Dicas para Vencer a Timidez

        

Todo mundo é um pouco tímido em determinadas situações. A timidez não algo ruim, pelo contrário, na medida certa ela pode ser benéfica, pois nos impede de fazer coisas das quais poderíamos nos arrepender mais tarde, porém quando ela é excessiva, pode nos impedir de realizar tarefas simples que gostaríamos de fazer, tal como falar em público ou paquerar alguém. Veja algumas dicas para se livrar dela.


Atenção! Esse artigo dá dicas gerais de como vencer a timidez, se que vencer a timidez na hora da conquista leia: Dicas de paquera para tímidos ou se sua intenção é perder a timidez de falar diante das pessoas leia o artigo: Como perder o medo de Falar em Público.

Seja mais otimista
         Quem é tímido tem certa tendência ao pessimismo, acreditando que se tentar fazer aquilo que tem medo (falar em público, declarar o seu amor, etc.) tudo vai dar errado. Acredite, se você esperar pelo pior, ele não vai te deixar esperando muito tempo. Seja otimista, você só tem a ganhar com isso.

Saía do seu mundinho
         Outra característica do tímido é se fechar dentro do seu próprio mundo e evitar o contato com outras pessoas. Abra seus olhos para o mundo exterior, aprenda a compreender como o outro se sente, ouça mais, enxergue os problemas de outra pessoa além de você. Isso vai te ajudar compreender o que falar e a hora certa de falar.

Controle a sua ansiedade

          Essa é uma grande inimiga do acanhado. Ela faz você gaguejar esbarrar em objetos e esquecer as palavras. Causando constrangimento e vergonha o que acentua ainda mais a timidez.  Controlar a ansiedade pode parecer uma tarefa difícil, porém existem pequenas atitude que você pode tomar que irão de ajudar nessa tarefa.

Enfrente o que você teme
Superar a timidez
    Se você quer realmente superar a timidez tem que enfrentar o seus medo, seja ele dizer o que pensa a outras pessoas ou atender ao telefone (sim, existem pessoas que são tímidas até para falar ao telefone). Não estou te dizendo para fazer uma palestra no Maracanã lotado, comece com pequenas coisas e vá aumentando a dificuldade. Estabeleça para você uma pequena lista de metas a serem cumpridas e vá aumentando a dificuldade de cada uma delas gradualmente.

Não se menospreze
     De maneira geral a timidez é causada por sentimento e pensamentos de auto-desvalorização. O tímido acredita que é de certa forma inferior aos outros, ou acredita que as outras pessoas o subestimam ou o ridicularizam. Por regra esse pensamentos são falsos ou exagerados, criados por sua própria autocrítica. 
Dicas para aumentar a autoestima 
Tenha postura 
    

A pessoa tímida tem quase sempre essa postura corporal: o pescoço arqueado para baixo, como se estivesse tentando se esconder do mundo (com a lógica do avestruz) e costuma não olhar o interlocutor nos olhos. Essas duas características tão comuns nos introvertidos são mal vistas pelas pessoas e fazem com que o tímido acabe sendo rejeitado (mesmo inconscientemente) por aqueles que ele gostaria de atrair.
   Manter a coluna mais ereta e além de fazer você se tornar mais interessante para os demais, faz com que sua mente acredite que você é uma pessoa mais autoconfiante.

Pare de olhar para o seu umbigo
     Pessoas tímidas costumam ser introvertidas (parece redundante não é?) isso quer dizer que elas têm a atenção muito mais voltada para si mesma do que para o mundo externo. Isso gera dois problemas: o primeiro é acreditar que todo mundo também está olhando para ela (que estão observando os defeitos dela) e o outro  é que nas situações sociais (conversa, paqueras, reuniões etc.) o tímido presta muito mais atenção nos fatores internos dele (se ele próprio gaguejou, se está com coração acelerado, se está com vergonha) do que na reação das outras pessoas. Esse comportamento contribui para que você se sinta ainda mais inseguro.
Faça contato
     Tente conversar com maior número de pessoas que puder. Mais do que isso, ao conversar com alguém procure lhe olhar nos olhos. Essa atitude vai te ajudar a compreender a reação dos outros e vai tirar o seu foco de si mesmo.

Faça e receba elogios
      Ao fazer um elogio (sinceros) você aumenta o grau de afinidade com seu interlocutor e quebra a tensão que pode acontecer no começo de algumas conversas. Quando receber um elogio evite dizer coisas como: “bondade sua” ou “você só está sendo gentil” se alguém lhe faz um elogio é por que acredita que você possua determinada qualidade, e ao rejeitar o elogio você rejeita essas qualidades. Essa falsa modéstia só contribui com ideia de que não há nada de bom em você o que reforça a timidez.

Não exija tanto de você
      Nem sempre você vai conseguir observações inteligentes ou piadas muito engraçadas, é provável até que você fale alguma besteira de vez em guando. Mas isso não é um problema, na verdade ninguém gosta do “Peter Perfeito” e expor seus defeitos faz surgir amizades verdadeiras e pessoas que gostam de você de verdade.

Aceite que não pode agradar todo mundo
      Nem todo mundo vai gostar de você ou do seu jeito, isso por que é humanamente impossível agradar a todo mundo, dessa forma sempre vai ter alguém que não vai ir com sua cara. Mas ao invés de se preocupar com a opinião dessas pessoas lembre-se que existem muitas outras que gostam do seu jeito.

Reconheça a sua verdadeira limitação
      É provável que você não seja tímido o tempo todo, mas que existam situações específicas que te deixem mais acanhado, talvez seja ao falar em público, ou conversar com alguém do sexo oposto, de toda a forma quanto melhor você compreender os momentos em que sua timidez surge, mais fácil será trabalhá-la.

Não ponha ninguém em pedestal
      Ninguém é perfeito, e quando você coloca alguém nessa posição de perfeição você acaba se menosprezando, principalmente se você tem o péssimo hábito de se comparar a outras pessoas.

Engula o orgulho
    Alguns psicanalistas sugerem que a timidez carrega em si uma boa dose de orgulho. Desse modo o tímido é também alguém orgulhoso e arrogante, que se recusa a entrar em contato com os outros por achá-los “inferiores” . Confesso que essa descrição valeu para mim durante a minha adolescência, eu via as outras pessoas da minha idade como patéticas e superficiais, hoje compreendo que essa postura nada mais era do que uma tentativa ridícula de esconder meus  sentimento de inferioridade. 

   Esse artigo tem a intenção de ajudar ao tímido a vencer esse problema, entretanto nem sempre é possível vencer a timidez sem ajuda especializada, por isso considere fazer um curso para combater a timidez, aulas de oratória e de teatro e se submeter a avaliação de um psicólogo. lembrando que a psicoterapia é capaz de desfazer diversos tipos de bloqueios que levam uma pessoa se tornar tímida.  


Cesar Augusto S. Borella. Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Copyright © Psicologo.com

É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS DO PSICOLOGO.COM SEM A AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR