Ads (728x90)

.


Dicas para melhorar a autocrítica
     De maneira geral a autocrítica é extremamente benéfica e nos ajuda a sermos pessoas melhores, mas na sua forma negativa ou excessiva, ela gera timidez, ansiedade, depressão e inúmeros outros conflitos psicológicos. Gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas e reflexões que vão ajudar a vencer a autocrítica negativa e/ou excessiva.


Mas o que é Autocrítica positiva, negativa e excessiva
     Autocrítica seria a capacidade de olhar para si mesmo e observar seus defeitos e qualidades e a partir dai tomar atitudes para melhorar, quando ela é negativa se observa unicamente os defeitos e falhas que se possui e se ignora quase que por completo qualquer virtude que se possa ter. A consequência disso é que o individuo passa a se enxergar como alguém que as outras pessoas não gostam, menosprezam ou ridicularizam.
     Quando essa auto avaliação é excessiva, o individuo fica o tempo todo se analisando, passa a ser alguém pouco natural ou perfeccionista, é o tipo de pessoa que quando resolve fazer alguma coisa fica horas revisando o que fez, muda várias coisas e por vezes desiste de fazer.

Como superar a autocrítica Negativa
     Ninguém gosta do “Seu certinho” ou da “Dona certinha”. Se você imagina que as pessoas vão gostar mais de você ou vão te criticar menos por que você faz tudo direitinho... você está completamente enganado. Uma pessoa que não erra faz as outras pessoas enxergarem a suas falhas e se sentirem mal e dessa forma acaba ficando sozinho
     Já ouviu aquela frase: “as pessoas te admiram por suas qualidades, mas te amam por seus defeitos” essa frase é extremamente verdadeira, é fácil notar que muitos das personagens e personalidades mais amadas de todos os tempos são pessoas com poucas qualidades, mas que trouxeram algo de bom para a vida das outras.
     Como andam os seus padrões? Pessoas muito autocríticas estabelecem protótipos perfeitos de como elas deveriam ser e agir. Isso por que acredita que é isso que as pessoas esperam dela, quando na verdade, ninguém lhe faz cobrança.
     Se você quer se aceito e admirado as outras pessoas também querem, passe a valorizar as outras pessoas e elas também vão te valorizar.

Postar um comentário

Blogger
  1. Cesar meu amigo,excelente!
    Entre os pontos que você tocou, negativismo, a perfeição etc..As vezes os seres humanos não aceitam as criticas porque feri o Ego. Auto critica é não se cobrar não é ser seu próprio juiz carrasco, mas aceitar que somos falhos que temos qualidades e defeitos e que podemos melhorar sem se punir.

    Um grande abraço.
    Namastê

    ResponderExcluir
  2. A autocrítica vem da bagagem da pessoa, da famíli, dos amigos... a pior sensação do mundo. Precisamos nos valorizar mais, viver é preciso ^^

    ResponderExcluir
  3. vlww manoo seu site e muito baumm :)

    ResponderExcluir