mais difícil é fazer com que o mentiroso admita isso. No artigo Como fazer alguém confessar a verdade estão algumas técnicas que capazes de realizar esse feito. 

   Gostaria de saber mais sobre esse tema? Então leia o artigo: Como identificar uma mentira. Por vezes a pessoa que mente faz isso simplesmente por que sofre de uma doença que a obriga a tal, se quiser entender mais respeito leia Quando a mentira se torna doença.

Cesar Augusto S. Borella. Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Copyright © Psicologo.com

É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS DO PSICOLOGO.COM SEM A AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR