Dicas para Vencer a Timidez

        Todo mundo é um pouco tímido em determinadas situações. A timidez não algo ruim, pelo contrário, na medida certa ela pode ser benéfica, pois nos impede de fazer coisas das quais poderíamos nos arrepender mais tarde, porém quando ela é excessiva, pode nos impedir de realizar tarefas simples que gostaríamos de fazer, tal como falar em público ou paquerar alguém. Veja algumas dicas para se livrar dela.

Atenção! Esse artigo dá dicas gerais de como vencer a timidez, se que vencer a timidez na hora da conquista leia: Dicas de paquera para tímidos e 3 dicas de conquista para tímidos

Seja mais otimista
         Quem é tímido tem certa tendência ao pessimismo, acreditando que se tentar fazer aquilo que tem medo (falar em público, declarar o seu amor, etc.) tudo vai dar errado. Acredite, se você esperar pelo pior, ele não vai te deixar esperando muito tempo. Seja otimista, você só tem a ganhar com isso.
Desenvolva o pensamento positivo

Saía do seu mundinho
         Outra característica do tímido é se fechar dentro do seu próprio mundo e evitar o contato com outras pessoas. Abra seus olhos para o mundo exterior, aprenda a compreender como o outro se sente, ouça mais, enxergue os problemas de outra pessoa além de você. Isso vai te ajudar compreender o que falar e a hora certa de falar. 
Controle a sua ansiedade
          Essa é uma grande inimiga do acanhado. Ela faz você gaguejar esbarrar em objetos e esquecer as palavras. Causando constrangimento e vergonha o que acentua ainda mais a timidez.  Controlar a ansiedade pode parecer uma tarefa difícil, porém existem pequenas atitude que você pode tomar que irão de ajudar nessa tarefa.

Enfrente o que você teme
    Se você quer realmente superar a timidez tem que enfrentar o seus medo, seja ele dizer o que pensa a outras pessoas ou atender ao telefone (sim, existem pessoas que são tímidas até para falar ao telefone). Não estou te dizendo para fazer uma palestra no Maracanã lotado, comece com pequenas coisas e vá aumentando a dificuldade. Estabeleça para você uma pequena lista de metas a serem cumpridas e vá aumentando a dificuldade de cada uma delas gradualmente.
Não se menospreze
     De maneira geral a timidez é causada por sentimento e pensamentos de auto-desvalorização. O tímido acredita que é de certa forma inferior aos outros, ou acredita que as outras pessoas o subestimam ou o ridicularizam. Por regra esse pensamentos são falsos ou exagerados, criados por sua própria autocrítica. 
Dicas para aumentar a autoestima 
Tenha postura 
    A pessoa tímida tem quase sempre essa postura corporal: o pescoço arqueado para baixo, como se estivesse tentando se esconder do mundo (com a lógica do avestruz) e costuma não olhar o interlocutor nos olhos. Essas duas características tão comuns nos introvertidos são mal vistas pelas pessoas e fazem com que o tímido acabe sendo rejeitado (mesmo inconscientemente) por aqueles que ele gostaria de atrair.
   Manter a coluna mais ereta e além de fazer você se tornar mais interessante para os demais, faz com que sua mente acredite que você é uma pessoa mais autoconfiante.

Pare de olhar para o seu umbigo
     Pessoas tímidas costumam ser introvertidas (parece redundante não é?) isso quer dizer que elas têm a atenção muito mais voltada para si mesma do que para o mundo externo. Isso gera dois problemas: o primeiro é acreditar que todo mundo também está olhando para ela (que estão observando os defeitos dela) e o outro  é que nas situações sociais (conversa, paqueras, reuniões etc.) o tímido presta muito mais atenção nos fatores internos dele (se ele próprio gaguejou, se está com coração acelerado, se está com vergonha) do que na reação das outras pessoas. Esse comportamento contribui para que você se sinta ainda mais inseguro.
Faça contato
     Tente conversar com maior número de pessoas que puder. Mais do que isso, ao conversar com alguém procure lhe olhar nos olhos. Essa atitude vai te ajudar a compreender a reação dos outros e vai tirar o seu foco de si mesmo.
Faça e receba elogios
      Ao fazer um elogio (sinceros) você aumenta o grau de afinidade com seu interlocutor e quebra a tensão que pode acontecer no começo de algumas conversas. Quando receber um elogio evite dizer coisas como: “bondade sua” ou “você só está sendo gentil” se alguém lhe faz um elogio é por que acredita que você possua determinada qualidade, e ao rejeitar o elogio você rejeita essas qualidades. Essa falsa modéstia só contribui com ideia de que não há nada de bom em você o que reforça a timidez.

Não exija tanto de você
      Nem sempre você vai conseguir observações inteligentes ou piadas muito engraçadas, é provável até que você fale alguma besteira de vez em guando. Mas isso não é um problema, na verdade ninguém gosta do “Peter Perfeito” e expor seus defeitos faz surgir amizades verdadeiras e pessoas que gostam de você de verdade.

Aceite que não pode agradar todo mundo
      Nem todo mundo vai gostar de você ou do seu jeito, isso por que é humanamente impossível agradar a todo mundo, dessa forma sempre vai ter alguém que não vai ir com sua cara. Mas ao invés de se preocupar com a opinião dessas pessoas lembre-se que existem muitas outras que gostam do seu jeito.

Reconheça a sua verdadeira limitação
      É provável que você não seja tímido o tempo todo, mas que existam situações específicas que te deixem mais acanhado, talvez seja ao falar em público, ou conversar com alguém do sexo oposto, de toda a forma quanto melhor você compreender os momentos em que sua timidez surge, mais fácil será trabalhá-la.

Não ponha ninguém em pedestal
      Ninguém é perfeito, e quando você coloca alguém nessa posição de perfeição você acaba se menosprezando, principalmente se você tem o péssimo hábito de se comparar a outras pessoas.

Engula o orgulho
    Alguns psicanalistas sugerem que a timidez carrega em si uma boa dose de orgulho. Desse modo o tímido é também alguém orgulhoso e arrogante, que se recusa a entrar em contato com os outros por acha-los “inferiores” . Confesso que essa descrição valeu para mim durante a minha adolescência, eu via as outras pessoas da minha idade como patéticas e superficiais, hoje compreendo que essa postura nada mais era do que uma tentativa ridícula de esconder meus  sentimento de inferioridade. 

   Esse artigo tem a intenção de ajudar a vencer a timidez, entretanto em alguns casos a intervenção de um psicólogo é necessária. Se quiser ver mais dicas de como solucionar esse problema leia: Como perder a timidez. Tem outras dúvidas ou quer dar sua opinião? Então deixe seu comentário loga abaixo!

{ 162 comentários Comentário }

  1. LEGAL ESTAS DICAS ,EU SOU TÍMIDA E É REALMENTE COMO ME SINTO,APESAR DE TER VENCIDO 40% DA TIMIDEZ MAS AINDA TENHO ALGUMA DIFICULDADE E ESSAS PALAVRAS ME AJUDARAM MUITO , DEUS TS ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz de ter ajudado você!Espero poder continuar ajudando. Obrigado pelo seu comentário!

    ResponderExcluir
  3. tenho que apresentar um trabalho e depois respondeer as perguntas do professor, sou tímida mas tenho que fazer isso!

    ResponderExcluir
  4. leia espero que sua apresentação seja um sucesso!!! leia o artigo: perca o medo de falar em público:http://www.psicologosp.com/2012/08/perder-o-medo-de-falar-em-publico.html

    ResponderExcluir
  5. Muito boa estas dicas.
    Gostaria de saber se existe algum tipo de exercício que nós timidos possamos fazer para tentar vencer esse problema

    ResponderExcluir
  6. Olá! Existem os treinos de habilidades sociais, feitos com psicólogos cognitivos comportamentais. procure um e se informa melhor.

    ResponderExcluir
  7. Eu geralmente sou conhecida como "A ESTRANHA."
    Sou muito timida, tenho vergonha de andar sozinha, e não constumo olhar as pessoas nos olhos. E isto é um pouco embaraçante e vergonhoso.
    As suas dicas foram bem construtivas. Vou segui-las e espero que dê certo!
    Uma ótima semana pra ti.

    ResponderExcluir
  8. Esse é com certeza um apelido que nenhuma mulher merece! torço pelo seu sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Cesar na escola eu sou muito timido na frente das meninas e elas começam a rir de min e tem um menino de 18 anos e outro de 12 que ficão me zombando quando eu saio pra rua tipo falando assim: chuveu pedro saiu na rua foi ? Sabe nem jogar bola ? bicho ruim da porra e por isso eu tenho medo de sair de casa por causa disso so tenho 11 anos poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  10. Olá é bem normal alguém de 12 anos ficar tímido diante das meninas e quanto a rir de você, como isso? Elas dão risadinhas por que você é tímido? Isso é bem positivo, meninas gostam de meninos tímidos também ( só não pode ser muito) . Pela história do “choveu” dá para ver que você não é muito de sair de casa, e por isso não deve ser bom de bola. Se quiser jogar bem tem que jogar sempre e não ligar para provocação, pois assim vai ficando cada vez melhor.
    Porém você não precisa ser bom de bola, tenho certeza que você é bom em muitas outras coisas (que aquele garoto que te provoca deve ser ruim), que adianta ser bom de bola e ruim na escola e ninguém gostar de você?

    ResponderExcluir
  11. Cesar é bom ser timido ? isso atrai as meninas ?

    ResponderExcluir
  12. Ser um pouco tímido pode atrair sim as meninas, mas não pode ser muito, associe sua timidez a gentileza, elogie as meninas , seja agradável, ajude as sempre que puder. Você vai ver que aos poucos vai criar um exercito de admiradoras. Ser o “gostosão” também dá certo durante um tempo, mas dá para perceber que esse não é o seu estilo e cada um usa as armas que tem.

    ResponderExcluir
  13. cesar sou uma pessoa muito timida,além de timida falo muito rapido,as vezes as pessoas nao entendem o que eu falo e dizem que eu sou muito engraçada ,so que eu fico muito chateada, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você fala rápido, provavelmente você deve ser muito agitada ou muito ansiosa, e é importante que você aprenda a controlar isso. Já escrevi sobre esse assunto, procure em categorias (no topo do blog) e ansiedade.
      Se você tem consciência que o problema é esse tente a falar mais devagar e mais alto (como se o outro fosse meio bobo) evite falar palavras complicadas e que nem todo mundo usa.
      Tenho que te confessar uma coisa, na adolescência também me incomodava o fato das outras pessoas dizerem que me achavam engraçado (parecia que elas riam de mim), entendi no entanto, que isso era algo bom e que fazia as pessoas gostarem de mim naturalmente sem que eu precisasse me esforçar.
      Outro conselho que te dou é ler algo em voz alta e gravar para depois escutar, além de ser um bom exercício de dicção, quando você ouvir o que você gravou vai escutar como os outros te escutam e pode tentar se corrigir.

