Ads (728x90)

Cesar Augusto S. Borella. Tecnologia do Blogger.

Como controlar o ciúme?

       

O ciúme é como o sal, na medida certa ele deixa a relação mais gostosa, faz com que nos sintamos amados e desejados. Mas em excesso torna um relacionamento intragável. O problema é que existem pessoas que têm dificuldades em controlá-lo sofrem com ele e fazem os seus companheiros sofrerem também. Se você é do tipo de pessoa que deixa o ciúme te dominar e desconfia de tudo o que o seu parceiro faz, tem a necessidade de vasculhar celular, ver com quem ele/ela conversa nas redes sociais e sente inseguro (a) o tempo todo... Este artigo pode te ajudar...


 O que fazer para dominar o ciúme?

Limite-se aos fatos          
        O ciúme faz com que vejamos as coisas através de uma lente de aumento. Um ciumento costuma exagerar ou interpretar de forma negativa as atitudes da pessoa amada. Dessa forma, uma ação educada é confundida com “dar liberdade”, e o simples ato de falar “bom dia!” vira um flerte na imaginação do cioso.

        Sendo assim antes de entrar em uma crise, analise bem a situação e veja se não é tudo fruto da sua imaginação. Se possível peça a opinião de uma pessoa da sua confiança, pergunte se o que aconteceu é motivo de desconfiança. 

Aumente a sua autoconfiança
        Alguém que não acredita em si próprio pode acreditar que as outras pessoas também não acreditam.  Logo ciumento é levado a pensar que o (a) companheiro (a) pode lhe trocar por alguém “melhor”. O ideal é entender a causa da insegurança e tentar superar isso.


Qual é o seu medo?
     Outro sentimento profundamente ligado ao ciúme é o medo. No fundo o ciúme é provocado por ele:

·         Medo de ser abandonada (o)
·         Medo de não ser mais amada (o)
·         Medo de virar motivo de gozação

        Talvez o seu medo não seja nenhum desses, porém é sempre certo que o ciúme nos empurra para o destino que tememos. Isso mesmo! Como se pode amar quem nos aprisiona com desconfianças? E por que ficar do lado de alguém que te tira à liberdade?  Descubra qual é o seu medo e tente trabalha-lo.

Confie mais no seu parceiro (a)
        Sei que você não confia em si mesmo (a), mas o que te faz não confiar na outra pessoa? Por que ela o trairia quando já te disse que nunca faria isso?
        Pense um pouco... seu companheiro (a) já te deu um motivo real para desconfiar? Se a resposta é não, então repense suas atitudes. 
     Se a resposta é sim, leia o artigo O que fazer após uma traição. Porém entenda que se decidiu que vocês devem continuar juntos, a melhor coisa a fazer é dar um voto de confiança ao seu amor, afinal é isso que significa amar: confiar e respeitar.

Não seja possessiva (o)            
        O conceito de propriedade é algo profundamente enraizado na nossa cultura capitalista, e esse mesmo conceito está presente nas relações amoras. Então pensamos mais ou menos desse jeito “eu tenho uma casa, tenho um carro e tenho um (a) esposo (a)”. O erro começa ao se pensar assim. Gente não se possui, gente se conquista! E se conquista todos os dias. Todos os dias, nós devemos estar dispostos a conquistar o outro, para que ele (a) queira continuar conosco. Lembre-se disso seja você homem ou mulher.

Compreenda o motivo do seu ciúme
        Quando e como suas crises de ciúmes aparecem? Que tipos de pensamentos surgem quando você está enciumada? Existe algo específica que engatilha a crise? Certo tipo de mulher ou algo específico que seu companheiro (a) ou namorado (a) faz ou fala. Fique atento (a) a esses detalhes eles são muito reveladores e podem te ajudar  muito.

Melhore a sua autoestima
     A baixa autoestima está sempre ligada ao ciúme. O ciumento  pode se julgar alguém tão sem adjetivos que pode trocado facilmente. Pior, alguém assim pensa que não vai conseguir outra pessoa. Isso geralmente está ligado a uma autocrítica exagerada e um pouco conhecimento de si mesmo.
        Se você passar a se conhecer melhor, conhecer o seu corpo, o seu jeito de ser e viver, com certeza irá se apaixonar por você. 

Aprenda a controlar a raiva    
        A pior coisa no ciúme é que ele desperta a raiva ou a ira, existem muitas pessoas que sofrem com esse problema, mas sofrem calados (a maioria diga se de passagem), porém outros são tomados por excessos de fúria e se tornam agressivos e destrutivos. Se você pertence a este ultimo tipo.
  
Procure entendê-lo (a)
         Não é incomum que uma pessoa ciumenta também ser tímida. Quando uma pessoa insegura e introvertida se relaciona com alguém extrovertido, que fala com todo mundo e é espontâneo (a), o ciúme é quase certo. Porém você deve entender que conversar e brincar com outra pessoa não significa estar paquerando ou “dando mole” significa apenas ser simpático (a). Gente extrovertida tem a necessidade de conversar com outras pessoas  (e  às vezes de serem o centro das atenções), você pode não ter essa necessidade, mas respeite as necessidades do seu companheiro.

Tenha outros amigos
  
        Muitas vezes o ciumento também é alguém solitário. Isso acirra o ciúme, pois o parceiro (a) não é só um amor, mas também o único amigo. Assim se ele (a) for embora o cioso ficará sozinho.  Os amigos também ajudam a distrair a mente, podem aconselhar, alegrar após as brigas e por ai vai. Se você é uma pessoa tímida, (muitos ciumentos são) então leia o artigo Vença a timidez leia também Seja sociável e faça mais amigos.

  Confie mais em você
        A palavra insegurança é muitas vezes usada como sinônimo de ciúme, isso por que o ciumento costuma não acreditar nas suas qualidades. O cioso costuma também exagerar as qualidades do outro. Mas pense comigo se você não fosse interessante por que essa pessoa estaria com você? Por isso reconheça as qualidades que você tem. 

Pense antes de agir
        A impulsividade é um grande problema nas crises de ciúme. O ciumento desconfia de algo e logo parte para o ataque. Antes de dar um piti, reflita se você tem realmente motivos para isso. Pense também se o momento e o lugar são apropriados para tal. Quando se age impulsivamente guiada (a) pela raiva corre-se o risco de após acrise, ser tomada (o) de culpa e vergonha. Por esse motivo Aprenda a controlar a raiva.

Coloque-se no lugar do outro
    Imagine como é ser constantemente ser vigiado e acusado por coisas que você não vez? Pense como a outra pessoa se sente toda vez em que você entra em uma crise de ciúme. Fazendo isso perceberá que magoa sem necessidade a pessoa amada.  Essa reflexão vai te ajudar a se controlar antes das crises.

Ocupe o seu tempo com outras coisas
         Não vai te servir de nada ficar dia e noite imaginando as possíveis puladas de cerca do se parceiro (a) e vasculhando a vida dele (a) em redes sociais. Ao invés disso ocupe o seu tempo com coisas que você goste de fazer e possam te distrair desse pensamento obsessivo. 

Não seja pegajosa (o)
        Ninguém gosta de se sentir preso, e estar o tempo todo ao lado de alguém (ainda que esse alguém te ame) gera essa sensação. Um pouco de distância vai fazer com que ele (a) sinta saudades e valorize o tempo que vocês estão juntos. Um tempo afastados também fará com que você entenda que pode curtir a vida sem ter seu amor a tiracolo.

Treine a sua confiança
        Evite ficar vasculhando tudo o que ele (a) faz nas redes sociais, fuçar celular e ficar ligando o tempo todo para saber onde ele (a) está. Além de incomodar o outro acaba virando um vício, quanto mais você treinar a sua confiança mais forte ela será.

Invista em você
        Ao invés de gastar o seu tempo vasculhando a vida dele (a) frequente uma academia, cuide da aparência, fique mais bonita (o). Leia alguns livros legais, assista a filmes, converse com outras pessoas. Seja alguém mais atraente e com conteúdo para conversar.

Converse com o seu companheiro (a)
        Nos relatos que recebo diariamente, noto que dificilmente quem sofre com ciúme tem uma conversa franca sobre essa emoção com o seu parceiro (a). O ciumento costuma sofrer calado ou explodir repentinamente. O dialogo é importantíssimo em um relacionamento, dessa forma abra o jogo para o seu par, diga como está se sentindo e o que desejaria que ele (a) fizesse. No artigo Como solucionar conflitos, eu descrevi um roteiro básico para se discutir problemas em relacionamento.

   Fale com alguém sobre o seu problema
         O silêncio só faz o seu problema aumentar. É importante que você tenha alguém para falar sobre o que lhe incomoda, principalmente nos momentos de crise, alguém que ajude a se desencanar nos momentos em que você “viaja na maionese”.

Dicas de profissionais para deixar de ser ciumenta (o)

      As dicas a seguir têm base na psicanálise e apesar de parecerem confusas elas são cientificamente embasadas.

Aprenda a separar o seus pensamentos do pensamentos do outro
    O ciumento costuma atribuir, sem perceber os seus pensamentos e sentimentos ao seu par amoroso, vou dar uma ilustração:

        Imaginemos uma senhora que certo dia se olha no espelho e é tomada pelo seguinte pensamento: “estou velha e feia” é claro que ela vai ficar profundamente triste e vai pensar um bom tempo nisso. Até que ela chega a outro pensamento “meu marido já deve ter percebido que eu estou ficando velha”. Não demora muito para ela chegar à conclusão “meu marido quer me trocar por uma mulher mais jovem”. A partir dai toda a vez que o marido conversa ou ao menos olha para uma mulher mais jovem é um indicio de que ele realmente vai deseja uma pessoa de menos idade.

        Entendeu? Todos os pensamentos são da própria senhora, mas ela vai atribuindo eles ao marido. Esse é um tipo de comportamento comum no ciumento.


Saiba separar a sua vida da vida dos seus pais
    
        É uma tendência humana fazer da própria vida uma cópia quase que perfeita da vida dos pais.  Em muitos casos vemos surgir o seguinte pensamento: “meu pai traia a minha mãe, por isso o meu marido também vai me trair, mas eu não vou deixar barato”. Assim o marido (ou a esposa) é considerado culpado até que se prove o contrário. Parece uma forma de pensar um tanto quanto infantil, porém ela é inconsciente e muito frequente.

        Outro fato é que o comportamento ciumento pode ter ser sido apreendido com os pais. Por isso verifique se você não está simplesmente reproduzindo o jeito dos seus pais viverem. Posso dar como exemplo uma senhora que conheci que costumava perseguir o marido com uma vassoura em punhos quando este chegava mais tarde em casa (imagine a cena cômica), quando lhe perguntei ela me afirmou que sua mãe fazia a mesma coisa com o pai.

Será que não você quem quer trair?
        Dentro da Psicologia, mais precisamente na Psicanálise, existe um conceito chamado projeção. Explicando rapidamente, esse mecanismo psicológico atribui ao outro tudo aquilo que inconscientemente não aceitamos em nós.

        Já parou para pensar se você não tem o desejo de conhecer outras pessoas? Isso é uma coisa muito natural (não que você deva fazer, mas como se diz pensar não paga) o que não é natural é recriminar outras pessoas pelos nossos sentimentos.

        Esse artigo tem o objetivo de fornecer alguns subsídios para que você aprenda a lidar melhor com o ciúme, entretanto as informações contidas nele serão eficientes somente em casos mais leves. Se acreditar que o seu caso é mais complexo que isso, procure por um psicólogo da sua região. 
          

Postar um comentário

Blogger
  1. meu ciumes acabou com todos meu namoros,quero agora mim cuidar pra ser feliz de verdade com meu novo amor.

    ResponderExcluir
  2. parbéns que você seja feliz com oseu novo amor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cesar bom dia voce tem email?

      Excluir
    2. Você pode mandar uma mensagem direta no e-mail clicando em redes sociais (topo do blog) e em seguida contato comercial.

      Excluir
  3. Adorei as dicas vou ver c consigo me controlar..

