Ads (728x90)

.

16 dicas para dormir mais e melhor
   

Dormir pouco ou ter um sono ruim pode causar obesidade, stress, envelhecimento precoce entre  outros inúmeros problemas.  Ao passo que ter boas noites de repouso trazem diversos benefícios para a saúde e ainda pode prolongam a vida. Mas o que fazer quando se quer dormir e não se consegue? vamos levantar algumas dicas e atitudes que podem te devolver as suas merecidas noites de sono:
Crie um ritual do sono
     Existem pessoas que antes de dormir seguem certo “cronograma”, tomam um copo de leite, escovam os dentes, lavam o rosto, etc. Elas repetem isso   todo o dia do mesmo jeito. Mesmo sem saber, estão se condicionando a dormir automaticamente após cumprir esse ritual. Quem faz isso pega no sono com muito mais facilidade do que alguém que não o faz. Utilize-se desse artifício e crie um rito para dormir, pode incluir nele tomar um chá de ervas calmante e outras coisas que te ajudem a relaxar.

livre-se dos inimigos do sono
    Café, refrigerantes de cola, os chás mate e preto e o cigarro, trazem em sua composição substâncias estimulantes. Estas substâncias mascaram o sono e dificultam o processo de dormir. Por esse motivo diminua o uso destes produtos, pelo menos por algumas horas antes de ir para a cama.
Leia a bula dos seus remédios
 
   Vários medicamentos possuem substâncias estimulantes em sua composição, essas substâncias deixam o seu cérebro “ligado” e te impedem de dormir. Entre os medicamentos que podem apresentar essa característica estão os remédios para tireoides, descongestionantes, remédios para asma, antidepressivos e corticoides.  Se suspeitar de algum dos seus medicamentos vá ao seu médico e converse com ele sobre isso. Remédios vendidos sem receita médica tais como antialérgicos, analgésicos, xaropes e antigripais também podem influenciar negativamente na qualidade do seu sono por isso peça orientação ao farmacêutico.
Não vá para cama com raiva
   É muito difícil pegar no sono com algo te incomodando, principalmente se esse algo é a raiva. Converse com alguém sobre o que está lhe irritando. Se não tiver com quem desabafar, experimente escrever tudo o que está pensando em uma folha de papel, quando terminar  queime essa folha, isso vai ajudar a dissipar a raiva ( e vai ajudar a materializar a raiva e vai evitar que alguém leia o que você escreveu). No artigo Como controlar a raiva eu descrevi alguns passos para controlar essa emoção. 

Fique frio 
   A temperatura mais baixa acalma, relaxa o corpo, diminui o fluxo de pensamentos e avisa o nosso corpo que é hora de dormir. Assim inclua no seu ritual do sono tomar um banho frio ou morno. Evite usar roupas pesadas ou mantas grossas à noite. Cobertores dão sensação de proteção e acolhimento, mas dê preferência aos lençóis e edredons menos grossos.
Faça um lanchinho   
    Outra coisa para incluir no seu ritual. Um lanche leve, feito mais ou menos 1 hora (menos que isso pode dar problemas) antes de ir dormir, ajuda no processo do sono. Porém não faça refeições pesadas, pois isso pode fazer o efeito contrário. Alguns pesquisadores dizem que os carboidratos ajudam no processo letárgico, eles afirmam que os carboidratos funcionam como combustível para o repouso, entretanto não vá abusar.
Coma banana ou peru
   Banana e peru contêm bons níveis de triptofano, esse aminoácido ajuda no   processo do sono, por isso fazer o seu lanchinho noturno com esses ingredientes pode ser uma boa pedida.
   Camomila ou alface: o chá dessas duas plantas também ajudam a relaxar e promover um sono restaurador, sendo assim por que não aproveitar no seu lanche antes do sono  

Preocupações são péssimas companheiras de cama

   

De todas as coisas que tiram o sono do homem/mulher modernos a principal é a preocupação. Isso se torna evidente quando vemos que por vezes pessoas pobres e simples, porém sem preocupações, conseguem dormir com muita facilidade, ao passo que muitos empresários bem sucedidos passam suas noites em claro. Entenda que a hora de dormir não é hora de resolver problemas, aliás se não dormir você terá muito mais problemas para resolver.  No artigo livre-se das preocupações estão presentes algumas dicas para que você consiga ser mais desencanado (a) com problemas.

Livre se do stress e da ansiedade
    Ansiedade, estresse e insônia estão sempre ligados um influenciando o outro, quanto mais estressado e ansioso você está, menos você dorme, e quanto menos você dorme mais estressado e ansioso se fica. Quebre este ciclo vicioso, aprenda a controlar a ansiedade e diminuir o estresse.