      Excluir
  14. Parabéns, César! Adorei suas postagens.
    Obrigada por compartilhar conosco assuntos tão simples à primeira vista, mas muito difíceis de serem superados por quem de fato convive com isso.
    No meu caso, perante um número pequeno de pessoas não sinto timidez, as pessoas até comentam que não sou tímida. E de fato isso ocorre, me sinto a vontade. Porém, em uma sala com um razoável número de pessoas, aí a timidez aflora, fica praticamente impossível segurar o nervosismo, as palavras não saem, dá um branco, quero muito, mas não consigo fazer um questionamento ao professor devido essa timidez/ansiedade. Dá uma taquicardia que vejo na hora o coração sair literalmente pela boca! Por que será que comigo é apenas perante muitas pessoas? Já fiz cursos de oratória e até hoje não consegui vencer esse medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È natural nos sentirmos intimidados com muitas pessoas, afinal são muitos olhos para nos julgar. Já ouvi um grande palestrante dizendo que se sente desconfortável todas as vezes que pisa no palco, e só alguns minutos após começar a palestra que o medo dele vai passando, mas nunca por completo. Só falei a um grande público (eram umas 500 pessoas, para mim isso grande, pois estou acostumado a falar com grupos de 30 a 50 pessoas ) e senti que fiquei vermelho que nem um pimentão ( e olha que eu sou negro), de toda a forma a confiança se adquire com o treino se o que você quer é falar as massas continue insistindo, segundo o mesmo palestrante que mencionei o medo é apenas o desejo de fazer direito. Muito obrigado pelos seus elogios!!!!

      Excluir
  15. valeu cara de certa forma vc me ajudou, tava me sentindo um lixo um infeliz que não tem nenhum valor um merda em fim muito obrigado cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pense isso! Todo mundo tem um grande valor potencial, basta saber desperta-lo. Fico feliz de ter ajudado.

      Excluir
  16. Preciso de ajuda, tenho medo do desconhecido, por exemplo: Não sei o que a agulha vai encontrar, um osso, uma veia e isso em quase tudo, tenho medo de falar em publico, pois é desconhecido e ja tentei praticar, porem não tenho boas lembranças e isso me atrapalha, tenho 25 anos e ate hoje não tive minha 1 relação sexual, não por vergonha ou medo da dor, é o medo desconhecido.
    Medo fora do normal, não é uma outo defesa e não é timidez e as causas são diversas. ME AJUDE
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo o desconhecido pode se tornar conhecido com o passar do tempo e com paciência. É provável que o seu problema tenha alguma causa mais profunda em que dificilmente dicas práticas como essas surtam efeito. Nesse caso apenas a analise irá te ajudar.

      Excluir
  17. Sou tímido com mulheres bonitas, agora feia ou quem não me atrai consigo conversar e chegar na pessoa numa boa, Porque isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderíamos dizer que você sente “intimidado” diante de garotas bonitas. Isso acontece por que você coloca essas garotas em um patamar superior ao seu, como se elas fossem mais difíceis de atingir ou mais propensas a fazer algo de negativo (como te esnobar, rejeitar ou até te ridicularizar), é recorrente a ideia de que mulheres bonitas são mais exigentes.
      O intrigante é que isso não é verdade. Como as pessoas tendem a acreditar que a perfeição não é algo para elas, ou que é algo inatingível, as mulheres muito bonitas costumam ser solitárias ou “mal amadas”. Outro fato interessante é que elas reagem melhor a flertes, pois estão mais acostumadas com eles.

      Excluir
  18. Nao aguento mais minha timidez. Ja melhorei muito com relaçao a interagir com as pessoas, ser mais sociavel, mas tem inseguranças q nao consigo tira-las de mim. Nao sei mais oq fazer, pois està me prejudicando muito.
    Moro em outro pais tem 2 anos, e encarar estranhos com um novo idioma q nao domino, procurar emprego, ir à medico sozinha, e até atender ao telefone tem sido um grande panico, algo q me faz tremer e nao consigo encarar. Isso me deprime :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questione-se o que é que te torna tão insegura. Será o medo Ada reação dos outros? Acredita que lês possam te tratar mal ou rir de você. Ou você acha que é não consegue interagir com eles. O que te leva pensar isso?
      Mudar para outro pais assim me parece realmente uma tentativa de se isolar de onde vem isso?

      Excluir
  19. oi, é normal a pessoa ter tiques nervosos na presença de estranhos? como endurecer o pescoço e não consegui se virar para uma lado. o rosto da pessoa.ficar com a musculatura tensa.
    o que fazer, não aguento mais isso! realmente preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente não é normal. A psicoterapia cognitiva é tratamento mais eficiente para os tiques. O treino de habilidades sociais também pode te ajudar.

      Excluir
  20. - Olá Cesar! Tudo bom? Sou uma pessoa extremamente reservada, não consigo me expressar com facilidade com ninguém.. Isso me prejudica muito, pois na escola, sempre quando há um momento em que eu tenho que me "apresentar".. Fico constrangida, coração dispara, e foge as palavras da mente.. Isso é desesperador, minha vontade no momento é simplesmente não estar lá.. Não tenho muitos amigos, não saio muito, sou extremamente "isolada" tenho medo.. Essa foi minha criação, meus pais nunca deixaram eu sair, sempre fui muito presa, talvez esse seja o motivo desse "medo" A minha pergunta é: Na sua opinião, acha que o motivo a qual eu sou tão timida é por não ser social, ter um contato maior com as pessoas? Me ajuda! E Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa parte do que somos, foi aprendido com os nossos pais. No seu caso o fato de não ter tido muito contato com outras pessoas tem grande influência, pois não sabe como agir e nem como os outros irão reagir. Acredito que você ainda é adolescente (estou errado?), e isso também é um agravante, boa parte dos adultos extrovertidos foram adolescentes tímidos.
      Ao contrário do que você pensa, quase todo mundo tem essas sensações quando vai falar em público, mas a maioria das pessoas aprende a controlar esses medo. Acho que você já deve ter lido essas matérias mas mesmo assim vou indica-la:
      http://www.psicologosp.com/2013/02/controlando-o-medo-de-falar-em-publico.html
      http://www.psicologosp.com/2012/08/perder-o-medo-de-falar-em-publico.html
      continue se esforçando para perder a timidez e você vai conseguir. Obrigado!!!

      Excluir
  21. Olá Cesar, tenho 18 anos e sei que sou tímida a desde os 11 anos. Me mudei de cidade quando era criança e acho que ajudou muito a ser como sou. Isso atrapalha muito minha vida, principalmente agora que estou mais velha, quando a pressão é maior. Tenho poucos amigos e nunca tive um namorado. Até da minha familia tenho vergonha, primos e tios, fico calada em festas familiares. Apresentar trabalhos na escola sempre me deixou nervosa, já quase passei mal e fugi de muitos, o que me fez sentir covarde. Já chorei muito por isso, dói muito se sentir impotente, não sei mais o que fazer. As vezes me sinto um lixo, um nada na sociedade já que nunca conheci alguem como eu. Tem como superar isso sozinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca conheceu ninguém com o seu problema? Eu já conheci gente pior que nem conseguiria me escrever, (a maior parte das pessoas que leem esse blog é assim). Existem muitos livros e sites que falam como vencer a timidez e neles com certeza irá encontrar coisas que irão te ajudar e melhorar o seu problema. Mas é certo que vai ser mais fácil resolver o seu problema com a ajuda de outra pessoa.
      OBS: você ainda é jovem e muita coisa muda após os 18...

      Excluir
  22. Caramba Cezar Parabens!!!, admiro muito o seu trabalho, seus textos são muito motivadores, isto pode ser considerado um belo ato social, ajudando as pessoas a terem novos pensamentos bons e melhorando nossa sociedade, mas fiquei tocado mesmo com a frase do texto "Aprendendo a ser Otimista" que diz: "Quando começar a pensar assim vai perceber que os problemas nada mais são que desafios cuja finalidade é te tornar mais forte. ", estou muito motivado para vencer minha timidez e fobia social. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que te agradeço! Pessoas como você me motivam a continuar escrevendo!!

      Excluir
  23. olá obrigado pelas dicas queria saber se essas dicas funcionam para pessoas que já estao acostomadas mais que nao resolverao seus problemas como eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para solucionar um problema é necessário estar incomodado com ele, apesar de você estar "acostumado" deve estar ainda incomodado, pois se não fosse assim não teria lido este artigo.

      Excluir
  24. ola cesar tenho 16 anos e sou timida, sou envangelica e na igrja que eu frequento as meninas ñ fala comigo, ñ sei o motivo, elas me ignoram , me excluem das coisa, as vezes penso que elas são melhores do que eu, tento ser a mais agradavel possivel mais em vão,pq msm assim ñ consigo fazer amizades com elas e com isso fico com receio de falar com elas pq eu já tentei mais só que elas ñ me deu moral..ai com isso eu fico só no meu canto, calada, as vezes fico me perguntando sera que o poblemas está em mim? ou nelas que ñ me dão a oportunidade de me demonstrar?as vezes já ate chorei pq me achei uma inutil e pareço mais invisivel pra elas. E já na escola tenho poucas amizades mais as que eu tenho ñ me deixa timida na frente delas pareço ser outra pessoa faço elas sorrir e sou muito extrovertida..e quase ñ saio de casa.. por favor lê e diz o que vç acha sobre meu caso e me dêe umas dicas de como fazer para me aproxima delas.. ( me responda o mais rapido possivel) desde de já agradeço sua atenção! ass: A.C (são as iniciais do meu nome)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que você colocou as meninas da igreja em um patamar diferente das meninas da escola e de você mesma, (como se elas fossem mais legais, ou mais difíceis de agradar). Quando você valoriza muito uma dificuldade, ela fica mais difícil de superar. Pare de pensar que é muito difícil para você falar com essas meninas e quaisquer outras.
      Existe um livro muito antigo que pode ajudar ele se chama: “Como fazer amigos e influenciar pessoas” procure por ele junto com a palavra “PDF” no google.
      Pessoas de determinados lugares podem ser mais fechadas, elas formam sua panelinha e não deixam mais ninguém entrar. Pode ser o caso das meninas da sua igreja. Na maioria dos grupos assim nem vale a pena entrar.

      Excluir
  25. Olá Cesar, bom dia!
    Tenho 18 anos, minha vida social é uma droga, tenho baixa auto estima, não gosto de nada em mim, sou atrapalhado, magrelo, pra piorar as pessoas vivem dizendo que pareço ter 13 anos, dizem que pareço criança, tenho a voz fina, vivem me zoando, são poucos os que não gostam de mim, a maioria das pessoas conversam comigo, na empresa que trabalho todos elogiam, dizem que sou um cara de visão, tenho um perfil legal e tal, mas não consigo entender o que eles veem em mim. Não consigo falar direito no telefone e no ônibus, na rua acho que todos estão olhando pra mim e faço o que tiver que ser feito para não chamar a atenção de ninguém. Tento driblar os pensamentos negativos, mas não consigo, morro de medo de algo dar errado e as pessoas olharem pra mim. Já pensei em entrar na academia, mas acho que vão caçoarem de mim, por eu ser magro. Eu só queria ter uma rotina normal, cada dia que passa fico mais decepcionado. Obrigado pelo espaço para o desabafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é mais que o seu corpo e voz! Se as pessoas que trabalho te elogiam é por que elas conseguem enxergar o seu valor. O problema é que você está limitado em enxergar apenas os seus defeitos.
      Aconselharia você a procurar um endocrinologista, para saber se você tem algum tipo de distúrbio hormonal.
      Quanto às academias: não se acanhe! Existem muitos “magrelos” e “gordinhos” lá dentro, a maioria dos bonbadões teve problemas como você (baixa autoestima é a epidemia dos ratos de academia) por que você acha que eles começaram a malhar?

      Excluir
  26. Eu sou bem timido mais em criar amigos ou falar algumas coisas pelo fato de ter falado coisas em que me senti envergonhado então tenho quase nenhum amigo falo com algumas pessoas mas tenho até vergonha de falar ao telefone e até vergonha de ir a escola pois aglomerados de pessoas eu fico no meu cantinho e ligo mais para os estudos pois tenho muita vergonha em fazer amigos mas converso com algumas pessoas na escola pessoas que eu conheso a mais de 3 meses ja faz com que eu perca um pouco a timidez.Eu sempre fui meio timido mas depois que meus melhores amigos pararam de ir a escola comearam a trabalhar e nunca mais sai de casa tenho um outro amigo ele é até mais timido que eu, mas é meu unico amigo de infancia que ainda conversamos mas nos 2 samos mais aqueles caras que ficam em casa jogando algum jogo no computador e quase nunca saimos juntos. acho que minha timides é bem grande sempre que eu escuto algumas pessoas falarem algo e olharem para mim eu penso que estão falando de algo errado sobre eu e isso faz com que eu me desvalorize muito mais. obrigado pelas dicas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jean! Você parece ser um cara muito legal, e é até egoísmo da sua parte não deixar as pessoas conhecerem um cara tão legal quanto você .
      Quanto a isso de achar que está fazendo algo errado, isso acontece por que você é egocentrado (falo disso na segunda parte dessa matéria) e muito autocrítico, talvez você tenha pai (ou mãe) muito exigente. Tente trabalhar isso.

      Excluir
  27. Olá, César parabéns pelas dicas me ajudaram muito. Quero lutar contra esta timidez que ainda tenho. Bom tenho 21 anos e desde criança sou timido não sei se é algo genetico pois minha mãe tmb é. Então na adolescencia sempre fui timid não fazia amigos e me isolava d tods ate q conheci algumas pessoas d minha igreja q me demonstraram ser amigas aí fui me entrozand comecei a fzer amigos tanto na escola cm na igreja. Hoje acredito ter vencid 70% dela porém é aqui q peço sua ajuda tenho dificuldad para expor minhas ideias as pessoas cncord cm a dos outros cm medo d reprova-los sou muito influenciavel não sei dizer não e qnd digo me sinto pessimo. no trabalho não cnsigo ter um bm relacionament cm meus superiores, alem d dificuldad para começar um relaciomento amoroso o q me deixa preocupad tmb fico constantment gelado e tremulo sou ansioso e muit esquecido. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu problema é preocupação constante com a aprovação de terceiros. Você acredita que não deve falar ou fazer algo que desagrade aos outros. A verdade é que você NUNCA!!! Vai conseguir agradar a todos, e jeito mais certo de conseguir conquistar as pessoas é sendo autentico, sendo você mesmo, sendo sincero. Veja as pessoas que fazem sucesso: Caue Moura, Silas Malafaia, Filipe Scolari , Rachel sheherazade... Cada faz sucesso na sua área por falar exatamente o que pensam. É lógico que isso tem o seu preço, essas pessoas sofrem críticas fortes, mas isso não quer dizer nada diante dos admiradores que eles possuem. A vida é assim as coisas tem seu preço. Se você quer mudar tem que dar a cara tapa. Pode ser que doa mais não é tanto assim.

      Excluir
  28. Caraca, fiquei impressionado, tenho 16 anos, e você me descreveu TODO, rs. Vou tentar superar a timidez, vlw pelas dicas.

    ResponderExcluir
  29. A Timidez é a tortura da minha vida,hoje com 31 anos de idade é muito difícil conviver com ela, sou inspetor de alunos, trabalho em uma escola grande, com anfiteatro, muitas salas de aula, quando tenho que passar nas 15 salas pra dar algum recado, é horrível, e quando há algum evento no anfiteatro, onde geralmente tenho que dar um auxilio aos alunos, com toda aquela gente, chego a sentir dores no corpo, principalmente na cabeça como se eu estivesse me amassando pra me colocar em meu próprio bolso, é horrivel... queria tanto conseguir uma ajuda pra lidar com isso...

    ResponderExcluir
  30. A terapia pode ser de grande ajuda para você. O Treino de Habilidades Sociais (THS) pode mudar isso. pesquise por um profissional perto da sua casa.

    ResponderExcluir
  31. Olá tenho 17 anos e sou um garoto muito tímido, eu diria mais que tímido e
    sempre fui assim,não consigo fazer amizades,participar em sala de aula,paquerar,ser um menino alegre etc.e só agora me despertou a vontade pra mudar e como estar chegando a vida profissional ai como vou ser um bom profissional se continuar desse jeito.queria ser um garoto de interação,ser participativo nesse mundo que nos cerca e os problema não param pela ai.
    agora eu lhe pergunto o que eu faço pra mim colocar um fim nesse problema que me atormenta tanto na vida social quanto escolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente se encontrou na mesma situação que você e dois anos depois se tornaram pessoas totalmente diferentes. tenho certeza que vai descobrir o jeito, espero que tenha lido este ultimo artigo:
      http://www.psicologosp.com/2013/04/mudar-personalidade-e-possivel.html

      Excluir
  32. Nossa eu preciso que essa minha timidez se vai, as pessoas pensam que eu sou metida !
    Eu tenho vergonha de falar com alguma pessoa que eu conheço quando eu a vejo na rua, e elas pensam que é pura falsidade, mais não é !
    Agora o porque eu não sei, e quando eu falo um Oi, eu não consigo olhar diretamente para ela e as vezes gaguejo ou falo coisas sem sentido :/ como eu faço ? Me ajudem !

    ResponderExcluir
  33. Esqueci de outra coisa..
    Com os meus amigos eu sou totalmente diferente!!
    Eu falo muito, me sinto a vontade , mais quando eu vou na rua até pra pedir informação eu tenho vergonha enfim... São muitas coisas :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu problema é a insegurança diante dos outros (outros aqui é o público ao redor e não a pessoa com quem você está falando).Isso acontece por que você transformou esse ato tão simples em algo muito complicado, a unica solução é você continuar tentando, cumprimente sem se preocupar com as consequências. Quem gosta de você não vai se importar com isso e com passar do tempo você vai naturalizando esse comportamento

      Excluir
  34. Olá meu nome é amanda tenho 20 anos e sou extremamente timida,não consigo comer na frente dos outros ,penso que todos estão olhando para mim... e as vezes até estão msmo, pq sempre elogiam minha beleza e isso me deixa mais timida ainda,tenho até um tique nervoso quando estou em lugar que tem várias pessoas que não conheceço e quando olham p/mim meu pescoço chega da uma tremidinha ,preciso me livrar disso cesar,acha que devo procurar um especialista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo seu nível de timidez me parece que essa é a melhor saída

      Excluir
  35. Olá cesar a minha timidez aparece mais muito quando estou enfrente de uma menina, sinto meu corpo a tremer... o q é q eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tanta me fazendo essa pergunta que eu pretendo escrever algo sobre isso em breve

      Excluir
  36. Olá César,tenho 13 anos e sou muito tímida quando tem chamada oral na sala de aula eu fico apavorada tipo com vergonha de responder,não sei pq axo isso uma bobagem mais a timidez fala mais alto isso é mt ruim e eu evito mts coisas por causa disso :\...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você pode ver nos comentários não é só você que está nessa situação, por isso não sinta vergonha do seu problema. continue tentando e uma hora você vai conseguir vencer o isso...

      Excluir
  37. César, meu nome é Renan e tenho 15 anos, venho tendo muitos probelmas agora com apresentaçao de trabalhos no 2ºano, fico nervoso mesmo tendo decorado o assunto, gostaria de melhorar isso pois continuando assim nnem tenho mais vontade de fazer trabalhos para apresentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você já deve ter lido as postagens que escrevi sobre falar em público não é mesmo? O que acontece é que você está generalizando o resultado das suas apresentações, você deve ter feito uma apresentação ruim e agora perdeu a confiança em si mesmo. já passei por situação semelhante a sua e aprendi que o segredo é não levar as coisas tão a sério, aprenda a rir de si mesmo e faça os outros rirem e sua apresentações serão um sucesso :
      http://www.youtube.com/watch?v=dH2DmQZpn5c

      http://www.psicologosp.com/2012/08/perder-o-medo-de-falar-em-publico.html

      http://www.psicologosp.com/2013/02/controlando-o-medo-de-falar-em-publico.html

      Excluir
  38. Ola Cesar, adorei o texto!
    Eu sou dessas que tem problema com o telefone... sinto medo quando ele toca e quando preciso fazer uma ligação demoro dias para conseguir (isso acontece quando tenho que falar com estranhos, pois se for amigos ou família não tenho problemas). No meu dia a dia até que não sou tão tímida, tenho uma vida social razoável, mas o meu problema é com o telefone. Será alguma fobia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma paciente com problema semelhante ao seu. Ela é uma mulher bonita e sabe que a sua beleza abre portas para ela, mas essa beleza não conta ao telefone, por isso ela se sente insegura
      quando precisa ligar para alguém. Muitas pessoas relatam que possuem dificuldade de falar ao telefone uma vez que não podem contar com outros recursos para se comunicar (gestos, expressões faciais, etc). Você pergunta se isso pode ser uma espécie de fobia, eu diria que é um tipo de ansiedade social. A questão é como e quando isso surgiu? tendo essas respostas será possível dar os primeiros passos em direção a sua melhora.
      http://www.psicologosp.com/2012/02/fobiasocialtimidez.html

      Excluir
  39. A timidez é chata
    Mas com calma lá vem a alegria

    ResponderExcluir
  40. Poxa depois desse comentario, vou ver se consigo acabar com minha timidez.
    Em nome de JESUS. Amém.

    ResponderExcluir
  41. Sou tímida, tenho 19 anos e até hoje não consigo arrumar um namorado, penso que alguém é melhor do que eu, muitas das vezes por ter um cabelo diferente (como loiro), ás vezes conheço um cara e até se interessa por mim, mas pela minha desanimação até de sair, que me faz ser solteira ... :(

    ResponderExcluir
  42. Oi, estou muito calada em minha social, nao era assim mas isso está me incomodando demais.Sinto que preciso melhorá o mais rápido possivel!!!

    ResponderExcluir
  43. Olá César,tenho 13 anos,e com a tímidez não consigo me socializar com os demais,gostaria de uma pequena ajuda,se possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior ajuda que posso te dar é responder aos seus comentários, mas para isso eles precisam ser claros...

      Excluir
  44. olá meu nome é Vanessa e sou muito tímida e fico vermelha só de saber que as pessoas estão me vendo vermelha fico mais ainda ,não sei mais que fazer com tanta timidez e é com todo mundo é só eu começar a falar fico tímida ate com minha família, e se eu sou o centro das atenções tipo estão falando de mim tbm fico vermelha, ñ sei como vencer isso, ate pra falar ao telefone eu tento falar longe dos outros , eu não saio nunca fico dentro de casa sempre . Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa demorei para te responder por que estava melhorando um artigo antes de indica-lo a você gostaria que lê-se
      http://www.psicologosp.com/2012/02/fobiasocialtimidez.html (copie e cole no navegador)
      Acredito vai entender melhor o seu problema. De toda a forma o ideal é que você procure ajuda profissional (psicólogo ou psiquiatra). A não ser que você esteja no ABC paulista vai ser difícil eu poder ajudar além das dicas feitas pelas postagens aqui feitas...