    ResponderExcluir
  4. O ciúme está me destruindo...nunca pensei tanto em acabar com tudo...vi uma luz no seu artigo...Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  5. É, eu ja pensei nisso tudo, e sei que tenho qe deixar pra tras... Entao eu nunca gostei muito dela, nunca fui amiga, ela é o tipo de pessoa que gosta de se aparecer, e eu n gosto disso. A princípio era isso, sempre tive um implicancia com ela...e agora continuo tendo, só que com o ciumes junto...Mas preciso acabar com esse sentimento logo, pois eu vou acabr ficando cada vez pior, e o meu relacionamento tb..

    ResponderExcluir
  6. sou muito ciumenta e isso mim prejudica muito.queria muito acabar com esses ciume e ser feliz com meu amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que estas dicas tenham te ajudado, de toda a forma vou postar outros artigos com esse tema

      Excluir
  7. César meu namorado é muito ciumento e realmente ele fala que dou liberdade para as pessoas só pelo fato de como cumprimento elas, e por ele me cobrar tanto quero cobrar ele também, mas praticamente tudo que ele me cobra ele faz. Ele tem amigos, fica madrugada na rua curtindo com eles, tem contato as vezes com amigos da época de solteiro, ele faz amizade super facilmente e eu nada, todas as minhas amigas não prestam p ele e meus amigos de quando eu era solteira, pra ele, eu já fiquei com todos. Complicado né, só vou deixando de gostar dele eu acho, mas não sei oque fazer. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado sim, mas não dá para deixar que ele tome conta da sua vida e te impeça de fazer o que achar melhor, não se deve ceder aos caprichos do ciumento...

      Excluir
  8. Boa Tarde Cesar...

    gostária muito de um conselho....
    eu me sinto super insegura, e me sinto em depressão tb, até penso em fazer terapida...
    pq nao consigo me sentir como era antes..
    isso tudo foi após meu namorado ter terminado comigo, ja vai fazer um ano que isso aconteceu.. a gente continua junto durou apenas duas semanas, e eu até hj nao esqueci..ele ficou com uma menina quando terminou comigo , mas nada sério.. e depois me quis de volta...
    eu nao consigo esquecer de todas as meninas que ele possa ter tido algo, mesmo antes ou depois de mim, tivemos um relacionamento bem dificil, acho q terminamos umas tres vezes, mas duas foi eu..na dele ... eu fiquei assim.. . esse ano, nao sei quanto tempo faz, nao faz muito tempo, mas ele me traiu ... na escola dele..ele estava com uma menina na sala de video amiga dele, e ela deitou no ombro dele e ele disse q do nada os dois deram um beijo...ele se arrependeu, disse q foi somente isso q aconteceu, que nao sentiu nada, e blah blah blah...isso me deixou ainda mais trsite e magoada.. eu o perdooei pq o amo muito.. e quero q nosso relacionamento de certo.. eu sei q ele me ama, mas eu acho que causei todos esses acontecimentos, por ser uma pessoa tao ciumenta e ignorante...por nao ter confiança em mim mesma, tudo desconfio, tudo brigo, e causo uma discução que nao queria...afinal eu quero estar com ele..e ele é totalmente sussegadoo, nao briga comigo, nao me cobra. .e na maioria das discussões eu me arrependo, pois nao era uma coisa tao grave pra ser aquilo tudo entende? ...

    eu preciso aprender a me controlar, esse ciumes essa falta de confiança, ele nao é um mal namorado.. :/

    mas eu nao estou bem comigo, eu nao me sinto confiante, eu tenho ciumes de qualquer menina... :/

    me ajude :/

    ResponderExcluir
  9. Olá PPP! Fico muito feliz em saber o quanto você ama o seu namorado, entretanto você não pode se culpar pelas traições dele. O excesso de ciúme faz com que uma relação termine, a traição está relacionada a consciência de cada um. Sua autoestima está realmente péssima e seria muito bom que você melhorasse ela. Escrevi a respeito disso:
    http://www.psicologosp.com/2012/04/dicas-para-aumentar-autoestima.html
    Entretanto seria melhor que você busque coisas que ajudem a melhorar a autoimagem: terapia, teatro academia etc.

    ResponderExcluir
  10. OLa! César td bem ?
    Tava lendo aqui ii vim pedir conselhos seus. :(
    por favor me ajude.
    Bom vamos lá. namoro a um ano e meio sabe ?!
    e nesse um ano e meio aconteceu uma traição pela pessoa q eu amo.
    ela traiu por insegurança e por cabeça Digo : Amgos sabe?!
    isso aconteceu a um ano atrás, dai perdoei .. foi passando o tempo decidi tentar esconder que eu não confiava 100%.
    sempre briagavamos chorava e td mais pela pessoa, mais td é bom familia amor entre outros.
    mais o problema msm é que eu não sei oqu eu faço pois, a pessoa é nova sabe ? digo nova não de idade.
    nova em relacionamentos assim como eu.
    quando se conhcemos a pessoa estava conhecendo o mundo a farra e eu não queria mais isso na minha vida, e nem quero sabe?
    mais percebi q a pessoa trocou isso por mim. tem suas vontades mas eu não deixo. pq a pessoa não me inturma com os amigos dele, e até msm diz que tem vergonha de comc ele age com os amigos pelo fatos das brincadeiras. eu até entendo por partes + quero uma pessoa que divida td cmg. amios, familia e que saia comigo para tds os lugares.

    disse paea a pessoa isso ontem, a pessoa até entendeu pois quando começamos a namorar decidimos trocar certas coisas, digo misturar nossos bens. não quero prenderr ngm.
    mais complica pq as vezes a pessoa quer sair sem mim. e eu fico com pé atrás pois a pessoa já me traiu. e eu fiko com reesenho se bvale a pena ficar com uma pessoa q quer trocar me trocar as vezes por curtições com os amigos.

    Não sei oq eu faço pq no dia do meu aniversario sai sem ele, e ele não quis ir e agora dia 11 é o aniver da pessoa e ela quer sair sem mim para uma blada com os amigos. pq a pessoa não se me envolve junto cmg. me leva junto ? vc me entende ou eu to estrapolando em td ?

    por favor me ajude a tirar minhas duvidas se isso é insegurança. pois passo por isso a anos, ate facenook eu olho agenda de vez enquando.
    pois a pessoa me traiu e eu tenho medo de saber q a pessoa fez d novo.
    e outra não sei pq a pessoa não gosta de dividir os amigos cmg.
    já sentei conversei e tudo mais oficialmente acho q vou terminar por mais q eu ame.
    :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua relação está em um impasse:
      Por lado essa pessoa deseja ter um espaço, isso é justo e muito comum nas relações modernas.
      Do seu lado você deseja ter uma relação séria e fazer parte da vida dessa pessoa.
      Esse impasse não seria algo difícil de resolver se vocês conseguirem entender que as dois coisas devem co-existir, tanto a liberdade quanto a cumplicidade sem que uma anule a a outra.
      O problema real é que após a traição a sua confiança nessa pessoa foi embora e pelo que parece você tem a necessidade de ficar verificando se não está acontecendo de novo. Se você conseguir voltar a confiar nessa pessoa e poder dar paz para vocês dois, perfeito!!! Se não, talvez a terminar seja a melhor solução...

      Excluir
    2. Obgd Cesar, vou conversar com a pessoa amnhã se for pra ser vai ser. toh cansando diso quero ser feliz tbm. muito obgd de coração. :)

      Excluir
  11. é complicado sabe ? Brigamos pq lembro da traição a pessoa se arrepende muito. mais eu vivo falando sobre a causa, o problema é que eu quero ficar dolado da pessoa s´´o q a pessoa uqr sairsem mim entende ?
    seria safadeza ?
    tipo amigos + balada. seb ? quando eu conheci a pessoa ela
    tinha acabdo de conhecer o mundo , sair vamos dizer assim...
    não quero prender ngm sabe ?
    mais a pessoa decidiu isso largar as baladas as farras pr mim. e eu fiz isso tbm, oque eu não entendo é ´pq a pessoa tem vergonha de se divertir cmg nesses lugarres. tipo a pessoa tem vergonha sabe ? não de mim ao contrario das suas amigas eu até entendo mais até quando vai ficr assim ? será uqe vc me entende .?
    no sabado decidimos ir ao shoping e conversamos bastante sobre isso, se entendemos e a pessoa até entendeu o meu lado por causa da traição. mais o lance é que eu amo demais + não aceito essas coisas. ou tá mcg ou não está cmg sabe ?
    então na hora de irmos embora decidi terminar não deu muito certo :(
    pois eu amo muito e na hora terminar de brincadeira a pessoa me madou msg logo em seguida quando eu estava em casa já perguntando .
    poxa vc não me entende vc troca misuas amigas por mim.
    ai a pessoa me disse : ué vc não terminou ?
    ai eu disse algumas coisas e a pessoa me mandou essa sms :


    Sim é omelhor
    Vc nao me.perdoa.na parada graça sa.mim perdeu a.confiança.e.sem.confiança.nao.da
    Eu entendo vc sei q sofre com isso nao quero t machucar
    Olha eu nao sei dizer q acabou p sempre.maia.acho.q.ambos.precisamos.d um tempo.afastados dps d tanta brga e sermos diferentes etc....talvez seja mlhor nos paramos d sofrer um pelo outro.
    Te.amo mais acho q t faco sofrer demais i.segurança e meu jeito egoista vc nao mereçe isso e vc nao perdoo.a parada empre.occorrera uma briga e vc toq.no assunto.ja pensou se moramos juntos e vc decide terminar cmgo pq vc nao confia.em mim(com motivos) nao isso nao.e bom p nois
    Olha eu nao sei dizer se aabou. Sempre.estamos agitdos talvez so precisamos.ficar.sozinhos por um tempo
    Fika com Deus



    preciso de um conselho. eu devo fazer oq ? a pessoa me pediu um tempo eu fiquei chateado pq pra mim tempo não existe s´o que eu não sei oq fazer mais :(

    por fvor me conselhos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não quer terminar, só quer que a pessoa se transforme, fique diferente não é isso? Não dá para mudar outro alguém se antes mudarmos a nós mesmos, se você quer que ele mude, mude você primeiro! Ao que parece a situação já está ficando difícil, tanto que a a outra pessoa pediu um tempo. Pelo jeito sua autoestima está muito ruim, pelo seu ciume e por essa dependência do outro, dependência por que amor não nos faz sofrer, aproveite esse "tempo" para aprender a se amar mais.

      Excluir
  12. Olá Cesar...
    Preciso muito da sua ajuda...
    A alguns meses atrás, eu ví uma conversa da minha namorada com outro homem...
    Fiquei muito triste com isso...
    Perguntei a ela porq ela estava fazendo tal coisa, e ela me respondeu que ela estava apenas brincando com ele.
    Desde esse dia até hoje, meus pensamentos me controlam.
    Eu era uma pessoa muito calma, mas hoje em dia qualquer coisa me estressa...
    E o pior é que, toda hora eu me pego pensando nela, me traindo...
    Eu a amo muito, me apeguei bastante a ela...
    Mas ela não mostra o mesmo por mim, mas quando eu pergunto a ela se ela ainda me ama ou ainda gosta de mim, ela sempre diz que sim.
    Por favor, me ajude...
    depois de ver os comentários acima, ví que só você pode me ajudar...

    Boa tarde e muito obrigado pela atenção.
    Hildfran Angelim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa que você deve entender é que o único que pode te ajudar é você mesmo, um psicólogo apenas faz a perguntas para que você ache as respostas.
      Não sei quantos anos tem a sua namorada, mas na adolescência até o começo da idade adulta (uns 20 anos) algumas mulheres gostam de brincar com a própria capacidade de seduzir, elas escolhem uma vítima para deixar "louco" sem nunca ter nada com ele. Pelo que você descreve é o caso da sua namorada. Quando seus pensamentos de ciúme surgirem questione eles, pense se existe realmente algum motivo para duvidar da fidelidade da sua namorada, se não existir mostre para esses pensamentos que eles estão errados, se você realmente duvida disso é provavelmente hora de tirar o time de campo...

      Excluir
  13. meu namorado mora 1000 km longe de mim,e eu sou uma pessoa muito ciumenta,fico sempre imaginando que ele ta com outra.apesar de todo dia mandar sms,começando pela manha dizendo "querida bom dia,acabei de chegar do trabalho que vc tenha um ótimo dia bjss saudades"
    durante o dia tbem manda mensagens me perguntando se estou bem como estou,e dizendo como esta no trabalho...muitas das vezes manda palavras como te adoro e saudades.e é assim durante o dia todo.ele avisa quando vai sair tarde do trabalho e a hora que sai do trabalho quando chega em casa avisa dizendo"vou jantar tomar um banho depois falamos" pelo Skype ou pelo celular.mesmo assim fico morrendo de ciúmes imaginando que ele esta com outra,eu tenho 18 anos e ele tem 28 anos.obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que parece você precisava de um lugar para desabafar. Esse é um lugar para isso também. Seu namorada pode estar longe fisicamente, mas pelo tanto de vezes que vocês se comunicam durante o dia pelo sms e por ele se preocupar em te dar satisfação quando chega em casa ele passa bastante tempo pensando em você. Parabéns pelo seu relacionamento, vocês estão mais próximos do que muitas pessoas que moram na mesma casa.

      Excluir
  14. Oi CÉSAR NÃO consegui deixar a pessoa que eu amo terminar cmg, fui atrás conversei e entramos em acordo. ele quer sair com os amgos ter os momentos, por não ter tido antes. E por querer ele 100% ao meu lado vou fazer isso.
    O ultimo ano da escola dele vai acabar e ele vai ver quem são os amigos dele de vdd a agnte optou em querer sair os dois seprados.. [as vezes] Pois nos finais de semana sempre fazems a msm coisa, shoping shoping e mais shoping.
    a pessoa tem vergonha vamos dizer dos amigos por ele querer brincar curtir aquilo q ele não curtiu ainda... digo dançar sair com eles, não posso obrigar a ngm ficar.
    quando a Gente perde a Gente topa td. Vc acha que eu fiz certo ?!
    meu coração anda em paz. pq eu quero q a pessoa seja feliz ao meu lado, e ela gosta bastante de mim. ambos os dois gostam, choramos rimos mais tenho medo. ai pensei pra que ê isso ?!
    se ele for embora vai ser pela voltade dele vc não acha ?!
    mais por amar tanto vou deixar a pessoa sair com os amigos, eu tbm irei sair quando ele sair. pois assim os dois vão curtir.
    bom não sei se é certo mais o jeito é tentar e por amar muito. vou confiar em mim msm. Obgd pelos conselhos.
    obgd msm de coração espero não precisar voltar aqui para pedir conselhos de novo, pois coloquei td na mão de deus agora.
    e é claro pelos seus conselhos decidi me amar mais.
    com o tempo se a pessoa me amr msm ela vai mudar. se não mudar Deus faz o resto néh?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz pela sua decisão, o que disse desde o inicio é ter liberdade e ficar junto são igualmente importantes, por isso tem que saber dosar. Que você seja muito feliz, e se for para falar comigo que seja para coisas boas!

      Excluir
  15. Olá Cesar, adorei e fiquei muito satisfeita com as dicas mas gostaria de uma ajuda...Namoro há sete anos e por um bom tempo no demos super bem.
    Há dois anos meu namorado passou em um concurso para sargento e ficou um ano em minas.Eu já era ciumenta por decepções anteriores mas confiava nele completamente. Neste mesmo período em que ele morava em minas eu estava estudando para também passar em concursos...Com isso ele decidia não me ligar para não me atrapalhar nos estudos mas em compensação ele ficava conversando com outras pessoas no face para se distrair nos momentos em que ele estava com tempo vago, mas mesmo assim também nos falávamos todos dias e mais de uma vez...
    No período de suas férias ,no final do ano passado e próximo a minha prova, ele já estava aki no rio porém nos víamos em determinados horários planejados. Até que uma parte de sua família veio passar umas férias aki também no Rio porém eu não podia estar junto pois estava estudando. Passou um tempo depois das minhas provas eu tinha a senha do face dele e do nada resolvi catucar, como diz o ditado quem procura acha...Achei umas conversas com meninas, a prima, outros garotos sobre mulhres...enfim..e depois disso tudo uma vez quando estvamos juntos fui buscá-lo na academia e ele me olhou estranho como se não estivesse me esperando ali mas já tinhamos combinado de nos encontrar...Resolvi mexer no celular dele e achei uma mensagem de uma menina que mora próximo a casa dele e ele dizendo que estava com saudades...ele não me confessou traição mas disse que apenas era pelo face e por telefone, fiquei cabreira cheguei a terminar mas fiquei pensando se realmente valeria a pena tanto tempo juntos de bons momentos e ele nunca tinhamos passado por algo parecido. Conversamos, dei uma chance a ele, mas na minha cabeça não foi taõ fácil,poi como eu já tinha dito dive decepções...Hoje estamos juntos mas meu ciúmes esta também provocando brigas e nosso namoro é invejado por muita gente pois nos damos muito bem e sempre foi assim...mas contudo não quero deixar que esse pequeno grande problema estrague tudo ...Deconfio o tempo todo, mas já conversei com ele sobre isso,mas não sei como evitar pensamentos.Por favor preciso do seu conselho....Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu ciúme e sua desconfiança vem da magoa que você ainda sente por ter passado o que passou. Até você conseguir perdoar seu namorado de verdade vai continuar refém desse passado ruim.

      Excluir
    2. Obrigada Cesar ...Eu juro que tento perdoar, esquecer mas confesso que é muito difícil. Quando eu acho que estou melhorando vem os pensamentos ruins achando que ele pode fazer de novo. Mas obrigagada me ajudou a ter certeza de qual eh o verdadeiro problerma

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo histórico fica difícil não desconfiar, mas você mesma disse que ele mudou, não vale a pena dar um voto de confiança? É claro que ele não ia dizer a verdade sobre a amiga, não queria te deixar preocupada. Sim é possível existir amizade entre homens e mulheres eu mesmo tenho muita amigas (que são apenas amigas). Na gravidez a mulher fica muito sensível e sua autoestima vai lá para baixo, isso pode estar contribuindo para que você sinta mais ciúme. Na situação em você se encontra se o seu namorido estivesse te traindo ele seria realmente uma pessoa de péssima índole, você realmente acredita que ele seja assim?

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se você exagerou, mas eu te provoquei para você pensar melhor. Você precisa melhorar a sua autoestima, aprenda a confiar mais em si mesma e não vai se sentir ameaçada pela primeira "bonitona" que aparecer. Outra coisa que costuma gerar ciúme é o fato de não achar que existe algo em você que atraia realmente o outro, por isso lembre-se de fazer coisas para conquistar ele todos os dias, isso vai deixa-lo mais próximo de você e aumentar a sua confiança em si mesma.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. realmente não vai dar para ele deixar de falar com todas as mulheres, se pedir para ele parar de conversar com essa amiga vai ser um pouco injusto não é (imaginou se ele fizesse isso com você?). Homens costumam ser muito fieis ao seus amigos, por isso tente sempre ser a melhor amiga dele, mostre que você é muito melhor que as outras.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi direito: você acredita que o seu marido está saindo com a ex dele, começou a desconfiar desse fato após ter lido uma mensagem dela para ele é isso? Não sei o quanto foi comprometedor o conteúdo da mensagem que você leu, mas se passou a ter crises de ciúme dá para entender o motivo pelo qual o seu marido não deixa mais você ler as mensagens dele. A relação com uma ex-mulher nunca é fácil, principalmente quando tem uma filha envolvida. Não duvido que ela tente te provocar de alguma forma, vejo isso o tempo todo no meu trabalho. o que você não se deu conta é que ela está atrapalhando o seu casamento muito mais com o seu ciúme do que com a atenção dele. Tente conversar com ele nos momentos em que você está mais calma, e que ele esteja calmo também assim ele não vai conseguir fugir. Faça o máximo para parecer sempre feliz e estar o mais bonita possível, primeiro para não dar o braço a torcer para a outra, e depois para que ele se sinta mais atraído por você e fique um pouco inseguro também, o fato de dele dar tanta bola para ela vem está relacionado com o fato de ter muita segurança do seu amor por ele.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em nenhum momento nos seus relatos você diz algo que dê certeza da traição. Você fala que ELA quer ficar com ele, entretanto não sabe se ELE quer ficar com ela. Baseado no seu relato, sou levado a entender que o seu marido gosta da sensação de ser disputado por duas mulheres, de ser desejado. Se for isso mesmo, ele não tem do que reclamar, por isso não precisa fazer nada para mudar. Quem está sofrendo é você e justamente você é quem deve mudar alguma coisa. Não sei te dizer se "ir embora é a solução" por essa decisão tem suas consequências e você precisa saber se dá conta delas:
      http://www.psicologosp.com/2013/02/tomando-decisao-de-se-divorciar.html (copie e cole na sua barra de endereços) Entretanto, isso não vai afastar você da família dele, até por que é provável que eles queiram continuar vendo a sua filha ( o que seus sogros falam sobre essa situação?). Você também precisa trabalhar a sua autoestima, ela está muito baixa, por isso acha que ele vai te abandonar (acha que a família dele aprovaria isso?) e por isso você se ofende tanto com as palavras da outra. Te orienta a procurar formas para melhorar a sua autoestima (talvez procurar um psicólogo)...

      Excluir
  21. A respeito dessa segurança que ele tem do meu amor , é ele tem mesmo ele sabe que gosto muito dele , faço tudo que ele pede se ele pede pra mim não sai na rua não saio ! tambem queria fazer q ele perdese essa segurança do meu amor , como posso fazer ?

    ResponderExcluir
  22. Para começar não ceda a tudo o que ele lhe pedir, evite ficar bajulando e segure as crises de ciúme... Mais uma vez isso mostra a sua baixa autoestima.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A chave para se libertar do ciume é sempre a confiança (em você e nele). Já imaginou ir para um local cheio de gente que você não conhece e falando de coisas que não fazem parte da sua vida? Por isso é em geral namorados (as) não são levados nesses encontros. Dê um voto para ele e se liberte desse sofrimento que é o seu ciúme.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Dizem que o sonho de todo homem é trabalhar tão pouco quanto o seu patrão acha que ele trabalha, terem tantas mulheres interessadas nele quanto sua esposa acredita e possuir o tanto de dinheiro que o seu filho pensa que ele tem. O facebook é como um jogo, as pessoas desejam ter um número enorme de amigos lá, quanto mais, melhor. Por isso elas saem convidando praticamente todo mundo que poderiam adicionar. Boa parte das pessoas que são amigos no facebook se quer se conhecem no mundo real (pelo menos no Brasil). Então essas garotas que adicionam o seu marido simplesmente desejam ter um numero maios no topo da tela e não necessariamente tem algum interesse nele. Ainda que não fale o seu marido deve pensar o mesmo jeito.

      Excluir
    4. Grata por todos os conselhos ... Mt obrigada!

      Excluir
  24. Estou passando por uma situação um tanto quanto chata. Fui casado por 3 anos num total entre namoro e casamento de 7 anos. Hoje, quase 2 anos depois estou namorando a 5 meses e estou realmente gostando da pessoa. Faço tudo que posso e que não posso para agradar e abriria mão de qqr coisa por ela. Porém vejo que não há a mesma atitude pelo lado dela e sempre acho que ela está colocando nosso relacionamento de lado ou dando menos importância do que deveria. Sempre acho que a qualquer momento ela vai terminar, apesar dela nunca ter dito ou mostrado vontade disso. Me sinto sempre agoniado, aflito e com aquela sensação de frio na barriga. Tento me controlar mas é muito difícil para mim. Meu sonho sempre foi ter uma família, filhos, creio que seja o que todos querem. E como perdi um casamento fico ansioso com isso, mesmo sabendo que não será possível no momento. O que fazer visto que não quero perder esta pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo seu relato não sei se ela é realmente indiferente ou se é você que deposita nela a responsabilidade de te fazer feliz. Em todo caso por tudo o que você falou me parece que você está sofrendo de "síndrome do abandono" pesquise por isso e procure por ajuda profissional pois isso é algo que realmente causa sofrimento

      Excluir
    2. Obrigado Cesar, realmente as informações que você tem aqui no seu blog foram de extrema utilidade para minha vida. Acredito que realmente precise de ajuda. Vou verificar sobre a síndrome citada. Pois tenho tido muitos problemas com isso. Preciso me tornar mais seguro de mim mesmo. Fora os problemas que tenho com ciúmes e que não são poucos. Se tiver mais alguma dica será muito bem vinda. Grato!!

      Excluir
  25. Boa tarde cesar!