Crie um lugar ideal para descansar
   Um ambiente adequado e confortável é com certeza o que mais influencia na hora de dormir.  Invista em um colchão confortável e um travesseiro do seu gosto. Diminua a iluminação do quarto, até mesmo a luz “stand by” da TV ou as luzes do computador podem atrapalhar o seu merecido descanso. Por isso desligue estes equipamentos, se possível tire os do quarto, isso ajuda a sua mente a associar este ambiente exclusivamente ao sono.
    Se você vive em uma vizinhança muito barulhenta, talvez valha a pena investir em uma janela antirruído, mas se estiver curto de grana uma cortina acústica pode amenizar o problema. 

Pratique exercícios físicos na hora certa
   Praticados na hora certa, exercícios físicos fazem o corpo liberar diversos tipos de hormônios e outras substâncias como a endorfina, que aliviam os sintomas do stress e da ansiedade ajudando a dormir mais e melhor. Porém exercícios físicos também são estimulantes e por isso deve se evitar faze-los perto do horário de dormir o ideal é praticar exercícios  no máximo até 4 horas antes do sono.

Evite bebidas alcoólicas  
    Elas podem ter fama de ajudar a dormir, entretanto o sono influenciado ou provocado pela bebida alcoólica é um sono muito leve e agitado, fazendo com que você acorde ao menor ruído.

Aprenda a relaxar
   Para se dormir bem é necessário estar relaxado, isso é algo que deveria acontecer naturalmente. No entanto se você tem dificuldades em se livrar da tensão existem técnicas que podem te ajudar, descrevi algumas em: Técnicas e exercícios de relaxamento, apesar de ter as indicados com outras finalidades elas também induzem ao sono. 

Maneire com a tecnologia
   

É necessário saber a hora de desligar tudo, computadores, TV, videogames e celulares. Estes aparelhos podem consumir muito do nosso tempo de dormir e ainda podem nos deixar mais agitados. 
    Evite também jogos, filmes, series e outros conteúdos com muito teor de violência horas antes de dormir. De preferência para uma atividade mais tranquilas como ler um livro ou ouvir musicas calmas.

Abuse do parceiro
    Faça sexo e durma melhor: o sexo é a melhor forma de relaxar e aliviar a ansiedade e estresse. Aproveite isso.
    Divida os problemas: fale com o seu marido/esposa sobre o que está lhe incomodando, os problemas com o trabalho, os problemas com os filhos. Desabafar vai tirar o peso que te incomoda mesmo quando está na cama.

Controle as feras
   Crianças e animais de estimação podem passar a noite acordados e agitados te impedindo de dormir. Para evitar isso mude a rotina deles durante o dia. Empeça  que eles fiquem ociosos durante muito tempo. Fazendo isso eles iram ficar acordados de dia e sonhar a noite (como deve ser).

Procure ajuda profissional
   A insônia também pode ser causada por fatores fisiológicos e emocionais com os quais você não vai conseguir lidar sozinho. Nesse caso vale a pena se consultar com um especialista (neurologista ou psiquiatra) hoje em dia existem centros especializados em distúrbios do sono. Pense bem! Quanto vale poder dormir tranquilo novamente? 

Postar um comentário

Blogger
  1. Talvez seja a hora de procurar um equipe médica especializada em sono!

    ResponderExcluir
  2. boa tarde o meu problema e pensamentos negativos, não to aguentando mais tantas coisas e quando fico sozinha as coisas fiam pior o que devo fazer passar no psicologo ou psiquiatra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome é pensamentos intrusivos, o tratamento medicamentoso feito por um psiquiatra pode sim te ajudar, porém o tratamento mais efetivo é a psicoterapia cognitivo-comportamental

      Excluir
  3. oi boa noite o meu problema é q eu durmo muito e eu tenho certeza q isso esta mim prejudicando mas n sei o q fazer para melhorar e eu mim estresso muito rapido e o q mim a calma é dormir por favor mim diz o q eu faço para melhorar e ter uma saude estavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está dizendo que usa o sono como uma forma de fugir dos problemas e se desestressar. É isso? Nesse caso o que você precisa fazer é aprender a lidar o estresse e a ansiedade, desenvolve métodos de enfrentamento de problemas que te desgastem menos. Clique nos links aprenda a controlar a ansiedade; e como diminuir o estresse que estão dentro do texto...

      Excluir
  4. Olá pessoal. O meu problema é mais ou menos estes citados.Eu não desligo e quando vou desligar já é hora de acordar novamente.Quando acordo parece que alguém passou a noite me batendo de tão dolorida que fico.To tentando comprar este colchão que muitos estão elogiando.Talvez ajude vocês também http://conforsoft.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dessa matéria, eu amo demais esse assunto, recomendo esse site pra todos, sempre que posso dou uma passadinha por aqui, parabéns aos administradores do site. Gosto tanto que criei até um pequeno blog, quem quizer conferir acesse: http://comodormirbem.com/ .

    ResponderExcluir