      Excluir
  45. Tenho 32 anos e sempre sofri com minha timidez, até consigo mu desenvolver bem com amigos que já conheço, quando adolescente já parei de estudar várias vezes por entrar em uma escola nova e ter que fazer amigos novos, já perdi emprego onde tinha que me relacionar com colegas de trabalho, sempre preferi empregos onde fico o mais sozinho possível, agora passei no concurso público onde trabalho num escritório lotado de gente que eu não conheço e estou com muito medo, fico imaginando que estão pensando nossa como ele é timido, quase não fala, me sinto muito mal por isso, já tentei pensar que esse é meu jeito e pronto, mas quando vejo todo muito conversando me sinto mal em não ser igual eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua forma de pensar é muito comum em pessoas tímidas, fique tranquilo ninguém está preocupado com a sua timidez. entretanto a sua história me faz pensar que o seu problema seja na verdade fobia social:
      http://www.psicologosp.com/2012/02/fobiasocialtimidez.html
      procure ajuda, você não precisa continuar sofrendo tanto.

      Excluir
  46. olá Cesar, tenho 17 anos, eu tenho muita dificuldade em me relacionar com as pessoas, eu tive depressão, fiquei 3 anos sem ir a escola. sempre quando eu vou conversar com as mulheres me da um branco, fico suando, as mãos ficam geladas e isso é miuto constrangedor, geralmente isso da em mim somente quando falo com mulheres bonitas. me ajuda pois as vezes me da vontade de ser mais simpático, mas a timedez sempre me impede, em muitos lugares eu já ouvi as pessoas dizerem, nossa como ele é nariz impinado, mas não sabe que eu sofro de um mal chamado timedez. me ajuda Cesar, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você leu o texto, leu os textos dos links e os comentários das outras pessoas, provavelmente vai conseguir um apoio para o seu problema, porém uma solução real busque apoio de um psicólogo na sua cidade.

      Excluir
  47. Olá César!
    Achei muito bom seu blog cara, e confesso que me considero uma pessoa extremamente tímida.
    Sofro com isso desde minha adolescência, hoje tenho 18 anos, e me arrependo de milhares de coisas que poderia ter feito.
    Perdi chances de fazer amizades, amores, mas ainda sofro muito disso, mas parece que so êh com uma pessoa em especial. Alguns meses atras, exatamente há um ano, conheci um garota no ensino médio, era novata na sala e nao falava com ninguém; resolvi falar com ela, demonstrar como era legal o colégio e como era a turma que para ela era nova. Conforme foi passando o tempo, fui sentindo uma certa paixão por ela, éramos grandes amigos mas derrepente comecei a sentir algo diferente por ela. Sempre que vi aflita, tentava ajuda-lá, e como ela nao falava com ninguém, ela so vinha falar comigo. Logo a turma foi percebendo e logo veio a tona o bulling , e nisso ela se sentiu aflita. Antes ela era mais amorosa mas derrepente foi ficando fria e triste. Queria mudar isso, porque me sinto arrependido acada minuto que penso nela; DEVIA TER DITO QUE EU A AMAVA, mas nao fiz, tudo porque eu era e ainda sou tímido com ela. COMO POSSO RESOLVER ISSO? Será que êh possível dois tímidos ficarem juntos? Ela nao acredita no amor ,diz que é uma perda de tempo ;eu já namorei diversas vezes na escola, mas ela foi a em especial que mais me atormentou durante esses 8 meses. Estou desesperado, pensei machuca-lá diversas vezes , mas tenho medo; o que posso fazer César? Nunca disse isso para outras pessoas antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dois tímidos namorarem? Isso acontece o tempo todo. Se não disser o que sente para ela provavelmente vai passar o resto da vida imaginando como sua vida poderia ter sido se ficasse com ela. Quando ela diz que não acredita no amor, só está demonstrando o quanto está desapontada com ele, talvez tenha sofrido com alguma paixão não correspondida no passado. Você não disse o motivo do bulliyng, mas pelo que parece a sua reputação na escola é melhor e provavelmente se ela for sua namorada isso vai parar. Declare o seu amor, afinal ficar guardando ele para você está te fazendo sofrer.

      Excluir
  48. Olá césar, eu adorei o site, portanto queria que me desse uma ajuda, bom, sou mt tímido, tenho 20 anos e me sinto muito inferior aos outros, queria ter amigos, mais a minha timidês não deixa eu me relacionar com outras pessoas, isso está me afetando cada vez mais, e está afetando até para arrumar um emprego, pois eu ñ consigo chegar nos lugares para falar sobre o emprego e entregar meu currículo, tenho a sensação de que vão me humilhar, e q vão me dizer coisas que irão me magoar, eu me sinto um " NINGUEM ", e quando saio e passo por um grupo de pessoas, tenho a sensaçao de que estão me olhando e cochichando pras pessoas em volta coisas sobre mim, não sei se é consequencia dos tempos de escola, que meus colegas de classe me humilhava, me chingava, fuçava meus cabelos, dava risada de mim, e eu não fazia nd, porque não conseguia reagir, so tinha vontade de chorar, e rezava pra aula acabar logo!


    Bom, queria conversar com outros pessoas mais parece q vão me rejeitar sei láh, a minha pergunta é o seguinte, como criar coragem para comversar com os outros? Como criar coragem para entrar nos lugares e pedi emprego? pois essa pergunta sobre o emprego é o que mais emteressa pra mim agora, desculpa por ser tão extenso, desde já agradeço pelo o que vc me disser, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As coisas que acontecem na nossa infância geralmente repercutem na nossa vida adulta, por isso é evidente que a sua experiencia na escola te tornou uma pessoa insegura. Não pense que você é inferior por que sofreu bullying, as vítimas desse fenômeno geralmente são escolhidas por não conseguirem reagir as provocações. Algumas vezes quem sofre bullying é até bonito e inteligente mas tem dificuldade de impor daí os valentões fazem o querem.
      Entenda que os adultos não agem da mesma forma que as crianças e os adolescentes, ninguém vai querer de humilhar gratuitamente (quem fizer isso deve ter algum problema muita sério...)
      É de grande importância que você melhore sua autoestima e forma como se enxerga. na barra lateral do blog tem um link para autoestima seria bom que desse uma lida nesse artigos.
      Para conseguir resolver um problema que se estende a tanto tempo o ideal é que você vá aos poucos leia o artigo:
      http://www.psicologosp.com/2012/01/vencer-os-medos-lidar-controlar-fobias.html (cole na barra de endereços)
      Entretanto ao que parece você se enquadra na chamada fobia social tem um link no texto (quando a timidez se torna doença). Por esse motivo seria interessante procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

      Excluir
  49. Olá Cesar, eu preciso muito de sua ajuda, eu sou extremamente tímida, não saio de casa se tiver alguém na rua, tudo começou quando começaram a me dá cantadas na rua. Não tenho coragem de falar nada em sala de aula, mesmo que eu saiba a resposta de alguma pergunta do professor, eu não tenho coragem de me manifestar. Os meninos da minha classe, se aproveitam de mim e das minhas amigas porque somos tímidas pra ficar tirando sarro, e isso me deixa mais tímida ainda. Quando é pra apresentar um trabalho, eu não consigo. Eu fico imaginando como será o dia da minha formatura, porque eu tenho medo desses meninos ficarem zombando de mim na festa por conta dos meus trajes e tal, eu tenho medo de ficar sozinha, tenho medo de falar com familiares que eu não tenho convívio, eu tenho medo de encontrar com alguem que eu conheço em algum lugar, medo de morrer e não ter quem me socorra, eu tenho medo de qualquer situação em que eu tenha que me comunicar com alguem, eu tenho medo até de mostrar quem eu sou pra você, eu tenho medo de tudo. Mas isso tudo acontece quando eu estou sozinha, quando eu estou com minhas amigas, ou com familiares que eu tenho convívio, tudo isso passa. Eu sinceramente acho que eu tenho síndrome do pânico, ou algum outro distúrbio, eu sofro muito com isso, me dê uma luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você está relatando parece com síndrome do Pânico e agorafobia http://www.psicologosp.com/2012/06/o-que-e-sindrome-do-panico.html (Cole na sua barra de endereços) procure a ajuda de um médico. Você não precisa viver desse jeito

      Excluir
  50. Sou mtu timido com as garotas esse e meu problema,quando uma garota chega perto de mim fico mudo não sei o que dizer pra ela minha lingua parece que trava e eu fico sem papo com ela e começo a tremer .
    Por que isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ansiedade, se quiser aprender a lidar melhor com ela clique nos links sobre ansiedade que estão no texto. Sobre saber o que dizer estão aqui dois artigos:
      http://www.psicologosp.com/2013/07/como-comecar-uma-conversa.html (copie e cole na barra de endereços)e
      http://www.psicologosp.com/2013/07/como-conversar-com-uma-mulher.html

      Excluir
  51. Sou timido, tem vez que perco muita coisa por causa disso, sinto que se eu conseguiçe uma forma de vencer a timidez iria me ajudar muito,iria me ajudar a ser alguem melhor, muito mesmo, para um timido, reconheçe que e timido é muito ruim, vc se sente uma pessoa diferente que é paranormal e que parece que nunca vai acabar ou melhorar isso. vou ler muito essas dicas,achei otimas, obrigado;;.

    ResponderExcluir
  52. oi sou muito tímida. ñ sou muito fácil pra fazer amizades num grupo, as vezes quando falo gera polêmica, já sofri muito bullying por ser tímida e não saber reagir as provocações, quando gosto de um menino espero saber se ele gosta de mim ou não, já acharam q aparentava ser antipática ou assustada por causa da minha timidez, tenho dificuldade de puchar assunto, tenho medo de falar ao telefone, medo de falar em público, medo de dizer oi primeiro e ser ignorada, não tenho postura, não falo olhando nos olhos , sou muito reservada, não consigo me expressar com facilidade, sou distraída, quando falo ao telefone gaguejo muito as vezes, quando tem chamada oral tenho vergonha de responder, as vezes ouço cochichos e acho que é sobre mim. vou ler muito essas dicas. o q vc falou nessa página parece muito comigo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *aparentava ser antipática por

      Excluir
    2. *espero saber se ele gosta de mim ou ñ pra chamar ele pra sair

      Excluir
  53. voce me ajudou muito cara obrigado mesmo valeu

    ResponderExcluir
  54. César, adorei essa matéria, eu me vi em cada uma dessas dicas, e gostaria muito de algum conselho seu. bom, eu tenho 16 anos, sempre fui muito tímido, principalmente na escola, foi muito difícil pra mim no começo, eu chorava sempre qnd tinha que ir, me agarrava na minha mae, mas com o tempo eu me acostumei... sempre fui CALADO na escola, não falava nada, só no ouvido da professora, mesmo que dificil fui mudando, eu tb nunca nem respondia a chamada, acho que foi na sexta série a primeira vez que eu respondi, eu lembro até que todo mundo da sala comemorou quando eu respondi pela primeira vez(kkk), quase ngm ainda tinha ouvido minha voz ainda pra vc ter uma ideia, eu falava só com um ou outro na sala, no intervalo ficava sozinho, sofria bullyng as vezes por causa da minha timidez e pq meu cabelo era comprido... era apegado demais com minha mae, ela vivia na escola brigando me defendendo desses alunos que me zoavam, pq eu nao sabia me defender, ela me defendia em tudo, nunca me deixou sair sozinho, nao deixava nem eu brincar na rua com os outros, tudo de medo de alguma coisa acontecer cmg. com o tempo eu fui melhorando, no 1º ano que eu comecei a falar mais na escola, mesmo que bem pouco. dificil mesmo foi quando eu perdi minha mae, ano passado, foi o que me deixou mais independente por um lado... ja venci boa parte da minha timidez, agora no terceiro ano eu converso mais, nao fico mais sozinho no intervalo, cortei meu cabelo, e agora eu começei a sair tb(pro shopping etc), tanto que essa quarta eu vou pro shopping de novo com uns amigos e amigas, mas o meu problema é que eu ainda não consigo me expressar bem, numa conversa de grupo eu fico muito calado, falo uma ou duas palavras as vezes, tipo, se for com uma pessoa só eu me expresso bem, ou se for perto da minha familia ainda eu não sou nada timido falo, rio, grito, converso, pode ser com prima, primo, tio eu não sou timido, e as vezes até que eu sou bem soltinho com minhas primas(diferente do que seria com meninas iguais elas que eu nao conhecesse) mas se for com estranho, estranha eu viro um completo idiota calado, mesmo que seja com amigos... até em curso tb que eu estou fazendo eu vejo todo mundo conversando se divertindo e eu la no meu canto. com 16 anos eu nunca namorei, nem beijei, meus amigos estao fazendo de tudo pra eu ficar com alguma garota mas eu sempre fujo de medo, eu pergunto, porque eu não posso ser como os outros? porque tudo pra mim e para os outros timidos tem que ser dificil assim? sei lah, eu me sinto descofortavel, achando que tudo que eu vou dizer os outros nao irao gostar, fico pensando em tudo que deixei de fazer pela timidez, tantas meninas que eu tive a chance de ter algum relacionamente e joguei fora... é dificil

    desculpa ter escrevido tanto césar, foi uma maneira de me expressar, desculpa também se ficou um pouco bagunçado pra entender... gostaria muito se voce pudesse me dar alguma dica ou conselho, pq nessa quarta no shopping, mesmo que seja com amigos, eu me estou com medo, ansioso, pensando eu como eu irie agir lá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No texto está um link " a arte de conversar com qualquer pessoa" nele estão descritas formas de conduzir uma conversa de forma agradável para o outro. a questão é que você passou 16 anos sendo tímido e não para mudar isso de um dia para o outro, dê mais tempo para você. a dica que eu lhe dou é: "observe" você deve ter amigos mais descolados e articulados, veja o que eles fazem que dá certo e aprenda, quando tiver oportunidade faça parecido (ou melhor). quanto as meninas, quando você der um passo em direção a elas, elas darão outro na sua direção, o importante é que você seja sempre gentil...

      Excluir
  55. Olá , meu esposo ele não é timido mas tem dificuldade de falar comigo pessoalmente, não consegue expressar suas emoções , não consegue falar oque está sentindo, tem dificuldade até mesmo de me dizer não
    Creio que isso é um trauma de infância, pois sua Família é bem destruturada, o Pai sempre bebeu muito e batia neles, e por ele ser o mais velho , creio que presenciou muitas coisas, mas isso atrapalha no nosso casamento hoje, e não sei como ajuda-lo
    oque posso fazer para ajuda-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você lida com alguém que possue dificuldades de se expressar é necessário que você se torne um pouco enterprete dessa pessoa, assim como uma mãe faz com um bebê. O bebê não sabe comunicar o que está sentindo, mas a mãe é capaz de entender a necessidade que filho tem: fome, frio, sono, dor... Com passar do tempo esse filho, por intermédio das ações da mãe consegue não só saber a forma certa de se expressar, mas é também capaz de entender o que está sentindo. O que quero dizer é que se você quer ajudar o seu marido, não precisa esperar que ele se expresse com palavras, basta estar ao lado dele e em sinal de apoio, com o tempo ele vai (muito tempo) ele vai conseguir se expressar. Agora a necessidade de que ele fale é sua, não force ele por isso. Se essa tarefa te parecer muito complicada (e é mesmo) prucure um psicólogo que possa fazer terapia de casal com vocês...

      Excluir
  56. Olá cesar primeiro eu queria te agradecer pelas dicas, eu sou david tenho 17 anos O meu problema é que sou timido em alguns momentos, acho que meu problema tem mais aver com meus estados emocionais , quando me sinto relaxado seguro confiante falo pausadamente, com uma boa dicção ólho nos ólhos e falo com uma boa linguagem corporal, mas quando fico ansioso com medo inseguro fico travado e não consigo me expressar, me ajuda cara hoje sou muinto mais otimista crio minhas frases de motivação sempre procuro me sentir melhor me sinto mais assim na escola quando quero me soltar conversar falar uma piada sem estar nem ai com os outros vão pensar eu quero agir naturalmente mas não consigo não sofro bulying mas fico com medo de ser zuado e não saber como reagir e começo a ficar travado abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os estados emocionais influenciam a forma como lidamos com os outros, por isso costumo arfirmar que para diminuir a timidez é nescessário aprender a controlar a ansiedade.
      Você ficar o tempo todo preocupado com que os outros vão pensar das suas palavras você nunca vai falar nada, sua única preocupação deve ser não ofender aos outros (isso não é algo legal concorda? A não ser é claro aqueles que nos ofendem)Você me parece alguém inteligente, então é capaz de aprender com os seus erros e acertos, além de ver o que dá certo para os outros, assim se falar alguma coisa boba, pode ser que seja "zoado" durante um tempinho (às vezes não) mas isso passa e você aprende o que não deve dizer, e o contrário se falar algo que dá certo...

      Excluir
  57. César, adorei todas essas dicas, sou timido e mudei de cidade no começo do ano pra fazer cursinho Pré-vestibular e mal consegui fazer um amigo, minha sala de aula tinha mais ou menos 150 alunos e isso dificultava mais anda minha situação, entao ficava calado e isso me frustava muito, entao nesse 2ºsemestre resolvi estudar a noite, a sala tem menos alunos, mais por mais q eu tente, eu nao consigo abrir a boca, nao por nervosismo, mas porque nao sei o q falar? com quem falar? como agir? isso ta me sufocando... fico muito constrangido quando meus antigos amigos e parentes perguntam se fiz muitas amizades... acho as vezes q sou perfeicionista,tento fazer td perfeito, mas nunca ta bom, acho q nao valorizo minhas qualidades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você leu o artigo: "A arte de conversar com qualquer pessoa" (link no texto) nele estão as regras básicas para se dirigir uma conversa agradável (para os outros). Nesse mesmo artigo está o link para o post: Como iniciar uma conversa, acho que pode te ajudar
      http://www.psicologosp.com/2013/07/como-comecar-uma-conversa.html

      Excluir
  58. Cesar, tenho 25 anos,sou timido e resolvi pesquisar sobre o assunto, depois de uma conversa com uma amiga, ela me elogiou, mas disse que eu teria que sair do meu "mundinho" e perder a timidez. Aquilo me deixou um pouco assustado, mas ai eu pensei melhor e realmente ela estava certa. sempre fui timido, não sou muito de fazer amizades,.Mas o Maior Problema é que eu nunca fiz nada para tentar perder a timidez. E Agora estou disposto a Tentar. Lendo suas dicas, percebo que me encaixo em quase todas as situações.

    ResponderExcluir
  59. Não é nada legal ser uma pessoa tímida e não é fácil seguir essas dicas... pelo menos pra mim! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudar nunca é fácil. Mas sacrifício não existe vitória!

      Excluir
  60. eu tenho 12 anos e sou bastante tímida se eu não entendo oq o professor diz eu deixo pra la e não pergunto d novo

    ResponderExcluir
  61. Olá Cesar, tenho 25 anos desde epoca de colegio sofro com a timidez, me grande problema e se relacionar com as pessoas o primeiro contato, me indentifiquei com suas dicas, nao consigo conversar com alguém e olha nos olhos fico com a cabeça baixa, quando tento fazer novas amizades principalmente conversas com mulheres, fico muito nervoso começo a gaguejar nao consigo passar uma segurança.. acaba passando uma imagem negativa pra pessoa, mais me sinto assim so nos primeiros contatos, como posso vencer essa dificuldade..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que acontece com você, assim é que você é dominado por crenças de inadequação e baixa autoestima. Por alguma razão acredita que as pessoas não irão gostar de você ou irão lhe rejeitar de alguma forma. Você precisa entender esses pensamentos e dominá-los. Ao longo das publicações desse site eu tenho propostos exercícios e dicas que visam mudar isso, entretanto o ideal é que você busque o apoio de um psicólogo que possa te dar uma sustentação especifica para o seu caso e individualizada.

      Excluir
  62. Olá Cesar , tenho 15 anos e sou uma menina meio que bipolar, as vezes eu fico feliz e as vezes fico triste, mas geralmente fico triste, pq eu vejo as maldades nas pessoas e a falsidade diariamente e isso me deixa muito triste, e sou uma menina muito carinhosa , amiga e conselheira, eu tenho vários amigos, mas são amigos de dar ''oi'' e ''xau'', e amigos que eu converso mesmo são muito poucos, eu nunca namorei, mas já beijei e tals mas sou uma pessoa meia que tímida ás vezes sabe, eu fico muito sem jeito quando eu converso com uma pessoa e sei lá tipo a conversa não anda pra frente, fico meia que frustrada com isso, e não converso muito no colégio, principalmente esse ano eu sou meia que excluída da turma e as vezes isso me deixa muito triste, mas eu supero tudo isso, eu olho a minha mãe e vejo que ela não tem quase nenhum amigo, e vejo que ela se sente bem mesmo assim, sabe, e eu aqui, tenho poucos amigos e me sinto mal por não me expressar bem, e por não ter muitos assuntos, sim eu tenho amigos mas são poucos, e na verdade são amigos que eu confio, que são pessoas verdadeiras, mas ate em momentos eu fico meia que tímida com eles mas é normal, com eles eu converso bem e tals, mas geralmente o pessoal do colégio eu não converso muito e sou meia que excluída deles, principalmente das meninas, mas eu tenho chances de ir lá e conversar numa boa, mas é que eu tenho um caráter muito bom, então eu não me misturo com certas meninas sabe, como eu disse antes eu me decpsiono fácil com as pessoas, e no colégio geralmente as meninas fazem muita sacanagem, existe muita vulgaridade e eu não gosto disso , tenho pavor , não suporto e então por isso que eu não vou atrás delas, e tipo eu não consigo achar a pessoa certa pra conversar que tenha um papo legal e tals eu sou uma menina muito diferente , eu tenho o olhar para o mundo e não para só meninos, namorar, casar e etc.. mas no colégio eu tenho alguns amigos mas é apenas no máximo 3 ou 4 mas, e eu estudo no turno da tarde e eles estudam de manhã dai fica muito difícil pra mim sabe, mas eu tenho a internet e isso me ajuda muito, pq eu tenho muitos amigos legais pela internet e me divirto bastante, mas enfim eu vim aki pedir ajuda para ter mais assuntos na hora da conversa, ter um papo legal e tals sem malicia , um papo saldável para eu poder ter mais amigos e que eu não seje mais excluída das pessoas... Desde de já agradeço muito Cesar... bjus e muito Obrigado , fique com Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em outro artigo eu mencionei que a melhor forma de se ter mais assuntos é desenvolvendo novos interesses, comece a praticar algum esporte, tenha um hobby e leia tudo o que cair em sua mão.

      Mas principalmente: observe as pessoas, descubra sobre o que elas gostam de falar, o que as fazem rir etc.