    É confesso pra vc que tenho sim só um pouco de baixa autoestima. Mais sempre gostei e gosto de andar arrumada nunca discuidei da minha aparencia . Todos me dizem que sou mais bonita que ela . Mais tem uma rivalidade grande entre agente , por isso que não consigo ingnora-la mais vou tentar tenho que ingnorar o que estar me fazendo mal . Tambem concordo com voce quando vc disse que o meu marido esta adorando essa situaçao porque estar sendo disputado entre duas mulher , e não seria conveniente em colocar um ponto final nisso . Ai que esta o lado infantil dele , não sebe resolver as coisas como um homem de verdade , não tem suas deciçoes ´proprias o que me irrita e justamente isso . Ele me provoca de mais com esse jeito dele ele voltou a ser a quele mesmo que namorava comigo no inicio que só ligava pra farra e curtiçao ta voltando a ser o que era antes ! :(
    Os meus sogros me apoia ja sabem das atitudes deles , tanto que eles sempre o reclama mais é em vão não liga nem se importa. Se for mesmo embora não teria possibilidade nem uma da familia dele ter contato com minha filha , porque minha mae mora em outro pais. As vezes sinto vontade de ir , lá sei que irei me dar bem tambem na minha vida profissional , mais é essa coragem que não tenho , tambem confesso que sinto um pouco de orgulho . Não quero deixa-lo pra ela , porque sei que se for ela vai querer oculpar meu luga e não suporto nem pensar !
    O problema estar em mim eu sei , que mesmo me fazendo raivas me decepsionando ainda quero agrada-lo .
    Maiiiis vou fazer de tudo pra ser indirefente com ele acho que isso não vai resolver muita coisa .
    Quem tem que colocar um ponto final nisso seria ele , escolhece logo com quem quer ficar e pronto , ja sentei e fiz esse acordo com ele , disse que se ele quises ficar com ela . Jogase limpo comigo me falase que eu iria embora e prono mais não é justo ele estar brincando assim com minha cara não acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! não é justo brincar com algo que faça o outro sofrer!

      Excluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coisa de olhar outras mulheres é um comportamento comum nos homens,o que acontece é que a maioria das mulheres aprendeu a ignorar isso (lógico que o sujeito tem que ser no mínimo discreto). É claro que dependendo do teor das "conversinhas" elas podem sim serem consideradas traição, porém você não pode passar o resto da vida com esse medo na cabeça. O seu problema maior é a baixa autoestima e consequentemente a insegurança, isso pode ser causado por inúmeros fatores por isso se quiser modificar essa questão eu te oriento a procurar a ajuda de um (a) psicólogo (a).
      Escrevi dois textos sobre esse tema:
      http://www.psicologosp.com/2012/04/dicas-para-aumentar-autoestima.html (cole na barra de endereços)
      Entretanto eles assim, assim como todo esse blog, são apenas um pequeno apoio.

      Excluir
  27. Oi Cesar boa tarde como vc me disse que antes de tudo teria que mudar a minha baixa auto-estemas , to fazendo isso estou me esforçando cada dia melhora isso . Mais a respeito da indiferença sobre as atitudes que ele estar tendo comigo devo mesmo ignorar isso. A cada dia que passa percebo que ele estar mesmo gostando dessa situação em ter duas mulheres ao seus pés. É tão infantil que ele me garante que ele não estar ficando com ele, mais senhor Cesar passar o dia todo recebendo ligações de outra mulher , mensagens apaixonada isso não é uma traição , não já é uma falta de respeito . As vezes sinto que ele quer que permita isso que aceite , ela enviar mensagens ligar , e não devo dizer nada . Mais é difícil sou uma pessoa extremamente ciumenta , não consigo dividir o que é meu com ninguém , eu sei possa ser um pouco de egoísmo meu mais , meu marido não ! O que mais me dói mesmo é que depois que começou aparecer essas mensagens ele mudou comigo , não sai mais . antes vinha me pegar no trabalho não vem mais . O que mais me atormenta é a minha imaginação sabe , sou tão insegura que quando ele sai fico imaginado varias coisas, quando vejo a outra usando o celular já imagino que esteja falando com ele , isso me atormenta muito mesmo também . Mais Cesar você acha que ignorando essas atitudes , que ele esteja fazendo vai resolver algo. Mesmo sofrendo calada ? Devo mesmo aquentar calada, já tentei por varias me vezes conversa mais é em vão ele é muito estressado terminamos brigando e se agredindo verbalmente. Sou explosiva sem paciência muitas vezes falo palavras e me arrependo tenho medo desse ressentimento que existe dentro de mim
    Obriiigada pela atenção !!!!

    ResponderExcluir
  28. Obrigada Cesar! Admiro seu trabalho e seu gesto de ajudar tantas pessoas com seus conselhos . Parabéns e te desejo muito sucesso!

    ResponderExcluir
  29. Olá gostei muito do texto e já já vou ler os demais, bem sinto que tenho depressão e pretendo tratar disso semana que vem, enfim! Hoje tenho uma pessoa do meu lado que me ama muito (digo com certa certeza, que se na me amasse já teria ido embora a um bom tempo) nunca me senti tão apoiada (não, nem pelos meus pais) que se separaram, comigo ainda criança por traições do meu pai. Pois bem, namoro a quase um ano, e pode ser errado, mas pelo meu namorado quero me tornar uma pessoa melhor, sempre tive ciumes e um terrível dia ele esqueceu o celular em casa e decidi ver o histórico de conversa dele com uma guriazinha que diz que ficou duas vezes uns 2 meses antes de nos conhecermos, nessa conversa meu peito doía de tanta raiva que estava sentindo, ele chamando ela pra assistir ao jogo na casa dele que estava sozinho, e 'deliciosa' no meio das palavras, que sentia falta dela, e chamando ela pra ir no trabalho/casa dele.. sei que na hora disse pra ele que tinha acabado... aiai haha Qdo consegui o escutar, ele me disse que só tinha chamado ela porq sabia que ela não ia, e que no dia que ela apareceu no trabalho dele ele foi grosso com ela e que percebeu que tinha feito merda, dentre muitos outros detalhes. o fato que realmente desejo a morte dessa menina sem nem conhece-la. Fazem dois meses que isso aconteceu e as vezes quando percebo trouxe ela de volta pra nossa relação e ai é só discussão e sempre acabo chorando me sentindo horrível. Beem resumidamente mas se possível gostaria do seu comentário cesar, obrigada :)
    ass gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faltam motivos para você ficar magoada com esse situação. Entretanto você mesma está notando que essa história está envenenando o seu relacionamento, por esse motivo vocês precisam dar um jeito de abandonar esse fantasma que surgiu na sua vida. É claro que dois meses ainda pouco tempo para esquecer uma coisa assim, mas tente jogar menos na cara dele, pois até mesmo a verdade cansa...

      Excluir
    2. Sim, mas normalmente só percebo depois, mas estamos tentando rs, obrigada cesar.

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que boa parte do seu ciúme é proveniente da sua baixa autoestima. O mesmo acontece com o seu namorado. O amor tem seus altos e baixos isso é totalmente natural, e terminar com o seu namorado por conta de ciúme só traria sofrimento para os dois. O que o seu namorado te diz, não tem a intensão de te magoar ele simplesmente não consegue controlar as próprias emoções, quando ele fala "outro namorado" me parece que tem realmente medo de ser "trocado". Sugiro que vocês tenham uma conversa séria sobre essas brigas. Por mais que seu namorado te ame, se você não se amar o o amor dele nunca vai ser o bastante.
      E quanto a você, livre-se desse sentimento de inferioridade. Seu pai não te abandonou, ele não teve coragem o suficiente para assumir uma família.

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tirei a opção anônimo do Psicólogo.com por que estava recebendo muitas perguntas e comentários. Já não estava dando conta de responder a todos. Mas se você pesquisar no google vai descobrir alternativas para isso.

      Excluir
  32. estou namorando a 2 anos e 10 meses tenho um filho de 8 meses e sou hiper ciumenta, mais é ciume de tudo msm, amigos, trabalho, familia, celular, internet, tudooo... ontem brigamos pq era folga dele e ele ficou o dia todo no facebook adicionando pessoas do trabalho (mulheres e homens) mais eu sou muito ciumenta e logo dei piti. ai to sem fala com ele até agora. nao sei oq eu tenho mais qualquer amigas ou colegas bonitas ou msm feias eu fico muito reciosa. ele é um amor de pessoa comigo e com nosso filho. OBS: ja me traiu 2 veses ele me contou isso sem nem eu perguntar nada entao eu o perdoei pois ele me contou porq disse q se arrependeu :(

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O problema sou eu ou ele". Quem precisa agradar a todo mundo sofre de baixa autoestima, que por acaso é também o seu problema... Quando você olha para ele está se enxergando...

      Excluir
    2. E como eu posso me ajudar e ajuda-lo a melhorar? existe algo que eu possa fazer? eu tenho que me valorizar, me amar.. mais como conseguir? se passei 19 anos da minha vida assim?

      Excluir
    3. No artigo tem um link: "como melhorar a autoestima" clique nele e leia o texto. Quanto ao seu namorado,ele só vai mudar quando ele sentir necessidade de mudar. É mais provável que quando ele notar a sua mudança sinta o desejo de também mudar, porém perceba que para ele está indo tudo bem, é você quem está se incomodando, por isso é você quem deve mudar...

      Excluir
  34. ola cesar, estava em um dia muito triste quando decidi procurar ajuda pela internet...

    Sofro de ciumes patologico , muito ciumes, e sinto que meu marido sofre com minhas perseguicoes, desconfiancas, digo que meu pai era estranho, traua minha mae, antes de conhecer meu marido fui traida etc...

    Sera que é possivel um dia eu me ver livre disso???Meu marido nao da e nunca deu motivos para o ciumes enorme que sinto...

    Espero ser respondida, o sr tem email?

    grata...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é possível se livrar desse problema, mas para isso é necessário se libertar de uma série de conflitos internos, medos, traumas etc... Apesar da lista ser extensa quando você se livra destas coisas muitos outros problemas vão embora. Por isso procure terapia. Meu e-mail anda muito cheio e estou tendo séria dificuldades em responder as pessoas. Se quiser tentar é só mandar uma mensagem em "redes sociais" e em seguida "contato comercial"

      Excluir
  35. Olá César. Namoro há 6 meses com uma garota, e estou tendo dificuldade em controlar meus ciúmes, isto não está afetando nosso namoro, mas está me prejudicando, porque não consigo ser feliz. Quando estávamos aproximadamente 2 meses e meio juntos, tivemos uma briga feia a ponto de quase terminarmos, e ela contou da briga p/ uma amiga, e essa amiga tem um primo que é apaixonado por minha namorada, e que se ela quisesse fazia uns "lados" para ela ficar com ele. Ela deixou nítido que ficaria com ele, porém disse que precisava conversar comigo p/ ver como iria ficar nossa situação. Eu, sem saber dessa história, conversamos, e falei que não daria pra continuar naquela situação, falei pra ela "ou firmamos namoro, ou terminamos". Ela, ficou sem saber o que dizer, eu precisei dizer que queria namorar com ela, então ela aceitou (sem mostrar firmeza de sua decisão).As vezes essas lembranças me atormentam, penso que ela aceitou o pedido de namoro só por não me magoar, penso que ela queria ter ficado com aquele primo da amiga dela.
    Outra situação é de que ela conversa com um cara por rede social, que vive dando em cima dela. Já conversamos sobre isso, e ela disse que uma vez jogou umas indiretas nela, mas ela o cortou, e que tem apenas amizade com ele. Mas ainda sim ele sempre fica flertando ela, já a chamou p/ sair, e ela disse que não sabia se iria poder porque tinha outros afazeres. Perguntei sobre isso a ela, e ela me disse que se fosse sair, iria me convidar pra ir também (e eu nem o conheço). Peço desesperadamente por sua ajuda. Obrigado.
    Ps: Seu artigo está demais. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei o motivo da sua briga e por que vocês deram um tempo, mas foi o suficiente para naquele momento a sua namorada acreditar que a relação de vocês não iria dar certo. Daí ela considerar a hipótese de ter outro relacionamento. Quando você venho e mostrou que tinha realmente o interesse de voltar a namorar, foi a sua convicção que vez ela reconsiderar e tentar novamente.
      Pense. O que você faz ou deixa de fazer que a torna tão insegura? Mude isso e invista em ser um namorado melhor, isso vai deixa-la mais apaixonada por você e você mais confiante.
      Quanto ao amigo da internet, se você não estivesse tão preocupado com o fato de não ter certeza de que ela realmente queria voltar com você, não daria tanta bola para esse rapaz.
      Responda: você quer realmente ficar com sua namorada? Então mostre para ela que não existe nada nesse mundo melhor que você, continue conquistando ela todos os dias.
      voltando ao amigo da internet, aceite a proposta dela e saia em companhia dele (de preferencia leve mais gente) não para fazer amizade (porém é interessante que seja simpático com ele) mas para mostrar para esse cara que não tem espaço para ele entrar, que a sua namorada já tem "dono" entendeu?
      Fico feliz que tenha gostado do meu artigo, qualquer outra dúvida é só deixar outro comentário...