      Quanto você ser bipolar. De onde tirou está ideia? Pessoas na sua idade costumam ter um humor oscilante, alias quem não fica triste quando se depara com as injustiças desse mundo? Porém ao invés de se deter na maldade dos outros, se concentre no que você pode fazer para tornar o mundo um lugar melhor para todos...

      Excluir
  63. tenho vergonha do meu professor do meu curso montagem e manutenção , tipo fica eu e ele numa e ele me explicando as coisa ai ele pergunta se eu entendi ai eu digo que sim mas na verdade eu nao entendi simplesmente nada , eu tenho vergonha de converssar come ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já disse a timidez concentra um pouco de orgulho. No seu caso o orgulho aparece em não aceitar admitir na frente de todos de que não entendeu o que foi explicado.
      Você entra em uma atitude autoproteção exagerada ao evitar ter a "incomoda" presença do professor ao seu lado. Pare de se defender tanto, para viver a vida é necessário se arriscar.

      Excluir
  64. Nossa , amei as dicas , serviu certinho para mim , vou tentar por tudo isso em pratica , Obrigada *-*

    ResponderExcluir
  65. Ótimas dicas , mas temos q pensar também que o povo brasileiro geralmente pratica o Bulling com pessoas timidas ou fechadas e isso acontece não só nas escolas infantis mas tambem no meio adulto , no seio familiar também tem este "Bulling " contra os timidos .

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela fala do celular dela? Só está querendo aprovação, demonstre entusiasmo e admiração:"Nossa!" "Sensacional" faça perguntas referentes ao assunto. Se ela é realmente sua amiga busque saber mais a respeito do que ela gosta, pesquise sobre os temas, só para poder ter assunto, resumindo: seja uma boa amiga. Se ela não for muito sua amiga não demonstre interesse e com o tempo ela para de falar com você esses assuntos.

      Excluir
  67. Parece que foi escrito diretamente pra mim e me descreveu perfeitamente. Me sinto mal em algumas ocasiões nas quais a timidez me impede de fazer o que eu quero, mas não sei como melhorar isso. Eu menosprezo as pessoas e os adjetivos dos meus pais pra me descrever são "arrogante e orgulhosa". Não sei como lidar, é como se eu tentasse me mudar completamente.

    ResponderExcluir
  68. Olá Cesar eu amei suas dicas.. Eu sou uma pessoa muito timida sabe, desde meus 10 anos eu nao consigo fazer apresentaçoes em publico eu me enrolo toda , fico nervosa , e minha unica vontade e de sumir de la... eu ando com a cabeça baixa e em todos os lugares que eu vou tenho a sensaçao horrivel de que todos estao olhando pra mim tao falando mal de mim .... eu nao gosto de sair prefiro fica isolada em casa ....eu tenho 17 anos nunca namorei e esse ano conclui o ensino medio , eu tenho muito medo de enfrentar novos desafios , recentemente tenho que arruma um emprego mais meu maior medo e de nao conseguir aprender o serviço.. eu sempre sonho alto faço planos na minha cabeça mais na hora de botar esses planos em execução eu penso "eu nao vou ser capaz de fazer isso " ai vou e desisto.. eu ja nao sei mais o que fazer eu consigo me comunicar bem com meus amigos , mas tenho muito medo de falar com pessoas estranhas, eu nao gosto nem mesmo de ir pra casa de parentes tenho muita vergonha de falar com meus primos , tios etc... tenho tb medo de fala ate no telefone... um outro problema e que eu nao gosto de nada em mim tenho a auto estima muito baixa mas sou uma pessoa inteligente .. tambem tenho problemas com ansiedade ...eu tambem tenho muito medo de erra ...queria pedir um conselho a voce o que vc acha q devo fazer pra superar esse meu problema e ter a coragem suficiente pra ir em busca dos meus sonhos sem medo e poder enfrentar todos os desafios que aparecerem na minha vida com garra e sem aquele pensamento de que eu nao sou capaz e nao vou conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses pensamentos de que não é capaz ou não vai conseguir se chamam "pensamentos automáticos":
      http://www.psicologosp.com/2013/12/o-que-sao-pensamentos-automaticos.html (copie e cole no seu navegador)
      Para aprender a lidar com eles é interessante fazer psicoterapia cognitivo comportamental. Porém esse artigo pode te ajudar um pouco:
      http://www.psicologosp.com/2014/01/como-evitar-erros-cognitivos-ou.html

      http://www.psicologosp.com/2013/01/como-se-livrar-dos-pensamentos.html

      Excluir
  69. eu sou muito timida mas antes ñ era assim tenho 18 anos
    na realidade eu nunca tive amigos, tipo na escola eu era muito mais muito quieta mas em casa eu tinha meu primos que eu brincava eu ia pra casa da minha tia e ficava o dia todo la fica mais la do que em casa eu não era nem um pouco timida só na escola mesmo que eu era timida só que quando eu tinha mais ou menos uns 14 anos eu começei a ficar muito timida com os meus familiares sempre que tem uma festa eu fico la calada sozinha ñ consigo achar assunto e na escola até deu uma melhorada mas ainda continuo timida agora eu ñ tenho amizades com ninguem nem com primos eu nunca tive namorado e ñ tenho amigos só não tenho vergonha da minha mae e só

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você leu os comentários anteriores deve ter percebido que existem muitas pessoas na mesma situação que você. Por isso não se envergonhe.
      Trabalhe a sua autoestima, aprenda a gostar mais de si mesma.
      As pessoas querem se aproximar e conversar, por isso não tenha medo delas.

      Excluir
  70. olá Cesar, tenho 25 anos, suas dias são uma grande ajuda pra mim, vou conta minhas historia dês de criança sou tímidos mas com o passar do tempo, estou ficando mais ainda, sempre procuro falar com garotas mas sempre me da aquele branco e uma grande ansiedade ,e acabo não falando ,ate mesmo por telefone tenho receio de falar com mulher já conhecidas ,tenho também receio de falar com qualquer um na rua , no trabalho faço tudo mas sem da nem uma palavra com ninguém, principalmente com as mulheres q lá trabalham eu tenho uma boa aparência trabalho como modelo , mas mesmo assim não consigo falar com nem uma garota de relacionamento ou melhor nunca aprendi a conversar com uma garota ainda mais flertar , me ajude pois não sei como fazer , agradeço dês de já

    ResponderExcluir
  71. Cesar, sou extremamente tímido quer para conseguir amigos, quer para namorar. Tenho 25 anos sofro muito com isso, já pensei diversas vezes em me matar, é algo que está além de mim, não consigo exprimir os meus desejos. Além disso, não sei onde conseguir ajuda e pior que não tenho muitas condições para me tratar. Poderia me dar um auxílio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As faculdades de Psicologia oferecem tratamento gratuito ou a preços simbólicos. Busque em sua região alguma faculdade ou universidade que ofereça o curso de Psicologia e pergunte sobre a clínica escola. Existem muitos ebook gratuitos sobre o tema, experimente pesquisar "timidez pdf".

      Excluir
  72. Olá Cesar, obrigada pelas dicas :)
    Meu nome é Grazi e tenho 15 anos e sempre fui tímida, mas piorou muito desde 2012. Eu tinha 2 amigas mas elas foram pra outra escola e eu fiquei sozinha, na escola era raro alguém falar comigo e quando falava eu ficava com muita vergonha e não sabia nem o que falar, eu acho que isso fez as pessoas se afastarem mais ainda. Eu chorava todos os dias antes de ir pra aula, porque as pessoas me zoavam por nunca falar nada só que eu nunca soube me defender (isso me fazia me sentir muito inferior), e eu desenvolvi um certo ''tique'' ou nervosismo eu não sei ao certo, eu começava a tremer quando tinha que falar, ou até mesmo levar alguma coisa pra professora corrigir, eu sempre tentava evitar qualquer tipo de contato, eu ficava tão triste quando tinha trabalhos em dupla ou grupo e eu sempre ficava sozinha. Enfim eu terminei a 8º série e veio o 1º ano do Ensino médio as coisas melhoraram pois eu conheci 1 amiga e ela me ajudou muito, mas agora ela foi morar em outra cidade, e estou prestes a ir para o 2º ano do ensino médio e estou chorando só de pensar em passar por tudo aquilo de novo. E o ''tique'' de tremer continua, toda vez que sou o centro das atenções até em conversas familiares.
    Nem na Internet eu consigo fazer amizades...
    Enfim eu gostaria de receber umas dicas de como me enturmar, desculpa pelo texto, mas eu precisava desabafar.
    Desde já obrigada Cesar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A base para se enturmar é compartilhar dos interesses das outras pessoas, descubra do que os seus amigos de sala gostam e já terá 60 % do caminho percorrido, o resto é mostrar confiança em si mesma ( nem precisa ser muita) e as outras pessoas irão se aproximar de você.

      Excluir
  73. O ideal é que você procura-se por um Treinamento em Habilidades Sociais, para aprender a lidar com essa ansiedade na hora de conversar com mulheres.
    Não a nada de muito difícil em conversar com mulheres, na verdade já escrevi um artigo sobre isso:
    http://www.psicologosp.com/2013/07/como-conversar-com-uma-mulher.html
    Basta ser gentil e estimular ela a falar, coisa fácil (perdoe o machismo). Sendo modelo, provavelmente não terá que falar muito para começar um relacionamento
    (o mundo é cruel, mas foi bondoso com você).

    ResponderExcluir
  74. eu só mega timida é acho que já mim ajudo muito estas palavras

    ResponderExcluir
  75. Cara amanhã vou pra escola com a cabeça diferente
    Eu entrei numa outra escola que não conheço quase ninguem
    mais depois disso vou superar isso concerteza e estou bem confiante
    cara muito obrigado mesmo todos seus artigos envolvendo esse assuntos do gênero
    cara eu to ate melhor
    muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  76. Boa noite!
    Acabei de conhecer seu site e estou amando,suas dicas tem me ajudado bastante!
    Mas estou com um pequeno problema e preciso de sua ajuda...
    Sempre gostei de um menino que terminou seu relacionamento recentemente.
    Nunca tentei nada enquanto ele namorava,porque não achava certo.
    Mas agora,tem momentos em que ele parece gostar e não gostar de mim como algo a mais.Por exemplo,ele sempre nota coisas que ninguém nota(elogiou hoje por exemplo,o esmalte que passei no pé!),fica me olhando fixamente,tipo me encarando,quando conversamos sempre repete meu nome(primeira pessoa que conheço que faz isso),e é sempre muito gentil comigo,querendo ouvir o que tenho a dizer.Estou com medo de estar confundindo amizade com amor,e acabar me declarando. Meu receio não é o de levar o fora,mas sim perder a amizade. Já perdi amigos após rejeitá-los.O que deveria fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esmalte no pé é algo que nenhum homem nota a não ser que esteja muiiiiito interessado ( se eu fizesse isso para outra mulher minha esposa me batia) . E se ele fica repetindo o seu nome então! Demonstre que você também está afim dele, elogie ele de volta e repita também o nome dele também. Se notar que ele não está namorando outra e continua fazendo as mesma coisas é por que ele é meio Banana. Nesse caso seja mais agressiva e pergunte o que ele quer (direta assim!)...

      Excluir
  77. realmente, esta me ajudando, eu sou muito timido, nao olho nos olhos, me rebaixo aos outros, e se tudo der certo perderei isso logo, OBG pela ajuda

    ResponderExcluir
  78. A matéria foi muito boa, gostaria que você abordasse mais esses tipos de tema, pois eu acho muito importante para a sociedade e também serve como uma auto-ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou preparando mais matérias sobre esse tema, porém não sei se deixarei no site, ou se transformo em um e-book gratuito...