      Excluir
  36. No começo do meu namoro eu era meio desleixada, não dava muita bola, mas ele era muito ciumento, mas aí quis me aventurar em outra cidade pra fazer faculdade e assim o fiz,e ele veio morar comigo, arrumou um emprego e parece que aquele ciume todo desapareceu, e eu que nem ligava pra isso agora sou extremamente ciumenta, proibi ele de falar com mulheres que não conheço no trabalho dele. Eu sempre invento um motivo novo pra brigar, crio ilusões ridículas na minha cabeça, sei que ele não me trairia pois já vi ele fazer muita coisa pra ficar comigo, mas sei lá, não consigo evitar isso, talvez seja porque tenho ficado só em casa, não saio, to sem trabalho, sem amigos, to longe dos meus amigos e familiares, não aguento mais ser assim, quero voltar a ser que nem eu era antes :/ Me ajude por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No artigo "como acabar com o ciúme" (link no final do artigo) eu falo como a falta de amizade impulsiona o ciúme. O que exatamente está te impedindo de ter contato com outras pessoas? Não é apenas o fato de ter mudado de cidade, pois você pode fazer novas amizades nela.
      Ainda que você não consiga um emprego no momento atual, sempre existem cursos gratuitos, eles podem te ajudar a conseguir novos contatos (possibilidades de emprego e amizade) além de ajudar a tirar o ciúme do centro dos seus pensamentos.
      Outro ponto a se considerar é que o seu ciúme pode estar relacionado ao fato de você perceber que parte que o seu namorado, estar se dando bem nessa nova cidade enquanto você sente que está falhando. Porém isso é apenas algo transitório e você vai mudar isso rapidamente.

      Excluir
  37. Bom dia Dr.! Descobri seu site há poucos dias e estou lendo vários artigos que estão me ajudando muito. Mto obrigada! Namoro há quase 5 anos (eu tenho 24 anos e ele 26). Há dois anos terminamos, o principal motivo foi que, por causa do meu ciume, entrei na casa dele pra ver se ele estava com alguem e peguei o celular enquanto ele dormia (eu mexia mto no celular dele escondida, olhava historico do computador pra ver se tinha conversas no facebook,...). Ficamos 7 meses terminados, mas nunca deixamos de nos falar e nos ver. Ele ficou com outras mulheres e nunca me escondeu isso, no facebook ele mandava mensagens para outras e eu quase morria por dentro. Mas me mandava mensagem dizendo que eu era a mulher da vida dele mas que como estava o nosso namoro não dava mais. Acredito realmente que ele ficou muito confuso e que nunca deixou de gostar de mim. Ficamos juntos algumas vezes também, até que um dia eu cansei da situação e parei de ir atras dele. Um pouco depois ele me procurou, conversamos, voltamos a namorar e estamos juntos até hoje. Fiz terapia e me ajudou mto, mas tive que parar por falta de tempo e de dinheiro. Ele já me deu motivos para desconfiar (eu acho), como conversar com outras mulheres no facebook, mensagens estranhas no celular dele e ele dizia que nao era pra ele, que era engano, olhava muito para outras mulheres quando saimos. Depois que voltamos, ele amadureceu muito e por mais de um ano ele nao me deu motivos para desconfiar. Nunca mais tambem mexi no celular dele e nem olhei o historico da internet. Ainda nao gosto do facebook dele porque toda vez lembro de tudo que aconteceu, de outras meninas deixando mensagens carinhosas no facebook dele e como aquilo me fez sofrer quando estavamos terminados, e tenho muito medo dele conversar com outras mulheres escondido, porque sempre que pergunto ele diz que nao conversa com ninguem, mas nao deixa eu nem ver o faceboook dele, o que me deixa mais desconfiada. Ele ja me pediu perdão por tudo que fez e disse que nunca me traiu. Mas sou muito insegura, tenho medo dele me deixar de novo, tenho mais medo ainda de ser enganada, dele me trair, me fazer sofrer. Nos ultimos meses, eu estou voltando a desconfiar, olho o facebook dele toda hora, nao gosto das meninas que "curtem" tudo o que ele faz, fico achando que ele fica conversando com outras. Tenho medo de confiar. Ele diz que eu estou o sufocando, que ele não quer ficar preso, que nao dá para ficar juntos sem confiança. Na minha família nunca teve casos de traição, meus pais (meu faleceu um pouco antes de eu conhecer meu namorado) se amavam mto e me davam mto amor. O pai dele (ja faleceu também, eu nao conheci) não era santo e ele viu como sua mae sofreu. Minha cunhada já me disse que ele é igual ao pai ("mulherengo") e isso aumenta meu medo. Nao sei mais o que fazer. A gente se dá muito bem, se ama muito. Mas tudo isso está nos prejudicando mto, porque fico tentando prende-lo, nao o "deixo" evoluir, nem faculdade eu qro que ele faça porque tenho medo dele "me trocar" ou trair. Nao sei mais o que fazer. Quero fazê-lo feliz e quero ser feliz também, mas não estou conseguindo.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Cesar!

    Gostei muito da matéria e tem me ajudado muito.

    Porém, vou lhe contar meu problema:

    Eu estou casada há 2 anos, juntos 7 anos, e eu sou um pouco ciumenta e possessiva.. ultimamente tenho discutido com meu marido a ponto do nosso casamento estar desgastado e numa situação complicada. O fato é o seguinte, Sai para conversar com minhas amigas um certo dia e ai ficou aquela história de que tds fuçam o celular, facebook pra ver se o marido faz algo errado e eu disse que não fazia mais algo desse tipo depois que nos casamos, só que quando eu voltei pra casa, fiquei tentada a olhar o celular dele e o fiz, não achei nada, mas passei a desconfiar.. na outra semana o questionei sobre o que ele achava do nosso casamento e o que faria caso eu pedisse o divorcio naquele instante... ele ficou surpreso e começou a me questionar se eu tinha um amante. Conversamos e no momento ficou tudo esclarecido. Na outra semana encontrei um amigo que não vejo há muito tempo e o marido achou que eu tinha caso com ele. Novamente conversamos e tudo ficou certo no momento. Semanas depois ele precisou viajar a trabalho, eu fiquei muito insegura e não consegui disfarçar meu ciumes, apesar dele ligar e dizer que tava td bem e com quem estava. Fiquei me sentindo um lixo, abandonada, sozinha em casa num sábado. Quando ele voltou conversamos e tudo ficou certo. Entretanto, 2 semanas depois ele resolveu ir a casa de um amigo que estava mal, ficou tudo certo, e eu fui para a casa dos meus pais, mesmo com ciumes me controlei para não ficar ligando.. porém, a noite ele me avisou que iria a missa com o amigo, sendo que comigo ele não vai pq é de outra religião, eu não aguentei ouvir aquilo surtei na hora.. questionei pq cmg ele não vai, o que tinha na missa e talz.. sendo assim ele não foi a missa e voltou para casa. Aqui chegando me disse estar magoado e isso não pode continuar, ou eu mudo ou não terá próxima vez.

    Estou muito aflita, pois não sei se consigo mudar, parar de sentir esse ciumes, desconfiança, medo.. não sei ao certo o que é... Como devo agir agora Dr.? Por favor, me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está existindo uma falha de comunicação entre. Os maus entendidos que ocorreram entre vocês causariam, mal estar em qualquer outro casal, e ao que parece eles só ocorreram por vocês não estarem em sitônia. Outro o ponto é fato de ambos estarem explodindo ao invés de argumentarem entre si. O ideal é vocês se sentem e tentem colocar os pingos nos "is". Se possível façam terapia de casal

      Excluir
    2. Obrigado Cesar! Vou conversar com marido.. muito obrigada pela dica e compreensão.

      Excluir
  39. Eu tenho ciumes sim, por medo de ser motivo de piada, não nego esse medo! Meu esposo é extrangeiro e vivo em uma cidade muito pequena, sem muitos atrativos, é a típica cidade que todo mundo quer saber e dar opinião na sua vida, isso me incomoda. Mas o que mais me incomoda é a internet, o facebook dele é todo bloqueado, com exceção dos mensagens do perfil, ele excluiu todas as fotos que tinhamos juntos, por uma discussão que tivemos e hoje ele me excluiu dos amigos dele aumentando ainda mais minhas dúvidas, somos recem casados, 4 meses somente!

    ResponderExcluir
  40. Ola,eu sou uma pessoa muito ciumenta,sempre imagino meu namorado olhando pra outras mulheres pelo fato de eu ser mais gordinha,a pouco tempo descobri que ele esta converssando com uma outra mulher e ai fiquei mais paranoica,eu amo muito ele mais sempre i magino que ele esteja me traindo, tenho medo que ele saia sojinho com os amigos e encontre um outro alguem, sempre fico chatiad quando ele me pede pra sair com os amigos, ja entendi que estou envadindo a privacidade dele, e ele me disse que nao me trocaria por nada, mais nao conciho confiar nele, o que devo fazer? Me ajude nao perdelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe muito bem que o seu problema é a baixa autoestima e falta de autoconfiança. Enquanto você não aprender a se amar nunca vai acreditar que outra pessoa é capaz de te amar. Invista mais em você e se esforce para se sentir mais bonita e atraente, isso é para você. intend que não é a beleza que garante um relacionamento, caso fosse não haveria tantas mulheres bonitas sendo traídas e se divorcando. O que garante um bom relacionamento é o seu desejo de fazê-lo feliz. Quanto mais feliz o seu namorado estiver mais ele só terá você na cabeça.


      Excluir
    2. Obrigada. Dr Cesar, agora eu entendi qual e o meu problema, gostaria de nao ter tanto ciumes assim,nunca fui agreciva nem ciumenta com outros namorados,mas com ele eu nao concigo desfarcar, ele disse que o desline nao iria mais acontecer, dei a ele um voto de confianca e estou tentando guardar o ciumes so para mim,mais toda vez que vejo ele com o telefone, pergunto quem
      è. Sei que ele nao iria fazer nada pra me machucar novamente, ate pq ele è realmente se mostra arrependido. Faz tudo que eu quero e estamos sempre juntos, ja sao 2 anos de namoro, e o ciumes so foram crecendo,e quando encontrei a converssa dele com outra pessoa eu mudei completamente fiquei mais pegajosa e um pouco fria mas eu estou tentando mudar. Obrigada pela a ajuda, talvez o senhor saiba o que eu devo fazer para acabar ou amenizar um pouco. Bjus

      Excluir
  41. Já fui traída pelo meu namorado, e perdoei ele, mais não consigo conviver com isso, mesmo sem querer eu jogo na cara dele o ocorrido. Eu não consigo mais confiar nele por causa dessa traição, mesmo eu tendo o perdoado. E por eu não confiar nele a gente briga muito! O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente eu não sei a resposta para a sua pergunta, porém eu vou me aprofundar nesse assunto e assim que puder vou lhe responder em forma de um artigo inteiro...

      Excluir
    2. Mesmo assim Obrigado Cesar!

      Vou contar mais detalhadamente o que aconteceu, nos conhecemos o ano passado, começamos a namorar e ficamos juntos 9 meses, no começo era uma relação normal, eu confiava nele, a gente não brigava muito, mais depois de uns meses percebi que ele estava meio distante de mim, a gente quase não se via, ele estava frio comigo, colocou senha no celular dele pra mim não mexer, quando ele vinha me ver ele deixava o celular no silencioso. Um dia eu descobri a senha do facebook dele onde eu vi uma conversa que ele dizia que já não gostava mais de mim, mais ele não terminava comigo pq ele tinha dó de mim por que eu gostava muito dele, nessa conversa ele dizia também que ele já não tinha mais vontade de me ver, e por isso ele estava frio comigo. Então comecei a desconfiar que ele estava me traindo pelo fato dele esta frio e distante de mim. Quando foi em dezembro eu peguei ele saindo da casa da ex namorada dele, e depois de ter visto ele saindo da casa dela eu terminei com ele. Ficamos 4 meses sem se ver, e sem ter contado nenhum. Passado esses 4 meses a gente se encontrou por acaso numa festa e ele pediu pra conversar comigo, pq depois do término não tínhamos conversado ainda, aceitei a conversar com ele, e depois desse dia a gente começou a se falar por telefone, marcamos de nos encontrar ele pediu desculpas pelo ocorrido e pediu para voltar, depois de muita conversa aceitei ele de volta. Dia 06/08 fez 4 meses que voltamos, eu o perdoei, mais não consigo esquecer o ocorrido, sempre que acontece algo, sem querer eu jogo na cara dele a traição, e eu não confio mais nele, pois antes ele falava que me amava e para os outros ele falava que não gostava mais de mim. Ficou tudo muito confuso, antes ele mentia muito pra mim, saia escondido, falava que estava em casa dormindo e era mentira. Ele disse que antes ele achava que não gostava de mim, mais depois desse tempo que ficamos separados ele disse que percebeu que gosta de mim de verdade e que ele esta disposto a mudar por mim. Realmente hoje ele esta mesmo mudado, é nítida a mudança dele, mais mesmo assim eu não confio mais nele. Eu gosto muito dele e não queria terminar, mais a gente briga muito e assim fica difícil a convivência. Por favor me ajude!

      Excluir
    3. A confiança não é algo que se conquista do dia para a noite e quando ela foi perdida demora mais tempo para que ela retorne. Por outro lado se ele está se esforçando para melhorar, você também deve aprender a se controlar, é claro que você vai sofrer e vai se angustiar fazendo isso, mas tudo na vida tem um preço e ser feliz ao lado do homem que você ama também tem.

      Excluir
    4. Obrigado mais uma vez Cesar ...

      Gostaria que vc me indicasse algum artigo falando sobre o que estou passando, pois ia me ajudar muito! Mais uma vez muito obrigado, espero voltar aqui apenas com boas notícia! Beijos

      Excluir
    5. Quando você me perguntou sobre como voltar a confiar percebi o quanto isso é importante, por isso mesmo pesquisei bastante acerca do assunto e infelizmente não encontrei nada que fosse realmente útil...
      O que posso te dizer é que antes de tudo você precisa aprender a gostar de si. Quando você se amar de verdade vai acreditar que só ele tem algo a perder, afinal você é uma pessoa sincera e fiel
      Quando você aprender a se amar vai perceber que o mundo é cheio de oportunidades e existe muita gente disposta a te dar o valor que você merece.
      Quando você gostar mais de si mesma vai entender que não precisa de mais ninguém para ser feliz, que você sozinha é capaz de vencer os desafios da vida.
      Nesse momento então não vai ser mais você que vai correr atras, vai ser ele.
      Quando a gente muda os outros mudam a forma como nos tratam, pense nisso.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Tá muito difícil conviver com a minha desconfiança. Cada dia que passa pioro mais. É briga em cima de mais briga, não aguento mais, não sei se é coisa da minha cabeça ou se é ele que esta dando motivo, essa semana cheguei até falar em terminar. Me ajude por favor! Queria que vc me mandasse algum artigo sobre "Desconfiança".

      Excluir
    8. Sinceramente pesquisei sobre desconfiança e não encontrei nada que valesse indicar...Posso lhe adiantar que a desconfiança (no ciúme) é quase sempre fruto de baixa autoestima e conflitos pessoais. É possível que você tenha motivos justificáveis para desconfiar, mas então por que resolveu voltar? Ler textos ou livros não é o suficiente quando se chega a tal ponto. Busque o apoio de um psicologo ou terapeuta de casais, é o melhor na sua situação...

      Excluir
  42. Ola Cesar estou tendo dificuldade no meu relaçionamento, tudo oque a minha parceira faz eu imagino o pior das coisas, tipo como se ela estivesse mim traindo, isso esta afastando ela cada vez mais de mim, eu aguentava isso calado, mas chegou um dia em que eu n aguentei mais, e fui falar com ela, e literalmente ela n gostou do qeu eu falei, eu disse que n confiava nela, se ela faz alguma coisa, eu fico imaginando que ela fez mais do que isso entende? eu n aguento mais isso, eu estava quase acabando o namoro, por conta desses meus extresses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você leu: "Quando o ciúme se torna uma doença" (link no artigo) deve ter visto que problemas como o seu são o resultado de baixa autoestima e pouca autoconfiança, além de diversos conflitos internos. Procure um(a) psicologo(a) é a melhor coisa a fazer...

      Excluir
  43. Obrigada pelo artigo! Muito bom!

    Olha, sempre fui uma pessoa muito feliz, positiva, confiante, mas tive um relacionamento de 2 anos e meio que me machucou muito. Eu confie nele, não tinha ciúme de ex, de amigas, de internet...de nada, eu era fiel e dedicada, fazia tudo pelo meu ex, ele passou por muitas coisas ruins e eu estive sempre ao lado dele. Mas descobri que ele me traiu com várias mulheres e todas as pessoas do meu trabalho sabiam (e eu falava muito bem dele). Só percebi depois o quanto ele era grosso, ruim, me fazia mal, de gato e sapato. Termieni com ele e ele me perceguiu por muito tempo, disse que ia se matar (aquela conversa de sempre) Nunca voltei pra ele, tomei nojo da cara dele.
    Hoje tenho um namorado (1 ano e meio), ele me trata como rainha, é muito carinho, atencioso, preocupado cmg, mas infelizmente não consigo confiar mais, vejo coisas, imagino coisas, brigo, magoo, choro, tenho muito ciúmes da ex, das amigas, de tudo. EU NÃO ERA ASSIM!. Às vezes tenho ódio de mim...acho que ele tá cansando, tento me controlar, mas é difícil. Ele tem um defeito que meu ex tinha e isso me incomoda muito: ele olha pra mulheres na rua (disfarçadamente). Você acha que isso é traição? Quero mudar e sei que tô melhorando, tenho saudade de como eu era...NUNCA fui assim...preciso de conselho.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem uma série de sentimentos envolvidos fazendo com que você se comprte assim: baixa autoestima, culpa, raiva, insegurança, mágoa... E você aprender a lidar com todos eles para que possa voltar a confiar em alguém.
      Quanto ao olhar para outra melhor na rua, já falei para outras mulheres nesse mesmo artigo: a maioria dos homens fazem isso, é uma questão cultural, e se perguntar praticamente nenhum vai saber responder por que faz isso. Se notar é provável que até seu pai e outros homens que você respeita fazem a mesma coisa (pergunta a suas amigas sobre o namorados delas fazerem isso).

      Excluir
  44. Parabéns pelo artigo, muito bom!
    Namoro, apesar deu ter uma aparência física que me favorece, e as pessoas gostarem de quem eu sou, sou muito ciumenta e insegura, não gosto que amigas do meu namorado converse com ele, faço muitas comparações entre eu e elas, minhas amigas já mandaram eu parar com isso, pois sou mais bonita, mas fico me perguntando o tempo todo o que ele pode ver nelas, e procuro os defeitos e qualidades delas, para fazer comparação. Sofro com isso!

    ResponderExcluir
  45. Minha namorada me pediu um tempo, disse q tenho q me tratar. tenho um ciumes possessivo e mto. mas tenho medo q esse tempo possa nos afastar mais ou que ela conheça e fique cm outra pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece a fazer terapia o mais rápido que puder, isso fará com que sua namorada perceba que você está tentando mudar.

      Excluir
  46. Oi Cesar! Muito Obrigado pelas dicas! Estou sofrendo muito no meu casamento. Sou ciumento demais. Vi em todos os exemplos e informações passadas o que eu faço ou penso relatados em quase todos os trechos. Eu passo o dia fora trabalhando e minha esposa fica com nossos filhos em casa, cuidando deles, da casa, da obra que estamos fazendo, comprando material de construção, lidando com pedreiro. E, recentemente ela estava cumprimentando diariamente um vereador daqui da nossa região, quando eu vi no e-mail dela um mensagem que ele mandou às 2:00 da manhã eu fiquei doido. Algumas mensagens que ela passou também tinham informações tipo, ela desejou boa noite a ele às 20:00 +/- e, ele só respondeu por volta das 22:00, ela replicou dizendo o seguinte: pensei que não ia me deseja uma boa noite. Eu fiquei muito desesperado, pedi amizade a ele no Facebook e mandei brasa, dizendo que não deveria passar mensagens para ela tão tarde, que ela era casada e tudo mais que você já pode imaginar. Depois do circo pegando fogo e quase perdendo minha esposa por tudo que falei pra ela e pra ele, aconteceu de uma amizade antiga da minha esposa aparecer, uma amiga que se mudou de nossa rua e nem se despediu dela. Como ela ficou magoada com a amiga, não queria mais atendê-la ao telefone, quando via na rua desviava antes que ela a visse e, de repente elas se tornaram grandes amigas novamente. Só que sempre falavam muito mal desta amiga da minha esposa que ela não vale nada e coisa e tal. Daí, minha esposa e ela começaram a fazer academia. No primeiro dia, foram às 17 h e retornaram às 18:20 +/-. No segundo dia, foram às 14:30 e eu passei desde às 14:30 até às 17:00 sem conseguir falar com a minha esposa pois, geralmente são apenas 60 minutos de tempo na academia e meus filhos não sabiam dela e de tempo em tempo eu ligava para saber se ela tinha chegado e nada. Tentei pensar em outras maneiras de abordar o assunto quando chegasse do serviço mas, não consegui. Explodi. Acabei com tudo. O que já estava ruim por causa do acontecimento recente do Facebook, detonou mais ainda com essa atitude. Realmente, avaliando o caso depois que ela teve oportunidade de me explicar, foi que acabei caindo na real e vi que era tudo fantasia da minha cabeça por conta da amiga ser mal falada e, eu estou tão preocupado com o que podem falar da minha esposa e, o medo de que realmente seja verdade o que falam da amiga, que ela possa acabar corrompendo a minha esposa é tão grande, que eu surtei e falei muita bobagem. Neste momento, estamos numa situação delicada na qual ela não quer mais que eu fique em casa. Quer que eu saia de casa e a deixe. Eu sei que ela tem razão mas, acho que algumas coisas ela poderia evitar para que isso não me deixasse tão louco de ciúmes.
    Se tiver alguma palavra ou indicação para me ajudar, ficarei muito agradecido. Gostei muito do seu site e de suas publicações.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom o fato de você ter percebido de as coisas aconteciam mais na sua imaginação do que na realidade, não deixe de fazer essa distinção. É importante que você aprenda a controlar os acessos de raiva, pois eles são extremamente prejudicais para sua relação. Se você não leu leia esses artigos:
      http://www.psicologosp.com/2012/09/controlando-raiva-em-4-passos.html
      e
      http://www.psicologosp.com/2012/09/dicas-para-controlar-raiva.html (copie e cole no seu navegador)

      Excluir
  47. Bom dia Cesar, gostei muito de tudo escrito aqui sobre ciúmes.


    Bom vou contar um pouco de mim, para tentar entender..
    Sinto que o ciúme me consome por diversas vezes. Sei bem que todos os casos que tive não fazem sentido, mas também sou sincero em dizer que me incomodam, e muito!!

    Uma das primeiras vezes em que fiquei assim no meu relacionamento de 6 meses foi quando soube que ela já havia ficado com um conhecido meu, quase amigo, digamos um colega. Porem na minha concepção esse colega é aquela pessoa que não a indico pra ninguém e inconscientemente eu transfiro isso para ela, julgando-a.. Se ela ficou com ele, ela também é igual... São pensamentos desse tipo que me atrapalham. E sendo claro como a luz que isso não faz sentido tanto que ela não gosta dele e me fala as mesmas coisas que eu tenho em mente sobre essa pessoa.

    Uma outra ocasião é quando ela recebe algo que não me agrada no whatapp em grupo de amigas que ela tem, tipo: "Olha aqui amiga o seu Boff" e manda uma foto em seguida de alguém que já tentou sair com ela ou algo do tipo. Ao receber esse tipo de coisa e eu ao lado um grupo que seria particular, passa a não ser e eu questiono.. Ela coitada, fica na dúvida se me mostra ou não.. Pois sabe que se me mostrar eu não vou gostar e se não me mostrar eu também não vou gostar!! rs
    Sei que são apenas brincadeiras, mas me machuca e eu fico por dentro remoendo isso. As minhas reações por diversas vezes não é ficar bravo, mas é ficar calado, pensativo.. Um sentimento de dor!
    Ela deixa claro que não tem como controlar o que vai receber e sempre me fala que eu posso ter acesso a tudo, mas nunca quis até para não encontrar nada desse tipo que eu terei uma conotação totalmente aversiva ao que esta escrito sendo que possa ser somente brincadeira. E outra que acho que estamos juntos, mas temos que ter nossas liberdades, amigos e tudo mais.. Como eu também tenho e muitos...
    Em uma dessa eu fico a noite toda quieto, pensando, com dor e um pouco de raiva.. Não consigo ao bem explicar! Ela percebe claramente que não gostei. Fica chateada, tenta conversar, e geralmente na hora não dou muita trela até mesmo para fazer ela sofrer um pouco também, por ver que estou mal.. E depois de tudo vejo que não tem sentido, e estou fazendo mal a ela, sendo que ela não tem culpa!!! Nessas inseguranças minha sei que a deixo insegura também.


    Não sei ao certo se dá para entender o pouco que escrevi.
    Se for possível me responder o e-mail ficarei feliz... =D
    Alguma duvida sobre que escrevi, por favor me pergunte!!!


    Att Alex Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Alex eu consegui te entender e agradeço o depoimento. Existem muitos conflitos internos que você precisa trabalhar, por isso te oriento a buscar o apoio de um psicólogo na sua cidade...

      Excluir
    2. Me identifiquei muito com você Alex, acho se não todos a graande maioria dos amigos do meu namorado uns pervertidos e desrespeitosos, ele até me adicionou num grupo deles, mas acabei saindo que só ficava com mais raiva e mais insegura comigo mesma, e com as pessoas que ele anda, que ele pode pensar igual ou procurar coisas de tão baixo calão pra passar o tempo. Por mais que conversamos sobre, e ele realmente é bem pacato na dele, e nunca vi ser desrespeitoso igual os amigos dele, me sinto mal por TALVEZ ele ser longe de mim. Sei que preciso de ajuda psicológica, mas como sou estudante universitária em outra cidade, as circunstancias não ajudam. Mas boa sorte para se encontrar e se sentir seguro, você não está sozinho rs.

      Excluir
  48. Ola!!! Quero tanto a aprender esquecer passado,ser menos ciumenta e insegura! Quando engravidei meu marido comeclu a sair me deixar sozinha,nunca peguei ele c mulher,mas ele deixava o celular trancado nao deixava eu mexer,mas dai ele saia e nao falava q era casado e tinha uma esposa,enfim tive bebê,estava ja cansada da situação,coloquei ele contra a parede e falei se ele queria a familia,obvio q sim! Entao ele parou de sair,sempre fica comigo e c nosso filho,e casamos no civil,mas o problema sou eu,sou mto ciumenta e e nao paro de ficar pensando no passado,das coisas q aconteceu,eu amo ele e tenho verteza q ele me amam,me preciso de ajuda! Obrigada pela atenção... Assinado: Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo que sua história esteja tendo um final feliz! Não se esquece algo assim de uma hora para outra lia, porém não deixe que o passado apague as coisas boas do presente, afinal é apenas o presente que conta. Obrigado pelo seu relato.

      Excluir
  49. Meus parabéns pelo seus blog que só vem para ajudar! No momento estou só, mas vivi com a mãe da minha filha durante dez anos, dentro desses anos todos nus separamos umas dez vezes nunca passando janeiro a janeiro juntos, os motivos eram muitos de ambas as partes frieza e grosseria da parte dela e após começar a ler seu blog, descobri que eu também era o culpado pela presença da minha insegurança onde minhas atitudes deixava pessoas em situações muitas vezes desconfortável, estamos separados 10 meses, gosto dela e acho que ela gosta de mim ainda pelas atitudes que ela toma, queremos voltar, só que com os desgaste de varias ida e vinda frustradas estamos sem acreditar em uma nova chance. Gostaria de saber dentro da sua visão que atitude eu devo tomar para começar a conquista-la novamente.obg. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprendi o que ensina".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa mostrar que se tornou uma pessoa diferente e que está disposto a se transformar mais. Nesse momento estou escrevendo sobre esse assunto e até a semana que vem pretendo trazer um artigo com mais informações (espero que você leia) por isso não vou me aprofundar na sua resposta. Porém lhe recomento o método reconquistar que é um produto que tem ajudado muitas pessoas na mesma situação que você:
      http://hotmart.net.br/show.html?a=L452295C (copie e cole na barra de navegação)

      Excluir
  50. Olá..voltei cm meu ex namorado que havia ficado durante 5 anos..nesse tempo tivemos mtas brigas mentiras etc..mas ele me ama e eu o amo..mas quando saimos pra alguma festa eu vejo umas meninas q ele havia se envolvido durante esse tempo em que ficamos separados..eu fico nervosa..braba e começo a brigar cm ele quando vejo elas..acho q ele sente falta que ele fica olhando..e estrago a noite por ciumes..na verdade é medo de se decepcionar..oq eu faço??ele diz q me ama e que nao quer outra pessoa mas eu nao consigo dominar esse sentimento me ajuda!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele quisesse ficar com alguma delas não teria voltado com você... O segundo ponto é que o medo sempre nos empurra para aquilo que tememos, você tem medo de se decepcionar, porém a cada briga você já está passando por uma nova decepção. Outro ponto é que está acreditando que não é o suficiente para ele (acho que ele sente falta) por isso trabalhe sua autoestima...

      Excluir
  51. Boa Tarde!!!

    Cesar de um tempo pra ca ando, meio que rastreando minha esposa, e isso esta prejudicando meu casamento, necessito acabar com isso pois meu casamento esta indo por agua abaixo, por favor me indique algo, um livro , um tratamento, como eu devo agir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você deve agir? Controlando os seus impulsos, mas isso não é tão fácil de fazer não é? O ideal é que você procure pela ajuda de um (a) psicólogo da sua região.
      Existem poucos livros dedicados ao tema ciúme no Brasil, Entre os disponíveis posso citar: "Ciúme, o medo da perda". leia os outros textos relacionados a ciúme dentro do site e siga as dicas prescritas.

      Excluir
  52. Ola Cesar tudo bem? Eu ja li muitas coisas que você escreveu e eu gosto muito mais nao consigo melhorar. Eu acho que sou possessiva e ao mesmo tempo acho que não consegui melhorar por culpa do meu parceiro. Eu namoro ha 1 ano e meio, e eu realmente o amo, não quero mais namorar, eu quero casar e estou caminhando para isso, tentando amadurecer ao lado dele. Mais ele ja pisou na bola comigo, nunca me traiu mais no começo quando saiamos eu pegava ele olhando pra algumas meninas e sendo retribuido e isso me magoou muito, conversei muito com ele, porque olhar é normal mais da forma como ele olhava era um desrespeito comigo. Depois de muito conversar vejo que ele ate fica sem jeito quando tem alguma menina perto... Ele é muito influenciado pela familia, faz tudo o que eles pedem pra ele porque ele se sente na obrigação de fazer isso, e isso tbm me incomoda, porque ele não consegue falar não!. Ele me fala de meninas que olham pra ele, me conta essas coisas e eu ja fico estressada, porque eu ja tive decepções com homens da minha familia, tenho medo de perde-lo, e acabo sufocando ele, porque nao confio em ninguem, e ele gosta de agradar as pessoas para se sentir amado, eu tenho medo de alguma mulher se aproveitar disso, nao consigo aceitar que ele va para lugares que tenha mulher... Isso ta me fazendo mal! E ele tbm tem muito ciumes de mim, tem ciumes ate do proprio irmão mesmo que eu nem fale com ele. Cesar eu gostaria de tentar um tratamento de hipnose, porque acredito que a culpa da ação de hoje é o passado. Você sabe me indicar algum lugar bom? ou algum outro tratamento? nossa relação esta fazendo mal tanto pra mim quanto pra ele e não conseguimos conversar porque sempre acabamos brigando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não conheço nenhum hipnoterapeuta para lhe indicar. No entanto um (a) psicanalista também trabalha esse resgate do passado.

      Excluir
  53. Boa noite, sempre fui ciumenta, não sei porque exatamente, mas lendo seu texto, me dei conta de que meus pais sempre tiveram um relacionamento ruim, meu pai ia para bailes e deixava minha mãe em casa, sempre tive a certeza de que minha mãe era feita de boba. Sempre disse que comigo seria diferente. Sou casada a 15 anos, mas com 3 meses de namoro, tínhamos 17 anos, meu marido, com nossas briguinhas infantis saiu e procurou uma prostituta. Nunca mais fui a mesma, se já era ciumenta e não confiava em ninguém, depois disso piorei muito, porque ele nunca me deu motivos para desconfiar dele e até hoje não dá, ele que me contou que tinha saído com uma prostituta e se dizia arrependido, nos separamos ao longo de nosso casamento e voltamos várias vezes, mas sou extremamente de pé atrás, desconfio de tudo, aliás com qualquer homem, tenho para mim de que nenhum presta. Isto tudo me faz sofrer, porque vejo muitas vezes que poderia ser feliz e tranquila, mas tudo me incomoda, quero ele sempre perto de mim para que eu não corra o risco de ser feita de boba ou traída. Tenho muito medo de sofrer, tenho medo de perdê-lo. Não trabalho e não consigo sair do lugar, apesar de querer muito, quero uma profissão, mas não consigo arrumar uma, minha auto-estima não é muito boa, e sempre achei que fosse. Sempre acho que ele vai se interessar por uma mulher mais inteligente e bem sucedida.
    O que posso fazer? Desde já agradece essa iniciativa de ajudar as pessoas através do seu conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Auto estima é algo que se constrói a longo prazo, invista em você, passe mais tempo cuidando mais de si mesma. Só esse fato já vai fazer com que você se torne uma pessoa mais interessante.

      Excluir
  54. olá...eu já namoro faz 3 anos o meu ciumes era normal ate que meu namorado me traiu terminamos mais eu perdoei e voltamos mais depois descobri que ele tinha me traído de novo perdoei mais uma vez só que dessa vez o meu ciumes ficou fora do normal hoje brigamos muito por conta disso tudo q ele faz me deixa com ciumes me tornei uma pessoa com muita raiva vivo querendo saber onde ele star e querendo controla-lo o tempo todo. eu gostaria de saber oque fazer para me controlar e parar de tentar de viver a vida dele e ir viver a minha feliz e saudável

    ResponderExcluir
  55. Olá,boa tarde Cesar.Estou precisando muito de um conselho e espero que você possa me ajudar. Apesar de parecer bem mais jovem,eu tenho 35 anos,e comecei a uns 2 meses um namoro com uma pessoa de 45 anos, o conheci no meu trabalho, trabalhamos juntos, apesar dele ficar pouco na empresa.Ele me trata muito bem e fala de futuro comigo, me sinto bem com ele e eu retribuo, mas a empresa é nova em minha cidade e temos q contratar mais pessoas, desde então minha cabeça fica a mil, pensamentos de que ele possa contratar alguém "melhor" e se interessar, pensamentos que não me fazem bem.Já pensei em sair da empresa para proteger a relação, porque tenho medo do meu comportamento estragar tudo, sendo que até agora segurei as pontas, mas está difícil conviver com a ideia que novas pessoas possem ser "uma ameaça" p mim, e eu não me sinto bem com esse tipo de pensamento porque eu não me considero uma pessoa egoísta.Não sei o que fazer, me ajuda.

    ResponderExcluir
  56. ola, sou muito ciumenta e na ultima briga que tive com meu namorado eu perdi o controle da situaçao e dei um soco na janela, acabei por quebrar a janela e machucar a mao. depois disso me sinto diferente, nao sei porque, mas sinto que algo mudou em mim. nao me sinto mais a vontade com meu namorado, fico com vergonha tambem do que fiz. eu preciso de ajuda, nao aguento mais isso, esse ciume ta me consumindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez essa última discussão tenha desgastado um pouco a sua relação. É claro que os sentimentos de culpa e desconforto surgiram por que você tomou uma atitude impensada, porém uma conversa séria entre os dois pode modificar essa situação. Procure um profissional na sua região.

      Excluir
  57. camila


    ola!!!!! n sei mas oque fazer com meu ciumes moro com meu marido ha um ano.
    agente sempre saia junto agora n so as vezes q saimos juntos.
    ele mim fala q vai pro jinagio ver o jogo com os amigos masquando ele sai tudo bem mas passado alguns minutos mim sinto atormentada fio commuito ciumes eu n era assim n sei porque fiquei assim as vezes eu mesmo sei q exagero no ciumes mas n sei oque fazer im ajude n sei mas o que pensar e nem oque fazer

    ResponderExcluir
  58. To tendo sérios problemas em meu casamento, sou muito ciumenta daquelas que vasculha face, celular e bolsos, gente me ajudem não quero ser assim pois tenho ao meu lado o melhor homem que uma mulher poderia ser, ele assumiu minha filha de 2 anos hoje ela ja tem 3 e a unica pessoa que reconhece como pai é ele, mais as brigas são frequentes ele ja chegou a me agredir e minha filha escuta as brigas, tudo focado no meu ciumes doentil, preciso de ajudar mais não sei o que fazer esse ciumes me faz comer e comer e com isso ando engordando perdi a vontade sexual e ele esta reclamando as vezes tenho vontade me matar ou terminar com ele de vez para ver se esse ciumes passa :-( não aguentou mais essa vida, na minha história meu pai vivia traindo minha mãe e eu toda vida fui traida, ele no começo que estavamos ficando ele me mentiu que era solteiro mais tinha um relacionamento de 8 meses mais ele ficava com outras meninas e ele segurou esse relacionamento com ela por mais duas semanas enquanto estava comigo eu só soube meses depois porque nada fica muito tempo escondido, no dia cheguei a terminar tudo pois odeio mentiras e ele implorou e falou que se tivesse me contato não estariamos juntos, e é verdade hoje ele é a melhor pessoa e mostra muita verdade mais desconfio de tudo dele porque ele ja mentiu muitas vezes sobre outras coisas então tudo que ele fala eu desconfio não consigo confiar o que faço ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua situação é delicada mesmo: você possui um histórico de sofrer com traições, e descobriu que seu marido se relacionava com outras mulheres no início da relação dos dois. Não querendo defender o seu marido, mas pelo que eu entendi, quando você descobriu que ele se relacionava com outras mulheres vocês ainda estavam se conhecendo certo? Nesse caso não seria traição, ela só estava conhecendo as pessoas para saber quem escolheria para passar o resto da vida com ele, nesse caso ele escolheu você. O trabalho agora é deixar para trás o passado de sofrimento e aprender a ser feliz. Sim muitas pessoas sofreram por tanto tempo que se esqueceram como ser feliz e talvez seja esse o seu caso.

      Excluir
  59. Boa tarde! Namoro a 1 ano e meu companheiro é extremamente ciumento,o problema é que hoje consigo admitir que tive uma parcela de culpa no que ele se transformou, pois quando percebi que ele sentia ciumes de coisas bobas no inicio da nossa relação, omiti fatos para que ele não brigasse comigo, tipo pessoas que conversava no trabalho ( homens é claro). Isso causou nele o que ele chama de sentimento de traição, pois diz que uma pessoa que mente não tem caracter e que mentir tambem é uma forma de traição e por isso nao consegue confiar no meu amor. A situação chegou a um ponto que, quando ele tem uma crise de ciumes, me insulta com palavrões, ameaça minha vida e ja chegou algumas vezes me agredir de forma física (coisa que ele tambem não adimite, pois diz que não foi forte e não machucou, diz que se quisesse me machucar teria sido muito mais forte ou diz que não teve a intenção e que eu que o incitei com palavras), lógico que passado os 5 minutos de crise dele, ele chora, fala que me ama, pede perdão e diz que tem medo que eu vá embora ou que arrume outra pessoa. Sempre invoca a palavra Respeito, Moral, e etc..como se eu faltasse com ele. No final do ano ele passou a me seguir no trabalho, para ver se eu tinha alguem lá e quando eu o interrogava sobre a situação ele dizia que não estava me espionando e sim que queria fazer uma surpresa em me buscar para ir embora, não aguentando tamanha opressão e desconfiança, pedi as contas do emprego. Sempre fui uma pessoa muito afetuosa com meus amigos (homens e mulheres), venho de um histórico de relacionamentos muito estáveis, sem ressentimentos passados e nunca o trai, na verdade nunca trai nenhum outro companheiro meu. Anterior a ele fui casada por 6 anos com uma pessoa maravilhosa que veio a falecer, e devido a essa falta de experiencia em relacionamentos traumaticos, não sei como lidar com a situação, pois desde as roupas que uso, andar na rua sozinha,ou , ser educada com qualquer pessoa do sexo masculino, para ele é encarado como se eu estivesse dando motivos para a desconfiança. Ele me cobra mudanças na minha personalidade, diz que sou muito aberta e que vivo num conto de fadas, que tenho que aprender que as pessoas do mundo são más e que tenho q me prevenir quanto ao que elas podem fazer num futuro. Já deixei de falar com muitos amigos porque ele não consegue entender que não tenho necessidade de outra pessoa na minha vida a não ser ele. E depois de uma briga muito seria decidi voltar a morar com os meus pais (morávamos juntos), para ver se assim conseguiria ter um pouco de paz, porém a coisa não tem acontecido desta forma, pois ele me liga de 1 em 1 hora perguntando quem esta na casa dos meus pais e faz questão de saber se eu conversei com algum amigo e se sim o que foi conversado, entra no meu face para ler minhas conversas e não aceita que eu tenha amizade com homens... Me sinto sufocada e oprimida, por mais que ele diga que me ama, e que vai mudar, que me enxerga e sabe q eu nunca iria trai-lo, ele não controla essa doença e na maioria das vezes diz que eu sou a culpada, que ciumes é demonstração de afeto e que ele não tem um problema... Já não sei mais o que fazer, pois perdi meu emprego por conta dessa situação, quando falo sobre voltar a estudar, antes de me incentivar ele diz que tem muitos homens lá e que não sabe se conseguiria me ver num lugar assim... Ja me afastou dos meus amigos e família, pois permiti para tentar evitar novas brigas, e tamanha a infelicidade que esse afastamento do mundo me causou voltei a morar com os meus pais, numa tentativa de reatar a minha vida e agora que não permito mais que ele tome controle total sobre a minha vida, ele acha que eu fico "peitando" ele, que não respeito suas opiniões e nossa relação. Preciso de ajuda, não sei mais o que fazer... Estamos fazendo mal a ambos e apesar de saber que talvez fosse melhor me separar dele e as vezes até desejar isso, fora de suas crises de ciumes, ele é uma pessoa maravilhosa e atenciosa. Se voce puder me ajudar com algum conselho eu agradeço desde já. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu trabalho atendo muitos casos de violência doméstica e todos eles começam exatamente como a sua história, agressões verbais e depois agressões físicas leves até que as coisas vão piorando. O seu namorado pode até parecer uma boa pessoa, mas se ele não consegue se controlar então ele não é confiável, é como ter um leão morando em casa. Um homem de verdade sabe que não deve bater em uma mulher em hipótese nenhuma.
      Mude seu jeito de ser e não fique se sujeitando a tudo o que ele quer e sai desse relacionamento o mais rápido que puder, peça ajuda a outras pessoas, parentes e amigos.

      Excluir
  60. Olá Cesar, estou precisando muito de ajuda. Sempre fui muito ciumenta e precipitada. Tenho um namorado há 3 anos. Eu sempre tive ciúmes, um atraso na hora de voltar do trabalho, uma colega dele que o abraçou ou ligou, uma ida a casa de uma colega dele depois de sair da minha casa a noite (mesmo ele me informando antes). Sempre fiz marcação cerrada, vasculhava bolsos das calças, olhava o celular, chegava de surpresa na casa para saber se ele realmente estava lá, ligava a toda hora. Ele se chateava muito, depois eu pedia desculpas e a gente ia levando assim, momentos felizes e outros de brigas. Mas aí minha mãe adoeceu, ela está com câncer e desenganada pelos médicos. Passei muitos dias indo dormir no hospital quase toda noite. Ele ia me deixar no hospital e de lá ia para minha casa e ficava na internet. Eu ficava feliz por ele estar na minha casa, pois ele não estaria fazendo nada de errado comigo, muito menos em uma hora como essas que eu passava. Mas aí depois eu descobri que ele tinha um perfil no facebook onde adicionava mulheres que se exibiam em fotos. Fiquei tomada pelo ciúme, pela raiva, indignação, fui atrás dele tomar satisfação e ele disse que isso era coisa de homem e ficou muito chateado por eu ter fuçado o perfil dele. E disse que ele não me traia porque ele não saia com aquelas mulheres. Então ele foi no computador desativar o perfil, foi quando percebi que havia conversas dele com outras mulheres no inbox, ele chamava uma mulher de linda, de meu amor. Eu questionei e ele disse que era amiga dele e que era normal chamar assim uma amiga. Claro que não engoli essa. Eu fiquei muito triste, chorei, falei tudo o que eu sentia e mesmo assim ele não mudava de opinião e me culpava por ter tido que desativar esse perfil. Então eu disse que ele poderia ver mulheres em revistas e até filmes pornô, mas não usar meios por onde ele poderia conversar com outras mulheres. Ele me prometeu com uma cara de quem não prometia de bom grado. Agora descobri que ele tinha outros perfis no facebook, e continuou usando esses outros perfis para ver e conversar com outras mulheres. Estou calada dessa vez, não falei nada para ele pois sei que ele vai me culpar por não confiar nele, por fuçar as coisas dele. Vi outro dia ele conversando com outra mulher no facebook, vi por trás dele sem ele perceber, mas ele dizia para uma mulher "acho você linda, com todo respeito". Me segurei, pois eu não podia culpá-lo de muita coisa com essa frase. O que acontece é que ele fica vendo e conversando com outras mulheres no facebook, a traição é virtual, e não sei nem que tipo de conversa ao certo ele tem com essas mulheres. Tenho impressão que se eu falar nisso será um estopim para o fim do relacionamento, pois essa história já está tão insuportável para os dois. Fico muito triste com isso, é um peso, uma preocupação, uma agonia, fico fuçando o facebook para ver se ele esteve e o que fez, só que não vejo com quem ele conversou e o que ele conversou. Quando descubro que ele esteve em um desses perfis fico muito triste, penso logo que ele conversou com alguma vadia, é como uma facada no peito, tenho vontade de morrer, estou muito infeliz. Isso me magoa mas eu não consigo deixar ele. Tenho medo de nunca mais ter alguém na minha vida, pois tenho 28 anos, estou gorda, sou tímida, não tenho nem mesmo amigos, não costumo sair de casa, só quando estou saindo com meu namorado, e no trabalho não posso confiar nas pessoas. E por mais que meu namorado faça essas coisas, até o momento ele tem me dado atenção no relacionamento, embora não mais como nos dias maravilhosos do namoro, mas ele ainda me dá atenção para me ajudar, para a gente malhar juntos, comer juntos, sair juntos, me ajuda quando preciso fazer algo e não posso sozinha, só que ele não faz mais coisas de gente apaixonada como antes. Ele quer que eu confie nele, mas como? Sinto que me rebaixo muito para ficar com ele e mesmo assim não consigo deixá-lo. Quem vai estar comigo a noite se eu terminar? Termino ou não termino o relacionamento? Desde já agradeço e que Deus lhe abençoe!!

    ResponderExcluir
  61. Boa noite, fiquei impressionada como me encaixo em tudo que voce disse sobre o assunto CIUME, vc conversa com pacientes via email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tem me faltado tempo até mesmo para responder aos comentários daqui, o ideal é que que você busque alguém que possa te orientar presencialmente. Procure por um (a) psicólogo (a) da sua região.

      Excluir
  62. Muito Bom !! Voce tem algum outro contato ??

    ResponderExcluir