      Excluir
  79. Tenho muita vergonha até quando eu saiu em um lugar , tenho poucos amigos e não sei conversar com as pessoas,tem resposta para isso?.Por favor me responda
    Obrigado pela as informações

    ResponderExcluir
  80. Valeu Cesar, você me ajudou muito. Eu li várias das suas postagens e isso realmente me ajudou, eu me sinto bem melhor agora. Mas eu ainda tenho um problema, eu tenho uma fobia de sair de casa. Eu não sei se é medo, eu me comporto bem quando estou na rua, o problema é sair por conta própria (sem ninguém me levar ou algo assim). Você tem alguma dica sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o artigo:
      http://www.psicologosp.com/2014/02/exercicio-para-timidez-ensaio.html
      substituindo o exemplo dado pelo seu problema...

      Excluir
  81. Oi Cesar quero te pergunta uma coisa espero que vc me responda isso
    bom tenho um amigo que sempre me toca e fica dizendo que to quente
    e asveses diz que to gelada!! sempre arruma um motivo pra isso
    oque vc achar sobre esses tipos de toque porfavo me responde
    presizo muito sabe ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu amigo não tivesse algum interesse em você ele não faria isso, porém não quer que ele queira ser o seu namorado ou algo assim, mas que te acha atraente.
      Se ele também for tímido pode ser o má máximo de interação que consegue ter.
      A próxima vez que ele fizer isso olhe para os olhos dele e sorria. Se existir algum interesse, o coração dele vai disparar e ele vai tentar ser mais objetivo...
      A próxima vez que ele fizer isso, olhe para o rosto dele e sorria. Se ele tiver

      Excluir
  82. Oi Meu nome é Joyce, sou muito timida na hora de apresenta trabalho na escola fico nervosa, tenho vergonha e começo a gaguejar nao gosto de apresenta trabalho por causa disso, nao consigo fazer muita amizade nao consigo me apresenta para as pessoas.

    ResponderExcluir
  83. Oi, eu estou tentando seguir suas dicas a um tempo e simplismente não consigo colocar em pratica. Eu não sou tímida o tempo todo, mas por exemplo, eu troquei de escola esse ano e ja fez pouco mais de um mes e eu ainda não consegui me enturmar, não sei, simplesmente não consigo ser eu, eu travo, fico bem tímida mesmo, e as outras alunas novas ja se enturmaram. Por favor, vc tem algum conselho pra mim? Eu tenho 17 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julieta é natural que muitas pessoas não consigam resolver o problemas de timidez sozinhas por esse motivo eu indico que busquem por psicoterapia e descubram a origem desse bloqueio. também existem mais completos e aprofundados do que as minhas "dicas" um exemplo é
      http://hotmart.net.br/show.html?a=C1674844C (copie e cole na sua barra de endereços)
      Como conquistar amigos:
      http://hotmart.net.br/show.html?a=C1617369C

      Excluir
  84. Cesar sempre que comprimento as pessoas na sala de aula Dizendo Boa noite mais Ninguém responde porque será vc pode me dize alguma coisa em relação a isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fala para alguém em específico ou fala para todo mundo? Tipo: boa noite fulano, Boa noite ciclano
      ou diz: Boa noite sala, boa noite para todos?
      O segundo exemplo as pessoas não respondem mesmo, ainda mais se você tem o hábito de fazer isso.
      É bom saber se as pessoas realmente te ouvem ou se você fala baixo e elas não te escutam.
      Agora se você cumprimenta uma pessoa diretamente ela te ouve e não responde é por que você prejudicou essa pessoa de alguma forma, pois mesmo que a pessoa não vá com sua cara o protocolo social impede que ela te deixe falando sozinha.

      Excluir
    2. eu simplismente falo boa noite
      mais não falo tipo pra uma pessoa como vc disse ai encima não apenas
      chego e so digo boa noite

      Excluir
  85. ola cesar tenho visto seus post muito
    bom mesmo
    cesar queria te fazer uma pergunta
    e espero que me responda!!
    e tem um rapaz que esta morando aki perto
    e um inquilino então quando ele veio pedi
    a conta da celp percebi que antes de fala ele fico olhando
    pra minhas pernas e subiu pro meu rosto então
    quando chego na hora de fala ele fico Nervoso
    então cesar oque vc acha disso?? :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ele deve te achar bonita, mas talvez ache que você é muito para ele (pelo que entendi você é dona da casa onde ele mora) ou então ele é muito tímido.

      Excluir
  86. Olá, Cesar! Tenho19 anos. Eu gostaria muito da sua ajuda. Desde o fim do ensino fundamental ao ensino médio, eu peguei uma timidez muito rígida! No ensino médio eu mal falava com as pessoas e minha voz saia muito, muito baixa. Ficava super nervoso, não conseguia falar direito com as pessoas, mas eu sempre gostei de estudar, sempre. O que me incomodava mesmo era o fato de apresentar trabalhos, assim como hoje, cursando meu primeiro período na faculdade, eu quero muito ter amigos, ser sociável, mas dentro de mim parece que todos eles me acham estranho e por isso eu já sento afastado. Os olhares são sempre os mesmos. No meu primeiro dia, eu tive que me apresentar pra turma, eu fiquei muito, muito nervoso, coração estava a mil queria ter sumido de lá antes que me chamassem. Mais uma vez, não conseguia falar alto de jeito nenhum. Sempre, sempre tem alguém pra falar: "Fala mais alto", o que me deixa mais sem graça e me incomoda muito. Quando falo alguma coisa, as pessoas ficam me olhando, como se estivesse esperando ou algo assim. Eu me sinto muito estranho. Na carreira que eu decedi seguir, ter timidez é um grande problema, pois diversos seminários serão apresentados e eu tenho isso. Só de falar em me apresentar, eu quero morrer! Não consigo falar alto em frente as pessoas. Em casa eu sou totalmente diferente. Apesar de continuar sendo muito tímido, eu sou livre. Canto, falo alto, brinco sem me preocupar com nada, ou me preocupo muito pouco. Agora na faculdade, eu mal consigo falar... Tenho muita vergonha e eu já to cansado disso! Não tenho coragem de fazer nada. Você poderia me dar uma dica? Não acho em lugar nenhum algo que possa me ajudar com isso. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um,a coisa boa surgiu em você que é o desejo de mudar, mas isso não basta é necessário também coragem. Como você percebe o que te impede de se expor e falar alto é o medo do julgamento das outras pessoas, medo de não ser adequado e de não agradar. Esse medo não faz nenhum sentido afinal as pessoas que te conhecem já gostam de você então por que as outras não gostariam? Além disso se não gostarem problema delas, por são elas que estão erradas.
      Existem muitos cursos pessoas com o seu problema.
      Como curso falar em público:
      http://hotmart.net.br/show.html?a=E1663720C (Copie e cole na barra de endereços)
      e como vencer a timidez:(copie e cole na barra de endereços.
      e Vença a timidez:
      http://hotmart.net.br/show.html?a=C1674844C
      Cursos de teatro também podem te ajudar, eu porém indico Psicoterapia Cognitiva Comportamental

      Excluir
  87. olá césar...... eu tenho esse problema de me socializar(nao sie se é essa a palavra) desde os 8 anos mais ou menos...eu tenho uns colegas na escola e tal mas eu tenho varios problemas para conhecer qlquer outra pessoa q eu nao conheça..a maioria deles voc citou mas eu realmente nao tenho nada oq flar com a outra pessoa, tipo, nada mesmo desde os 8 anos (tenho 14 anos) eu começei a ficar só em casa jogando jogos no pc ou videogame nunca saio de casa, odeio lugares com pessoas q n conheço principalmente festas e coisa do gênero, e outra eu nunca. mas nunca mesmo conversei com 1 garota...as veses até tem umas que vem no meu lado e tenta puxar conversa mas eu sempre tento fugir dali ou ignorar até ela sair do meu lado...
    como q eu posso "arrumar" isso? pf da 1 ajuda ai..
    a propósito o gmail é da minha mae, caso vc ache q eu sou 1 mulher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que você me alertou sobre o e-mail, senão ia ficar confuso mesmo. Em primeiro lugar não fica claro se você tem interesse em ter contato com outras pessoas ou não. Para vencer a sua timidez você precisa querer ter contato com outras pessoas, participar de festas e ficar com alguém, sem essa motivação você não consegue vencer a timidez. Então diga eu quero participar de festas, eu quero ficar com uma garota, quando esse desejo surgir de verdade vai ser mais fácil vencer a timidez.

      Excluir
  88. Sou mais Tímido na Escola em casa não Sou Tímido.... :3

    ResponderExcluir
  89. Cara eu estou desesperado, nunca postei uma resposta ha um site, mas esse foi um dos melhores textos que ja li. O meu problema e muito grave, sou ansioso(as vezes), baixo autoestima, timido, muito timido, mas, muitas pessoas falam que sou bonito, olhos azuis e isso...mas elogios me deixam meio sem saber o que dizer. Quando as pessoas me chamam para conversar( tem umas pessoas que me chamvam, diziam que eu parecia ser uma pessoa legal, ou era uma garota q gostava de mim) eu ficava a maioria do tempo quieto, falava apenas quando me chamavam, primeiro porque era muito timido, segundo porque nao tenho a minima ideia no que dizer, terceiro porque minha voz e muito baixa, e dificil conversar em uma sala barulhenta sem a pessoa acabar falando "hã?" , e nao fico muito entusiasmado, ou histerico, como algumas pessoas da minha idade. Ta muito ruim isso, eu estaria disposto a parar de jogar(gosto de jogar no meu pc, quero dizer, balancear) para ter vida social, mas o problema nao e excesso de jogo, e o que ja expliquei. Falta de assunto e o principal, vai ser melhor agora com seus artigos, saberei puxar cinversa e tal. Mais com qual grau de intimidade devo cumprimentar as pessoas? Nao tenho esse habito muito de cumprimentar como as pessoas fazem com e ai e entusiasmo, so dou um sorriso e digo oi, muitas vezes perco intimidade porque nao cumprimento, por timidez, tambem. So olho a pessoa nos olhos ou fingo que nao a vi, ou ando para outra direcao para nao encontra la. E quando vejo um "grupinho" devo aleatoriamente me aproximar dele? ou devo me aproximar de alguem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo! Você está com desejo real de mudar e sem isso nada feito. O ideal é que suas ações soem natural e não ensaiadas e mecânicas, então não se preocupe com sua falta de jeito é melhor que parecer falso.
      Cumprimentar as pessoas um aperto de mão firme (não precisa esmagar a mão do seu interlocutor) e um sorriso para os homens já está de bom tamanho acompanhado com a saudação adequada (bom dia, beleza, e ai?) com as meninas um beijo no rosto e um sorriso (não importa a idade).
      Se você já tem um amigo no grupo pode dar preferência a ficar perto dele, mas deve-se cumprimentar todo mundo do grupo. Não precisa ficar falando quando estiver no grupo, dê preferência por ouvir e entender do que esse grupo gosta de falar. Tenho certeza que existem muitas pessoas que te os mesmos gostos que você e então não fique tão intimidado.

      Excluir
  90. Shooooooooooooooooooowwww eu sei que sou tímido, mais eu nunca ia descobrir como a timidez nos afeta se eu não tive-se lido esse artigo. Muito bom! Quero ler mais a respeito.

    ResponderExcluir
  91. Cesar, já li os seus artigos algumas vezes e o meu problema é que tento colocar em prática suas dicas apenas por alguns dias e quando vejo que não dá certo, me desanimo e fico conformado com a minha situação. Tipo, desde criança sou tímido, hoje tenho 16 anos e tenho medo de que essa minha timidez me atrapalhe na minha vida pessoal e nos relacionamentos. Acho que o meu maior problema é o medo da rejeição, de que os outros riam de mim, e principalmente de que nao entendam o que eu fale ou eu fale baixo demais ou se falar com determinada pessoa ela não vai querer mais falar comigo. Na sala de aula é um problemão, falo com 2 ou 3 colegas no máximo e não consigo me expressar bem. Os professores fazem perguntas que eu sei responder mas eu não falo, fico calado, finjo que não sei e só digo se o professor aponta diretamente pra mim. Eu consigo falar com as pessoas normalmente, o meu problema é que eu acho que o que eu vou falar é desinteressante ou nao tem importância e por isso fico calado, muitas vezes vejo as pessoas falando sobre determinada coisa que gosto muito mas não entro no meio. Tipo eu quero vencer a timidez mas sei lá, parece que ela fz com que eu me sinta conformado com ela e que a vontade de vence-la morra e só volta quando lei o artigos como os seus. Ah e um problema q eu me incomodo muito é a minha dificuldade em sorrir. Acredite eu não consigo sorrir em público, tipo aquele sorriso normal, apenas aquele sorrisinho timido de canto de boca, raramente dou uma gargalhada, sei lá por que é que isso acontece.
    Caso possa responder agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você e disse enquanto a situação estiver confortável é difícil mudar. Você precisa desejar deixar de ser tímido com toda a sua força, imagine o quanto a sua vida será melhor se você puder conversar com várias pessoas ou então começar a namorar. Esses pensamentos serão o combustível para sua transformação.
      A insegurança só vai te deixar a hora que você for rejeitado e percebe que isso não significa nada, aliás as pessoas são rejeitadas diversas vezes na vida e continuam vivendo sem que isso lhes incomode. Adolescente comuns saem paquerando em bando sabendo que serão rejeitados (basta ver na rua) mas isso faz com que o medo passe.

      Excluir
  92. cesar sempre que alguem se aproxima de me pra conversa
    elas vem fala do que fez tipo elas dizem assim e eu fiz um pastelão de katupiri
    so que então eu nunca vi esse tipo de comida eu ja ouvi fala em pastelão mais em pastelão de katupiri não então...
    pra me fica dificio fala sobre esses assuntos oque vc faria no meu lugar
    vc achar que eu tinha que falar oque?? eu espero que me responda... e tambem cesar oque e que fasso pra ter empatia bom vou indo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acabou de mostrar o tema da conversa:
      _ Nossa eu nunca comi isso!
      _ Eu já ouvi falar de pastelão mas eu nunca vi como se faz?
      A pessoa que te falou tal assunto queria te impressionar falando de alguma coisa diferente e o prazer dela estaria em te explicar o que era.
      Você sempre tem dificuldade em entender a emoção e intenção da outra pessoa? Se resposta é sim o ideal é que você busque fazer psicoterapia.

      Excluir
  93. ola sou muito timido n sei como combater isso ta sendo muito dificil para mim
    tenho 14 anos
    n sou la a quela pessoa que fais amigos
    minha irma sempre fala pra mim cresce de mente soque nao sei faze isso
    tenho timides sim
    pois nao consigo fala com meninas
    e ate com alguns meninos que eu n conhesa da minha escola
    tenho 1 amigaço des de piqueno eu tenho ele como amigo
    e ate agora n tivemos brigas bobas de amizades de quem quer algo com vc
    quando falo algo quer dizer alguma coisa que vc tenha
    tirar vantagem!!
    tinha um amigao soque dai n deu certo nois dois gostavamos do mesmo filme etc
    dai n sei por que nois brigamos dunada
    ele mudou
    dai depois de uns dias ele volta e convida para mim e ele fazer varinha do harrypotter
    dai tal nois fais as varinhas dai ele tipo tal passa 2 dia 3 e ele n fala mais comigo
    sou timido eu afasto minhas melhores amizades que eu posso conseguir eu acho que faço algo para eles sairem da minha vida
    primeiro dia de escola pa
    fis 15 amigos serio nem eu acreditei
    dai comesei a ter medo de alguma coisa ruim
    comesei a perdelos
    de 15 amigos foi pra 3 depois 2 e depois 1
    esse ultimo amigo que sobro ele nunca ira acabar com nossa amizade pois é de infância essa amizade!!
    bom n vo conta da minha vida inteira senao terei que fazer um livro com 50 paginas no minimo!
    kkk
    bom oque é
    sou pessimo em fazer amigos
    e falar com pessoas
    ate com minha familia eu sou assim
    meu medos
    é
    escuro!
    tomar um tapa na cara de uma menina! e tomar um fora!
    acho que so isso é meus medos
    eu mesmo ja dei uns 3 foras em meninas da minha escola
    soque n foi eu foi minha timides
    pois com meu amigo n fico tao timido!
    assim
    primeiro oque eu fis olha bem
    a minina me da um tchau com a mao bom sei que isso n seria o jeito mais certo
    mais adivinha oque eu fis
    kkk semples mente
    eu falei tchau e sai correndo
    bom isso é timides eu acho para mim
    n gosto mais da minha escola pois acho que todo mundo ja me conhese
    como o cara timido acho!! niguem me disse isso!!
    o resto n vo fala kkk
    n sei meu poblema pff me ajuda!

    OBS:Amei o topico vlw podera me ajudar pois n testei nada ainda kkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Max! O seu maior problema é que você está criando muitas fantasias e fantasmas ao redor da ideia de se relacionar com outras pessoas, por exemplo, não há nada de errado em tomar um fora, aliás na sua idade os garotos se reúnem para "xavecar" garotas com as quais eles sabem que não tem chance e quando tomam um fora fazem graça e contam para os amigos, essa uma boa forma de se perder o medo. Resumindo: tomar um fora não doí. Procure pelo meu novo blog Superar a Timidez (superaratimidez.com) onde estou tratando exclusivamente desse tema.

      Excluir
  94. Oi, sou timida e tenho 12 anos. Na escola, no recreio ,sou praticamente quase isolada e leio um livro. Isso porque meus colegas são bem extrovertidos , e são de conversar com os colegas de todas as classes , e como posso tirar minha obsessão de que todos estão me olhando , e tirar meu lado pessimista e inferioridade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso requer uma profunda autoanálise e muito tempo, por isso o ideal é que você possa contar com a ajuda de um (a) psicólogo (a) ou de um curso para vencer a timidez. Por experiência sei que é mais fácil você tentar se enturmar e conversar com as pessoas mesmo sendo pessimista e com sentimentos de inferioridade, pois muitas pessoas extremamente extrovertidas e populares possuem as mesmas características, elas apenas não deixam o medo impedi-las de viver. No fim você vai perceber que isso é como entrar no chuveiro em um dia frio, parece horrível no começo, mas depois que você se acostuma não quer mais sair...

      Excluir
  95. Cesar vc poderia me dize oque e gancho quando se estar conversando e que quando estava vendo um vidio no youtube percebi que o personal paquera tinha dito que pra dar continuidade numa conversa e necesario ultiliza os ganchos mais como e que posso indetificar esses tipos de gancho me der uma dica porfavo Cesar !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelina! Um guancho nada mais é do que uma ponta solta que pode estender o assunto ou levá-lo para onde você quer. Por exemplo, poderia usar como gancho para a nossa converso o vídeo que você mencionou:
      "interessante esse assunto qual é o nome desse vídeo?" ou
      " Você viu no youtube? Qual é o nome do canal?"
      Poderia usar como o guancho o fato de você estar pesquisando por paquera:
      "Paquera é? Está interessada em alguém?"
      Deu para entender? Durante uma conversa vão aparecer diversos ganchos, você puxa aquele que te interessa. Para entender melhor passe a observar a conversa das outras pessoas seus parentes, gente a sua volta e até mesmo na TV (ou no youtube se preferir) e veja como as pessoas pegam parte da fala do outro para continuar a conversa, analise isso como uma cientista e tente reproduzir depois.

      Excluir
  96. Cesar eu fui a um restaurante e quem tava lá!
    trabalhando era meu primo
    então quando terminamos de comer tinha sobrado
    ai fui pedi uma sacola a ele ai ele falo tais feia
    e fico sorrindo
    eu deu um riso mais sem graça
    Quando ne isso fica falando pra me ate mesmo no facebook
    tais ai bixa feia
    como é que eu lido com essas criticas cesar
    ?/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se acha feia? Outras pessoas já te disseram isso? Não considere válida opinião de uma pessoa que faz uma brincadeira de tamanho mau gosto, provavelmente ele está apenas querendo te diminuir para se sentir melhor com ele mesmo. Primeiro lembrando: não é uma crítica e sim um agressão. O correto de responder coisas assim é sendo clara e objetiva:
      "Não te dei liberdade para você falar assim comigo e não gosto de que falem dessa forma com a minha pessoa, se não parar vou te tratar do jeito que você merece, começando por listar todos os seus defeitos bicho feio..." se colocar isso no facebook viram mais pessoas em sua defesa e por vergonha ele irá parar, Você pode ser mais ou menos agressiva do que as minhas palavras, fica a seu critério...

      Excluir
  97. César, eu sou tímido. Tenho um problema que é o medo de ficar sozinho, e como moro sozinho é mais difícil ainda vencer isso. Quando estou na escola conversando com um amigo e logo em seguida paramos de conversar e cada um vai para seu canto, começo a me sentir isolado do mundo inconscientemente e se durante o dia não conversar com mais ninguém e ir embora minha autoestima despenca e só fico pensando negativo.. Vivo isso quase todos os dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise pelo meu outro blog o Superar a Timidez, pretendo colocar nele todas as matérias sobre o tema timidez com mais profundidade...

      Excluir
  98. cesar eu quero te fazer uma pergunta
    conhece uma menina, e to gostando dela
    mais sendo que não consigo dizer isso pra ela
    sinto uma enorme atração ...
    como fasso pra ela se sentir atraida por me tambem
    eu queria te pergunta tambem o porque ela me olha com um olha
    meio triangula ela sempre diz que eu tenho um olha romantico
    eu estiver comversando com um colega meu e ele falo que tenho
    que tocala pra sabe qual e a dela oque vc achar de tudo isso Cesar como devo tocala como arruma um motivo pra tocala??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o artigo:
      "http://www.psicologosp.com/2014/07/como-conquistar-uma-amiga.html"
      (Copie e cole na barra de endereços) nesse artigo eu falo um pouco sobre isso...
      Nesse artigo no inicio da matéria existe um link "Paquera para tímidos" clique nele e leia o artigo vai te ajudar mais.

      Excluir

Atenção
Devido ao grande número de perguntas recebidos diariamente torna-se inviável responder a todos, por essa razão caso necessite de apoio psicológico, procure por um profissional na sua região.
Os textos, comentários e respostas apresentados aqui não substituem a psicoterapia presencial.
As informações exibidas aqui são livres ao público, inclusive os comentários, sendo assim assegure-se de não expor aquilo não quer que outras pessoas tenham conhecimento.

Cesar Augusto S. Borella. Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Copyright © Psicologo.com

É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS DO PSICOLOGO.COM SEM A AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR